CLUBCASALEIRO
Bem vindo Casaleiro.
CLUBCASALEIRO
Bem vindo Casaleiro.
CLUBCASALEIRO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CLUBCASALEIRO


 
InícioGaleriaÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Restauro de Casal K181 - Diário de bordo

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Nuno S.




Mensagens : 13
Pontos : 2051
Idade : 38
Localização : Coimbra
Humor : Smiles per hour!
Data de inscrição : 21/07/2021

Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Empty
MensagemAssunto: Restauro de Casal K181 - Diário de bordo   Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Icon_minitimeDom Out 31, 2021 11:05 pm

Saudações.

Este tópico é acerca do meu restauro de uma Casal K181.

Trouxe-a há alguns meses da casa dos meus pais para a minha casa para começar o processo de restauro.

Os ares de Peniche não foram simpáticos para a pintura, em particular na do depósito e guarda-lamas da frente que era cromado. Mas esteve sempre guardada num armazém durante os últimos 15+ anos.

Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Img_2010
Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Img_2011

Comparando com fotografias de catálogo da época (a data de fabrico desta é de 1979), parece estar quase toda original, exceto o espelho com suporte de plástico que parece que foi retirado de uma scooter, e o acelerador.
O banco diz Casal mas deve ter sido trocado mais tarde por um modelo mais recente. Falta também a proteção da corrente.

Comparando a pintura com o modelo do catálogo, noto algumas diferenças. Nomeadamente, a suspensão traseira e dianteira estão pintadas de azul neste modelo, mas no catálogo aparecem a cinzento. O guarda-lamas da frente era cromado, mas no catalogo parece cinzento também.
Quando chegar a altura, irei levar as peças a um pintor, mas vou manter o padrão de cores atual.

Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Casal-k181-1

Entretanto já legalizei a motorizada no IMT com uma nova matrícula e passei a ser o proprietário.

Eu não tenho experiência nenhuma nestas andanças, mas sei procurar informação e tentar fazer alguma coisa.
Assim o plano é fazer tudo o que está ao meu alcance.

Dito isto, já andei a fazer alguma coisa.

Já desmontei a mota quase toda (o motor fica para o fim).
Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Img_0110

Com a ajuda das dicas de F. Nunes, consegui remover ambos os canhões de fechadura, mas não saíram sem dar luta.
Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Img_2012

Mário Vaz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Nuno S.




Mensagens : 13
Pontos : 2051
Idade : 38
Localização : Coimbra
Humor : Smiles per hour!
Data de inscrição : 21/07/2021

Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de Casal K181 - Diário de bordo   Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Icon_minitimeDom Out 31, 2021 11:12 pm

Como quero fazer o restauro o mais original possível, fui à procura das peças que me faltam.

Consegui encontrar um cárter da corrente em estado (e preço) razoável.
Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Img_2014

Mas depois de olhar para fotos na net, vejo que não é exatamente para o meu modelo.

K181 - Carter comprido:
Restauro de Casal K181 - Diário de bordo 89547110

K181 S - Carter curto igual ao que tenho:
Restauro de Casal K181 - Diário de bordo 28cfx410

A K181 parece ter o motor avançado para a frente com uns apoios de motor extra que a K181 S não tem.

Ainda não decidi o que vou fazer aqui pois é bastante difícil encontrar estas peças originais em bom estado e a bom preço. Como apesar de tudo, este cárter de corrente alinha perfeitamente com a escora da minha mota, uma possibilidade seria montar o motor tal como na K181 S, mas depois não ficaria 100% original e o filtro de ar poderia não caber.
Tenho de pensar...


Em relação aos cepos, como podem ver na mensagem anterior, o cepo do acelerador original Casal está cortado e foi colocado um que deve ser da Lusito.

Fui assim à procura de cepos originais Casal para este modelo e após alguma procura insistente e alguns contactos, lá encontrei um conjunto de cepos originais Casal em estado razoável de conservação (tem apenas uma amolgadelazita que devo conseguir endireitar) e a um preço mais ou menos razoável.
Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Img_2013

Tenho uma questão. Como podem ver, falta a cana de acelerador. Já estive a sondar o que existe e vejo que as vendidas como (ditas) originais Casal são aparentemente idênticas às da XF17 por exemplo (que encontro mais baratas). Podem-me confirmar isto?
A cana original é mesmo de plástico?

