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Assunto: Re: Restauro Casal k168 1978 Qui Jan 07, 2021 7:55 pm
Ora aqui está mais um bocadinho instalado. Amanhã irei então colocar o motor no sitio para tirar fotos e perceber se vai ser preciso mexer. Hoje foi dia de instalar o pousa pés (que não foi nada fácil visto aquilo entrar à justa) e depois foi preso com um M8x60mm. De seguida anexei o suporte do escape como indicas-te. Atrás levou um M8x90 para passar de um lado ao outro do apoio do motor e coloquei também um espaçador que estava mencionado no manual técnico. Agora o m6 para frente é que não faço ideia se será com cabeça sextavada ou de fendas, se vaza também de um lado ao outro os apoios do motor ou se só fixa um lado. Quando ao veio do travão, não o consigo inserir de uma forma amigável. É possível o uso do maço para o encaixar? Com o seu devido jeito como é óbvio.
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Assunto: Re: Restauro Casal k168 1978 Qui Jan 07, 2021 8:46 pm
no apoio de escape M6x10 mm sextavado ( se bem me lembro trabalha por fora do apoio )
Quando ao veio do travão limpa o máximo possível a lacagem, maço de borracha sim podes usar mas com muito jeito o ideal era inserir sem pancada mete wd 40
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Assunto: Re: Restauro Casal k168 1978 Sex Jan 08, 2021 5:50 pm
Ora viva amigos. Aqui estão então algumas fotos do motor instalado no local. A sua colocação foi bastante simples, bastando mesmo apontar os parafusos. O único senão é o seu comprimento que parecem ser curtos devido à distância de ambos os suportes. O que acha amigo F Nunes???
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Assunto: Re: Restauro Casal k168 1978 Sex Jan 08, 2021 7:02 pm
Boas Rubenzab
tal como suspeitava tens de fechar o apoios, para tal em principio bastara montares 2 parafusos visto o 3 já estar la ( com o motor fora )
no 3 tiras o casquilho e vais apertando os 3 parafusos por igual ate chegar a medida dos carters, medes os carters e vais medindo ( os carters salvo erro terão 40mm ) fechas ate aos 30 ou 35
a folga entre os apoios e o quadro tem de diminuir, o motor deve entrar justo nos apoios de trás
o alinhamento tem de ser visto a cremalheira de preferência com a corrente montada
em termos de paciência tenho para dar e vender, cada erro que cometeres vai custar te uma grade de Super Bock fresquinhas
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Assunto: Re: Restauro Casal k168 1978 Sáb Jan 09, 2021 10:41 am
Eheheh, grande F. Nunes..... Gostei da penalização.... Assim está bem....
Ora bem quanto ao motor. Primeiro. No manual tenho dois espaçadores/casquilhos que não sei onde serão instalados. Tenho 4 desses espaçadores (imagem 2) mas não sei de onde serão na Casal. Não será melhor apertar o veio que liga os dois suportes de motor com um aperto final antes de começar a apertar os parafusos pelas pontas? Visto estes apoios já estarem tão apertados por causa da lacagem e dos casquilhos à pressão (acho que eles não se vão mexer). Não irei começar a dobrar agora as pontas dos suportes para dentro com a força que irei fazer?
F Nunes
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esses casquilhos já estão instalados nao os chegaste a tirar, trabalham no interior do tubo do quadro onde passa o veio da escora
esses 4 nao me lembro deles nesta mota deixa ficar em standby para já
nao provavelmente ainda terás de tirar a escora
sim medes a largura dos carters, e fechas os apoios para essa medida, devido ao efeito mola terás de fechar mais
nao usa borrachas nem espaçador
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Assunto: Re: Restauro Casal k168 1978 Seg Jan 11, 2021 8:48 pm
Viva F. Nunes. Não cheguei a instalar nenhuns casquilhos no veio da escora. Passei-a de um lado ao outro por dentro do quadro. Então mas se colocar estes casquilhos não vou prender depois a parte da lubrificação?
Quanto ao aperto dos suporte de motor. Já os apertei com os parafusos e deixei "repousar" de um dia para o outro. Apesar de com o aperto os conseguir levar para os 40mm. Assim que começo a desapertar eles vão querer logo ir para a distância inicial. Outra coisa que reparei são as distâncias dos suporte relativamente ao quadro. Não são iguais como poderás ver nas fotos. Qual é a sugestão amigo Nunes? Continuar com a montagem para chegar à parte de ligação do motor com a roda? Ou já começar a ver formas de remover este suporte de motor (o direito) para remover a lacagem e posteriormente encostar? Não vai ser nada fácil. Alguma ferramenta ou técnica? Aquilo não mexe por nada mesmo....
