CLUBCASALEIRO
Bem vindo Casaleiro.
CLUBCASALEIRO
Bem vindo Casaleiro.
CLUBCASALEIRO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CLUBCASALEIRO


 
InícioGaleriaÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Restauro Casal K181

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Antonio L G Marques




Mensagens : 11
Pontos : 2717
Idade : 33
Localização : Lisboa
Humor : que?
Data de inscrição : 20/08/2020

Restauro Casal K181 Empty
MensagemAssunto: Restauro Casal K181   Restauro Casal K181 Icon_minitimeSáb Set 05, 2020 5:22 pm

Boa tarde

Queria apresentar a minha “nova” motorizada, recentemente comprada e a precisar de alguma atenção (que bem merece). Trata-se de uma Casal K181, não sei ao certo o ano mas será, pelo que já fui lendo, um modelo de transição entre a serie 1 e 2.


Restauro Casal K181 Casal_12


Antes de tudo dizer que sou um novato por estas andanças e tenho pouca experiência no que toca a restauro e mecânica, pelo que qualquer ajuda é bem-vinda!

A mota de momento aparenta estar bem mecanicamente…verdade seja dita ainda não fiz grandes passeios, pequenas voltas ao quarteirão aqui por Lisboa. O motivo pelo qual não me arrisco a mais é por ela ainda estar sem seguro.

Relativamente ao que pretendo deste projeto e tal como disse inicialmente sou um novato, pelo que de momento não me vejo capaz de mexer no motor (se o fizer será devido a uma eventual avaria e levá-lo-ia a um mecânico) talvez mais adiante me aventure nesse mundo de cilindros, cambotas, vedantes etc…

As minhas expectativas são no imediato deixar a mota “conduzível” …das pequenas voltas que dei com ela, os travões deixam muito a desejar e em descidas mais acentuadas o travão traseiro “guincha” que é uma maravilha… Os pneus, que eventualmente até são os de origem, estão rachados. A manete direita tem o parafuso de fixação do cabo solto e já não da para enroscar. A nível de cosmética, gostava, um dia, de lhe dar uma nova pintura…, mas tenho de confessar que gosto muito da patine que apresenta e só mesmo no final do projeto desmonta-la-ia para então enviar para decapagem/pintura, alguma recomendação de como manter a pintura, ou seja evitar o avance da ferrugem?

Estive a fazer uma pequena lista do que quero a curto – medio prazo fazer nesta mota:
Selim – tem um rasgão, a espuma aparenta estar bem…mas o metal nas dobradiças esta completamente oxidado
Novos pneus…e já que aí estamos
o

  • Limpar cubos
    o Maxilas novas
    o Borracha entre guarda correntes e motor – não seria algo urgente, mas já que se desmonta a roda traseira…suponho que seria de aproveitar
    o Aros/raios novos


Substituir manetes – só a do travão está danificada (está funcional, mas dá-me a sensação que mais dia menos dia fico com o cabo no chão por este não estar devidamente fixado à manete)
Suspensão – Aqui pouca ou nenhuma informação encontrei sobre o tema…consideram uma tarefa exequível para um novato? Ou seria melhor leva-la a uma oficina?
Cromados guarda lamas/porta couves – Pelo que já li estas peças pela sua dimensão não valem a pena enviar para cromagem, pois sai mais barato compra-las novas…sendo esse o caso, penso que como solução no imediato é deixa-las sossegadas, numa fase intermedia remove-las, lixar e pintar com um cromado…mais adiante comprar as peças novas.

Restauro Casal K181 Casal_12

Restauro Casal K181 Casal_12
Restauro Casal K181 Casal_13
Restauro Casal K181 Casal_14

Os pneus estão com a borracha rasgada e antes que tenham problemas queria trocar por estes https://www.gasolinasuper.com/collections/pneus/products/pneu-sava-faixa-branca-17-x-2-3-4, eu sei que não são originais nem nada que se pareça, mas gosto da faixa branca lateral. A minha duvida é se este aro https://www.gasolinasuper.com/collections/motorizadas/products/aro-enszo-1-40-x-17-aco-36-furos é compatível e se os raios são de 3mm ou de 3.5mm, ainda no mesmo tema, que tipo de raio? Há de 130, 135, 150, etc. Como não me vejo capaz de enraiar uma roda sem correr o risco de ir buscar a mota à valeta aceito sugestões de oficinas na área de Lisboa que façam esse tipo de trabalho.

