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Assunto: Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Dom Out 31, 2021 11:05 pm
Saudações.
Este tópico é acerca do meu restauro de uma Casal K181.
Trouxe-a há alguns meses da casa dos meus pais para a minha casa para começar o processo de restauro.
Os ares de Peniche não foram simpáticos para a pintura, em particular na do depósito e guarda-lamas da frente que era cromado. Mas esteve sempre guardada num armazém durante os últimos 15+ anos.
Comparando com fotografias de catálogo da época (a data de fabrico desta é de 1979), parece estar quase toda original, exceto o espelho com suporte de plástico que parece que foi retirado de uma scooter, e o acelerador. O banco diz Casal mas deve ter sido trocado mais tarde por um modelo mais recente. Falta também a proteção da corrente.
Comparando a pintura com o modelo do catálogo, noto algumas diferenças. Nomeadamente, a suspensão traseira e dianteira estão pintadas de azul neste modelo, mas no catálogo aparecem a cinzento. O guarda-lamas da frente era cromado, mas no catalogo parece cinzento também. Quando chegar a altura, irei levar as peças a um pintor, mas vou manter o padrão de cores atual.
Entretanto já legalizei a motorizada no IMT com uma nova matrícula e passei a ser o proprietário.
Eu não tenho experiência nenhuma nestas andanças, mas sei procurar informação e tentar fazer alguma coisa. Assim o plano é fazer tudo o que está ao meu alcance.
Dito isto, já andei a fazer alguma coisa.
Já desmontei a mota quase toda (o motor fica para o fim).
Com a ajuda das dicas de F. Nunes, consegui remover ambos os canhões de fechadura, mas não saíram sem dar luta.
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Nuno S.
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Assunto: Re: Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Dom Out 31, 2021 11:12 pm
Como quero fazer o restauro o mais original possível, fui à procura das peças que me faltam.
Consegui encontrar um cárter da corrente em estado (e preço) razoável.
Mas depois de olhar para fotos na net, vejo que não é exatamente para o meu modelo.
K181 - Carter comprido:
K181 S - Carter curto igual ao que tenho:
A K181 parece ter o motor avançado para a frente com uns apoios de motor extra que a K181 S não tem.
Ainda não decidi o que vou fazer aqui pois é bastante difícil encontrar estas peças originais em bom estado e a bom preço. Como apesar de tudo, este cárter de corrente alinha perfeitamente com a escora da minha mota, uma possibilidade seria montar o motor tal como na K181 S, mas depois não ficaria 100% original e o filtro de ar poderia não caber. Tenho de pensar...
Em relação aos cepos, como podem ver na mensagem anterior, o cepo do acelerador original Casal está cortado e foi colocado um que deve ser da Lusito.
Fui assim à procura de cepos originais Casal para este modelo e após alguma procura insistente e alguns contactos, lá encontrei um conjunto de cepos originais Casal em estado razoável de conservação (tem apenas uma amolgadelazita que devo conseguir endireitar) e a um preço mais ou menos razoável.
Tenho uma questão. Como podem ver, falta a cana de acelerador. Já estive a sondar o que existe e vejo que as vendidas como (ditas) originais Casal são aparentemente idênticas às da XF17 por exemplo (que encontro mais baratas). Podem-me confirmar isto? A cana original é mesmo de plástico?
Sabem se me falta mais alguma coisa no cepo do acelerador? Este tem uma mola lá pendurada, mas não entendo a sua função.
Última edição por Nuno S. em Dom Out 31, 2021 11:52 pm, editado 3 vez(es)
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Nuno S.
Mensagens : 13 Pontos : 2051 Idade : 38 Localização : Coimbra Humor : Smiles per hour! Data de inscrição : 21/07/2021
Assunto: Re: Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Dom Out 31, 2021 11:26 pm
Por fim, e para já, tenho mais uma questão e pedido de ajuda.
Quando estava a desmontar a mota, encontrei uma reparação um bocado tosca na montagem do pousa-pés.
Ontem fui falar com um serralheiro conhecido para ver se me poderia ajudar com a reparação deste remendo para poder montar o poisa pés e descanso em condições.
Se alguém que tenha este modelo me poder ajudar, agradecia que tirasse uma foto bem focada e iluminada desta zona, da zona oposta e por baixo, para o serralheiro ter uma ideia mais clara do aspeto correto.
Entretanto, com um serrote de cortar ferro e uma lima, lá fui removendo o que estava a mais.
Mais novidades virão.
Obrigado.
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F Nunes
Mensagens : 11585 Pontos : 24038 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
Assunto: Re: Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Seg Nov 01, 2021 10:22 am
Boas quanto ao estado acrescento o farolim de trás
a cana original do acelerador era de chapa mas podes usar de plástico e sim a da xf é compatível desde que seja do cepo MIL
o cárter a falta do correto usa esse
a zona do poisa pês deve ser reparada com recurso ao poisa pês novo o aspecto deve ser como marquei na foto meia lua a acompanhar o varão , igual a Boss ( caso tenhas acesso a uma ) fotos nao tenho
depois de instalado pingar por dentro evita que volte a desgastar o quadro ( pequenas liberdades para "melhorar" )
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F Nunes
Mensagens : 11585 Pontos : 24038 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
Assunto: Re: Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Seg Nov 01, 2021 10:24 am
a mola no cepo, salvo erro trabalha com uma esfera na cana
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Nuno S.
Mensagens : 13 Pontos : 2051 Idade : 38 Localização : Coimbra Humor : Smiles per hour! Data de inscrição : 21/07/2021
Assunto: Re: Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Sáb Nov 20, 2021 1:45 pm
Bem haja a todos.
O progresso tem sido pouco mas não está parado, vai indo devagar.
Hoje fui a um mecânico de motorizadas de confiança para me ajudar a desmontar o amortecedor traseiro que já me andava a chatear há algum tempo. Como o quero recuperar (pintar/cromar), precisava de o desmontar mas não sabia como ... até hoje.
Fica aqui o registo para referência de quem possa vir a precisar. Isto depois de desmontado é mais fácil de entender.
Foto do amortecedor desmontado:
Utilizando o seguinte esquema para explicar, para desmontar o amortecedor é necessário arregaçar a bainha cromada (peça 4 na figura) da sua base de apoio (peça 2) para tornar visível o pino de bloqueio (peça 3). Depois com um punção retira-se este pino e é só separar as peças.
Atenção que eu não vi o processo a ser feito, logo pode estar a escapar-me algum detalhe. Espero ter ajudado.
Obrigado.
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F Nunes
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Assunto: Re: Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Dom Nov 21, 2021 1:44 pm
Boas
esta tudo correto, só falta acrescentar que é necessário uma prensa para comprimir a mola, esta na secção ferramentas caseiras em 2 versões
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Nuno S.
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Assunto: Re: Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Dom Jan 02, 2022 9:16 pm
Mais uma atualização do progresso.
O quadro está no torneiro para refazer o apoio do poisa-pés em condições, logo ainda não posso mandar tudo para a pintura.
Em relação aos amortecedores traseiros, penso que os vou simplesmente substituir por completo por amortecedores novos com o mesmo aspeto (fechados) e medida. Os cromados do meus estão demasiado destruídos para restaurar e o elemento amortecedor já tem mais de 40 anos e já deve estar demasiado degradado para ser reutilizado. Pelo que estive a ler, estes funcionam utilizando óleo e um gás pressurizado (nitrogénio??) e não há forma simples de carregar o gás de novo (os meus não tem válvula nenhuma) ou de os desmontar por completo para verificar se o embolo e restantes componentes internos estão bons.
Ao avaliar o guarda lamas da frente, verifiquei que está demasiado corroído para pensar em cromar. Com pouco esforço, fiz-lhe um buraco. Procurei um bocado e lá conseguir encontrar um guarda lamas original Casal em bom estado com as medidas e furos corretos. Fotos:
De resto, estive a desmontar o carburador e a limpar antes de ganhar coragem para pegar no motor. Alguém com experiência sabe se vale a pena comprar um kit de substituição para reconstruir o carburador, ou se devo apenas substituir os vedantes e quaisquer componentes com desgaste aparente? E se comprar um desses kits, aqueles vindos da China são razoáveis ou é melhor comprar noutro local/peças genuínas? Foto:
Obrigado.
