| White Boss | |
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Autor | Mensagem |
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paulo Marques
Mensagens : 212 Pontos : 7487 Idade : 52 Localização : ourem Humor : o melhor possivel Data de inscrição : 23/06/2014
| Assunto: Re: White Boss Seg Nov 09, 2015 1:34 pm | |
| obrigado pela resposta , este mês não vou fazer grande coisa mas mas em Dezembro vou avançar com alguns projectos . | |
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BelMa
Mensagens : 331 Pontos : 7120 Idade : 40 Localização : Lousada - Porto Humor : Bem-disposto. lol Data de inscrição : 05/02/2015
| Assunto: Re: White Boss Qua Nov 11, 2015 5:03 pm | |
| Obrigado Ruben pela atenção. À partida vou tentar desenrascar-me com o material que arranjo aqui à mão, pois qualquer dúvida é sempre mais fácil verificar directamente, mas caso precise de alguma coisa já sei com quem posso contar. Obrigado! | |
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BelMa
Mensagens : 331 Pontos : 7120 Idade : 40 Localização : Lousada - Porto Humor : Bem-disposto. lol Data de inscrição : 05/02/2015
| Assunto: Re: White Boss Qua Nov 11, 2015 5:06 pm | |
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BelMa
Mensagens : 331 Pontos : 7120 Idade : 40 Localização : Lousada - Porto Humor : Bem-disposto. lol Data de inscrição : 05/02/2015
| Assunto: Re: White Boss Qua Nov 11, 2015 5:39 pm | |
| Ruben, por acaso não tens algum motor destes para venda? | |
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BelMa
Mensagens : 331 Pontos : 7120 Idade : 40 Localização : Lousada - Porto Humor : Bem-disposto. lol Data de inscrição : 05/02/2015
| Assunto: Re: White Boss Qua Nov 11, 2015 6:28 pm | |
| Boas pessoal! Ontem passei lá no senhor onde costumo comprar as peças, que por sinal também tem oficina, e falei-lhe no meu projecto. Perguntei-lhe qual seria o melhor motor para aplicar na minha Boss e ele aconselhou-me o motor de 6 velocidades, devido à fiabilidade da caixa de velocidades, para além de ser um motor mais evoluído. Ele só não me disse se era o de cilindro a ar ou a água. Mas da maneira que ele falou presumi que fosse o de água. ... Daí, fui dar uma vista de olhos nos tais motores que consigo arranjar. Dois identifiquei-os como sendo, aparentemente, de 5 velocidades, aqueles redondos. Foram extraídos de Boss's que entregaram a alma ao criador. ... E depois encontrei mais três, um de seis velocidades a água, que estava montado numa RZ toda original, e outros dois refrigerados a ar que fiquei na dúvida de que motores se tratavam... Estes três últimos foram todos retirados de RZ's acidentadas, sendo que as últimas duas estavam todas alteradas, desde cor a outros aspectos. Pensei que todas as RZ's tivessem saído com cilindro de água... : Mas também, como as motas estavam alteradas, podiam ter trocado os motores, o que para mim não tem grande lógica, mas... Alguém me ajuda a decifrar que motores são? | |
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BelMa
Mensagens : 331 Pontos : 7120 Idade : 40 Localização : Lousada - Porto Humor : Bem-disposto. lol Data de inscrição : 05/02/2015
| Assunto: Re: White Boss Qua Nov 11, 2015 7:00 pm | |
| Cá estão eles: Este motor é o que estava na RZ original. Estava todo direitinho, montado no berço, com radiador, etc, embora o radiador me pareça estar danificado. Talvez furado ou assim... Que acham do estado dele? É recuperável? | |
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BelMa
Mensagens : 331 Pontos : 7120 Idade : 40 Localização : Lousada - Porto Humor : Bem-disposto. lol Data de inscrição : 05/02/2015
| Assunto: Re: White Boss Qua Nov 11, 2015 7:12 pm | |
| As imagens estão sempre a aparecer de lado ou de pernas para o ar... Alguém sabe como corrigir isto? | |
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paulo Marques
Mensagens : 212 Pontos : 7487 Idade : 52 Localização : ourem Humor : o melhor possivel Data de inscrição : 23/06/2014
| Assunto: Re: White Boss Qua Nov 11, 2015 8:47 pm | |
| boas ,este motor casal casal 5 não se vê muito,este esteve á venda no olx ,mas raramente aparecem . o motor casal 6 em caixa é sem duvida melhor ,se tiveres a oportunidade de pedir para a alguém dar uma volta numa motorizada com motor casal 6 vais ver que decides logo o motor m109 também é uma boa opção ,utiliza cilindros semelhantes á casal 5 (a furacão é igual )o que lhe dá uma aparecia de ser um motor mais pequeno. agora também depende das expectativas que tenhas na velocidade ,se quiseres alterar para por um motor a andar muito , neste caso seria um casal 6 com bomba agua admissão cárter ou ao cilindro , terias que optar . esse motor até pode estar bom ,mas não tem grande aspecto ,tens bons negócios no olx ou custo justo . tens tambem dia 5 e 6 de dezembro a feira dos carochas onde costuma ser a automobilia de Aveiro ,todos os anos compro ai um motor ,á muito por onde escolher e regatear . para adaptares o motor é mais fácil comprares os apoios . 1- Suporte de motor Casal K504 2- Suporte de motor Casal RZ 50 3- Suporte de motor Casal K 181 4- Suporte de motor Casal K190/191 5- Suporte de motor Casal Boss deixo em baixo o link http://motorizadaantigaparts.blogspot.pt/p/casal-pecas-originais.html | |
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BelMa
Mensagens : 331 Pontos : 7120 Idade : 40 Localização : Lousada - Porto Humor : Bem-disposto. lol Data de inscrição : 05/02/2015
| Assunto: Re: White Boss Qui Nov 12, 2015 10:19 am | |
| Bom dia Paulo. Muito obrigado pelas tuas sucessivas ajudas! O meu objectivo em mudar de motor não é ter uma mota que ande muito. Claro que queria pô-la a andar um pouco mais, óbviamente, mas a ideia principal é ter um pouco mais de recursos, ou seja, não estar limitado a duas velocidades e ganhar um pouco de força para as subidas, pois o motor original é mesmo muito fraquinho. Agora, claro que não quero a mota para fazer corridas ou competição. Queria basicamente um motor que andasse um pouco mais (a acompanhar qualquer outra 50 de origem), que tivesse mais força, e que "assentasse" bem na mota, isto é, que não seja demasiado encorpado. Aquele motor de 5 cuja foto postaste ultimamente talvez fosse mesmo o ideal. O pior é arranjá-lo, pelos vistos... ... Desculpa ser tão insistente neste ponto, mas só para rematar o assunto: É possível pegar no motor M109, que julgo ser o de 4 velocidades da Super Boss e colocá-lo com 6 velocidades? | |
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BelMa
Mensagens : 331 Pontos : 7120 Idade : 40 Localização : Lousada - Porto Humor : Bem-disposto. lol Data de inscrição : 05/02/2015
| Assunto: Re: White Boss Qui Nov 12, 2015 10:27 am | |
| - paulo Marques escreveu:
quem quiser alterar para 6,não dá para acrescentar carretos porque os carretos são maquinados no veio ,tem que levar uma caixa inteira da casal 6 de preferência do motor m105 não do m112 porque a embraiagem do m112 e idêntica á casal 5 e o m105 e uma embraiagem de alumínio como a usada no m109
Acho que afinal já me tinhas respondido antes de eu perguntar. | |
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BelMa
Mensagens : 331 Pontos : 7120 Idade : 40 Localização : Lousada - Porto Humor : Bem-disposto. lol Data de inscrição : 05/02/2015
| Assunto: Re: White Boss Qui Nov 12, 2015 10:40 am | |
| É assim, os outros tais motores que eu conseguia arranjar, além daquele da foto que postei, são idênticos ao M109. Agora não consigo é afirmar com certeza se são o mesmo ou não... Mas eles estavam montados em Casal RZ... Será possível que os proprietários das motas já tenham feito a tal alteração que eu referi, ou seja, pegar no M109 e aplicar-lhe uma caixa de 6 velocidades? ... Mais uma questão! Os carteres do motor de 6 a água (M105?) são iguais ao do M109? Obrigado desde já pela ajuda pessoal. | |
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BelMa
Mensagens : 331 Pontos : 7120 Idade : 40 Localização : Lousada - Porto Humor : Bem-disposto. lol Data de inscrição : 05/02/2015
| Assunto: Re: White Boss Qui Nov 12, 2015 10:43 am | |
| - paulo Marques escreveu:
para adaptares o motor é mais fácil comprares os apoios .
