CLUBCASALEIRO
Bem vindo Casaleiro.
CLUBCASALEIRO
Bem vindo Casaleiro.
CLUBCASALEIRO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CLUBCASALEIRO


 
InícioGaleriaÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Inicio do restauro EFS TITAN

Ir para baixo 
+3
Carlos Ferreira
Tiago.rocha
RubenC
7 participantes
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
Carlos Ferreira

Carlos Ferreira


Mensagens : 114
Pontos : 7352
Idade : 53
Localização : Moreira de Cónegos - Guimarães
Humor : às vezes
Data de inscrição : 03/06/2014

Inicio do restauro EFS TITAN  Empty
MensagemAssunto: Inicio do restauro EFS TITAN    Inicio do restauro EFS TITAN  Icon_minitimeSeg Jan 23, 2017 11:24 pm

Boa noite,
Este fim de semana adquiri uma motorizada que me andava a desafiar a algum tempo, trata-se de uma EFS TITAN com motor de CASAL de 4V de 1966, cuja primeira velocidade é para cima, adquiri estas informações com a ajuda do nosso amigo F. Nunes, a quem agradeço.
A minha intenção é voltar a por-la como nova e original, mas para isso vou precisar de ajuda, desconheço completamente o modelo, nunca tinha visto aquele símbolo do depósito e não sei como era a pintura de origem, penso que as actuais cores dela já foram alteradas durante o seu longo período de vida.
Aparentemente está completa, só lhe falta a parte de trás do resguardo da corrente (penso que se chama de cavaco), onde soldaram uma chapa para fazer o lugar deste, isso vou ter de corrigir. Os amortecedores de trás, também não sei se são originais, tenho visto modelos que rondam o ano da minha e têm amortecedores todos cromados, cuja a mola fica escondida no interior.
O restauro não vai ser para iniciar já, infelizmente ainda não chovem notas, mas vou acumulando informação para quando der inicio não restarem muitas duvidas.
Só em cromados vai ser uma pipa de massa...Shocked
Deixo aqui umas fotos e aguardo comentários e ajudas também Very Happy
Inicio do restauro EFS TITAN  Jii7uh
Inicio do restauro EFS TITAN  Jr88cw
Inicio do restauro EFS TITAN  Nv33x0
Inicio do restauro EFS TITAN  Kb6t77
Inicio do restauro EFS TITAN  4hxgr9
Inicio do restauro EFS TITAN  Rh9a50
Cumprimentos,
Carlos Ferreira


Última edição por Carlos Ferreira em Sáb Jan 28, 2017 12:35 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
F Nunes

F Nunes


Mensagens : 11579
Pontos : 24020
Idade : 53
Localização : cartaxo
Humor : Sempre Casal
Data de inscrição : 15/03/2012

Inicio do restauro EFS TITAN  Empty
MensagemAssunto: Re: Inicio do restauro EFS TITAN    Inicio do restauro EFS TITAN  Icon_minitimeTer Jan 24, 2017 8:05 pm

acrescento alguns pormenores a ter em conta a pintura parece me original, os guarda lamas nao são originais tal como o farolim de trás, o apoio superior do motor no quadro parece me ter sido refeito

põe mais fotos de pormenor, por exemplo do guiador etc...

_________________
F.Nunes

CASAL SEMPRE
Ir para o topo Ir para baixo
Carlos Ferreira

Carlos Ferreira


Mensagens : 114
Pontos : 7352
Idade : 53
Localização : Moreira de Cónegos - Guimarães
Humor : às vezes
Data de inscrição : 03/06/2014

Inicio do restauro EFS TITAN  Empty
MensagemAssunto: Re: Inicio do restauro EFS TITAN    Inicio do restauro EFS TITAN  Icon_minitimeTer Jan 24, 2017 10:20 pm

Boa noite F. Nunes,
No tópico Compras pedi opinião aos entendidos para me aconselhar sobre a EFS TITAN que tinha visto à venda e que eu referi não conhecer o modelo, aliás o tópico até se chama "modelo desconhecido", e em resposta postou a seguinte frase "aparentemente confirma se ser de 1ª para cima e isso acrescenta lhe interesse/valor" e agora diz-me que ela não está original depois de ter feito a compra, porque não me alertou logo na altura, tinha publicado várias fotos onde se via a motorizada completa.
O que o faz dizer que não está original, porque diz que os guarda lamas e farolim não são originais e que o suporte do motor foi alterado?
Tem alguma foto de um modelo igual que me possa enviar para ver como ele é originalmente.
O que tem de ser feito para a alterar e a tornar original?
Aqui fica uma foto do guiador.
Inicio do restauro EFS TITAN  28saduc
Cumprimentos,
Carlos Ferreira
Ir para o topo Ir para baixo
Carlos Ferreira

Carlos Ferreira


Mensagens : 114
Pontos : 7352
Idade : 53
Localização : Moreira de Cónegos - Guimarães
Humor : às vezes
Data de inscrição : 03/06/2014

Inicio do restauro EFS TITAN  Empty
MensagemAssunto: Re: Inicio do restauro EFS TITAN    Inicio do restauro EFS TITAN  Icon_minitimeTer Jan 24, 2017 10:54 pm

F. Nunes,

Os guarda lamas são iguais a este modelo e o farolim de trás também? Tirou-me o sono Crying or Very sad
Inicio do restauro EFS TITAN  10dxdvq
Ir para o topo Ir para baixo
F Nunes

F Nunes


Mensagens : 11579
Pontos : 24020
Idade : 53
Localização : cartaxo
Humor : Sempre Casal
Data de inscrição : 15/03/2012

Inicio do restauro EFS TITAN  Empty
MensagemAssunto: Re: Inicio do restauro EFS TITAN    Inicio do restauro EFS TITAN  Icon_minitimeQua Jan 25, 2017 7:49 pm

continuo a dizer para mim trata se de uma maquina muito interessante e com valor acrescentado por ter esse motor.
na altura nao comentei que nao estava totalmente original por nao me parecer relevante, tal como nao comentei que seria bom negocio para ganhar €, pois parto do principio que tal como eu o interesse é a maquina que se gosta, se a ideia for ganhar € o melhor será optar por outro género de negocio.
eu gosto de ajudar com base nos meus conhecimentos, mas a que ter em conta que posso estar errado logo responsabilizar me por nao ter feito um comentário sobre o qual nem sequer fui consultado parece me no mínimo descabido.
em principio sim serão iguais ou no mínimo muito parecidos, já o farolim pode nao ser esse
numa maquina como esta com a idade/uso que tem é perfeitamente normal que algumas peças tenham sido alteradas e mesmo que haja "enxertos" caseiros
restaurar uma motorizada nao é barato nem fácil por isso ser habitual o comentário nao é para quem quer é para quem gosta, e só quem gosta sabe dar o valor a um bom trabalho

a respeito do guiador, os punhos "borracha" definitivamente nao são originais, e aparentemente a certa altura terão sido aplicados piscas


_________________
F.Nunes

CASAL SEMPRE
Ir para o topo Ir para baixo
Carlos Ferreira

Carlos Ferreira


Mensagens : 114
Pontos : 7352
Idade : 53
Localização : Moreira de Cónegos - Guimarães
Humor : às vezes
Data de inscrição : 03/06/2014

Inicio do restauro EFS TITAN  Empty
MensagemAssunto: Re: Inicio do restauro EFS TITAN    Inicio do restauro EFS TITAN  Icon_minitimeQua Jan 25, 2017 8:36 pm

Boa noite F.Nunes,
Não a ideia não é ganhar dinheiro, quero restaura-la para mim. Assim como ja fiz com a minha Vespa, que possuo actualmente e com uma Boss de um sobrinho, que contra a minha vontade não ficou com a pintura original. Se calhar expressei-me mal quando pedi opinião da mota, a minha ideia era querer saber a opinião de quem conhecia o modelo, se valeria a pena o investimento.
Se me tivessem dito que para a por original teria de adquirir outros guarda lamas, se calhar não a tinha comprado, ja andei a investigar por alto mas os dois guarda lamas passam dos 100€, agora somando a pintura e cromagem dos suportes... Agora está feito, está feito. F. Nunes não me leve a mal mas o comentário que fez, ao dizer que algumas peças não eram originais, era isso que esperava aquando dos meus primeiros posts e fotos no tópico: Compras - modelo desconhecido.
Bem vou ter de procurar 2 guarda lamas, remover o suporte central do motor, parece que a efs 120m modelo de luxo com motor casal não tem, confirmam? encontrar um cavaco para este guarda corrente, remover o comando dos piscas, qual o farolim original? que mais sugerem?
Obrigado, pela ajuda.
Vou ver se não ha mais mal entendidos
Ir para o topo Ir para baixo
F Nunes

F Nunes


Mensagens : 11579
Pontos : 24020
Idade : 53
Localização : cartaxo
Humor : Sempre Casal
Data de inscrição : 15/03/2012

Inicio do restauro EFS TITAN  Empty
MensagemAssunto: Re: Inicio do restauro EFS TITAN    Inicio do restauro EFS TITAN  Icon_minitimeQua Jan 25, 2017 9:11 pm