Já que vou andar a mexer nas rodas vou também por maxilas novas nos travões, no catalogo online da gasolina super não aparecem maxilas compatíveis com casal (só com a casal boss), mas o dono vai falar com o fornecer para me arranjar.
Seguramente mais duvidas surgiram nos próximos dias agora que o projeto vai avançar
muito obrifado e cumprimentos

Mário Vaz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
F Nunes

F Nunes


Mensagens : 11584
Pontos : 24037
Idade : 53
Localização : cartaxo
Humor : Sempre Casal
Data de inscrição : 15/03/2012

Restauro Casal K181 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Casal K181   Restauro Casal K181 Icon_minitimeSáb Set 05, 2020 6:03 pm

Boas bem vindo ao forum António

excelente aquisição, ajuda online encontras aqui desde que exponhas as duvidas, oficinas na zona de Lisboa nao conheço talvez o Adriano da gasolina Super te possa ajudar nessa questão

aparentemente encontra se bem conservada logo manter a patine é boa ideia, este modelo usa muito alumínio logo nao enferruja, nas partes metálicas afectadas aplicar um conversor de ferrugem poderá ser uma boa opção para evitar que continue a alastrar

para manter a pintura a quem aplique verniz, WD 40 também resulta se for aplicado regularmente

selim roto montar capa e limpar estrutura de ferro/pintar

Borracha entre guarda correntes e motor se encontrares é boa ideia

Aros/raios novos, estes aros nao sao originais, os Enzo sao iguais a estes ( os originais sao de alumínio difíceis de encontrar ), eu nao mexia nos raios excepto se fosse para montar os aros originais
quanto a diâmetro e comprimento tem de ser visto pelos que estao montados devem ter 2.5 mm de diâmetro ou 3 mm

Substituir manetes, podes substituir so as manetes ou o conjunto cepo / manete

Suspensão estas suspensões nao sao hidráulicas embora usem óleo, na da frente tens 1 mola, 2 casquilhos e 1 retentor em cada copo, os amortecedores molas óleo e 1 retentor, se estiverem bons nao vale a pena mexer, desmontar/reparar requer algumas ferramentas e conhecimentos no caso dos amortecedores, a da frente é mais fácil

pneus de faixa branca é uma questão de gosto pessoal

porta couves, guiador etç... fica mais barato comprar novo / replica

poderá nao precisar de maxilas novas, limpar com spray de limpeza de travões, passar lixa a despolir/riscar tanto nas maxilas como nos tambores poderá resolver

autocolantes Casal no deposito era outro pormenor a rectificar

vai pondo as duvidas que surgirem

para material novo/replica ja tens bom fornecedor

para material original novo/old stock ou restaurado contacta o Carlos Martins Old Moped https://www.facebook.com/carlosmartinsoldmoped/

Mário Vaz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Conectado
Antonio L G Marques




Mensagens : 11
Pontos : 2717
Idade : 33
Localização : Lisboa
Humor : que?
Data de inscrição : 20/08/2020

Restauro Casal K181 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Casal K181   Restauro Casal K181 Icon_minitimeSáb Set 05, 2020 6:53 pm

Como sempre muito obrigado pela sua resposta.

já depois de publicar o post vi no site da gasolina super este aro em alumino https://www.gasolinasuper.com/collections/motorizadas/products/aro-enszo-aluminio-tipo-casal-1-40-x-17-h-36-furos

Efectivamente o Adriano recomendou-me uma oficina na zona de benfica, quando for lá levantar a encomenda volto a perguntar onde fica.

Quanto à borracha encontrei esta que estava a pensar encomendar https://www.gasolinasuper.com/products/fole-de-carter-de-motorizada-duplo?_pos=2&_sid=f9d44cbb5&_ss=r

vou seguir o seu conselho em relação aos raios e as maxilas.

vou entrar em contacto com sr carlos martins para ver se arranjo o guarda correntes.

mais uma vez muito obrigado e bom fim de semana

Mário Vaz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
F Nunes

F Nunes


Mensagens : 11584
Pontos : 24037
Idade : 53
Localização : cartaxo
Humor : Sempre Casal
Data de inscrição : 15/03/2012

Restauro Casal K181 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Casal K181   Restauro Casal K181 Icon_minitimeSáb Set 05, 2020 7:42 pm

ok, nao me lembrava destas replicas, mas eu deixava para quando for feito o restauro

5 Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven

nao sei se esta serve mas o investimento compensa

para o guarda correntes podes também o Pedro Malo https://www.facebook.com/profile.php?id=1804821538

Mário Vaz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Conectado
Antonio L G Marques




Mensagens : 11
Pontos : 2717
Idade : 33
Localização : Lisboa
Humor : que?
Data de inscrição : 20/08/2020

Restauro Casal K181 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Casal K181   Restauro Casal K181 Icon_minitimeSáb Set 12, 2020 5:04 pm

Bom fim de semana a todos

Segue o ponto de situação do restauro

Desmontagem do selim: A chapa metálica está muito oxidada, talvez até desse para recuperar, mas preferi avançar para um selim novo, que deve chegar na próxima semana.
Restauro Casal K181 Casal_15

Desmontagem das rodas: Sem grandes percalços, a traseira custou um pouco mais, mas acabou por sair.

