Mensagens : 11 Pontos : 2717 Idade : 33 Localização : Lisboa Humor : que? Data de inscrição : 20/08/2020
Assunto: Restauro Casal K181 Sáb Set 05, 2020 5:22 pm
Boa tarde
Queria apresentar a minha “nova” motorizada, recentemente comprada e a precisar de alguma atenção (que bem merece). Trata-se de uma Casal K181, não sei ao certo o ano mas será, pelo que já fui lendo, um modelo de transição entre a serie 1 e 2.
Antes de tudo dizer que sou um novato por estas andanças e tenho pouca experiência no que toca a restauro e mecânica, pelo que qualquer ajuda é bem-vinda!
A mota de momento aparenta estar bem mecanicamente…verdade seja dita ainda não fiz grandes passeios, pequenas voltas ao quarteirão aqui por Lisboa. O motivo pelo qual não me arrisco a mais é por ela ainda estar sem seguro.
Relativamente ao que pretendo deste projeto e tal como disse inicialmente sou um novato, pelo que de momento não me vejo capaz de mexer no motor (se o fizer será devido a uma eventual avaria e levá-lo-ia a um mecânico) talvez mais adiante me aventure nesse mundo de cilindros, cambotas, vedantes etc…
As minhas expectativas são no imediato deixar a mota “conduzível” …das pequenas voltas que dei com ela, os travões deixam muito a desejar e em descidas mais acentuadas o travão traseiro “guincha” que é uma maravilha… Os pneus, que eventualmente até são os de origem, estão rachados. A manete direita tem o parafuso de fixação do cabo solto e já não da para enroscar. A nível de cosmética, gostava, um dia, de lhe dar uma nova pintura…, mas tenho de confessar que gosto muito da patine que apresenta e só mesmo no final do projeto desmonta-la-ia para então enviar para decapagem/pintura, alguma recomendação de como manter a pintura, ou seja evitar o avance da ferrugem?
Estive a fazer uma pequena lista do que quero a curto – medio prazo fazer nesta mota: • Selim – tem um rasgão, a espuma aparenta estar bem…mas o metal nas dobradiças esta completamente oxidado • Novos pneus…e já que aí estamos o
Limpar cubos o Maxilas novas o Borracha entre guarda correntes e motor – não seria algo urgente, mas já que se desmonta a roda traseira…suponho que seria de aproveitar o Aros/raios novos
• Substituir manetes – só a do travão está danificada (está funcional, mas dá-me a sensação que mais dia menos dia fico com o cabo no chão por este não estar devidamente fixado à manete) • Suspensão – Aqui pouca ou nenhuma informação encontrei sobre o tema…consideram uma tarefa exequível para um novato? Ou seria melhor leva-la a uma oficina? • Cromados guarda lamas/porta couves – Pelo que já li estas peças pela sua dimensão não valem a pena enviar para cromagem, pois sai mais barato compra-las novas…sendo esse o caso, penso que como solução no imediato é deixa-las sossegadas, numa fase intermedia remove-las, lixar e pintar com um cromado…mais adiante comprar as peças novas.
Os pneus estão com a borracha rasgada e antes que tenham problemas queria trocar por estes https://www.gasolinasuper.com/collections/pneus/products/pneu-sava-faixa-branca-17-x-2-3-4, eu sei que não são originais nem nada que se pareça, mas gosto da faixa branca lateral. A minha duvida é se este aro https://www.gasolinasuper.com/collections/motorizadas/products/aro-enszo-1-40-x-17-aco-36-furos é compatível e se os raios são de 3mm ou de 3.5mm, ainda no mesmo tema, que tipo de raio? Há de 130, 135, 150, etc. Como não me vejo capaz de enraiar uma roda sem correr o risco de ir buscar a mota à valeta aceito sugestões de oficinas na área de Lisboa que façam esse tipo de trabalho.