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F Nunes
Mensagens : 11585 Pontos : 24038 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
Assunto: Re: Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Sáb Jan 08, 2022 2:21 pm
Boas estive impedido de vir ao fórum mas continuo presente
quanto aos amortecedores estando as partes cromadas muito danificadas optar por meter novo será o ideal
estes sao apenas hidráulicos nao usam gás, desmontar é relativamente simples, quase de certeza o veio estará muito corroído logo terias de mandar fazer novos e montar retentores novos estes sao baratos mas a soma de toda a despesa ( cromagem, veios e retentores) dificilmente compensara exceto no caso de as superfícies cromadas estarem muito razoáveis ( sem irregularidades de corrosão ) o que aparentemente nao é o caso
guarda lamas novo original espetacular e sem duvida a melhor opção
quanto ao carburador limpeza exterior e avaliação de desgaste do embolo, agulha, difusor, havendo desgaste num destes elementos substituir
quanto aos kits chineses sao uma opção embora nem todas as peças sejam compatíveis ( nunca usei falo pelo feedback de quem usou )
replica do Bing 17 bom feedback de quem já usou preço razoável só tens de trocar o afinador do cabo de acelerador e provavelmente gigleur
peças reposição ainda se encontram com alguma facilidade e valor razoável
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Nuno S.
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Assunto: Re: Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Sáb Jan 08, 2022 5:32 pm
Obrigado mais uma vez pela tua ajuda, F Nunes.
Em relação aos amortecedores traseiros foi um verdadeiro dilema. Não tenho forma de confirmar, mas ao retirar os vedantes na tentativa de os desmontar (peça 10 no diagrama que mostrei umas mensagens mais atrás) estes fizeram o típico som de sair gás (pffft) quando os retirei. Daí ter suspeitado de estes terem sido carregados com gás e me feito pensar se valeria a pena seguir com o seu restauro. Será que era apenas ar? De resto os varões internos até estão minimamente bons sem corrosão e capazes de fazer bom contacto com o vedante, mas não tenho forma de saber como o restante amortecedor está por dentro. Em mais de um local, pedem-me cerca de 80€ por um par de amortecedores idênticos novos.
Tenho mais uma atualização. Na saga para restaurar os cromados dos copos de suspensão da frente, e após me convencerem que não seria boa ideia tentar restaurar por estarem demasiado danificados, optei por adquirir originais em bom estado. Encontrei os seguintes que parecem stock original antigo. Como podem ver, tenho um problema. São ambos do mesmo lado - precisava do outro com a rosca do veio da roda e sem o batente para a tampa do cubo da roda. A solução é se não encontrar outro em igual condição, irei enviar ao torneiro para fazer a rosca e remover o batente num deles (blasfémia!!).
Ora, antes de o fazer, deixo aqui a proposta de se alguém tiver o outro que me falta em igual estado, poderei estar disposto a algum tipo de negócio/troca.
Foto:
Obrigado.
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F Nunes
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Assunto: Re: Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Dom Jan 16, 2022 10:44 am
Boas
80€ nao é descabido gastas isso na recuperação desses ( cromagem ) estes sao mesmo hidráulicos esse som poderá ter sido do óleo ao passar na válvula
no caso dos copos nao será fácil aparecer outro mas vai tentando pois pode ser que apareça
retirar o apoio requer mandar cromar caso contrario vai ficar feio e enferrujar, quanto a rosca um torneiro pode fazer um elicoyl
Nuno S.
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Assunto: Re: Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Sáb Fev 05, 2022 7:04 pm
O progresso aqui é a conta-gotas, mas vai indo.
Hoje foi dia de ir até ao torneiro levantar o quadro. Como tinha mostrado anteriormente, a zona de apoio do descanso e pousa-pés estava completamente aldrabada por um remendo antigo. O apoio do pousa-pés foi reconstruído e reforçado e o descanso que tinha comprado afinal estava uma bela obra de arte (não estava centrado e estava ligeiramente torto para um dos lados) e teve de ser retrabalhado para montar no quadro.
Antes:
Depois:
Deixei no torneiro um dos copos de suspensão para fazer as modificações necessárias como tinha descrito anteriormente e depois é mandar tudo para a pintura/cromagem.
Já faltou mais.
F Nunes
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Assunto: Re: Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Sáb Fev 05, 2022 7:27 pm
excelente trabalho continua
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Nuno S.
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Assunto: Re: Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Dom Fev 05, 2023 2:57 pm
Já se começa a parecer com alguma coisa.
sergio_ribatejano gosta desta mensagem
F Nunes
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Assunto: Re: Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Dom Fev 05, 2023 5:20 pm
excelente trabalho continua
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Assunto: Re: Restauro de Casal K181 - Diário de bordo