Desenraiar: esta parte foi a mais dura, as cabeças estavam moídas e não tendo uma chave de raios foi bastante complicado.

  • Neste momento os aros de alumínio novos, os pneus de faixa branca e um novo conjunto de raios 180/3mm estão numa oficina nas portas de Benfica (que caso o serviço venha bem feito, recomendo a todos os principiantes, pois o atendimento foi 5 estrelas)


  • Infelizmente o estado geral dos raios não era grande coisa, uns tinham sido cortados, outros tinham a cabeça completamente moída…por recomendação da pessoa que vai fazer o serviço, decidimos avançar com novos.


Cubos

Restauro Casal K181 Casal_18
Restauro Casal K181 Casal_19

Maxilas

O cubo traseiro apresenta um desgaste considerável no sentido de rotação, da para ver na maxila correspondente que houve em tempos alguma fricção de metal com metal. As maxilas apresentam o mesmo desgaste acomodando o relevo do cubo. Alguma sugestão? Relembrar que era este o travão que “ginchava”…
Restauro Casal K181 Casal_21
Restauro Casal K181 Casal_22
Restauro Casal K181 Casal_20


Manetes: infelizmente a rosca da manete direita já não prendia o regulador do cabo. Comprei umas novas, mas não são parecidas as originais…

  • Ao retirar o cabo da embraiagem, este retraiu bastante e quase não conseguia recolocar. Fiz um pequeno teste para ver ser estava a engatar as mudanças e deu-me a sensação que não está…neste momento sem rodas e a trabalhar numa garagem sem ventilação não posso fazer grande coisa…


Estou a aguardar a chegada do selim e dos pneus, talvez no próximo fim de semana haja mais avanços.

cumprimentos

Mário Vaz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
F Nunes

F Nunes


Mensagens : 11584
Pontos : 24037
Idade : 53
Localização : cartaxo
Humor : Sempre Casal
Data de inscrição : 15/03/2012

Restauro Casal K181 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Casal K181   Restauro Casal K181 Icon_minitimeSáb Set 12, 2020 7:12 pm

Boas bom trabalho

reaproveitar os raios era um erro

quanto a esse cubo manter como esta nao é grande ideia, rectificar pode ser uma soluçao, mas é necessário compensar nas maxilas e nunca fica com contacto a 100% nem perto

encamisar é outra soluçao

ou comprar um cubo em bom estado

Mário Vaz e Antonio L G Marques gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Conectado
Antonio L G Marques




Mensagens : 11
Pontos : 2717
Idade : 33
Localização : Lisboa
Humor : que?
Data de inscrição : 20/08/2020

Restauro Casal K181 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Casal K181   Restauro Casal K181 Icon_minitimeSex Set 18, 2020 7:01 pm

Boa tarde
Hoje só asneiradas
Montei as rodas! Até aqui tudo bem…
Eis a lista de problemas que se seguiram:

  • Tentei por a mota a funcionar depois de ter estado umas duas semanas parada e nada, …como tinha andado a mexer no cabo do acelerador para montar o novo punho e manete (que custou bastante pois havia pouca folga), mexi nos parafusos de regulaçao do cabo e la consegui por a mota a funcionar, mas há uma folga no acelerador que não consigo eliminar…estou a pensar voltar a por o punho antigo e ver se isso resolve alguma coisa


  • O ponto de embraiagem também ficou estranho, indo a mota a baixo ao engatar a primeira e/ou a precisar de muito acelerador para arrancar…. Como só consegui dar umas voltas na garagem não deu para testar melhor…


  • Quando estou para arrumar a mota no seu sitio, o pneu traseiro está sem ar (pareceu –me que tinham vindo cheios da oficina onde foram enraidos) …amanhã tenho de comprar uma bomba de ar (para verem o nível de amadorismo que para aqui vai…ahahah) e ver se foi a camara de ar que rebentou (bem provável pois usei a camara de ar antiga, e apesar de ter proposto muda-la o sr que tratou da questão dos raios disse-me que se estivesse boa se podia usar sem problema…)



  • Para somar á desgraça…com a mota no descanso central e ao por a roda traseira a rodar parece que a corrente bate em algum sitio (cárter, guarda correntes...) fui apertar o esticador do lado da cremalheira que tinha afrouxado ligeiramente ao desmontar a roda e…partiu.