Já que vou andar a mexer nas rodas vou também por maxilas novas nos travões, no catalogo online da gasolina super não aparecem maxilas compatíveis com casal (só com a casal boss), mas o dono vai falar com o fornecer para me arranjar. Seguramente mais duvidas surgiram nos próximos dias agora que o projeto vai avançar muito obrifado e cumprimentos
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F Nunes
Mensagens : 11584 Pontos : 24037 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
excelente aquisição, ajuda online encontras aqui desde que exponhas as duvidas, oficinas na zona de Lisboa nao conheço talvez o Adriano da gasolina Super te possa ajudar nessa questão
aparentemente encontra se bem conservada logo manter a patine é boa ideia, este modelo usa muito alumínio logo nao enferruja, nas partes metálicas afectadas aplicar um conversor de ferrugem poderá ser uma boa opção para evitar que continue a alastrar
para manter a pintura a quem aplique verniz, WD 40 também resulta se for aplicado regularmente
selim roto montar capa e limpar estrutura de ferro/pintar
Borracha entre guarda correntes e motor se encontrares é boa ideia
Aros/raios novos, estes aros nao sao originais, os Enzo sao iguais a estes ( os originais sao de alumínio difíceis de encontrar ), eu nao mexia nos raios excepto se fosse para montar os aros originais quanto a diâmetro e comprimento tem de ser visto pelos que estao montados devem ter 2.5 mm de diâmetro ou 3 mm
Substituir manetes, podes substituir so as manetes ou o conjunto cepo / manete
Suspensão estas suspensões nao sao hidráulicas embora usem óleo, na da frente tens 1 mola, 2 casquilhos e 1 retentor em cada copo, os amortecedores molas óleo e 1 retentor, se estiverem bons nao vale a pena mexer, desmontar/reparar requer algumas ferramentas e conhecimentos no caso dos amortecedores, a da frente é mais fácil
pneus de faixa branca é uma questão de gosto pessoal
porta couves, guiador etç... fica mais barato comprar novo / replica
poderá nao precisar de maxilas novas, limpar com spray de limpeza de travões, passar lixa a despolir/riscar tanto nas maxilas como nos tambores poderá resolver
autocolantes Casal no deposito era outro pormenor a rectificar
vai pondo as duvidas que surgirem
para material novo/replica ja tens bom fornecedor
para material original novo/old stock ou restaurado contacta o Carlos Martins Old Moped https://www.facebook.com/carlosmartinsoldmoped/
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Antonio L G Marques
Mensagens : 11 Pontos : 2717 Idade : 33 Localização : Lisboa Humor : que? Data de inscrição : 20/08/2020
já depois de publicar o post vi no site da gasolina super este aro em alumino https://www.gasolinasuper.com/collections/motorizadas/products/aro-enszo-aluminio-tipo-casal-1-40-x-17-h-36-furos
Efectivamente o Adriano recomendou-me uma oficina na zona de benfica, quando for lá levantar a encomenda volto a perguntar onde fica.
Quanto à borracha encontrei esta que estava a pensar encomendar https://www.gasolinasuper.com/products/fole-de-carter-de-motorizada-duplo?_pos=2&_sid=f9d44cbb5&_ss=r
vou seguir o seu conselho em relação aos raios e as maxilas.
vou entrar em contacto com sr carlos martins para ver se arranjo o guarda correntes.
mais uma vez muito obrigado e bom fim de semana
Mário Vaz gosta desta mensagem
F Nunes
Mensagens : 11584 Pontos : 24037 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
Desmontagem do selim: A chapa metálica está muito oxidada, talvez até desse para recuperar, mas preferi avançar para um selim novo, que deve chegar na próxima semana.
Desmontagem das rodas: Sem grandes percalços, a traseira custou um pouco mais, mas acabou por sair.
Desenraiar: esta parte foi a mais dura, as cabeças estavam moídas e não tendo uma chave de raios foi bastante complicado.
Neste momento os aros de alumínio novos, os pneus de faixa branca e um novo conjunto de raios 180/3mm estão numa oficina nas portas de Benfica (que caso o serviço venha bem feito, recomendo a todos os principiantes, pois o atendimento foi 5 estrelas)
Infelizmente o estado geral dos raios não era grande coisa, uns tinham sido cortados, outros tinham a cabeça completamente moída…por recomendação da pessoa que vai fazer o serviço, decidimos avançar com novos.
Cubos
Maxilas
O cubo traseiro apresenta um desgaste considerável no sentido de rotação, da para ver na maxila correspondente que houve em tempos alguma fricção de metal com metal. As maxilas apresentam o mesmo desgaste acomodando o relevo do cubo. Alguma sugestão? Relembrar que era este o travão que “ginchava”…
Manetes: infelizmente a rosca da manete direita já não prendia o regulador do cabo. Comprei umas novas, mas não são parecidas as originais…
Ao retirar o cabo da embraiagem, este retraiu bastante e quase não conseguia recolocar. Fiz um pequeno teste para ver ser estava a engatar as mudanças e deu-me a sensação que não está…neste momento sem rodas e a trabalhar numa garagem sem ventilação não posso fazer grande coisa…
Estou a aguardar a chegada do selim e dos pneus, talvez no próximo fim de semana haja mais avanços.
cumprimentos
Mário Vaz gosta desta mensagem
F Nunes
Mensagens : 11584 Pontos : 24037 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
quanto a esse cubo manter como esta nao é grande ideia, rectificar pode ser uma soluçao, mas é necessário compensar nas maxilas e nunca fica com contacto a 100% nem perto
encamisar é outra soluçao
ou comprar um cubo em bom estado
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Antonio L G Marques
Mensagens : 11 Pontos : 2717 Idade : 33 Localização : Lisboa Humor : que? Data de inscrição : 20/08/2020
Assunto: Re: Restauro Casal K181 Sex Set 18, 2020 7:01 pm
Boa tarde Hoje só asneiradas Montei as rodas! Até aqui tudo bem… Eis a lista de problemas que se seguiram:
Tentei por a mota a funcionar depois de ter estado umas duas semanas parada e nada, …como tinha andado a mexer no cabo do acelerador para montar o novo punho e manete (que custou bastante pois havia pouca folga), mexi nos parafusos de regulaçao do cabo e la consegui por a mota a funcionar, mas há uma folga no acelerador que não consigo eliminar…estou a pensar voltar a por o punho antigo e ver se isso resolve alguma coisa
O ponto de embraiagem também ficou estranho, indo a mota a baixo ao engatar a primeira e/ou a precisar de muito acelerador para arrancar…. Como só consegui dar umas voltas na garagem não deu para testar melhor…
Quando estou para arrumar a mota no seu sitio, o pneu traseiro está sem ar (pareceu –me que tinham vindo cheios da oficina onde foram enraidos) …amanhã tenho de comprar uma bomba de ar (para verem o nível de amadorismo que para aqui vai…ahahah) e ver se foi a camara de ar que rebentou (bem provável pois usei a camara de ar antiga, e apesar de ter proposto muda-la o sr que tratou da questão dos raios disse-me que se estivesse boa se podia usar sem problema…)
Para somar á desgraça…com a mota no descanso central e ao por a roda traseira a rodar parece que a corrente bate em algum sitio (cárter, guarda correntes...) fui apertar o esticador do lado da cremalheira que tinha afrouxado ligeiramente ao desmontar a roda e…partiu.
Duvida: como desapertar esta porca/parafuso do lado da cremalheira para retirar o esticador Conseguem-me confirmar se os esticadores são estes: https://www.sibanel.pt/produto/esticador-corrente-tipo-casal-sem-dente/
Enfim suponho que isto dos restauros é mesmo assim, altos e baixos até ao resultado final… Cumprimentos e obrigado pela ajuda!
Mário Vaz gosta desta mensagem
F Nunes
Mensagens : 11584 Pontos : 24037 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
para eliminar a folga do cabo alem dos afinadores podes também encurtar o cabo enroscas completamente ambos os afinadores medes a folga e desapertas o serra cabos recuas ligeiramente menos que a folga que mediste reapertas e cortas o excesso de cabo
parece que seja a embraiagem a patinar o ideal seria uma visita ao mecânico
se veio montada quase de certeza veio cheio, pode ter acontecido que esteja a vazar na válvula ou ter furo, montar nova é sempre o ideal ( embora possa realmente ser aproveitada a velha )
a corrente a roçar pode ser demasiado folgada ou desalinhada, atenção aos separadores
desapertar essa porca nem sempre é fácil, para começar tens de inserir uma chave de fendas fina no buraco da escora e ao desapertar a porca inserir a chave de maneira a trancar o eixo na ranhura ( para evitar que rode )
o esticador para o canhão da cremalheira é este com dente
com os portes que vais pagar talvez se justifique comprar na Gasolina Super ou mesmo na oficina
Antonio L G Marques gosta desta mensagem
jose_rui_sa
Mensagens : 53 Pontos : 7601 Idade : 43 Localização : Aveiro Humor : Algum Data de inscrição : 05/01/2014
Assunto: Re: Restauro Casal K181 Sex Set 25, 2020 12:05 pm
quanto aos cromados (comprar novo e afins) eu sou mt céptico quanto a isso...
Comprares uma peça cromada aqui... outra cromada ali.... no fim vais notar tonalidades diferentes...
No meu caso por ex comprei guiador cromado... e foi cromar junto c as restantes peças....
Mas se calhar sou exigente de mais... mas clr depois sai-me do bolso
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F Nunes
Mensagens : 11584 Pontos : 24037 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
Assunto: Re: Restauro Casal K181 Sex Set 25, 2020 6:16 pm
estas corretíssimo é tudo uma questão de €
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Antonio L G Marques
Mensagens : 11 Pontos : 2717 Idade : 33 Localização : Lisboa Humor : que? Data de inscrição : 20/08/2020
Assunto: Re: Restauro Casal K181 Qua Out 07, 2020 8:01 pm
Boa noite
Amanhã faço um ponto de situação. Para já tenho a seguinte duvida: https://www.gasolinasuper.com/collections/motorizadas/products/fole-de-carburador-casal-rz
sabem se este fole é compatível com um carburador bing19 e o tubo do quadro da k181?
obrigado!
Antonio L G Marques
Mensagens : 11 Pontos : 2717 Idade : 33 Localização : Lisboa Humor : que? Data de inscrição : 20/08/2020
Assunto: Ponto de situação Qui Out 08, 2020 6:05 pm
Boa tarde
Lentamente a coisa vai andando. já tenho o selim e os problemas com a roda/esticadores já estão resolvidos.
Tenho tido problemas com o motor...ao montar os cabos devo ter feito alguma aselhice e a mota não está tão fiável como antes. Há uma semana não pegava, a torneira do deposito estava a pingar gasolina e a vela umas vezes dava faísca outras não.
Durante a semana removi o carburador e fiz uma limpeza aos injetores. No fim de semana comprei uma vela nova (B5HS – está correta? Foi recomendada pelo mecânico…) e uma nova linha de combustível com o filtro externo. Montei tudo e a mota apesar de já pegar e de não deixar escapar combustivel, não aguentava muito bem o ralenti indo abaixo quando abria o acelerador. Afinei o carburador e a mota já pega e anda…no entanto está a fazer bastante mais fumo do que antes...deduzo que terá sido outra aselhice da minha parte ao fazer a mistura. Já vi na área técnica que a recomendação para a mistura é de 2%, faz alguma diferença usar 95 ou 98?
Para limpar o carburador tive de retirar o fole de borracha que conecta com um tubo no quadro que depois vai para o filtro de ar. Falei com o Adriano da Gasolina super e ao parecer este fole em especifico já não é produzido…estou em conversações com o Carlos Martins para conseguir um. De momento a mota esta com o fole antigo, mas sem estar conectado ao tubo do quadro, ou seja, está sem filtro…suponho que ao não ter filtro o carburador deixa entrar mais ar e que isso afeta a afinação do carburador e o desempenho do motor.
Suspeito que mais tarde ou mais cedo tenho de mudar a embraiagem, como já referi num post anterior no arranque é preciso acelerar muito a mota para engatar...já estive a ajustar o cabo e não houve uma melhoria significativa. Noto também que uma vez engatada a mudança que a embraiagem tem uma certa dificuldade em voltar a apertar os discos (ou assim suponho). Não tendo muita experiência não sei se me arrisco a fazer esse trabalho sozinho e estou a ponderar leva-la a um mecânico para diagnosticar o problema da embraiagem e eventualmente por discos novos.
Cumprimentos!
Mário Vaz gosta desta mensagem
F Nunes
Mensagens : 11584 Pontos : 24037 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
Assunto: Re: Restauro Casal K181 Sáb Out 10, 2020 9:20 am
Boas António
a vela para esse motor eu uso B8hs, mas se funcionar bem mantem
gasolina 95, com 2% de óleo sintético ou semi sintético
a falta do fole afeta muito a afinação sim na questão do fole o Carlos é a pessoa indicada
levar ao mecânico seria a melhor opção
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Antonio L G Marques
Mensagens : 11 Pontos : 2717 Idade : 33 Localização : Lisboa Humor : que? Data de inscrição : 20/08/2020
Assunto: Re: Restauro Casal K181 Qui Mar 25, 2021 11:53 pm
Boa noite
Espero que este post vos encontre de boa saúde.
Já há algum tempo que não postava nada. Em boa verdade a mota também tem estado parada, mas surgiram alguns desenvolvimentos e tenho algumas duvidas para os mais entusiastas.
Ponto de situação:
- A mota tinha efetivamente um problema na embraiagem, um dos discos estava partido e levou um conjunto novo
- Anda muito bem em terreno plano (que não abunda na zona de Lisboa onde moro), mas numa subida com alguma inclinação, que noutras motas subiria em 2ª ou até com uma 3ª, neste caso tenho de engatar 1ª e a mota lá sobe, lentamente e com as rotações muito elevadas. O diagnostico provisório é de que eventualmente mudaram a relação de alguma das rodas dentadas, para que a mota tenha mais velocidade…lá terá de ir novamente ao mecânico porque não me arrisco nesses trabalhos mais complexos.
- Encontrei finalmente o guarda correntes que há tanto tempo procurava, tendo em conta a questão das rodas dentadas mencionada anteriormente, talvez deixe a montagem dessa peça para o mecânico.
- Juntamente com o guarda correntes comprei um motor M151, o famoso repolho, que eventualmente gostaria de colocar na mota pois corresponde ao motor de origem (correcto?). Não se trata de uma questão meramente estética (também é e confesso ser um fator importante para mim), mas o facto de o carburador não alinhar corretamente com o tubo interno do chassi e consequentemente com o filtro de ar, faz com que qualquer afinação ou limpeza do carburador seja um aborrecimento e gostava de ver essa situação corrigida.
Desmontagem motor M151
Começei a fazer a desmontagem do motor, um projeto que me interessa, mais não seja para ficar a conhecer um pouco melhor a mecânica deste tipo de motas. A minha ideia inicial seria desmontar na totalidade, para depois montar fazendo substituição de rolamentos, juntas, etc….
Tenho um manual de desmontagem e montagem do motor e tenho vindo a seguir todos passos, surgindo uma ou outra dificuldade pois não tenho todas as ferramentas que recomendam para certas tarefas como por exemplo a embraiagem ou a roda de corrente.
Neste momento tenho as duas tampas fora assim como o seletor de mudanças, embraiagem e respetivos discos. Ao chegar á fase de remover o volante magnético e sem ter a ferramenta especifica não consegui avançar mais.
Duvida 1:
Não consegui puxar o volante magnético – alternativas, sem ter de comprar ferramenta especifica? Onde é que se pode comprar uma ferramenta semelhante ou que por ventura sirva para esta tarefa e outras que possam surgir?
Tanto o cilindro como o embolo e respetivos anéis parecem como novos (confesso que fiquei surpreendido ao não detetar qualquer tipo de arranhão)
Duvida 2: Tendo em conta o bom estado do embolo será necessário proceder à sua remoção?
Duvida 3: Como posso diagnosticar se é fundamental substituir os rolamentos?
Duvida 4: Como recomendam fazer a limpeza das caixas? Estão ambas muito sujas…(ver foto)
Peço desculpa pelo post tão longo, qualquer comentário ou conselho é sempre bem-vindo.
Cumprimentos
Mário Vaz gosta desta mensagem
F Nunes
Mensagens : 11584 Pontos : 24037 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
Assunto: Re: Restauro Casal K181 Sex Mar 26, 2021 7:58 pm
Boa tarde António
a relação original 14x38 dentes
a falta de força pode dever se a muitos fatores, pistão com folga, segmentos gastos, parte elétrica, platinados sujos/desafinados, carburador, ate mesmo escape entupido/carbonizado
essa questão do motor falta saber o ano de fabrico ( a K181 saiu com o M 151 repolho e octagonal tal como M152 e M 154
o carburador nao alinhar pode dever se a diversos fatores se puderes por foto onde seja visível esse desalinhamento ajudava
o saca volantes tipo Bosch é barato e indispensável
se fizeres uma busca/comparação encontras ate mais barato atenção a medida e paço de rosca ( o tipo bosch M27 1.25 )
as outras ferramentas podem ser improvisadas facilmente depois descrevo como se me esquecer relembra
quanto ao embolo/pistão para desarmar o motor sim deves retirar
diagnosticar rolamentos nem sempre é fácil, podem ter folga ou estar picados de ferrugem neste caso pode originar barulho estranho
abrindo o motor eu meto sempre rolamentos e retentores
para limpar o interior gasolina e um pincel é o ideal
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Antonio L G Marques
Mensagens : 11 Pontos : 2717 Idade : 33 Localização : Lisboa Humor : que? Data de inscrição : 20/08/2020
Assunto: Re: Restauro Casal K181 Dom Mar 28, 2021 2:25 pm
Boa tarde
F Nunes Contei os dentes da roda traseira e tenho 36…será essa diferença relevante no que toca a velocidade/potencia? Não removi a tampa para ver o pinhão, se a causa da falta de potencia for uma alteração na relação, seria de esperar mais dentes no pinhão e menos na roda traseira, correto? Alguns dos possíveis problemas que referiu para a falta de potencia espero ver corrigidos com o novo motor.
Relativamente aos anos de fabrico. A mota esta registada como sendo de 1989 (um erro), o motor que esta na mota é um M152 de 1967 (ver foto).
O M151N que estou a desmontar é de 1975.
Anteriormente tínhamos falado de que provavelmente esta k181 seria um modelo de transição entre a 1ª geração (chassi com a luz traseira da carina e deposito redondo) e a 2ª (deposito mais estreito e sem e luz traseira da carina). A minha pergunta relativamente ao motor original deve-se a esta fotografia.
Que tem o mesmo chassi e deposito da minha (ainda que cromado) e pelo que percebo o famoso repolho.
A foto do carburador não é a melhor, mas acho que da para perceber que o fole novo (em teoria original deste modelo) está meio torcido…e foi muito complicado coloca-lo quando decidi fazer uma limpeza ao carburador e substituir o remendo que estava lá anteriormente (ver foto).
Quanto à compra do saca volante. Queria se calhar aproveitar e fazer uma compra de todo o material (rolamentos, freios, etc…), podia rever estes links e confirmar se estão corretos para o motor e/ou se falta alguma coisa que considere necessária para a montagem, ficava-lhe muito agradecido pois tenho sempre algum receio no que toca a compras online.
Saca volante - https://www.sibanel.pt/produto/saca-volantes-bosch-duplo/ Rolamentos - https://www.sibanel.pt/produto/kit-rolamentos-motor-casal-4-e-5-antigo/ Freios – (talvez me consiga ajudar a encontrar, no site da sibanel não encontrei ou estou apesquisar com o termo errado) Juntas - https://www.sibanel.pt/produto/kit-de-juntas-casal-45-antiga-6pcs/ Vedantes - https://www.sibanel.pt/produto/kit-de-vedantes-motor-casal-4-e-5-antigo/
Segui o seu conselho da limpeza com gasolina e pincel…ficou logo outra coisa.
Obrigado e bom domingo
Mário Vaz gosta desta mensagem
F Nunes
Mensagens : 11584 Pontos : 24037 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
Assunto: Re: Restauro Casal K181 Dom Mar 28, 2021 5:58 pm
Boa tarde António
sim pode ser uma das causas poderá haver outras
normalmente a alteração da relação de transmissão era feita na roda ou total ( cremalheira e pinhao ) se estiver 15x36 esta muito longa
esse tipo de erro é vulgar infelizmente, o IMT usa a informação do livrete Camarário ( nas Camaras punham a data do dia em que a estavam a registar sucessivamente ia rejuvenescendo a cada novo registo ) o IMT usa essa informação e comete o mesmo erro pois para as seguradoras conta a atribuição da matricula nova, pura e simplesmente uma confusão total
na chapa de identificação no quadro ( atras do farol no tubo onde trabalha a suspensão ) tens a data correta de fabrico, o motor pode ter sido alterado
nao posso afirmar mas creio que ambos os motores estarão corretos ( o modelo equipava com os motores M 151 e M152 posteriormente passou a usar também o M 154 )
no caso deste M 152 creio que tenha a frente lisa e a 1ª para cima e um ponto saliente/mama na tampa de embraiagem
estes pormenores sao muito importantes pois altera o material a usar na reparação, se puderes por foto da frente dos motores/abaixo do cilindro e da tampa de embraiagem facilitava para poder confirmar sem margem de duvida se o material que vais comprar esta correto
esta realmente um bocado desalinhado mas como é na altura poderá ter a falange incorreta ou o motor estar muito levantado de frente
ou ainda esse fole nao ser o correto este creio ser para o Bing 17 https://www.sibanel.pt/produto/fole-carburador-casal-k-181/ mas o do Bing 19 tenho ideia que também era descentrado ( posso estar errado )
quanto as compras
o saca esta correto o jogo de juntas também embora aparentemente só traga a junta do carburador Bing 17, falta a do Bing 19 ( nao é grave )
como és de Lisboa se falares com o Adriano da Gasolina Super talvez te desenrasques melhor e mais barato ( caso seja necessário fazer uma lista dos rolamentos e vedantes poderei fazer )
quanto aos freios regra geral nao sao substituídos se é a estes que te referes
poe sempre que possível fotos para evitar enganos e poder marcar
os rolamentos depende do motor em questão se for o de frente liza sobra 1 da cambota, eu prefiro usar marca SKF
Mário Vaz e Antonio L G Marques gostam desta mensagem
Antonio L G Marques
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A K181 tem estado andar bem...recentemente tive um problema com a torneira da gasolina (basicamente o plastico do visor deixou de vedar e deixava escapar a gasolina). Conseguem confirmar esta torneira seria compatível com a rosca do deposito? torneira - mediaparts Na descrição diz ser compativel com K190, mas nao faz referencia á k181.
Aproveitei tbm para limpar alguma ferrugem do depósito e já que o depósito está fora...queria aproveitar para refazer a parte elétrica. Havia algumas coisas que não estavam bem os cabos estão velhos e as conexões deixam muito a desejar...dei se calhar um passo maior que a perna porque não percebo muito do tema. A primeira coisa que vinha pedir ao grupo seria um esquema elétrico, já vi alguns aqui no grupo:
Mas a minha parece ter algumas diferenças, nomeadamente: - do motor saem 3 fios. um deles vai diretamente ao cachimbo da ignição (sem bobine de ignição externa), há algum problema nesta configuração? imagino que tenha a bobine interna. - Na minha há um comutador para luzes, buzina e botão de stop (alguns dos cabos que saem do comutador nem sequer estavam conectados) nos esquemas anteriores parece haver uma separação do botão stop/luzes/buzina
mais duvidas surgiram, neste momento vou terminar a parte do deposito e depois meter mão na parte elétrica
Obrigado!
Mário Vaz gosta desta mensagem
F Nunes
Mensagens : 11584 Pontos : 24037 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
segue o link - https://www.mediaparts.pt/motorizadas-montagem-deposito-torneira-gasolina-s-porca-c-visor
acho que no post anterior a hiperligação está nas palavras "torneira - mediaparts"
Tenho de confirmar a questão do gerador Sexta relembro do esquema eletrico
seria muito complicado introduzir piscas traseiros e dianteiros? onde iriam montados? recomendam alguma replica ou modelo que seja compativel? Nos sites habituais não encontro grande coisa.
obrigado
Mário Vaz gosta desta mensagem
F Nunes
Mensagens : 11584 Pontos : 24037 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
montar piscas é possível novos dificilmente encontras mas usados por vezes aparecem da SIM ou da MIL
implica outro comutador, bateria e forma de a carregar ( essa parte eu na minha resolvi montando led e carrego a bateria com carregador 1 vez por semana andando todos os dias )