F Nunes
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Assunto: Re: Restauro Casal k168 1978 Seg Jan 11, 2021 9:04 pm
nao os chegas te a tirar na desmontagem
o veio entro sem folga lateral correto
sao casquilhos curtos, a massa consistente vai lubrifica los e ao veio
nesse caso teremos de partir para medidas extremas, o que nem mexe vai ter de mexer para dentro, com a escora fora arranjas um pedaço de tubo isolas a ponta para nao danificar a zincagem e da lhe com a marreta
neste caso nada de retirar nem ferramenta é mesmo brutalidade, mas sem estragar
ou arranjas varão roscado de 10 ou 12 mm metes em vês do veio com anilhas de chapa largas e pedaço de barra grossa a fazer batente nas pontas apertas ate quase encostar devem ficar 3 ou 4 mm de folga
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Assunto: Re: Restauro Casal k168 1978 Dom Jan 17, 2021 10:55 am
Ora muito bom dia amigos Casaleiros. Esta semana estive um pouco parado devido aos suportes do motor. Segui os conselhos todos do amigo F Nunes, mas não estava a conseguir mover o suporte lateral direito (possivelmente um misto de falta de jeito com receio em os danificar). Acabei por desistir e ir procurar ajuda especializada (todas as aldeias "ainda" possuem um mecânico de motos, antigamente chamávamos-lhe de "garangeiro"). Ele com a sua paciência e experiência lá conseguiu retirar os suportes e os encaixou no sitio certinho e com a folga correta. Aproveitei e também montei (apertei) os amortecedores de trás, com uma prensa que existia na altura para o efeito. Hoje já vou avançar mais um pouco. Logo ao final do dia já coloco aqui mais uma fotos e vídeo.
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Assunto: Re: Restauro Casal k168 1978 Seg Jan 18, 2021 5:29 pm
Ora viva amigos. Então aqui está o vídeo e mais umas fotos do avanço nestes restauro. Alguns erros na montagem durante a filmagem (nomeadamente na instalação do guarda lamas da frente) mas depois foi retificado. À partida estará tudo bem montado, mas se estiver algo fora do sitio e que vos chame a atenção, avisem....
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Assunto: Re: Restauro Casal k168 1978 Seg Jan 18, 2021 7:15 pm
é isso mesmo
estas pro no próximo restauro já das cartas
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Ora muito boa tarde caros Casaleiros. Estes dias como o tempo não foi muito, andei só a instalar coisas pequenas... Mas essenciais para a miúda andar... Portanto, já tem o guiador, o porta couves, as Borrachas dos pés do condutor e do pendura, o farol frontal e traseiro e por fim o descanso. Ah, e a tampa do combustível, bem limpinha e original. Pelos vistos, a casal era patrocinada pela BP. Ehehe... Chamo novamente atenção para os cromados feitos pela já conhecida Cromagens Rafael.
Amigo FNunes.. Alguma coisa fora do sitio chama aí a atenção por favor... Já sei que vou ter de remover o guiador outra vez porque me esqueci de colocar o suporte do velocímetro por baixo .
Mas claro surgem dúvidas, como seria de esperar. Ao instalar o farol de trás, o plástico do farol não encaixa bem na borracha de proteção. Não é que vá andar com ela à chuva, mas não me parece que aquilo seja impermeável. Demasiado aperto?? Ou feitio?? Também instalei a bobine, agora é só com estes parafusos? Não leva nenhuma porca ou espaçador por dentro? Ela entrou sem problema e lá está bem instalada, mas parece-me... simples...
E aqui está uma foto completa. Já se parece com algo....
Última edição por rubenzab em Ter Fev 02, 2021 6:30 pm, editado 1 vez(es)
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por enquanto ficamos por uma mini pois apercebeste te do erro
esta tudo correto no caso da bobine é mesmo assim eu prefiro usar parafusos de cabeça sextavada mas estes servem
Patrocínio BP ou outra marca qualquer desde que oferecessem os tampões
estes farolins tipo Hella sofrem desse mau feitio mas com jeito e paciência podes gastar o plástico para assentar melhor se apertares muito parte se apertares pouco com a vibração acaba por cair
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tdi_van
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E mais uns passinhos dados na miúda. Desta vez foi para instalar os punhos, o guarda corrente, a chapa de proteção do motor e o suporte para o velocímetro. Apesar do motor ainda não estar no sitio, resolvi colocar as peças todas no lugar para perceber o que me faltava e o que não sabia de onde seria (como seria de esperar) Encontrei os tapetes originais desta casal, e ainda se encontram em bastante bom estado, mas não sei como eram fixos. Colados? Ou seria uma anilha apertada pela cabeça do parafuso? Amigo F Nunes a ser chamado... E já agora uma análise à instalação feita. Algo fora do sitio?
Sobraram estas peças. Certamente terão uma função na CASAL. Agora o quê é que será mais difícil de saber!!! Alguma sugestão?
Vou iniciar a parte elétrica. Alguma esquema for Dumies que se arranje???
F Nunes
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estranho muito estranho o pneu de trás com rasto corrido monta se na frente sai uma Super Bock
bichas e afinadores usados, mais uma Super Bock
os tapetes nao sei como era original eu meto cola de contacto
no seletor de velocidades os números sao em vermelho ( só os números 1,0,2 metes tinta na cova e limpas o excesso )
as sobras
1- abraçadeira do comutador de luzes no guiador ( metes esta e depois montas o comutador em cima ( era mais uma Super Bock mas neste caso passa )
2- pertence ao seletor de velocidades do motor dentro sem essa nao mete mudanças
3- se o interior for de 10mm serão de um dos amortecedores guias dos sinoblocos
4- parece ser guia de sinobloco da caixa de conta km da boss moderna / correção a memoria começa a falhar este deve trabalhar antes da nº2, por fora espaçador da mola se bem me lembro
esquema elétrico
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Última edição por F Nunes em Sáb Fev 06, 2021 9:10 pm, editado 1 vez(es)
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F Nunes
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Assunto: Re: Restauro Casal k168 1978 Dom Fev 07, 2021 9:40 am
Amigo F Nunes... As coisas que tu sabes só de olhar para uma fotografia... Ehehehe Estava a ver que não subia a conta das Super Bock... Até foi preciso colocar o pneu na jante errada para isso acontecer. Bem vou já colocar a dobradiça no sítio certo assim sendo. Quanto aos tubos são M8*20mm aproximadamente. Os afinadores que falas são aqueles tubos que sabem dos punhos? Isso há novo? Pedi para zincar os meus, menos um que me esqueci dele em casa. Irá depois no final caso surja mais alguma coisa pelo caminho.
rubenzab
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Assunto: Re: Restauro Casal k168 1978 Dom Fev 07, 2021 10:02 am
Como isto entra ou segura??? Os diametros não são iguais. Ou segura só os cabos por baixo? e depois as abas de metal é que suportam a parte superior e o restante corpo?
F Nunes
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Assunto: Re: Restauro Casal k168 1978 Dom Fev 07, 2021 10:35 am
quando uso a lupa
no fim vais ver
essa braçadeira abraça o guiador e depois colocas o comutador em cima dela as abas encostam e o parafuso atravessa tudo ( a função dessa braçadeira é aumentar a área de contacto para fazer massa/neutro nada mais ) caso nao seja usada pode dar azo a falta de massa por falta de contacto das abas no guiador
neste comutador os contactos de buzina e corte do motor trabalham a massa
os cabos saem na traseira do comutador
se sao M8 provavelmente serão do apoio do motor na cabeça dentro do sinobloco
sim sao esses curvos conhecidos por afinador de acelerador ou afinador curvo e também os M6 dos apoios de manete, no motor e roda da frente 2x curvos, 5x M6
e o esquema elétrico serve o que pus ou preferes um mais descritivo
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Assunto: Re: Restauro Casal k168 1978 Dom Fev 07, 2021 11:22 am
E não é que são mesmo do apoio da cabeça do motor.... 🤯 Vai lá vai... Vamos lá ver a braçadeira se a encaixo como deve de ser.
rubenzab
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Assunto: Re: Restauro Casal k168 1978 Dom Fev 07, 2021 11:41 am
Certo?
F Nunes
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Assunto: Re: Restauro Casal k168 1978 Dom Fev 07, 2021 11:44 am
espetáculo as vezes demoro um bocado mas chego la ( é falta de Super Bock )
e no fim acaba por nao sobrar peças o que é ainda mais estranho pois sobra sempre
bendita lupa agora sai uma grade de Super Bock, esse motor nao pode ir para o sitio nesse estado, os carters cilindro e colaça tem de ser limpos/decapados normalmente eu decapo com jato de areia mas também pode ser limpo com catrabucha de arame rebarbadora/berbequim o aspeto original era decapado a micro esferas de vidro tampa do kick e da embraiagem pintadas de cinza ou pintadas de preto com os relevos limpos/alumínio cabeça do parafuso de nível pintada de vermelho
seta e legenda nível também pintadas de vermelho/ opcional
usei imagem do M148 por nao encontrar M147 cinza ( como esta no logo do fórum )