Restauro Casal K181 Casal_23



    • Duvida: como desapertar esta porca/parafuso do lado da cremalheira para retirar o esticador
      Conseguem-me confirmar se os esticadores são estes: https://www.sibanel.pt/produto/esticador-corrente-tipo-casal-sem-dente/




Enfim suponho que isto dos restauros é mesmo assim, altos e baixos até ao resultado final…
Cumprimentos e obrigado pela ajuda!

Mário Vaz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
F Nunes

F Nunes


Mensagens : 11584
Pontos : 24037
Idade : 53
Localização : cartaxo
Humor : Sempre Casal
Data de inscrição : 15/03/2012

Restauro Casal K181 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Casal K181   Restauro Casal K181 Icon_minitimeSáb Set 19, 2020 1:29 pm

Boas

para eliminar a folga do cabo alem dos afinadores podes também encurtar o cabo enroscas completamente ambos os afinadores medes a folga e desapertas o serra cabos recuas ligeiramente menos que a folga que mediste reapertas e cortas o excesso de cabo

parece que seja a embraiagem a patinar o ideal seria uma visita ao mecânico

se veio montada quase de certeza veio cheio, pode ter acontecido que esteja a vazar na válvula ou ter furo, montar nova é sempre o ideal ( embora possa realmente ser aproveitada a velha )

a corrente a roçar pode ser demasiado folgada ou desalinhada, atenção aos separadores

desapertar essa porca nem sempre é fácil, para começar tens de inserir uma chave de fendas fina no buraco da escora e ao desapertar a porca inserir a chave de maneira a trancar o eixo na ranhura ( para evitar que rode )

o esticador para o canhão da cremalheira é este com dente

https://www.sibanel.pt/produto/esticador-corrente-tipo-casal-com-dente/

esse que puseste é para o outro lado

com os portes que vais pagar talvez se justifique comprar na Gasolina Super ou mesmo na oficina

Antonio L G Marques gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Conectado
jose_rui_sa




Mensagens : 53
Pontos : 7601
Idade : 43
Localização : Aveiro
Humor : Algum
Data de inscrição : 05/01/2014

Restauro Casal K181 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Casal K181   Restauro Casal K181 Icon_minitimeSex Set 25, 2020 12:05 pm

quanto aos cromados (comprar novo e afins) eu sou mt céptico quanto a isso...

Comprares uma peça cromada aqui... outra cromada ali.... no fim vais notar tonalidades diferentes...


No meu caso por ex comprei guiador cromado... e foi cromar junto c as restantes peças....


Mas se calhar sou exigente de mais... mas clr depois sai-me do bolso

Mário Vaz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
https://www.sarpe.pt
F Nunes

F Nunes


Mensagens : 11584
Pontos : 24037
Idade : 53
Localização : cartaxo
Humor : Sempre Casal
Data de inscrição : 15/03/2012

Restauro Casal K181 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Casal K181   Restauro Casal K181 Icon_minitimeSex Set 25, 2020 6:16 pm

estas corretíssimo é tudo uma questão de €

jose_rui_sa e Mário Vaz gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Conectado
Antonio L G Marques




Mensagens : 11
Pontos : 2717
Idade : 33
Localização : Lisboa
Humor : que?
Data de inscrição : 20/08/2020

Restauro Casal K181 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Casal K181   Restauro Casal K181 Icon_minitimeQua Out 07, 2020 8:01 pm

Boa noite

Amanhã faço um ponto de situação.
Para já tenho a seguinte duvida:
https://www.gasolinasuper.com/collections/motorizadas/products/fole-de-carburador-casal-rz

sabem se este fole é compatível com um carburador bing19 e o tubo do quadro da k181?

obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
Antonio L G Marques




Mensagens : 11
Pontos : 2717
Idade : 33
Localização : Lisboa
Humor : que?
Data de inscrição : 20/08/2020

Restauro Casal K181 Empty
MensagemAssunto: Ponto de situação   Restauro Casal K181 Icon_minitimeQui Out 08, 2020 6:05 pm

Boa tarde

Lentamente a coisa vai andando.
já tenho o selim e os problemas com a roda/esticadores já estão resolvidos.

Tenho tido problemas com o motor...ao montar os cabos devo ter feito alguma aselhice e a mota não está tão fiável como antes. Há uma semana não pegava, a torneira do deposito estava a pingar gasolina e a vela umas vezes dava faísca outras não.

Durante a semana removi o carburador e fiz uma limpeza aos injetores. No fim de semana comprei uma vela nova (B5HS – está correta? Foi recomendada pelo mecânico…) e uma nova linha de combustível com o filtro externo. Montei tudo e a mota apesar de já pegar e de não deixar escapar combustivel, não aguentava muito bem o ralenti indo abaixo quando abria o acelerador. Afinei o carburador e a mota já pega e anda…no entanto está a fazer bastante mais fumo do que antes...deduzo que terá sido outra aselhice da minha parte ao fazer a mistura. Já vi na área técnica que a recomendação para a mistura é de 2%, faz alguma diferença usar 95 ou 98?

Para limpar o carburador tive de retirar o fole de borracha que conecta com um tubo no quadro que depois vai para o filtro de ar. Falei com o Adriano da Gasolina super e ao parecer este fole em especifico já não é produzido…estou em conversações com o Carlos Martins para conseguir um. De momento a mota esta com o fole antigo, mas sem estar conectado ao tubo do quadro, ou seja, está sem filtro…suponho que ao não ter filtro o carburador deixa entrar mais ar e que isso afeta a afinação do carburador e o desempenho do motor.

Suspeito que mais tarde ou mais cedo tenho de mudar a embraiagem, como já referi num post anterior no arranque é preciso acelerar muito a mota para engatar...já estive a ajustar o cabo e não houve uma melhoria significativa. Noto também que uma vez engatada a mudança que a embraiagem tem uma certa dificuldade em voltar a apertar os discos (ou assim suponho). Não tendo muita experiência não sei se me arrisco a fazer esse trabalho sozinho e estou a ponderar leva-la a um mecânico para diagnosticar o problema da embraiagem e eventualmente por discos novos.

Cumprimentos!

Mário Vaz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
F Nunes

F Nunes


Mensagens : 11584
Pontos : 24037
Idade : 53
Localização : cartaxo
Humor : Sempre Casal
Data de inscrição : 15/03/2012

Restauro Casal K181 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Casal K181   Restauro Casal K181 Icon_minitimeSáb Out 10, 2020 9:20 am

Boas António

a vela para esse motor eu uso B8hs, mas se funcionar bem mantem

gasolina 95, com 2% de óleo sintético ou semi sintético

a falta do fole afeta muito a afinação sim
na questão do fole o Carlos é a pessoa indicada

levar ao mecânico seria a melhor opção

Mário Vaz e Antonio L G Marques gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Conectado
Antonio L G Marques




Mensagens : 11
Pontos : 2717
Idade : 33
Localização : Lisboa
Humor : que?
Data de inscrição : 20/08/2020

Restauro Casal K181 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Casal K181   Restauro Casal K181 Icon_minitimeQui Mar 25, 2021 11:53 pm

Boa noite

Espero que este post vos encontre de boa saúde.

Já há algum tempo que não postava nada. Em boa verdade a mota também tem estado parada, mas surgiram alguns desenvolvimentos e tenho algumas duvidas para os mais entusiastas.

Ponto de situação:

- A mota tinha efetivamente um problema na embraiagem, um dos discos estava partido e levou um conjunto novo

- Anda muito bem em terreno plano (que não abunda na zona de Lisboa onde moro), mas numa subida com alguma inclinação, que noutras motas subiria em 2ª ou até com uma 3ª, neste caso tenho de engatar 1ª e a mota lá sobe, lentamente e com as rotações muito elevadas. O diagnostico provisório é de que eventualmente mudaram a relação de alguma das rodas dentadas, para que a mota tenha mais velocidade…lá terá de ir novamente ao mecânico porque não me arrisco nesses trabalhos mais complexos.

- Encontrei finalmente o guarda correntes que há tanto tempo procurava, tendo em conta a questão das rodas dentadas mencionada anteriormente, talvez deixe a montagem dessa peça para o mecânico.

- Juntamente com o guarda correntes comprei um motor M151, o famoso repolho, que eventualmente gostaria de colocar na mota pois corresponde ao motor de origem (correcto?). Não se trata de uma questão meramente estética (também é e confesso ser um fator importante para mim), mas o facto de o carburador não alinhar corretamente com o tubo interno do chassi e consequentemente com o filtro de ar, faz com que qualquer afinação ou limpeza do carburador seja um aborrecimento e gostava de ver essa situação corrigida.

Restauro Casal K181 Motor_10


Desmontagem motor M151

Começei a fazer a desmontagem do motor, um projeto que me interessa, mais não seja para ficar a conhecer um pouco melhor a mecânica deste tipo de motas. A minha ideia inicial seria desmontar na totalidade, para depois montar fazendo substituição de rolamentos, juntas, etc….

Tenho um manual de desmontagem e montagem do motor e tenho vindo a seguir todos passos, surgindo uma ou outra dificuldade pois não tenho todas as ferramentas que recomendam para certas tarefas como por exemplo a embraiagem ou a roda de corrente.

Neste momento tenho as duas tampas fora assim como o seletor de mudanças, embraiagem e respetivos discos. Ao chegar á fase de remover o volante magnético e sem ter a ferramenta especifica não consegui avançar mais.

Duvida 1:

Não consegui puxar o volante magnético – alternativas, sem ter de comprar ferramenta especifica? Onde é que se pode comprar uma ferramenta semelhante ou que por ventura sirva para esta tarefa e outras que possam surgir?

Tanto o cilindro como o embolo e respetivos anéis parecem como novos (confesso que fiquei surpreendido ao não detetar qualquer tipo de arranhão)

Restauro Casal K181 Cilind10


Duvida 2:
Tendo em conta o bom estado do embolo será necessário proceder à sua remoção?

Duvida 3:
Como posso diagnosticar se é fundamental substituir os rolamentos?

Duvida 4:
Como recomendam fazer a limpeza das caixas? Estão ambas muito sujas…(ver foto)

Restauro Casal K181 Captur10



Peço desculpa pelo post tão longo, qualquer comentário ou conselho é sempre bem-vindo.

Cumprimentos

Mário Vaz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
F Nunes

F Nunes


Mensagens : 11584
Pontos : 24037
Idade : 53
Localização : cartaxo
Humor : Sempre Casal
Data de inscrição : 15/03/2012

Restauro Casal K181 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Casal K181   Restauro Casal K181 Icon_minitimeSex Mar 26, 2021 7:58 pm

Boa tarde António

a relação original 14x38 dentes

a falta de força pode dever se a muitos fatores, pistão com folga, segmentos gastos, parte elétrica, platinados sujos/desafinados, carburador, ate mesmo escape entupido/carbonizado

essa questão do motor falta saber o ano de fabrico ( a K181 saiu com o M 151 repolho e octagonal tal como M152 e M 154

o carburador nao alinhar pode dever se a diversos fatores se puderes por foto onde seja visível esse desalinhamento ajudava

o saca volantes tipo Bosch é barato e indispensável

https://www.sibanel.pt/produto/saca-volantes-bosch-duplo/

se fizeres uma busca/comparação encontras ate mais barato atenção a medida e paço de rosca ( o tipo bosch M27 1.25 )

as outras ferramentas podem ser improvisadas facilmente depois descrevo como se me esquecer relembra

quanto ao embolo/pistão para desarmar o motor sim deves retirar

diagnosticar rolamentos nem sempre é fácil, podem ter folga ou estar picados de ferrugem neste caso pode originar barulho estranho

abrindo o motor eu meto sempre rolamentos e retentores

para limpar o interior gasolina e um pincel é o ideal

Mário Vaz e Antonio L G Marques gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Conectado
Antonio L G Marques




Mensagens : 11
Pontos : 2717
Idade : 33
Localização : Lisboa
Humor : que?
Data de inscrição : 20/08/2020

Restauro Casal K181 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Casal K181   Restauro Casal K181 Icon_minitimeDom Mar 28, 2021 2:25 pm

Boa tarde

F Nunes Contei os dentes da roda traseira e tenho 36…será essa diferença relevante no que toca a velocidade/potencia? Não removi a tampa para ver o pinhão, se a causa da falta de potencia for uma alteração na relação, seria de esperar mais dentes no pinhão e menos na roda traseira, correto? Alguns dos possíveis problemas que referiu para a falta de potencia espero ver corrigidos com o novo motor.

Relativamente aos anos de fabrico. A mota esta registada como sendo de 1989 (um erro), o motor que esta na mota é um M152 de 1967 (ver foto).

Restauro Casal K181 Casal_24


O M151N que estou a desmontar é de 1975.

Restauro Casal K181 M151n10

Anteriormente tínhamos falado de que provavelmente esta k181 seria um modelo de transição entre a 1ª geração (chassi com a luz traseira da carina e deposito redondo) e a 2ª (deposito mais estreito e sem e luz traseira da carina). A minha pergunta relativamente ao motor original deve-se a esta fotografia.

Restauro Casal K181 K181_t10

Que tem o mesmo chassi e deposito da minha (ainda que cromado) e pelo que percebo o famoso repolho.

A foto do carburador não é a melhor, mas acho que da para perceber que o fole novo (em teoria original deste modelo) está meio torcido…e foi muito complicado coloca-lo quando decidi fazer uma limpeza ao carburador e substituir o remendo que estava lá anteriormente (ver foto).


https://1drv.ms/u/s!Ak7Our14WNjKgYNTPPGGCkXMuZ6Fzw?e=9wpvmC

https://1drv.ms/u/s!Ak7Our14WNjKgYNUwNTzj7tLZ1933g?e=Pu1K6Q


Quanto à compra do saca volante. Queria se calhar aproveitar e fazer uma compra de todo o material (rolamentos, freios, etc…), podia rever estes links e confirmar se estão corretos para o motor e/ou se falta alguma coisa que considere necessária para a montagem, ficava-lhe muito agradecido pois tenho sempre algum receio no que toca a compras online.

Saca volante - https://www.sibanel.pt/produto/saca-volantes-bosch-duplo/
Rolamentos - https://www.sibanel.pt/produto/kit-rolamentos-motor-casal-4-e-5-antigo/
Freios – (talvez me consiga ajudar a encontrar, no site da sibanel não encontrei ou estou apesquisar com o termo errado)
Juntas - https://www.sibanel.pt/produto/kit-de-juntas-casal-45-antiga-6pcs/
Vedantes - https://www.sibanel.pt/produto/kit-de-vedantes-motor-casal-4-e-5-antigo/

Segui o seu conselho da limpeza com gasolina e pincel…ficou logo outra coisa.

Obrigado e bom domingo

Mário Vaz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
F Nunes

F Nunes


Mensagens : 11584
Pontos : 24037
Idade : 53
Localização : cartaxo
Humor : Sempre Casal
Data de inscrição : 15/03/2012

Restauro Casal K181 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Casal K181   Restauro Casal K181 Icon_minitimeDom Mar 28, 2021 5:58 pm

Boa tarde António

sim pode ser uma das causas poderá haver outras  

normalmente a alteração da relação de transmissão era feita na roda ou total ( cremalheira e pinhao ) se estiver 15x36 esta muito longa

esse tipo de erro é vulgar infelizmente, o IMT usa a informação do livrete Camarário ( nas Camaras punham a data do dia em que a estavam a registar sucessivamente ia rejuvenescendo a cada novo registo ) o IMT usa essa informação e comete o mesmo erro pois para as seguradoras conta a atribuição da matricula nova, pura e simplesmente uma confusão total

na chapa de identificação no quadro  ( atras do farol no tubo onde trabalha a suspensão ) tens a data correta de fabrico, o motor pode ter sido alterado

nao posso afirmar mas creio que ambos os motores estarão corretos ( o modelo equipava com os motores M 151 e M152 posteriormente passou a usar também o M 154 )

no caso deste M 152 creio que tenha a frente lisa e a 1ª para cima e um ponto saliente/mama na tampa de embraiagem

estes pormenores sao muito importantes pois altera o material a usar na reparação, se puderes por foto da frente dos motores/abaixo do cilindro e da tampa de embraiagem facilitava para poder confirmar sem margem de duvida se o material que vais comprar esta correto  

esta realmente um bocado desalinhado mas como é na altura poderá ter a falange incorreta ou o motor estar muito levantado de frente

ou ainda esse fole nao ser o correto
este creio ser para o Bing 17  https://www.sibanel.pt/produto/fole-carburador-casal-k-181/
mas o do Bing 19 tenho ideia que também era descentrado ( posso estar errado )

quanto as compras

o saca esta correto
o jogo de juntas também embora aparentemente só traga a junta do carburador Bing 17, falta a do Bing 19 ( nao é grave )

https://www.gasolinasuper.com/products/junta-da-cuba-da-boia-de-carburador-bing-19-casal-zundapp-1

como és de Lisboa se falares com o Adriano da Gasolina Super talvez te desenrasques melhor e mais barato ( caso seja necessário fazer uma lista dos rolamentos e vedantes poderei fazer )

quanto aos freios regra geral nao sao substituídos se é a estes que te referes

  Restauro Casal K181 Din_4710

poe sempre que possível fotos para evitar enganos e poder marcar

os rolamentos depende do motor em questão se for o de frente liza sobra 1 da cambota, eu prefiro usar marca SKF

Mário Vaz e Antonio L G Marques gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Conectado
Antonio L G Marques




Mensagens : 11
Pontos : 2717
Idade : 33
Localização : Lisboa
Humor : que?
Data de inscrição : 20/08/2020

Restauro Casal K181 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Casal K181   Restauro Casal K181 Icon_minitimeTer Fev 07, 2023 7:27 pm

Boa tarde

A K181 tem estado andar bem...recentemente tive um problema com a torneira da gasolina (basicamente o plastico do visor deixou de vedar e deixava escapar a gasolina). Conseguem confirmar esta torneira seria compatível com a rosca do deposito? torneira - mediaparts Na descrição diz ser compativel com K190, mas nao faz referencia á k181.

Aproveitei tbm para limpar alguma ferrugem do depósito e já que o depósito está fora...queria aproveitar para refazer a parte elétrica. Havia algumas coisas que não estavam bem os cabos estão velhos e as conexões deixam muito a desejar...dei se calhar um passo maior que a perna porque não percebo muito do tema. A primeira coisa que vinha pedir ao grupo seria um esquema elétrico, já vi alguns aqui no grupo:

Recuperação de CASAL K181 1972 DiogoJAL
Restauro casal k181 de 1975 Rippp

Mas a minha parece ter algumas diferenças, nomeadamente:
- do motor saem 3 fios. um deles vai diretamente ao cachimbo da ignição (sem bobine de ignição externa), há algum problema nesta configuração? imagino que tenha a bobine interna.
- Na minha há um comutador para luzes, buzina e botão de stop (alguns dos cabos que saem do comutador nem sequer estavam conectados) nos esquemas anteriores parece haver uma separação do botão stop/luzes/buzina

mais duvidas surgiram, neste momento vou terminar a parte do deposito e depois meter mão na parte elétrica

Obrigado!

Mário Vaz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
F Nunes

F Nunes


Mensagens : 11584
Pontos : 24037
Idade : 53
Localização : cartaxo
Humor : Sempre Casal
Data de inscrição : 15/03/2012

Restauro Casal K181 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Casal K181   Restauro Casal K181 Icon_minitimeQua Fev 08, 2023 7:13 pm

Boa tarde

a torneira esqueceste do link ou foto

arranja se esquema poderá e ter de ser adaptado a essa configuração

bobine interna ok, gerador Bosch ?

os 2 fios que sobram a sair do motor um faz corte deve ser azul ou preto o outro será amarelo alimenta luzes e buzina

só no fim de semana poderei procurar o esquema se puderes lembrar me na sexta seria o ideal

Mário Vaz e Antonio L G Marques gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Conectado
Antonio L G Marques




Mensagens : 11
Pontos : 2717
Idade : 33
Localização : Lisboa
Humor : que?
Data de inscrição : 20/08/2020

Restauro Casal K181 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Casal K181   Restauro Casal K181 Icon_minitimeQui Fev 09, 2023 3:36 pm

segue o link - https://www.mediaparts.pt/motorizadas-montagem-deposito-torneira-gasolina-s-porca-c-visor

acho que no post anterior a hiperligação está nas palavras "torneira - mediaparts"

Tenho de confirmar a questão do gerador
Sexta relembro do esquema eletrico

seria muito complicado introduzir piscas traseiros e dianteiros? onde iriam montados? recomendam alguma replica ou modelo que seja compativel? Nos sites habituais não encontro grande coisa.

obrigado

Mário Vaz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
F Nunes

F Nunes


Mensagens : 11584
Pontos : 24037
Idade : 53
Localização : cartaxo
Humor : Sempre Casal
Data de inscrição : 15/03/2012

Restauro Casal K181 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Casal K181   Restauro Casal K181 Icon_minitimeQui Fev 09, 2023 7:12 pm

Boa tarde

sim essa torneira da

a marca e cor dos fios e se vais usar ignição

montar piscas é possível novos dificilmente encontras mas usados por vezes aparecem da SIM ou da MIL

implica outro comutador, bateria e forma de a carregar ( essa parte eu na minha resolvi montando led e carrego a bateria com carregador 1 vez por semana andando todos os dias )

https://www.custojusto.pt/leiria/veiculos/pecas-acessorios/pecas-acessorios-mota/jogo-piscas-sim-para-motorizad-36196338

https://www.custojusto.pt/santarem/veiculos/pecas-acessorios/pecas-acessorios-mota/conjunto-de-piscas-mil-novos-34142222

esquema de piscas ( neste caso com bateria seca que já não existe e piscas retangulares que nao encontrei a venda )

Restauro Casal K181 Mil_es10

Mário Vaz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Conectado
F Nunes

F Nunes


Mensagens : 11584
Pontos : 24037
Idade : 53
Localização : cartaxo
Humor : Sempre Casal
Data de inscrição : 15/03/2012

Restauro Casal K181 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Casal K181   Restauro Casal K181 Icon_minitimeSáb Fev 11, 2023 7:39 pm

esquema elétrico nao tenho com bobine interior deste tiras a alimentação de luzes fio amarelo, o azul vai direto a ignição

Restauro Casal K181 008_zpsb42f3d64

Mário Vaz e Antonio L G Marques gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Conectado
Conteúdo patrocinado





Restauro Casal K181 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Casal K181   Restauro Casal K181 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Restauro Casal K181
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Restauro Casal K181
» restauro casal k181
» Restauro casal k181 de 1975
» o restauro casal k181 1969
» Restauro de Casal K181 - Diário de bordo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CLUBCASALEIRO :: CASAL :: Restauros-
Ir para: