Mensagens : 11579 Pontos : 24032 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
Assunto: Re: Restauro Casal k168 1978 Sex Jan 01, 2021 5:57 pm
exatamente será um freio de arame ( sem olhais ), e novamente terás razão ao achares que nao tinha quando a desmontaste esse freio aparece no manual mas nao tem razão de ser, eu nunca apanhei nenhum
quanto aos parafusos foi erro meu, usa os M8x60 nas suspensões modernas, esta usa M8 x 30 ou 35
estas coisas feitas de memoria por vezes falha
rubenzab
Mensagens : 63 Pontos : 2825 Idade : 38 Localização : Sismaria Monte Redondo Humor : Sempre em alta... Data de inscrição : 02/08/2020
Assunto: Re: Restauro Casal k168 1978 Sex Jan 01, 2021 8:53 pm
Então siga sem esse freio.
Resolvi pegar no farol frontal para também começar a montar (E já surgiu uma dúvida...lol). Aqui estão as fotos da composição.
Como fixo esta peça à proteção do farol? Os furos não são roscados. Portanto assumo que sejam parafusos com porca ou rebites? Já não me recordo. E no manual nem sequer refere este pormenor.
Isto vai ser um post exaustivo....
Gosto do pormenor do vidro a dizer "TOP". Terá a ver com alguma reflexão no vidro para espelhar a luz?
A mola onde é que se fixa? Já sei que os arames são para fixar o espelho contra o óculo à frente. Agora a mola???
rubenzab
Mensagens : 63 Pontos : 2825 Idade : 38 Localização : Sismaria Monte Redondo Humor : Sempre em alta... Data de inscrição : 02/08/2020
Assunto: Re: Restauro Casal k168 1978 Sex Jan 01, 2021 8:57 pm
Montagem e limpeza do interruptor das luzes e buzina.
F Nunes
Mensagens : 11579 Pontos : 24032 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
Assunto: Re: Restauro Casal k168 1978 Sex Jan 01, 2021 9:19 pm
nao existe referencia a essa peça pois o farol era fornecido completo pronto a montar sim o vidro tem posição para refletir corretamente
essa peça no aro do farol é rebitada ( originalmente usava rebites de bater e com cabeça de meia lua ) rebites pop também resolvem
original
rebite pop
essa mola fixa o casquilho da lâmpada na parábola, a mola tem uma argola aberta que fica no casquilho, a argola fechada no grampo que montas na zona da peça rebitada/fecho
a instalação elétrica deves fazer nova
Mário Vaz gosta desta mensagem
rubenzab
Mensagens : 63 Pontos : 2825 Idade : 38 Localização : Sismaria Monte Redondo Humor : Sempre em alta... Data de inscrição : 02/08/2020
Assunto: Re: Restauro Casal k168 1978 Sáb Jan 02, 2021 11:21 am
Done!!! Obrigado Mestre F Nunes
Voltando à suspensão da frente à ligação do T de direção. Não consigo que ela entre. Deduzo eu que seja pelo facto de ter lacado as peças. Já lixei o interior do T, para remover a tinta no seu interior, mas mesmo assim não á forma de entrar. Também não ando aqui à marreta a ver se encaixa (só se me derem essa indicação por aqui ) Terei de lixar também o braço da suspensão? Ele já está a ficar todo arranhado e baço com as tentativas de colocar o suporte da lâmpada lá (mas esse já entrou). Se for preciso lixar, alguma técnica ou decapante que aconselhem para remover nestas zonas? Agora o que não queria era estragar a pintura.
Mário Vaz gosta desta mensagem
F Nunes
Mensagens : 11579 Pontos : 24032 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
essa suspensão geralmente faz se difícil, esquece a marreta e companhia, precisas é de paciência e algum engenho
o problema é exatamente a espessura da lacagem, essas bainhas trabalham escondidas dentro dos suportes de farol o que facilita
limpa os olhais do T ate ficar metal vivo, depois limpa cerca de 50mm de cada bainha ate entrar e vais limpando ate a medida necessária sempre tendo em conta que nao pode exceder o comprimento estritamente necessário
para facilitar podes também tentar abrir o olhal na zona do rasgo ( área do parafuso ) inseres uma chave de fendas ou escopro das umas pancadas
nos olhais usar dremel ou similar pode facilitar já nas bainhas o ideal é folha de lixa a mão
depois da bainha entrar e passar o olhal rodar como se estivesses a enroscar também resulta
rubenzab gosta desta mensagem
rubenzab
Mensagens : 63 Pontos : 2825 Idade : 38 Localização : Sismaria Monte Redondo Humor : Sempre em alta... Data de inscrição : 02/08/2020
Ora aqui está mais uma tarde de trabalho. Bem demorada. Segui os teus conselhos F Nunes, como se pode ver no vídeo. A questão é que para a bainha entrar dentro do olhal tive de raspar a tinta praticamente toda. Perdi (ou investi) um montão de tempo, o que me levou a pensar se amanhã ao atacar a outra bainha não o farei com o jato de areia do LIDL. Danificará o trabalho? Porque o resultado final terá mesmo de ter a bainha com metal à vista, para passar no olhal. Lixar, ou jato de areia...
Quanto ao comprimento. Deixei a bainha justa com o olhal e o suporte do farol. Ela tem de sair mais uns centímetros para cima de forma a encaixar no outro suporte?
Entretanto os casquilhos interiores também foram cortados à medida e colocados na posição definitiva com o respetivo freio.
Mário Vaz gosta desta mensagem
F Nunes
Mensagens : 11579 Pontos : 24032 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
Bom trabalho, exceto o paquímetro preso no torno independentemente de existir proteçao
para definires exatamente o comprimento o ideal é mesmo montar o T e a platina superior ( e ainda assim deixar cerca de 5mm de margem )
afinal estás la ( agora que vi o vídeo percebi que sabes o que fazes ) por isso nesta faze podes recorrer ao maço de borracha para o ajuste final dessa bainha que esta pronta
na outra usar o jato de areia pode ser uma ideia ( se ele conseguir limpar a lacagem o que duvido ) do Lidl conheço 2 tipos de pistola de decapagem uma com copo superior e outra de copo inferior , tenho a 2ª e o caudal e tao grande que esgota o compressor em segundos, a 1ª um vizinho tem uma e queixa se que nao é eficiente
a boa e velha lixa é infalível ( o disco de lamelas na rebarbadora ajuda imenso )
rubenzab gosta desta mensagem
rubenzab
Mensagens : 63 Pontos : 2825 Idade : 38 Localização : Sismaria Monte Redondo Humor : Sempre em alta... Data de inscrição : 02/08/2020
Pois, devo admitir que o paquímetro ali preso não foi a melhor ideia do dia, mesmo com as proteções de borracha... (Shame on me...) Usei-o naquela posição para colar a fita de papel à distância certa de corte, nos casquilhos. Quanto ao jato de areia, o que tenho é com o copo inferior. Possivelmente irei ter o mesmo problema de caudal. Boa ideia o disco de lamelas... Obrigado F Nunes.
rubenzab
Mensagens : 63 Pontos : 2825 Idade : 38 Localização : Sismaria Monte Redondo Humor : Sempre em alta... Data de inscrição : 02/08/2020
Assunto: Re: Restauro Casal k168 1978 Dom Jan 03, 2021 11:00 am
Bom dia Malta. Ora bem, antes de avançar mais na montagem do quadro, acho que criei aqui um bico de obra. A primeira coisa que instalei na moto foram os casquilhos com os suportes de motor. No entanto, como o quadro foi lacado e não me passou pela cabeça que se calhar os veios onde os casquilhos encaixam deviam ser lixados para reduzir ao diâmetro original, coloquei os suportes de motor à "pressão" (com um maço ). Estão encaixados de tal forma que agora, estou a tentar tira-los para lixar e eles nem mexem. Como podem ver nas fotos o casquilho do lado direito fica saído 50mm. Não há forma de o empurrar mais para dentro, nem de o tirar para fora. Poderá ficar assim ou vou mesmo ter de arranjar uma maneira de o tirar? Já fiz tanta força que estou a dobrar um pouco os pontos de apoio onde ira encaixar o motor. Caneco....
P.S: Tenho estado a ler o restauro da K-168 do Tiago.Rocha. Ele também se deparou com a dificuldade de tirar os suportes de motor. Amigo F Nunes. Indicaste-lhe que tinhas colocado na área de ferramentas Home Made uma espécie de saca rolamentos precisamente para esta função. Mas não encontro lá nada.
F Nunes
Mensagens : 11579 Pontos : 24032 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
Assunto: Re: Restauro Casal k168 1978 Dom Jan 03, 2021 11:53 am
Boas rubenzab
para esse tipo de operação usar um pedaço de madeira ou ferro é o ideal ( o paquímetro tal como qualquer outra ferramenta de precisão deve ser manuseado com extremo cuidado )
sem stress
nesse ponto retirar a lacagem nao é a melhor opção, na montagem de ferro em borracha eu uso WD40 ou vaselina para lubrificar a borracha mas visto já estar em vez de tirar o ideal será mesmo acertar ( ao retirar corres o risco de danificar os sinoblocos e encontrar destes é quase procurar dentes em galinha )
tenho de ver qual foi a peça que indiquei ao Tiago pois sao tantas as ferramentas home made que as vezes já me perco ( em tópicos antigos perderam se muitas fotos e mesmo tópicos completos, somos um fórum gratuito logo a assistência por parte do servidor é algo escassa e sem garantias )
1º ponto meter o motor nos apoios e confirmar se entra justo e fica alinhado, com a cremalheira
depois de confirmares esse ponto digo como proceder
podes continuar a montagem pela frente, deixa
se puderes por o link do tópico onde mencionei o saca agradeço pois nao estou a encontrar
rubenzab
Mensagens : 63 Pontos : 2825 Idade : 38 Localização : Sismaria Monte Redondo Humor : Sempre em alta... Data de inscrição : 02/08/2020
Assunto: Re: Restauro Casal k168 1978 Dom Jan 03, 2021 12:24 pm
Pois a dúvida é essa. Como coloquei os casquilhos e o suporte do motor, antes de ter começado a ler aqui este grande fórum, menosprezei a raridade do que lá está (apesar de os ter instalado com vaselina também). Aquilo está tão encaixado à pressão que tenho receio ao tentar sacar os apoios do motor os vá rasgar. Vou fazer mais um vídeo.
Não tenho a cremalheira montada. Porque nem as rodas tenho instaladas. O motor entra no local apesar de um apoio estar já meio empenado da força que fiz a tentar o sacar. Mas penso que o consigo colocar outra vez alinhado com uma barra. Os parafusos é que parecem curtos. Ou então os apoios terão de se encostar mais ao quadro e aquilo já não entra muito mais.
F Nunes
Mensagens : 11579 Pontos : 24032 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
Assunto: Re: Restauro Casal k168 1978 Dom Jan 03, 2021 1:33 pm
ou muito me engano ou afinal havia outra, depois de percorrer as 11 paginas do tópico apenas encontrei este saca para o canhão da direção
este foi feito a partir de uma dica do Carlos Martins / Old Moped
se for outro que me tenha passado despercebido cola aqui o texto
no teu caso tirar poderá ser péssima ideia pelo que o ideal será corrigir, mas para tal tens de 1º "montar o motor e confirmar se fica alinhado depois avançamos para a correção ou finalização
este tipo de trabalho nem sempre é linear por vezes é necessário improvisar e testar, raramente a solução de um problema é igual 2 vezes, cada caso tem de ser analisado e resolvido de maneira a obter a melhor solução
estes suportes entram sempre a pressão e retira-los pode implicar danos nos sinoblocos
este fórum tem realmente muita informação, dispersa alguma desatualizada mas sempre útil
regra geral e desde que me seja facultada informação tal como tens feito vou conseguindo arranjar forma de ajudar a resolver as questões, nem sempre com a rapidez que desejava mos mas um restauro requer precisamente tempo e paciência, o conhecimento adquire se com o tempo e empenho, no próximo restauro que fizeres vais perceber que muitas das dificuldades deste já o nao sao mas surgiram outras, ninguém sabe tudo todos aprendemos algo a cada novo trabalho
rubenzab
Mensagens : 63 Pontos : 2825 Idade : 38 Localização : Sismaria Monte Redondo Humor : Sempre em alta... Data de inscrição : 02/08/2020
Assunto: Re: Restauro Casal k168 1978 Dom Jan 03, 2021 1:56 pm
Ora aqui está. Na primeira página, ultimas duas respostas. Apesar de não ter encontrado nada nas ferramentas Home Made. Mas também irei seguir o teu conselho e vou deixar isto como está para não estragar mais os casquilhos.
F Nunes
Mensagens : 11579 Pontos : 24032 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
Assunto: Re: Restauro Casal k168 1978 Dom Jan 03, 2021 3:30 pm
ok, e este saca para o canhão da tranca de direção que esta referido nesse post
neste caso sendo necessário é possível fazer um saca ou usar um saca de 2 ou 3 pernas, mas tal como referi antes mais vale trabalhar com o que esta e perceber como proceder para corrigir se for o caso, para já é necessário perceber se a distancia dos apoios permite montar o motor e se este fica alinhado depois disso corrige se se necessário
rubenzab
Mensagens : 63 Pontos : 2825 Idade : 38 Localização : Sismaria Monte Redondo Humor : Sempre em alta... Data de inscrição : 02/08/2020
Assunto: Re: Restauro Casal k168 1978 Dom Jan 03, 2021 5:49 pm
Ora aqui está o vídeo do dia. Não sei o que se passou com a dimensão da imagem a meio. Ficou mais reduzida, mesmo assim penso que dará para ver. Vamos lá ver se o Mestre F Nunes aprova o esquema de montagem ou me está a faltar algum componente no meio.
Se estiver tudo ok, irei passar à instalação definitiva amanhã, no entanto, surgem dúvidas (para variar). - Os rolamentos será com as esferas a apontar para fora do quadro certo? Ou seja o rolamento de baixo com as esferas para baixo e o de cima com as esferas para cima. (Ver vídeo Min. 0:22) - Quero também os limpar. Pelo que li. Um bom banho de wd40 e depois massa lubrificante. Eu uso massa lubrificante à base de cobre na minha Africa Twin. Deve ser boa para isto. Ou é necessário uma mais especifica? - As borrachas/batentes nos encaixes superiores do suporte de farol é suposto entrarem (encaixarem por fora do suporte, e aí terei também de remover tinta da lacagem) ou a bainha terá de subir mais esses cm para depois apertar na placa superior? (Ver vídeo Min. 1:48) Amanhã irei tentar fazer um vídeo da instalação com a dimensão da imagem mais em condições. As minhas desculpas.
Deixo aqui também umas fotos da placa superior e das porcas de aperto da placa e dos amortecedores cromados. Acho que ficou um trabalho bastante em condições.
F Nunes gosta desta mensagem
F Nunes
Mensagens : 11579 Pontos : 24032 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
Assunto: Re: Restauro Casal k168 1978 Dom Jan 03, 2021 6:20 pm
essa cromagem esta excelente ( mandas te fazer onde ) a publicidade a quem trabalha bem pode ser muito útil a outros
essa massa é excelente, normalmente leva massa consistente eu costumo usar massa grafitada ( basicamente qualquer massa lubrificante serve )
esta quase correto, faltam ai 2 anéis de borracha que fazem um degrau e trabalham entre o T e o suporte de farol para definir a posição da bainha, montas a platina superior ao apertares a porca 32mm ( basta aconchegar ) a platina deve ficar encostada as bainhas, normalmente coincide com o topo do suporte, mas aparentemente neste caso essas borrachas estão a compensar logo as bainhas terão de subir, numa das faces dessas borrachas deve ter um rasgo que encaixa no suporte
depois de terminares a montagem, tens de afinar o que consiste em apertar a caixa de rosca ate prender depois aliviar ate ficar a rodar leve mas sem folga, montas a platina e a porca 32mm apertas e confirmas se continua a rodar leve e sem folga, caso prenda tens de aliviar a caixa mais um pouco
Os rolamentos será com as esferas a apontar para fora do quadro certo? esta correto
rubenzab
Mensagens : 63 Pontos : 2825 Idade : 38 Localização : Sismaria Monte Redondo Humor : Sempre em alta... Data de inscrição : 02/08/2020
Assunto: Re: Restauro Casal k168 1978 Dom Jan 03, 2021 6:48 pm
F Nunes escreveu:
essa cromagem esta excelente ( mandas te fazer onde ) a publicidade a quem trabalha bem pode ser muito útil a outros
Cromagem Rafael em Leiria (Rua coronel José Pereira Pascoal nº31 Pousos, 2410-234 Leiria). São super profissionais e bastante simpáticos. No entanto, demoram um pouco a receber o material tendo em conta o volume de trabalho deles. Mas fica muito bom. Aqui por estas zonas são bastante conhecidos.
Agora é que me tramaste com as borrachas grande Nunes ... Não estou a encontrar nada. As únicas borrachas que encontro também no tópico do Tiago Rocha são estas.(imagem copiada de lá).
Parecem ser iguais às que tenho. Ele também menciona que são para instalar na parte superior (entre a placa superior e o suporte de farol).
No manual também não encontro lá nenhuma referência.
Tens alguma foto ou algum sitio onde as consiga ver? Assim já não monto aquilo a faltar componentes.... eheheh....
Mário Vaz gosta desta mensagem
F Nunes
Mensagens : 11579 Pontos : 24032 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
Assunto: Re: Restauro Casal k168 1978 Dom Jan 03, 2021 7:37 pm
conheço também sou cliente deles
correto esquece ( foi para ver se estavas com atenção )
ou não, visto que existem 2 modelos diferentes desta suspensão, nesta os apoios do farol encaixam no T e levam essas borrachas no topo ( fazem a função de sinobloco/anti vibração ) no outro modelo leva 2 em cada suporte nas pontas e uma idêntica a essa dentro
isto dos anos começarem a pesar e trabalhar de memoria mais do que na pratica por vezes induz em erro, por isso peço sempre fotos para identificar corretamente pois a mesma peça pode ter configurações diferentes
avança com a montagem
e logo que possível ensaia o motor para podermos avançar também nesse ponto, nao forces os apoios, nem tentes fechar ou tirar, ensaia só e diz como esta com fotos
durante a semana só consigo responder a tarde depois das 18h
rubenzab gosta desta mensagem
rubenzab
Mensagens : 63 Pontos : 2825 Idade : 38 Localização : Sismaria Monte Redondo Humor : Sempre em alta... Data de inscrição : 02/08/2020
Assunto: Re: Restauro Casal k168 1978 Seg Jan 04, 2021 8:40 pm
Ora viva amigos. Hoje mais um avanço aqui no restauro desta miúda. Este post será algo complexo. Já tenho finalmente a suspensão da frente instalada e entretanto coloco aqui um vídeo o mais detalhado que consegui de como o processo foi feito.
Infelizmente começo aqui com uma descoberta (ou falta dela) menos positiva. Após instalar a suspensão frontal, ia instalar a tranca da direção com o canhão original. Como o tinha conseguido remover sem danos, consegui fazer uma cópia da chave e estava tudo impecável. Não fosse o espelho do canhão ter desaparecido muito possivelmente na cromagem. Update a 05JAN20. Entrei em contacto com a Cromagem Rafael (são 5* estrelas mesmo). Procuraram nos resgistos de entrada deles e não está lá nada mencionado sobre o espelho. Portanto, o mais certo será eu ter perdido esse material nas minhas mil e uma movimentações deste projecto para as diferentes partes da casa. Já revirei tudo e nada. Encontro-o nas fotos de saída, mas não nas de entrada. E agora como isto já foi à mais de meio ano que fui buscar este material nem os irei chatear/perguntar se têm para lá algo (passado este tempo todo ainda se lembravam de mim). Depois para ajudar à festa, saltou-me o freio das mãos que bloqueia a fechadura no sitio e não dei mais com aquilo. Mas deduzo que esse seja relativamente fácil de se arranjar em drogarias ou oficinas. Agora o espelho... Alguma ajuda onde encontrar isso
Comecei então a mexer nos suportes de motor como o amigo F Nunes disse. No post onde menciona os tamanhos dos parafusos para o motor diz 3 M8x60. E cá estão eles.... No entanto penso que não serão os 3 com o mesmo tamanho. 2 M8x60 sim para a frente, mas para trás deverá ser um maior que também aqui tenho (acho que M8x90). Segue fotos...
Os parafusos no suporte do motor encaixam de um lado ao outro no entanto não consigo apertar nenhuma porca para os fixar. Fica mesmo só a ponta encostada. Não percebi muito bem Nunes como pretendia que eu tirasse as fotos. Com o motor lá colocado não irei conseguir à mesma enroscar os parafusos de um lado ao outro.
Na tentativa de colocar o suporte da roda de trás também me deparei com dúvidas e dificuldades. Primeiro a montagem do veio leva estas anilhas e roscas todas???? Pelo que leio no manual, sim. Mas se assim for não tenho espaço para colocar lá tudo.
Mário Vaz gosta desta mensagem
F Nunes
Mensagens : 11579 Pontos : 24032 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
Assunto: Re: Restauro Casal k168 1978 Ter Jan 05, 2021 9:12 pm
Boas rubenzab
esse espelho vai ser complicado ( no fim de semana lembra me para procurar no meu material se tenho algum )
o freio é muito simples basta arranjares um freio do cavilhao do pistão cortas a ponta e tens o freio da tranca de direção
nos parafusos sim esse de trás provavelmente ate me esqueci de o mencionar ou pus com comprimento errado, os 3 que referi para o motor sao esses 2 de trás e o da cabeça do motor que novamente poderá nao ser de 60mm
esses 2 podes usar sem montar porca para já, só para ensaiar e ver folgas
na escora ignora as anilhas de dentro monta como exemplificaste, sem anilhas por dentro, nao apertes definitivo
amanha continuamos
rubenzab gosta desta mensagem
rubenzab
Mensagens : 63 Pontos : 2825 Idade : 38 Localização : Sismaria Monte Redondo Humor : Sempre em alta... Data de inscrição : 02/08/2020
Assunto: Re: Restauro Casal k168 1978 Qua Jan 06, 2021 12:49 pm
Bom dia amigo F Nunes, assim farei... Obrigado. A montagem da escora será então efetuada hoje sem apertos finais como disse.
E aqui está o vídeo final da montagem da suspensão da frente desta miúda. Deixo-o aqui porque poderá ajudar alguém que esteja na mesma situação que eu a restaurar um destes modelos ou similar.
Peguei agora também na suspensão de trás. Aproveito mais uma vez para apresentar o trabalho final da cromagem feita aos cartuchos e polimento nas rótulas.
Quanto ao seu esquema de montagem penso ser por esta ordem. Certo? Adicionei mais um vídeo na tentativa de mostrar a sequência de montagem. No entanto terei de ir a uma oficina tendo em conta a força (como seria de esperar) ao fechar os amortecedores. Sozinho e sem ferramentas apropriadas é bastante dificil.
F Nunes
Mensagens : 11579 Pontos : 24032 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
Assunto: Re: Restauro Casal k168 1978 Qua Jan 06, 2021 6:58 pm
Boas rubenzab
Ok
um excelente trabalho como é costume da Cromagem Rafael
esta correta a sequencia, nao esquecer de meter cerca de 2/3 de óleo antes de montar o veio
para montares os amortecedores podes fazer uma coisa destas
o diâmetro do furo das anilhas é de 30mm mas podes fazer com outras medidas, varão roscado M6 e 4 pontas de barra soldadas e furadas a 6mm
rubenzab gosta desta mensagem
rubenzab
Mensagens : 63 Pontos : 2825 Idade : 38 Localização : Sismaria Monte Redondo Humor : Sempre em alta... Data de inscrição : 02/08/2020
Assunto: Re: Restauro Casal k168 1978 Qua Jan 06, 2021 8:40 pm
Obrigado F-Nunes. Quando abri as suspensões de trás, elas não tinham óleo absolutamente nenhum. Estás a referir-te a colocar óleo onde trabalha a mola grande ou a pequena? Ou nos dois lados? Que óleo aconselhas a colocar? Penso que a oficina aqui perto possui já uma ferramenta parecida com essa. Como o dono também é super prestável poderá emprestar-me para a usar.
Comecei a montar o suporte da roda de trás nos apoios do motor. Segue o vídeo da ação. Depois iniciei a tentativa de instalação do pousa pés e do veio do pedal de travão. Confirmas o meu esquema relativamente ao local do pousa pés??? Aquilo depois leva também um parafuso M8x60 com porca e anilha do outro lado certo?
E este ferro? É que não sei onde o devo encaixar.
F Nunes
Mensagens : 11579 Pontos : 24032 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
Assunto: Re: Restauro Casal k168 1978 Qui Jan 07, 2021 7:16 pm
Boas rubenzab
o óleo metes nos copos onde trabalham as molas pequenas
o veio do travão esta correto, e o poisa pés também, o parafuso M8 tens de confirmar se 60mm é suficiente
o apoio de escape ( ferro ) leva 1 M6 a frente no apoio do motor e um M8 atras ( nao me lembro se este M8 é só para o apoio ou se é o M8x 90mm do apoio do motor atras ) o espigão/batente do pedal de travão fica para fora
logo que possível envia as fotos do motor nos apoios, para perceber se é preciso mexer neles ( caso estejam muito fechados nao forces