Sabem se me falta mais alguma coisa no cepo do acelerador? Este tem uma mola lá pendurada, mas não entendo a sua função.
Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Cepo10


Última edição por Nuno S. em Dom Out 31, 2021 11:52 pm, editado 3 vez(es)

Mário Vaz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Nuno S.




Mensagens : 13
Pontos : 2051
Idade : 38
Localização : Coimbra
Humor : Smiles per hour!
Data de inscrição : 21/07/2021

Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de Casal K181 - Diário de bordo   Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Icon_minitimeDom Out 31, 2021 11:26 pm

Por fim, e para já, tenho mais uma questão e pedido de ajuda.

Quando estava a desmontar a mota, encontrei uma reparação um bocado tosca na montagem do pousa-pés.
Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Img_2015

Ontem fui falar com um serralheiro conhecido para ver se me poderia ajudar com a reparação deste remendo para poder montar o poisa pés e descanso em condições.

Se alguém que tenha este modelo me poder ajudar, agradecia que tirasse uma foto bem focada e iluminada desta zona, da zona oposta e por baixo, para o serralheiro ter uma ideia mais clara do aspeto correto.

Entretanto, com um serrote de cortar ferro e uma lima, lá fui removendo o que estava a mais.
Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Img_2016

Mais novidades virão.

Obrigado.

Mário Vaz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
F Nunes

F Nunes


Mensagens : 11585
Pontos : 24038
Idade : 53
Localização : cartaxo
Humor : Sempre Casal
Data de inscrição : 15/03/2012

Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de Casal K181 - Diário de bordo   Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Icon_minitimeSeg Nov 01, 2021 10:22 am

Boas quanto ao estado acrescento o farolim de trás

a cana original do acelerador era de chapa mas podes usar de plástico e sim a da xf é compatível desde que seja do cepo MIL  

o cárter a falta do correto usa esse

a zona do poisa pês deve ser reparada  com recurso ao poisa pês novo  o aspecto deve ser como marquei na foto meia lua a acompanhar o varão , igual a Boss ( caso tenhas acesso a uma ) fotos nao tenho

depois de instalado pingar por dentro evita que volte a desgastar o quadro ( pequenas liberdades para "melhorar" )

Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Img_2029

Mário Vaz e Nuno S. gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
F Nunes

F Nunes


Mensagens : 11585
Pontos : 24038
Idade : 53
Localização : cartaxo
Humor : Sempre Casal
Data de inscrição : 15/03/2012

Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de Casal K181 - Diário de bordo   Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Icon_minitimeSeg Nov 01, 2021 10:24 am

a mola no cepo, salvo erro trabalha com uma esfera na cana

Mário Vaz e Nuno S. gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Nuno S.




Mensagens : 13
Pontos : 2051
Idade : 38
Localização : Coimbra
Humor : Smiles per hour!
Data de inscrição : 21/07/2021

Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de Casal K181 - Diário de bordo   Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Icon_minitimeSáb Nov 20, 2021 1:45 pm

Bem haja a todos.

O progresso tem sido pouco mas não está parado, vai indo devagar. Smile

Hoje fui a um mecânico de motorizadas de confiança para me ajudar a desmontar o amortecedor traseiro que já me andava a chatear há algum tempo.
Como o quero recuperar (pintar/cromar), precisava de o desmontar mas não sabia como ... até hoje.

Fica aqui o registo para referência de quem possa vir a precisar. Isto depois de desmontado é mais fácil de entender.

Foto do amortecedor desmontado:
Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Img_2017

Utilizando o seguinte esquema para explicar, para desmontar o amortecedor é necessário arregaçar a bainha cromada (peça 4 na figura) da sua base de apoio (peça 2) para tornar visível o pino de bloqueio (peça 3). Depois com um punção retira-se este pino e é só separar as peças.
Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Casalk10

Atenção que eu não vi o processo a ser feito, logo pode estar a escapar-me algum detalhe. Espero ter ajudado.

Obrigado.

Mário Vaz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
F Nunes

F Nunes


Mensagens : 11585
Pontos : 24038
Idade : 53
Localização : cartaxo
Humor : Sempre Casal
Data de inscrição : 15/03/2012

Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de Casal K181 - Diário de bordo   Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Icon_minitimeDom Nov 21, 2021 1:44 pm

Boas

esta tudo correto, só falta acrescentar que é necessário uma prensa para comprimir a mola, esta na secção ferramentas caseiras em 2 versões

Mário Vaz e Nuno S. gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Nuno S.




Mensagens : 13
Pontos : 2051
Idade : 38
Localização : Coimbra
Humor : Smiles per hour!
Data de inscrição : 21/07/2021

Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de Casal K181 - Diário de bordo   Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Icon_minitimeDom Jan 02, 2022 9:16 pm

Mais uma atualização do progresso.

O quadro está no torneiro para refazer o apoio do poisa-pés em condições, logo ainda não posso mandar tudo para a pintura.

Em relação aos amortecedores traseiros, penso que os vou simplesmente substituir por completo por amortecedores novos com o mesmo aspeto (fechados) e medida.
Os cromados do meus estão demasiado destruídos para restaurar e o elemento amortecedor já tem mais de 40 anos e já deve estar demasiado degradado para ser reutilizado. Pelo que estive a ler, estes funcionam utilizando óleo e um gás pressurizado (nitrogénio??) e não há forma simples de carregar o gás de novo (os meus não tem válvula nenhuma) ou de os desmontar por completo para verificar se o embolo e restantes componentes internos estão bons.

Ao avaliar o guarda lamas da frente, verifiquei que está demasiado corroído para pensar em cromar. Com pouco esforço, fiz-lhe um buraco. Procurei um bocado e lá conseguir encontrar um guarda lamas original Casal em bom estado com as medidas e furos corretos.
Fotos:
Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Img_2020
Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Img_2019

De resto, estive a desmontar o carburador e a limpar antes de ganhar coragem para pegar no motor.
Alguém com experiência sabe se vale a pena comprar um kit de substituição para reconstruir o carburador, ou se devo apenas substituir os vedantes e quaisquer componentes com desgaste aparente?
E se comprar um desses kits, aqueles vindos da China são razoáveis ou é melhor comprar noutro local/peças genuínas?
Foto:
Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Img_2018

Obrigado.

Mário Vaz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
F Nunes

F Nunes


Mensagens : 11585
Pontos : 24038
Idade : 53
Localização : cartaxo
Humor : Sempre Casal
Data de inscrição : 15/03/2012

Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de Casal K181 - Diário de bordo   Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Icon_minitimeSáb Jan 08, 2022 2:21 pm

Boas estive impedido de vir ao fórum mas continuo presente

quanto aos amortecedores estando as partes cromadas muito danificadas optar por meter novo será o ideal

estes sao apenas hidráulicos nao usam gás, desmontar é relativamente simples, quase de certeza o veio estará muito corroído logo terias de mandar fazer novos e montar retentores novos
estes sao baratos mas a soma de toda a despesa ( cromagem, veios e retentores) dificilmente compensara exceto no caso de as superfícies cromadas estarem muito razoáveis ( sem irregularidades de corrosão ) o que aparentemente nao é o caso

guarda lamas novo original espetacular e sem duvida a melhor opção

quanto ao carburador limpeza exterior e avaliação de desgaste do embolo, agulha, difusor, havendo desgaste num destes elementos substituir

Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Img_2034

quanto aos kits chineses sao uma opção embora nem todas as peças sejam compatíveis ( nunca usei falo pelo feedback de quem usou )

replica do Bing 17 bom feedback de quem já usou preço razoável só tens de trocar o afinador do cabo de acelerador e provavelmente gigleur

peças reposição ainda se encontram com alguma facilidade e valor razoável

Nuno S. gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Nuno S.




Mensagens : 13
Pontos : 2051
Idade : 38
Localização : Coimbra
Humor : Smiles per hour!
Data de inscrição : 21/07/2021

Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de Casal K181 - Diário de bordo   Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Icon_minitimeSáb Jan 08, 2022 5:32 pm

Obrigado mais uma vez pela tua ajuda, F Nunes.  Smile


Em relação aos amortecedores traseiros foi um verdadeiro dilema.
Não tenho forma de confirmar, mas ao retirar os vedantes na tentativa de os desmontar (peça 10 no diagrama que mostrei umas mensagens mais atrás) estes fizeram o típico som de sair gás (pffft) quando os retirei. Daí ter suspeitado de estes terem sido carregados com gás e me feito pensar se valeria a pena seguir com o seu restauro. Será que era apenas ar?
De resto os varões internos até estão minimamente bons sem corrosão e capazes de fazer bom contacto com o vedante, mas não tenho forma de saber como o restante amortecedor está por dentro.
Em mais de um local, pedem-me cerca de 80€ por um par de amortecedores idênticos novos.


Tenho mais uma atualização.
Na saga para restaurar os cromados dos copos de suspensão da frente, e após me convencerem que não seria boa ideia tentar restaurar por estarem demasiado danificados, optei por adquirir originais em bom estado.
Encontrei os seguintes que parecem stock original antigo. Como podem ver, tenho um problema. São ambos do mesmo lado - precisava do outro com a rosca do veio da roda e sem o batente para a tampa do cubo da roda.
A solução é se não encontrar outro em igual condição, irei enviar ao torneiro para fazer a rosca e remover o batente num deles (blasfémia!!).

Ora, antes de o fazer, deixo aqui a proposta de se alguém tiver o outro que me falta em igual estado, poderei estar disposto a algum tipo de negócio/troca.

Foto:
Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Img_2021

Obrigado.

Mário Vaz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
F Nunes

F Nunes


Mensagens : 11585
Pontos : 24038
Idade : 53
Localização : cartaxo
Humor : Sempre Casal
Data de inscrição : 15/03/2012

Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de Casal K181 - Diário de bordo   Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Icon_minitimeDom Jan 16, 2022 10:44 am

Boas

80€ nao é descabido gastas isso na recuperação desses ( cromagem )
estes sao mesmo hidráulicos esse som poderá ter sido do óleo ao passar na válvula

no caso dos copos nao será fácil aparecer outro mas vai tentando pois pode ser que apareça

retirar o apoio requer mandar cromar caso contrario vai ficar feio e enferrujar, quanto a rosca um torneiro pode fazer um elicoyl
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno S.




Mensagens : 13
Pontos : 2051
Idade : 38
Localização : Coimbra
Humor : Smiles per hour!
Data de inscrição : 21/07/2021

Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de Casal K181 - Diário de bordo   Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Icon_minitimeSáb Fev 05, 2022 7:04 pm

O progresso aqui é a conta-gotas, mas vai indo.

Hoje foi dia de ir até ao torneiro levantar o quadro. Como tinha mostrado anteriormente, a zona de apoio do descanso e pousa-pés estava completamente aldrabada por um remendo antigo.
O apoio do pousa-pés foi reconstruído e reforçado e o descanso que tinha comprado afinal estava uma bela obra de arte (não estava centrado e estava ligeiramente torto para um dos lados) e teve de ser retrabalhado para montar no quadro.

Antes:
Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Img_2024

Depois:
Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Img_2022
Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Img_2023

Deixei no torneiro um dos copos de suspensão para fazer as modificações necessárias como tinha descrito anteriormente e depois é mandar tudo para a pintura/cromagem.

Já faltou mais. Restauro de Casal K181 - Diário de bordo 1f600
Ir para o topo Ir para baixo
F Nunes

F Nunes


Mensagens : 11585
Pontos : 24038
Idade : 53
Localização : cartaxo
Humor : Sempre Casal
Data de inscrição : 15/03/2012

Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de Casal K181 - Diário de bordo   Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Icon_minitimeSáb Fev 05, 2022 7:27 pm

excelente trabalho continua Restauro de Casal K181 - Diário de bordo 1056859706

Nuno S. gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Nuno S.




Mensagens : 13
Pontos : 2051
Idade : 38
Localização : Coimbra
Humor : Smiles per hour!
Data de inscrição : 21/07/2021

Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de Casal K181 - Diário de bordo   Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Icon_minitimeDom Fev 05, 2023 2:57 pm

Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Img_2025

Já se começa a parecer com alguma coisa. Shocked

sergio_ribatejano gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
F Nunes

F Nunes


Mensagens : 11585
Pontos : 24038
Idade : 53
Localização : cartaxo
Humor : Sempre Casal
Data de inscrição : 15/03/2012

Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de Casal K181 - Diário de bordo   Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Icon_minitimeDom Fev 05, 2023 5:20 pm

excelente trabalho continua Restauro de Casal K181 - Diário de bordo 1056859706
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de Casal K181 - Diário de bordo   Restauro de Casal K181 - Diário de bordo Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Restauro de Casal K181 - Diário de bordo
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Restauro Casal K181
» restauro casal k181
» Restauro Casal K181
» Restauro casal k181 de 1975
» o restauro casal k181 1969

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CLUBCASALEIRO :: CASAL :: Restauros-
Ir para: