Pois o meu é mais parecido com o último amigo F Nunes. Ja lhe fiz alguns reparos. Ia deixar para o fim mas aqui vai, que a miúda está quase vestida... Realmente ainda mais contente fico por terem "sobrado" só estas peças... Ehehehe....
F Nunes
Mensagens : 11585 Pontos : 24040 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
sim a maioria era cinza, eu prefiro o grafismo preto para já nao sobra nada esta tudo identificado, logo ao longo do processo perdeste peças
Ahahah... Grande verdade... Aliás há umas coisinhas que se perderam pela zincagem. Anilhas e porcas. Mas algo que substitui. E a miúda ainda não andou portanto bem pode estar a faltar algo que ainda não me tenha apercebido...
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F Nunes
Mensagens : 11585 Pontos : 24040 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
na corrente continua a massa/neutro é feita no ponto metalico mais proximo/chassis com cabo/fio preto para fazer juncao/derivaçao usa se barra de ligadores do motor sai 2 cabos 1 Azul para a bobine exterior 1 Amarelo alimentaçao de luzes e busina ambos devem seqguir para a traseira do motor, normalmente encontram se cortados na saida do motor com ligador deve se fazer emenda para ficarem continuos ate a derivaçao dentro do quadro o Azul sai para a bobine e para o comutador ( para simplificar para dentro do farol e depois deriva ao comutador ) do Amarelo sai 1 param o interruptor de stop e 1 para o farol a saida do interruptor de stop regressa a barra derivaçao de onde sai para o farolim traseiro mais um para alimentaçao de minimos que vem do farol cabos a fazer cores opcionais da barra de derivaçao ao interruptor de stop 1 branco /liga ao amarelo e no interrupor 1 cinza /liga no interruptor e regressa a barra segue para o farolim lampada de stop da barra de derivaçao ao farolim 1 verde /minimos 1 cinza /stop da barra de derivaçao ao farol 2 azul para evitar passa 2 conjuntos de macarrao ( na zona da bobine abre se o macarrao/pequeno corte para sair 1 cabo Azul que liga na bobine ) 1 amarelo 1 verde no farol liga se as pontas numa barra de derivaçao Busina 1 amarelo liga na buzina e liga ao amarelo do motor 1 preto liga na buzina e vem oa farol, segue parta o comutador comutador Azul botao lateral preto botao de pressao superior amarelo alimentaçao de luzes verde minimos castanho medios vermelho maximos ver foto
Very Gud ou quase as tampas devem ser pintadas fora
os fios do motor nao foram cortados o que é excelente basta substituir o macarrão
a borracha do pedal de kick devias meter nova
Obrigado Nunes. Sim, as tampas foram pintadas fora do motor. Primário e tinta de final. A borracha vai nova sim. Aquilo já está rijo como pedra. É um vedante basicamente.
rubenzab
Mensagens : 63 Pontos : 2827 Idade : 38 Localização : Sismaria Monte Redondo Humor : Sempre em alta... Data de inscrição : 02/08/2020
na corrente continua a massa/neutro é feita no ponto metalico mais proximo/chassis com cabo/fio preto para fazer juncao/derivaçao usa se barra de ligadores do motor sai 2 cabos 1 Azul para a bobine exterior 1 Amarelo alimentaçao de luzes e busina ambos devem seqguir para a traseira do motor, normalmente encontram se cortados na saida do motor com ligador deve se fazer emenda para ficarem continuos ate a derivaçao dentro do quadro o Azul sai para a bobine e para o comutador ( para simplificar para dentro do farol e depois deriva ao comutador ) do Amarelo sai 1 param o interruptor de stop e 1 para o farol a saida do interruptor de stop regressa a barra derivaçao de onde sai para o farolim traseiro mais um para alimentaçao de minimos que vem do farol cabos a fazer cores opcionais da barra de derivaçao ao interruptor de stop 1 branco /liga ao amarelo e no interrupor 1 cinza /liga no interruptor e regressa a barra segue para o farolim lampada de stop da barra de derivaçao ao farolim 1 verde /minimos 1 cinza /stop da barra de derivaçao ao farol 2 azul para evitar passa 2 conjuntos de macarrao ( na zona da bobine abre se o macarrao/pequeno corte para sair 1 cabo Azul que liga na bobine ) 1 amarelo 1 verde no farol liga se as pontas numa barra de derivaçao Busina 1 amarelo liga na buzina e liga ao amarelo do motor 1 preto liga na buzina e vem oa farol, segue parta o comutador comutador Azul botao lateral preto botao de pressao superior amarelo alimentaçao de luzes verde minimos castanho medios vermelho maximos ver foto
Amigo F Nunes.... Devo admitir que me comecei a rir.... Mas por ter (acho eu) conseguido montar a instalação elétrica com a tua ajuda... É pá.... Mesmo (espero eu) estando bem, vale no mínimo mais uma Super para ti... Vou fazer aqui o upload das imagens para confirmar contigo. As cores não são exatamente iguais (Também era o que faltava... eheheh). Mas as cablagens ainda são as originais. Se a "coisa" estiver bem montado depois para mim será muito mais fácil, já que vou substituindo uma cablagem antiga por uma nova de cada vez. Entretanto já coloco aqui o resultado. Mesmo porque na lampada tenho 7 ligadores. Dois deles deduzo que sejam os ligam os médios e o máximo. Mas há um (penso ser a terra) que não tenho lá nada conectado. Será assim?
F Nunes
Mensagens : 11585 Pontos : 24040 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
as cores sao irrelevantes, a mesma instalação pode ser feita de N maneiras diferentes o importante é funcionar, normalmente trabalha se pela máxima economia ( mínimo de material e mão de obra ) eu por vezes prefiro nao cortar ao máximo pensando nas possíveis reparações
Boa nesse caso eliminas a barra de derivação do farol nesse casquilho normalmente nas pontas Máximos e Médios ao centro massa neste a quem nao use fio pois a mola de fixação faz esse trabalho eu prefiro passar um fio ao farol / falta de massa = falta de luz
ao mexer na instalação cuidado com os choques desliga o quadro primeiro
ps: uma dica quando comprares os fios compra com secção de 1mm ou no máximo de 1.5 mm superior dificulta a passagem no macarrão, outra dica para facilitar mete vaselina nos fios ou pó de talco
se encontrares macarrão e bicha cinza avisa pois nao tenho conseguido arranjar
rubenzab
Mensagens : 63 Pontos : 2827 Idade : 38 Localização : Sismaria Monte Redondo Humor : Sempre em alta... Data de inscrição : 02/08/2020
Ora pois claro... A primeira coisa que fiz foi mandar a luz de casa a baixo para trabalhar em segurança...
Então aqui vão as minhas fotos com os números feitos por ti numa das fotos que volto a colocar aqui.... Os números encontram-se com a cor que sai o fio do permutador de luzes no guiador.
A sequência ligada está da seguinte forma: 1(Amarelo), vai ligar ao fio azul do pedal do travão e ao fio amarelo do motor, e buzina. 2 (vermelho), vai ligar ao fio azul do farol de trás. 3(Branco), vai para um dos lados do farol da frente. 4( Cinza), vai para o outro lado do farol da frente. 5(Azul claro), vai ligar á buzina. 6(Preto), vai ligar à bobine com o fio azul do motor.
O que te parece???....
F Nunes
Mensagens : 11585 Pontos : 24040 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
devias ter mandado o pt da edp ao chão para nao correr riscos
a eletricidade é uma coisa impressionante nao se vê nao tem sabor nao se ouve e neste caso nem se sente, mas esta la e faz funcionar tudo
que grande confusão que aqui vai, mas parece me que poderá funcionar também
o ideal quando fizeres a instalação nova será fazer por secções/chicotes evitando usar a mesma cor num circuito para facilitar a identificação
1(Amarelo), vai ligar ao fio azul do pedal do travão e ao fio amarelo do motor, e buzina./ ok alimenta tudo 2 (vermelho), vai ligar ao fio azul do farol de trás./ ok mínimos 3(Branco), vai para um dos lados do farol da frente./ ok máximos 4( Cinza), vai para o outro lado do farol da frente. / ok médios 5(Azul claro), vai ligar á buzina. / ok massa 6(Preto), vai ligar à bobine com o fio azul do motor. / ok corte de corrente
código de cores criado por mim
Preto Massa Azul circuito de ignição todas as outras cores circuito de consumidores
tento usar cores diferentes em todos os circuitos
ignição 1 circuito
alimentação de consumidores 1 circuito
luzes 3 circuitos luz da frente, luz de trás, stop
buzina 1 circuito
comutador de luzes 1 circuito ( este é o único que faço mistura de cores corte de corrente azul e alimentação de luzes amarelo ) nunca falha e qualquer pessoa consegue trabalhar facilmente na instalação
já fiz instalação minimalista com uma só cor no fim nem eu conseguia identificar o que quer que seja mas funcionou fios passados por dentro dos tubos do quadro, micro interruptores escondidos, lâmpadas led etc... ate parecia wireless, tudo tao bem escondido que para reparar avaria tinha de desmontar quase tudo, para mudar a vela primeiro tirava o deposito extremamente pratico com esta bom de ver
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Maxi 104
Mensagens : 36 Pontos : 8436 Idade : 42 Localização : Odivelas Humor : ... Data de inscrição : 04/11/2012
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Assunto: Re: Restauro Casal k168 1978 Seg Fev 08, 2021 8:16 am
Excelente então... Vou iniciar a pesquisa do macarrão e das bichas por esta zona. Se encontrar aviso. É verdade. O switch do travão leva duas porcas ou só uma e fica a sobrar a segunda para outro local?
F Nunes
Mensagens : 11585 Pontos : 24040 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
Foi pintado sim senhor... Porque aqui o "G" feito banana pensava que era pintado antes de ter encontrado este grande fórum... Agora já está... Numa próxima vai para a zincagem... Pernas do troço a serem abertas neste momento... Ehehe... Encontrei macarrão preto e bichas pretas.... Se bem que o que tenho aqui são cinzas. Devia ser para condizer com os guarda lamas na altura (e o pedal de travão)... Na falta de cinza lá terá de ser preto. Mas ainda não comprei nada. Irei ver numa outra oficina que também tenho aqui relativamente perto.
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F Nunes
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Assunto: Re: Restauro Casal k168 1978 Ter Fev 09, 2021 9:01 am
Então siga na montagem. Irei instalar agora com as instalação original e bichas originais. Preciso de ver a miúda.... E depois irei procurar essas peças para substituição. Os cabos já os lubrifiquei portando darão ainda o seu propósito. Recorda me por favor de onde é aquela peça metálica que dizes será das mudanças? É na manete das mudanças? Ou mesmo motor? Não dou com o sítio...
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F Nunes
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