1- Suporte de motor Casal K504 2- Suporte de motor Casal RZ 50 3- Suporte de motor Casal K 181 4- Suporte de motor Casal K190/191 5- Suporte de motor Casal Boss
deixo em baixo o link http://motorizadaantigaparts.blogspot.pt/p/casal-pecas-originais.html Paulo, qualquer destes apoios serve para alteração do motor? Ou seja, posso comprar os apoios que gostar mais e eles servem para qualquer motor? Ou cada apoio é específico para um determinado modelo de motor? Qual o mais indicado para o M105 ou para o M109? | |
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paulo Marques
Mensagens : 212 Pontos : 7487 Idade : 52 Localização : ourem Humor : o melhor possivel Data de inscrição : 23/06/2014
| Assunto: Re: White Boss Qui Nov 12, 2015 11:37 am | |
| de todos os que temos falado o m109 é o mais versátil ,tem uma excelente caixa de velocidades ,não são difíceis de encontrar e como se fabricaram até a casal fechar ,é possível encontrar alguns quase novos . em qualquer altura podes trocar a caixa de velocidades por uma de 6 basta procurares ,comprei uma o ano passado por 30 euros no olx . o próprio motor é mais barato que um casal 6 e os cilindros que usa são da casal 5 ,são fáceis de encontrar . com um cilindro casal 5 a 44mm ,que que se encontram usados a bom preço ,fica a andar bem . só por curiosidade deixo 2 fotos que encontrei na net de um m109 com com um cilindro de 2 ou de quatro (por fora é igual ) que quem não souber pensa que é o motor de duas velocidades. | |
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paulo Marques
Mensagens : 212 Pontos : 7487 Idade : 52 Localização : ourem Humor : o melhor possivel Data de inscrição : 23/06/2014
| Assunto: Re: White Boss Qui Nov 12, 2015 12:46 pm | |
| não são todos diferentes tem furação com distancias diferentes,são para motores de casal 2,casal 5 e casal 6 . pode ser que também tenham á venda para a super boss . mas a que tem o numero 1 esta marcado como k504 parece ser igual á da super boss que dá para os motores m109 ,m105 m112 mas não posso confirmar ,o motor m109 nos apoios de motor tem entre centros 98mm tenta confirmar . os suportes com o nº 2 para casal rz apesar de darem para o motor ,em principio não dão devido ao sitio onde o veio atravessa o suporte . | |
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karluz79
Mensagens : 73 Pontos : 6548 Idade : 44 Localização : Águeda Humor : Sempre de roda no ar. Data de inscrição : 11/07/2015
| Assunto: Re: White Boss Qui Nov 12, 2015 11:35 pm | |
| Desculpem mas perdi-me com tantos motores... De repente fiquei com o brilho nos olhos como a minha filha quando vamos á Toys'R'Us. O M109 dá plug'n'play na boss ou é preciso alterar os apoios? E trocar a caixa para 6 é assim tão simples/barato como pareceu? Eu também estava a ponderar trocar o 2v por algo mais... expedito... mas sem meter nenhum elefante debaixo do quadro. | |
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paulo Marques
Mensagens : 212 Pontos : 7487 Idade : 52 Localização : ourem Humor : o melhor possivel Data de inscrição : 23/06/2014
| Assunto: Re: White Boss Qui Nov 12, 2015 11:50 pm | |
| e necessário colocar outros apoios de motor . a troca da caixa de velocidades é só uma opção com 4 velocidades anda bem na mesma ,se tiveres o material qualquer mecânico habilidoso faz isso . | |
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RubenC
Mensagens : 73 Pontos : 6741 Idade : 30 Localização : leiria Humor : nice Data de inscrição : 05/05/2015
| Assunto: Re: White Boss Sex Nov 13, 2015 6:25 pm | |
| - paulo Marques escreveu:
- obrigado pela resposta , este mês não vou fazer grande coisa mas mas em Dezembro vou avançar com alguns projectos .