Boa noite Carlos

"Se calhar expressei-me mal quando pedi opinião da mota, a minha ideia era querer saber a opinião de quem conhecia o modelo, se valeria a pena o investimento."

o valor é muito relativo e talves ai resida o meu erro pois tal como faço sempre limitei me a dar a minha opinião, e olhei para as fotos na minha perspectiva se fosse para mim comprava sem pensar 2 vezes pois o estado geral pareceu me bom, se tivesse os guarda lamas originais mas com podres ( normal nestas maquinas ) o mais provável seria ter de comprar outros ou gastar na reparação valor idêntico ou mesmo superior,

os mal entendidos acontecem e resolvem se, na minha opinião esta maquina merece um restauro 100% original, na questão de valores a gastar é relativo pois depende do que será feito em casa ou a mandar para fora, tal como no material algumas coisas nao compensa recuperar mais vale meter novo, noutros casos pesquisar compensa, caso dos guarda lamas mas sem precipitações pois esta pode nao usar os da 120 remover o suporte ou qualquer outro componente só depois de devidamente identificado que nao pertence

em primeiro lugar pesquisar fotos de maquinas restauradas para comparar, na pesquisa que já fiz nao encontrei o suficiente para poder por aqui fotos mas com paciência aparecem
tal como o material a adquirir pesquisando aparece na net ou nas feiras de clássicos

o ideal será dizer exactamente o que pretende fazer um restauro 100% ou apenas lavar a cara ?

desmontar toda para poder fazer um levantamento do que será para reparar, e do que será para comprar novo/usado

fazer pesquisa de maquinas restauradas com qualidade para evitar equívocos, nesta parte posso ajudar desde já, tal como na questão dos guarda lamas e cavaco, farolim, amortecedores etc...

mas principalmente a que ter muita paciência e tempo para evitar erros desnecessários

peço desculpa por nao ter interpretado correctamente o pedido de ajuda e se com isso o induzi em erro, mas no que eu puder ajudar estou disponível

_________________
F.Nunes

CASAL SEMPRE
Ir para o topo Ir para baixo
Carlos Ferreira

Carlos Ferreira


Mensagens : 114
Pontos : 7352
Idade : 53
Localização : Moreira de Cónegos - Guimarães
Humor : às vezes
Data de inscrição : 03/06/2014

Inicio do restauro EFS TITAN  Empty
MensagemAssunto: Re: Inicio do restauro EFS TITAN    Inicio do restauro EFS TITAN  Icon_minitimeQui Jan 26, 2017 12:13 am

Boa noite,
O restauro não irá ter inicio imediato, a primeira fase era a aquisição da máquina, que já foi concretizada, a segunda fase é investigação sobre o modelo original, tal como peças não originais que devem ser substituídas, cores originais, etc... , terceira fase inicio da aquisição das peças para substituição e quarta e ultima fase o restauro de uma ponta a outra, incluindo abertura do motor para substituição de rolamentos, retentores, certamente pistão e o que surgir mais que já não esteja nas melhores condições. A pintura pretendo fazê-la eu, tal como a decapagem química e a jato de areia, polimento dos alumínios. Só quero entregar fora a zincagem de pequenas peças, tais como parafusos, molas, etc... e a cromagem.
Vou ter de avaliar o que compensa mais, cromar ou comprar novo, os aros por exemplo, não sei o que fica mais barato comprar novo ou mandar cromar os da mota?
Quanto a informação sobre o modelo, não consigo encontrar grande coisa no google, aparece uma ou outra foto principalmente nos sites de venda on-line, e em todas ela verifico, guarda lamas pintados isso não há duvidas, com os suportes cromados (mas há vários modelos), não têm o suporte central do motor, o filtro do ar está desencostado da caixa de ferramentas, enquanto que na minha está completamente encostado, não passa uma folha de papel entre os dois, e também não consigo descobrir qual o farolim original, mas devagarinho lá chegarei com a ajuda de todos é claro.
Deixo aqui umas fotos do que já encontrei.
Inicio do restauro EFS TITAN  Eizw4
Inicio do restauro EFS TITAN  2ia36h0
Inicio do restauro EFS TITAN  Jzfdph
Inicio do restauro EFS TITAN  W6yrg1
Cumprimentos,
Carlos Ferreira
Ir para o topo Ir para baixo
F Nunes

F Nunes


Mensagens : 11579
Pontos : 24020
Idade : 53
Localização : cartaxo
Humor : Sempre Casal
Data de inscrição : 15/03/2012

Inicio do restauro EFS TITAN  Empty
MensagemAssunto: Re: Inicio do restauro EFS TITAN    Inicio do restauro EFS TITAN  Icon_minitimeQui Jan 26, 2017 7:23 pm

Boa tarde
"Zincagem de parafusos" a maioria são vulgares M6 e M8, caso a analisar na desmontagem

aros novos são muito mais baratos, excepto nos casos que nao existe a medida, nesse caso os pneus são 2.75-17 correcto?

pois a informação é realmente escassa mas aparece

estas fotos são de EFS 120 excepto a penúltima que nao consegui identificar
sim guarda lamas pintados e astes cromadas falta descobrir é o modelo dos guarda lamas ( poderá nao ser este embora a partida seja )
quanto ao apoio superior depois de tirar o deposito será mais fácil de perceber se o enxerto e total ou parcial ( essa tem o apoio cromado da EFS )
o filtro de ar pode ate estar correcto os antigos eram mais altos, normalmente mete se novo é mais baixo logo fica afastado
ver no corpo do filtro se tem o emblema da CASAL
poderá dar se o caso da caixa de ferramentas nao estar na posição correta abrindo a tampa lateral deve dar para perceber se a furacão foi alterado ou esta rasgada

o farolim a pesquisa dirá qual é

a pesquisa tem de ser muito filtrada pois nem sempre as maquinas restauradas estão 100% correctas

a cor original da maquina normalmente consegue se no interior das peças tal como no canal do deposito que entra no quadro essa mesma zona do quadro caixa de ferramentas etc...

na desmontagem é muito importante fazer muitas fotos, facilita muito na montagem e pormenores de cores

_________________
F.Nunes

CASAL SEMPRE
Ir para o topo Ir para baixo
Carlos Ferreira

Carlos Ferreira


Mensagens : 114
Pontos : 7352
Idade : 53
Localização : Moreira de Cónegos - Guimarães
Humor : às vezes
Data de inscrição : 03/06/2014

Inicio do restauro EFS TITAN  Empty
MensagemAssunto: Re: Inicio do restauro EFS TITAN    Inicio do restauro EFS TITAN  Icon_minitimeSex Jan 27, 2017 12:18 am

Boa noite,
Respondendo ás suas perguntas, sim tenho mandado zincar os parafusos que são originais nos outros restauros, tais como os parafusos do motor, e outros que não são vulgares, os M6 e M8 costumo meter em inox, assim como pequenas outras peças que não são, nem pintadas, nem cromadas também mando zincar.
Confirmo que os pneus são 17X2.75.
A penúltima foto está identificada como EFS turbo tel-star (se meter esta informação no google em imagens é a primeira foto que lhe aparece), mas aparentemente é igual em tudo à EFS 120, menos no símbolo do depósito.
Quanto aos guarda lamas vou tentar descobrir com mais calma quais são os originais e o farolim também.
Quando tirar o depósito já se vê se o apoio foi uma aplicação ou se foi uma reparação, mas acho difícil haver necessidade de substituir tal apoio, a grossura da chapa que os compõe é bastante grossa nos originais e haveriam peças de chapa mais fina que se degradariam mais depressa do que esta, digo eu, mas logo se vê.
Quanto ao filtro de ar estar encostado à caixa de ferramentas, deve-se ao recuo do motor, vê-se que o buraco do parafuso superior do apoio do motor ao quadro, foi rasgado para inclinar o motor para trás, talvez por causa do tal apoio ter sido mal aplicado por baixo do depósito e o furo não ter ficado no sitio correcto, mas no próximo fim de semana já lhe retiro o parafuso do apoio e solto o outro parafuso do quadro para ver se o motor se desloca para baixo, para o sitio correcto e o filtro desencosta da caixa de ferramentas, abaixo envio umas fotos.
A cor original está visível dentro da caixa de ferramentas, esta não esteve exposta ao sol e por isso não descoloriu tanto.
Vou continuar as pesquisas, obrigado pela ajuda Wink
Inicio do restauro EFS TITAN  259h0g3
Inicio do restauro EFS TITAN  316vgvk

Ir para o topo Ir para baixo
F Nunes

F Nunes


Mensagens : 11579
Pontos : 24020
Idade : 53
Localização : cartaxo
Humor : Sempre Casal
Data de inscrição : 15/03/2012

Inicio do restauro EFS TITAN  Empty
MensagemAssunto: Re: Inicio do restauro EFS TITAN    Inicio do restauro EFS TITAN  Icon_minitimeSex Jan 27, 2017 7:52 pm

Boa tarde

muito provavelmente o apoio foi adaptado para evitar a oscilação do motor, oscilação essa que terá sido responsável pela localização dos furos nos apoios, ou poderá ser muito mais complexo e essa alteração ter sido feita por exemplo para "afastar" a corrente da escora
este apoio pode ter partido devido a vibração (duvido mas )
o filtro esta explicado em parte a altura dele também ajuda
e foto da cor original ?
também estou a pesquisar em principio no fim de semana terei mais disponibilidade