Quando quiseres diz alguma coisa ,estás a vontade | |
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RubenC
Mensagens : 73 Pontos : 6741 Idade : 30 Localização : leiria Humor : nice Data de inscrição : 05/05/2015
| Assunto: Re: White Boss Sex Nov 13, 2015 6:31 pm | |
| - BelMa escreveu:
- Ruben, por acaso não tens algum motor destes para venda?
BelMa antes de escolheres o motor que queres ,tens de pensar qual vai ser a utilização da mota e qual o seu destino, depois disso pensares quantas velocidades queres, e depois veres que motor tens mais interesse Se fosse para mim utilizava um motor arrefecido a ar se nao quisesses ter muito trabalho em meter radiador e isso , se isso nao fosse problema ia para um de radiador admissão ao cilindro por lamelas ou ao carter, sempre escolhendo motor de 6 | |
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BelMa
Mensagens : 331 Pontos : 7120 Idade : 40 Localização : Lousada - Porto Humor : Bem-disposto. lol Data de inscrição : 05/02/2015
| Assunto: Re: White Boss Seg Nov 16, 2015 12:38 pm | |
| - RubenC escreveu:
- BelMa escreveu:
- Ruben, por acaso não tens algum motor destes para venda?
BelMa antes de escolheres o motor que queres ,tens de pensar qual vai ser a utilização da mota e qual o seu destino, depois disso pensares quantas velocidades queres, e depois veres que motor tens mais interesse
Boas Ruben! A mota vai ser para me deslocar para o trabalho no Verão, ou quando fizer sol, e para dar umas voltinhas aqui na zona, nunca mais que 10/20 kms por dia. Em termos de velocidades, já que vou ter o trabalho de mudar e vou, então queria fazê-lo só uma vez, por isso entre 5 e 6 velocidades, não menos que isso. Em termos do motor a aplicar, como já deves ter percebido, sou um pouco leigo na matéria. Sinceramente nem sabia que a Casal tinha tanta versatilidade de motores. Para mim era o de 2, o de 4, o de 5 e o da RZ (6). Agora fizeram o favor de me confundir ainda mais! Inicialmente estava com a ideia do motor de 5 antigo (aquele mais redondinho), porque nem sabia que existiam mais motores. Já tinha noção que o motor refrigerado a água seria mais avançado, mas sempre achei que seria um motor demasiado "grande" para a mota, visto ter que lhe aplicar o radiador. Queria torná-la o mais "leve" possível e manter a estética original. Agora com a colaboração do Paulo, apercebi-me que haveriam motores mais idênticos ao original de 2 velocidades (em termos de carteres) e isso seria o ideal para mim. Gostei mesmo muito daquele último motor apresentado de 5 velocidades, mas visto que ele é muito difícil de arranjar vou ter que procurar uma outra solução... | |
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BelMa
Mensagens : 331 Pontos : 7120 Idade : 40 Localização : Lousada - Porto Humor : Bem-disposto. lol Data de inscrição : 05/02/2015
| Assunto: Re: White Boss Seg Nov 16, 2015 1:03 pm | |
| - RubenC escreveu:
- Se fosse para mim utilizava um motor arrefecido a ar se nao quisesses ter muito trabalho em meter radiador e isso , se isso nao fosse problema ia para um de radiador admissão ao cilindro por lamelas ou ao carter, sempre escolhendo motor de 6
Queria tornar a tarefa o mais simples possível, claro! Mas também gostava me lhe meter uma caixa de 6 velocidades, visto toda a gente dar boas referências da mesma. Óptimo óptimo era meter-lhe o motor de 6 velocidades, mas com um cilindro de 5. Será isso possível? Daí eu ter falado na tal possibilidade de pegar no motor da Super Boss e meter-lhe uma caixa de 6! Assim ficava com um motor com a tal caixa de 6 tão cobiçada e não precisava de lhe aplicar o radiador nem o "berço". Ficava com a mota mais "leve"... | |
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BelMa
Mensagens : 331 Pontos : 7120 Idade : 40 Localização : Lousada - Porto Humor : Bem-disposto. lol Data de inscrição : 05/02/2015
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BelMa
Mensagens : 331 Pontos : 7120 Idade : 40 Localização : Lousada - Porto Humor : Bem-disposto. lol Data de inscrição : 05/02/2015
| Assunto: Motores Seg Nov 16, 2015 1:15 pm | |
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BelMa
Mensagens : 331 Pontos : 7120 Idade : 40 Localização : Lousada - Porto Humor : Bem-disposto. lol Data de inscrição : 05/02/2015
| Assunto: Re: White Boss Seg Nov 16, 2015 1:21 pm | |
| Não sei porque raio as fotografias aparecem de pernas para o ar, mas não consigo resolver o problema. ... Adiante... O motor, óbviamente, não está grande coisa. Terá recuperação? O radiador parece já ter levado também uma intervenção cirúrgica, mas isso à partida resolve-se facilmente... Curiosidade: Será possível aplicar um outro radiador neste motor? Tipo de uma DT, de uma scooter, etc? ... Haverá possibilidade de aproveitar pelo menos a caixa deste para fazer a tal aplicação no motor da Super Boss(M109?) Os encaixes e apertos são idênticos? | |
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paulo Marques
Mensagens : 212 Pontos : 7487 Idade : 52 Localização : ourem Humor : o melhor possivel Data de inscrição : 23/06/2014
| Assunto: Re: White Boss Seg Nov 16, 2015 1:27 pm | |
| se procurares no olx ou custo justo ,com certeza encontras perto da tua zona um motor em melhor estado . radiador dt ? a mota com a vergonha era capaz colar . se alterares a furação do casal 6 também dá , é mais fácil que trocar uma caixa de velocidades . com o cilindro de lamelas era capaz de ficar engraçado .
Última edição por paulo Marques em Seg Nov 16, 2015 1:45 pm, editado 1 vez(es) | |
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BelMa
Mensagens : 331 Pontos : 7120 Idade : 40 Localização : Lousada - Porto Humor : Bem-disposto. lol Data de inscrição : 05/02/2015
| Assunto: Re: White Boss Seg Nov 16, 2015 1:40 pm | |
| - paulo Marques escreveu:
- se alterares a furação do casal 6 também dá , é mais fácil que trocar uma caixa de velocidades .
com o cilindro de lamelas era capaz de ficar engraçado . Boas Paulo! Como assim, alterar a furação? Eh Eh! Quando se fala em alterações o pessoal assume sempre que vamos transformar uma Boss numa máquina infernal! Acredito que com o cilindro de lamelas ficasse qualquer coisa. Mas não é mesmo minha ideia por a mota a dar "coças" a DTs e afins. Até porque se o fizesse, depois ia ficar sem travões para a mota. Ou então, ia ter que começar a pensar em alterações também ao nivel dos travões e isso já seria pensar muito à frente. Como dito anteriormente, só queria mesmo a mota um pouco mais "expedita". | |
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