" A penúltima foto está identificada como EFS turbo tel-star (se meter esta informação no google em imagens é a primeira foto que lhe aparece), mas aparentemente é igual em tudo à EFS 120, menos no símbolo do depósito."

era normal os armazenistas comprarem as maquinas e meterem marca própria, mas partir desse pressuposto pode levar a erro, e como nao se trata de assunto de máxima urgência
vamos pesquisando ade aparecer fotos suficientemente boas para ter certezas, este tipo de pesquisa e lenta e demorada mas compensa, pesquisa directa/simples no google funciona perfeitamente noutros casos neste terá de ser mais exaustiva e filtrada

a marca Titan estava ligada ao SR. João Casal, e tenho ideia de ter já lido algo sobre ela, quando encontrar ponho aqui

_________________
F.Nunes

CASAL SEMPRE
Ir para o topo Ir para baixo
Carlos Ferreira

Carlos Ferreira


Mensagens : 114
Pontos : 7352
Idade : 53
Localização : Moreira de Cónegos - Guimarães
Humor : às vezes
Data de inscrição : 03/06/2014

Inicio do restauro EFS TITAN  Empty
MensagemAssunto: Re: Inicio do restauro EFS TITAN    Inicio do restauro EFS TITAN  Icon_minitimeSex Jan 27, 2017 8:54 pm

Boa noite,
A final a minha teoria estava errada, o motor está no devido sitio, digo isto porque ele tem 4 apoios, 2 na parte de trás, um outro à frente por baixo (abaixo envio fotos) e o 4º por baixo do depósito (o tal que tenho duvidas se é original ou não), por isso os outros 3 apoios não deixam o motor nem recuar nem avançar, ele tem de estar obrigatoriamente no local correcto. Quanto ao suporte que está rasgado, pode ter sido um parafuso desapertado e ter rompido a chapa e alargado a furação, mas na desmontagem já verifico melhor. Agora volta a surgir a duvida do filtro estar encostado à caixa de ferramentas, ou o filtro não é original e por isso tem dimensões diferentes, ou não sei... Question
A caixa de ferramentas está no devido sitio.
Este fim de semana vou ver se descubro o que poderá ser.
Suporte inferior da frente:
Inicio do restauro EFS TITAN  1zw28om
Inicio do restauro EFS TITAN  2mi3qex
Suporte inferior de trás:
Inicio do restauro EFS TITAN  2qd2a6s
Suporte superior de trás:
Inicio do restauro EFS TITAN  S1jlnc
Filtro do ar encostado à caixa de ferramentas:
Inicio do restauro EFS TITAN  25a6wpy
Parafusos de fixação da caixa de ferramentas no respectivo lugar:
Inicio do restauro EFS TITAN  2e1asrd
Inicio do restauro EFS TITAN  Adzzv6
Cor do interior da caixa de ferramentas:
Inicio do restauro EFS TITAN  2ihvurq
Cumprimentos,
Carlos Ferreira
Ir para o topo Ir para baixo
F Nunes

F Nunes


Mensagens : 11579
Pontos : 24020
Idade : 53
Localização : cartaxo
Humor : Sempre Casal
Data de inscrição : 15/03/2012

Inicio do restauro EFS TITAN  Empty
MensagemAssunto: Re: Inicio do restauro EFS TITAN    Inicio do restauro EFS TITAN  Icon_minitimeSáb Jan 28, 2017 9:15 pm

este pormenor da cor reforça a minha ideia de a pintura ser maioritariamente a original

essa questão do filtro esta realmente estranha ( lembro me que na minha Mopede o filtro ficava próximo da caixa mas nao tanto assim )

_________________
F.Nunes

CASAL SEMPRE
Ir para o topo Ir para baixo
F Nunes

F Nunes


Mensagens : 11579
Pontos : 24020
Idade : 53
Localização : cartaxo
Humor : Sempre Casal
Data de inscrição : 15/03/2012

Inicio do restauro EFS TITAN  Empty
MensagemAssunto: Re: Inicio do restauro EFS TITAN    Inicio do restauro EFS TITAN  Icon_minitimeDom Jan 29, 2017 8:24 pm

na pesquisa que estive a fazer percebi que a Titan usou montagens da Vilar e EFS, embora no site http://www.motosdeportugal.com/pt/marcas/titan refiram Famel creio que se trate de engano e devesse dizer EFS

do pouco quase nada que encontrei da marca, nesta versão EFS tudo indica que fosse realmente a 120 M restando ainda descobrir se mantinham a decoração o que me parece provável pois as borrachas do deposito indicam isso, o farolim que também me parece ser o pequeno

esta configuração, com motor Casal,excepto a nível de pintura que essa parece me original

Inicio do restauro EFS TITAN  2ia36h0

_________________
F.Nunes

CASAL SEMPRE
Ir para o topo Ir para baixo
RubenC




Mensagens : 73
Pontos : 6699
Idade : 30
Localização : leiria
Humor : nice
Data de inscrição : 05/05/2015

Inicio do restauro EFS TITAN  Empty
MensagemAssunto: Re: Inicio do restauro EFS TITAN    Inicio do restauro EFS TITAN  Icon_minitimeSeg Jan 30, 2017 2:47 am

Se precisar tenho os amortecedores, porventura o cavaco, e se calhar os guarda lamas
Ir para o topo Ir para baixo
Carlos Ferreira

Carlos Ferreira


Mensagens : 114
Pontos : 7352
Idade : 53
Localização : Moreira de Cónegos - Guimarães
Humor : às vezes
Data de inscrição : 03/06/2014

Inicio do restauro EFS TITAN  Empty
MensagemAssunto: Re: Inicio do restauro EFS TITAN    Inicio do restauro EFS TITAN  Icon_minitimeSeg Jan 30, 2017 10:41 pm

Boa noite,

Obrigado Ruben pela ajuda, podemos continuar a falar por MP ou se quiser podemos falar livremente aqui no forum, a decisão é sua.

Em relação ao filtro do ar, este fim de semana abrandei os parafusos todos que suportam o motor e tentei deslocar este para ver a folga que tinha, se seria o motivo pelo filtro estar tão encostado à caixa de ferramentas, negativo, a folga é praticamente nula. Consegui tirar o filtro à força, porque ele está rasgado onde prende ao carburador e a conclusão a que cheguei é que aquele filtro não pertence ali, encontrei uns mais pequenos/baixos na net, abaixo envio imagem, penso que deve ser este o original.

Retirei o parafuso do apoio do motor por baixo do depósito e posso dizer que as vibrações do motor são as mesmas, não noto nem, mais nem menos.
Após visualizar uma série de modelos diferentes no google tenho verificado que só usam este apoio por baixo do depósito os modelos que não têm o apoio inferior da frente (abaixo envio uma foto de uma)

F. Nunes também passei grande parte do fim de semana a pesquisar e não se encontra grande coisa acerca das Titan, mas vou continuar a tentar, o restauro é para se ir fazendo Very Happy
Vou-me basear no modelo que enviou para remodelar a minha, acho-a muito espectacular, mas claro em azul.
Abaixo deixo umas imagens:
Dos filtros, o do centro é o que digo que deve ser o original:
Inicio do restauro EFS TITAN  2zxtwtf
EFS CASAL sem o apoio inferior da frente e com apoio por baixo do depósito:
Inicio do restauro EFS TITAN  Oteslj
Adoro as cores desta, principalmente o azul, acham que me posso atrever?
Inicio do restauro EFS TITAN  29axlbd

Cumprimentos,
Carlos Ferreira
Ir para o topo Ir para baixo
F Nunes

F Nunes


Mensagens : 11579
Pontos : 24020
Idade : 53
Localização : cartaxo
Humor : Sempre Casal
Data de inscrição : 15/03/2012

Inicio do restauro EFS TITAN  Empty
MensagemAssunto: Re: Inicio do restauro EFS TITAN    Inicio do restauro EFS TITAN  Icon_minitimeTer Jan 31, 2017 7:01 pm

o filtro original tinha o "emblema" casal antigo meter esse mais curto nao altera nem desvirtua nada e fica visualmente melhor isto na minha opinião, era o que eu fazia

sim também me parece correcto nao tendo em baixo passa a ter em cima e vice versa

Muito bonita esta Aidam estranho é que a maioria dos cromados parece me terem sido pintados Exclamation

na sua eu pessoalmente optava por manter o tom de cor original, mas se decidir alterar também nao me parece que fique mal
nos restauros raramente são respeitadas 100% as características originais umas vezes por desconhecimento outras por opção


_________________
F.Nunes

CASAL SEMPRE
Ir para o topo Ir para baixo
Carlos Ferreira

Carlos Ferreira


Mensagens : 114
Pontos : 7352
Idade : 53
Localização : Moreira de Cónegos - Guimarães
Humor : às vezes
Data de inscrição : 03/06/2014

Inicio do restauro EFS TITAN  Empty
MensagemAssunto: Re: Inicio do restauro EFS TITAN    Inicio do restauro EFS TITAN  Icon_minitimeTer Jan 31, 2017 9:59 pm

Boa noite,

Bem, parece que está determinado o modelo e quais as peças originais para a minha nova máquina, agora devagarinho vou iniciar o restauro, e quanto à pintura tenho muito tempo para pensar nela, mas aquele azul da AIDAM não me sai da cabeça I love you
Já retirei a tampa do kicks, pois este está com bastante folga e nem sequer fica na vertical quando está recolhido, vou ter de mudar a mola e encher com solda à volta do encaixe da esfera, este está rompido/rasgado e não ajuda a manter o kicks direito, o parafuso também está muito rompido e os furos onde ele entra também estão ovalizados, vou certamente ter de lhe passar uma broca com um diâmetro acima e meter um parafuso que entre bem justo, nem que seja preciso fabricá-lo, já agora mais uma duvida, o kicks é curvo, este passa para baixa do pisa pés ou bate neste como nos motores com kicks direito?
O kicks curvo da minha maquina:
Inicio do restauro EFS TITAN  4hxgr9

O kicks direito:
Inicio do restauro EFS TITAN  6i9q4w

Cumprimentos,
Carlos Ferreira
Ir para o topo Ir para baixo
F Nunes

F Nunes


Mensagens : 11579
Pontos : 24020
Idade : 53
Localização : cartaxo
Humor : Sempre Casal
Data de inscrição : 15/03/2012

Inicio do restauro EFS TITAN  Empty
MensagemAssunto: Re: Inicio do restauro EFS TITAN    Inicio do restauro EFS TITAN  Icon_minitimeQua Fev 01, 2017 8:32 pm

esse kick tenho ideia que usa uma cavilha elástica e nao parafuso, a confirmar pois nao tenho certeza absoluta

o kick passa ao lado do poisa pés, na minha passava isso tenho a certeza, a minha tinha montagem Vilar bastante idêntica a esta EFS

_________________
F.Nunes

CASAL SEMPRE
Ir para o topo Ir para baixo
Carlos Ferreira

Carlos Ferreira


Mensagens : 114
Pontos : 7352
Idade : 53
Localização : Moreira de Cónegos - Guimarães
Humor : às vezes
Data de inscrição : 03/06/2014

Inicio do restauro EFS TITAN  Empty
MensagemAssunto: Re: Inicio do restauro EFS TITAN    Inicio do restauro EFS TITAN  Icon_minitimeQui Fev 02, 2017 12:01 am

Boas,

Tem toda a razão, é cavilha elástica sim senhor:

Cavilha elástica:
Inicio do restauro EFS TITAN  30ic761

Aqui está a prova:
Inicio do restauro EFS TITAN  28khjja

Mas de qualquer das maneiras vou ter de acertar o diâmetro do furos numa ponta está mais largo do que na outra, e assim haverá sempre folgas.
O Kicks passa para baixo do pisa pés, mas vou ter tirar as folgas da cavilha muito certinho porque senão vais ficar a pegar ou mesmo a bater.

Hoje estou com pressa, e por isso já não tenho tempo para expor uma outra situação, mas amanhã queria voltar a falar sobre o guarda lamas da frente e dos seus suportes na forqueta.

Cumprimentos,
Carlos Ferreira
Ir para o topo Ir para baixo
F Nunes

F Nunes


Mensagens : 11579
Pontos : 24020
Idade : 53
Localização : cartaxo
Humor : Sempre Casal
Data de inscrição : 15/03/2012

Inicio do restauro EFS TITAN  Empty
MensagemAssunto: Re: Inicio do restauro EFS TITAN    Inicio do restauro EFS TITAN  Icon_minitimeQui Fev 02, 2017 6:50 pm

Bem me parecia lol!

venha essa duvida espero conseguir ajudar

_________________
F.Nunes

CASAL SEMPRE
Ir para o topo Ir para baixo
Carlos Ferreira

Carlos Ferreira


Mensagens : 114
Pontos : 7352
Idade : 53
Localização : Moreira de Cónegos - Guimarães
Humor : às vezes
Data de inscrição : 03/06/2014

Inicio do restauro EFS TITAN  Empty
MensagemAssunto: Re: Inicio do restauro EFS TITAN    Inicio do restauro EFS TITAN  Icon_minitimeSex Fev 03, 2017 12:56 am

Boas,

Então cá vai, tenho andado a pesquisar quais os guarda lamas para este preciso modelo, preciso começar a ver preços e a fazer compras, mas não tem sido fácil porque dá-me a parecer que não havia uma regra estipulada, tenho visto varias EFS 120m com motor casal igual à minha e com modelos de guarda lamas diferentes umas das outras, mesmo a nível dos amortecedores da frente tanto nos suportes do guarda lamas como da roda, ora vejam:
A frente da minha (sem duvida que o guarda lamas foi adaptado):
Inicio do restauro EFS TITAN  5d2kjm
Inicio do restauro EFS TITAN  2nkt92c
A frente de outras 120m:
Inicio do restauro EFS TITAN  Rjglmq
Inicio do restauro EFS TITAN  2n8dlht
A unica que vejo mais parecida a nivel de suportes ainda é esta, mas a foto tem pouca qualidade para confirmar:
Inicio do restauro EFS TITAN  2ia36h0
E esta Vilar, mas será possível terem trocado a suspensão da frente, haverá maneira de descobrir, ou a EFS terá usado componentes vários para montar as suas motos?
Inicio do restauro EFS TITAN  Dvq8hy
Ir para o topo Ir para baixo
F Nunes

F Nunes


Mensagens : 11579
Pontos : 24020
Idade : 53
Localização : cartaxo
Humor : Sempre Casal
Data de inscrição : 15/03/2012

Inicio do restauro EFS TITAN  Empty
MensagemAssunto: Re: Inicio do restauro EFS TITAN    Inicio do restauro EFS TITAN  Icon_minitimeSex Fev 03, 2017 11:03 pm

sim foi adaptado um Macal, as diferenças sim aconteciam e neste caso procurar especificamente com motor casal nao será a melhor ideia pois saia também com o Zundapp, amanha na feira vou tentar falar com o Carlos Martins / Old Moped sobre este assunto

_________________
F.Nunes

CASAL SEMPRE
Ir para o topo Ir para baixo
Carlos Ferreira

Carlos Ferreira


Mensagens : 114
Pontos : 7352
Idade : 53
Localização : Moreira de Cónegos - Guimarães
Humor : às vezes
Data de inscrição : 03/06/2014

Inicio do restauro EFS TITAN  Empty
MensagemAssunto: Re: Inicio do restauro EFS TITAN    Inicio do restauro EFS TITAN  Icon_minitimeSex Fev 03, 2017 11:28 pm

MensagemAssunto: Re: Inicio do restauro EFS TITAN    Dom Jan 29, 2017 7:24 pm Responder com citação
na pesquisa que estive a fazer percebi que a Titan usou montagens da Vilar e EFS, embora no site http://www.motosdeportugal.com/pt/marcas/titan refiram Famel creio que se trate de engano e devesse dizer EFS

Boa noite F. Nunes,
Lembrei-me que na mensagem que me enviou no dia 29/01 anexou um link sobre a Titan, no qual dizia que este modelo usava montagens da Vilar e Macal, não será mesmo esta forqueta original?
Sei que estou a ser mesquinha, mas já que vou ter de gastar dinheiro nela gostava de fazer um restauro de peças originais.
Nas muitas pesquisas que tenho feito o que acho mais estranho é que não encontro uma única imagem de uma mota com o mesmo símbolo que a minha tem no depósito e que acho espectacular, este é em latão ou talvez cobre, era pintado, porque ainda há lá zonas onde se vê alguma cor, também gostava de pintar este como era originalmente.
Inicio do restauro EFS TITAN  10qyo1g
Obrigado pela ajuda.
Já agora onde é a feira?
Ir para o topo Ir para baixo
F Nunes

F Nunes


Mensagens : 11579
Pontos : 24020
Idade : 53
Localização : cartaxo
Humor : Sempre Casal
Data de inscrição : 15/03/2012

Inicio do restauro EFS TITAN  Empty
MensagemAssunto: Re: Inicio do restauro EFS TITAN    Inicio do restauro EFS TITAN  Icon_minitimeSáb Fev 04, 2017 9:01 am

continuo a achar que Macal foi gralha deveria ser EFS, nem se encontra nenhuma com montagem Macal

essa suspensão vou averiguar melhor para esclarecer

a questão dos símbolos é bastante normal, pois usavam diversos e alguns vendiam pouco

a feira é no centro de exposições do Cartaxo 7ª Expoclassicos


_________________
F.Nunes

CASAL SEMPRE
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Inicio do restauro EFS TITAN  Empty
MensagemAssunto: Re: Inicio do restauro EFS TITAN    Inicio do restauro EFS TITAN  Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Inicio do restauro EFS TITAN
Ir para o topo 
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Inicio de restauro casal 125 K270
» Inicio do restauro da casal Carina S170
» Início restauro casal boss k168 ano 1991
» O meu primeiro restauro de raíz - Casal Fundador K168
» Restauro ou quase restauro da minha Casal K-168R Super Boss

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CLUBCASALEIRO :: CASAL :: Restauros-
Ir para: