| Inicio de restauro casal 125 K270 | |
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+3eneias F Nunes AntonioGoncalves 7 participantes |
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Autor | Mensagem |
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AntonioGoncalves
Mensagens : 58 Pontos : 7602 Idade : 56 Localização : portugal Humor : Sempre que possivel Data de inscrição : 05/01/2014
| Assunto: Re: Inicio de restauro casal 125 K270 Sáb Out 24, 2015 10:04 pm | |
| - F Nunes escreveu:
- este motor em termos de desmontagem/montagem e igual as 50cc, na desmontagem atenção as anilhas devem ficar no sitio tanto na cambota como na caixa
discos de embraiagem um dos pontos a ter atenção deve levar novos tal como rolamentos e retentores Obrigado FNunes, eu amanha vou entao dar inicio a desmontagem do Motor e vou ter em atenção a esses promenores ! Comps | |
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AntonioGoncalves
Mensagens : 58 Pontos : 7602 Idade : 56 Localização : portugal Humor : Sempre que possivel Data de inscrição : 05/01/2014
| Assunto: Re: Inicio de restauro casal 125 K270 Dom Out 25, 2015 11:06 pm | |
| Pessoal tudo bem ! Bem ,hoje domingo atè pensava que dava para dar um adianto na desmontagem do Motor , mas não possivel só no final do dia é que foi sujar as Maos um pouco ,e ainda deu para ver o alguma coisa de supresa! Como podem ver a saida do cilindro para o escape tem quase tudas a alhetas em redor do cilindro partidas e algumas rebarbadas e com muita massa de vedação ,não estou a ver jeito de grande reparação ( a partida que o cilindro esteja bom) ou entao custa uma furtuna! Depois de tirar as Tampas laterais no lado do volante magnetico estava muito sujo de olio mesmo na parte do volante magnetico esta bastante sujo de ólio ,penso que nesta parte do Motor não devia haver tanto ólio Para terminar tirei a culassa e olhem só a cor do pistão na parte superior Pessoal por hoje è tudo durante a semana para por cá com mais novidades COmps | |
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F Nunes
Mensagens : 11585 Pontos : 24038 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
| Assunto: Re: Inicio de restauro casal 125 K270 Seg Out 26, 2015 4:53 pm | |
| este cilindro deves tentar recuperar a menos que esteja riscado na camisa, a sujidade deve se com certeza aos vedantes/retentores, o pistão esta carbonizado ( normal ) nao esta picado e se nao tiver folga nem riscos parece me bom | |
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AntonioGoncalves
Mensagens : 58 Pontos : 7602 Idade : 56 Localização : portugal Humor : Sempre que possivel Data de inscrição : 05/01/2014
| Assunto: Re: Inicio de restauro casal 125 K270 Ter Out 27, 2015 9:18 pm | |
| - F Nunes escreveu:
- este cilindro deves tentar recuperar a menos que esteja riscado na camisa, a sujidade deve se com certeza aos vedantes/retentores, o pistão esta carbonizado ( normal ) nao esta picado e se nao tiver folga nem riscos parece me bom
Obrigado FNunes, como disse no cilindro onde è apertada a curva de escape tem todas as alhetas todas partidas penso que algumas foram rebarbadas ,na Foto seguinte acho que se vê melhor! Tenho duas duvidas em relação a reparação do cilindro a primeira è se realmente se consegue soldar o aluminio num espaço tão reduzido como è neste caso,segunda duvida è em relação ao custo da reparação se Vale a Pena ou não reparar devido ao custo , ou será melhor procurar um em melhor estado! Comps | |
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F Nunes
Mensagens : 11585 Pontos : 24038 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
| Assunto: Re: Inicio de restauro casal 125 K270 Qua Out 28, 2015 7:26 pm | |
| infelizmente era habitual fazerem este tipo de trabalho para facilitar a montagem e desmontagem da curva, com ferramenta inadequada
como se trata de uma zona menos visível manter assim pode ser uma opção, reparar alem de caro nao me parece muito viável, comprar outro alem de nao ser fácil encontrar será dispendioso | |
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AntonioGoncalves
Mensagens : 58 Pontos : 7602 Idade : 56 Localização : portugal Humor : Sempre que possivel Data de inscrição : 05/01/2014
| Assunto: Re: Inicio de restauro casal 125 K270 Qui Out 29, 2015 9:02 pm | |
| Obrigado FNunes pelos comentarios! Depois de tirar o cilindro o estado do pistão era este a primeira Vista em bom estado , a viela me parece um pouco negra penso não ser normal e enferrujada! | |
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AntonioGoncalves
Mensagens : 58 Pontos : 7602 Idade : 56 Localização : portugal Humor : Sempre que possivel Data de inscrição : 05/01/2014
| Assunto: Re: Inicio de restauro casal 125 K270 Qui Out 29, 2015 9:22 pm | |
| Pessoal Agora chegou a vez de comecar a desmontar o pinhão de ataque e foi bastante dificil de convencer o pinhao a sair e com bastante esforço sempre consegui tirar e para meu espanto olhem só o que estava a difilcultar a saida do pinhão era aquela ranhura no veio do pinhão provocada pelas esferas ,eu não tenho qualquer explicação o porquê deste acontecimento! Notei que as esferas são de diferentes tamanhos , Agora gostaria de saber qual o tamanho original Destas duas esferas ? Na terceira Foto ve-se melhor a ranhura no veio! | |
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AntonioGoncalves
Mensagens : 58 Pontos : 7602 Idade : 56 Localização : portugal Humor : Sempre que possivel Data de inscrição : 05/01/2014
| Assunto: Re: Inicio de restauro casal 125 K270 Qui Out 29, 2015 9:38 pm | |
| Pessoal é só desgraças depois de tirar o volante magnetico encontrei grandes supresas ! Quando comprei a mota funcionava o Motor Sem problemas e a luz da frenta tambem funcionava mas a luzes de presença e stop assim como a buzina piscas nada funcionava , como voces ja viram a parte electrica estava uma miseria, mas não era só essa razao a parte elecrtica no Motor tambem nao estava em melhores condições como se pode ver nas Fotos fios desligados , bobines danificadas , e um Imam partido ! Pessoal gostaria de saber voças opinioes como vou conseguir reparar este volante magnetico Comps | |
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F Nunes
Mensagens : 11585 Pontos : 24038 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
| Assunto: Re: Inicio de restauro casal 125 K270 Qui Out 29, 2015 10:02 pm | |
| esse pistão já era, a biela apanhou "humidade", esse rasgo no veio normalmente é provocado pelo torque/ força exercida pelo veio no pinhão, o uso de medida incorrecta das esferas também pode proporcionar este efeito destas esferas nao sei o tamanho, mas consegues medir no pinhão novo esse volante nao me parece recuperável, mas poderá estar funcional embora desequilibrado nao vejo bobines desligadas | |
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AntonioGoncalves
Mensagens : 58 Pontos : 7602 Idade : 56 Localização : portugal Humor : Sempre que possivel Data de inscrição : 05/01/2014
| Assunto: Re: Inicio de restauro casal 125 K270 Qui Out 29, 2015 10:15 pm | |
| - F Nunes escreveu:
- esse pistão já era, a biela apanhou "humidade", esse rasgo no veio normalmente é provocado pelo torque/ força exercida pelo veio no pinhão, o uso de medida incorrecta das esferas também pode proporcionar este efeito
destas esferas nao sei o tamanho, mas consegues medir no pinhão novo
esse volante nao me parece recuperável, mas poderá estar funcional embora desequilibrado nao vejo bobines desligadas Obrigado FNunes pelo comentario ! Aqui a Foto que se ve melhor a bobine que estava desligada fo fio | |
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BelMa
Mensagens : 331 Pontos : 7090 Idade : 40 Localização : Lousada - Porto Humor : Bem-disposto. lol Data de inscrição : 05/02/2015
| Assunto: Re: Inicio de restauro casal 125 K270 Sex Out 30, 2015 10:40 am | |
| Boas António, benvindo! Antes de mais, parabéns pela mota, tens aí uma bela máquina! Mas também já vi que trabalhinho não te vai faltar. O importante é não desanimar. Quando a bomba estiver pronta vai ficar muito bonita. | |
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BelMa
Mensagens : 331 Pontos : 7090 Idade : 40 Localização : Lousada - Porto Humor : Bem-disposto. lol Data de inscrição : 05/02/2015
| Assunto: Re: Inicio de restauro casal 125 K270 Sex Out 30, 2015 10:47 am | |
| Ia dizer o mesmo que o Nunes. A primeira foto do pistão parece-me perfeitamente normal, mas depois ao ver a segundo, bye-bye pistão. Tem umas "trincas". O melhor a fazer é encomendar um novo... E agora uma sugestão! E que tal levares o cilindro para rectificar junto com o pistão, de maneira a ficarem certinhos, e perguntar ao artista se não consegue solucionar o problema das alhetes? Sei que o pessoal "garageiro" nem sempre é de confiança, mas também começo a mudar a minha maneira de pensar em relação a esses indivíduos. Antigamente qualquer um se dizia mecânico e compunha motas, daí os resultados que se vêm quando se começam a desmontar motas antigas (um pouco o caso desta K270), vêm-se serviços de deitar as mãos à cabeça ! Mas ultimamente, com a moda dos restauros, toda a gente é perfeccionista, a fim de manter a originalidade, e os ditos cujos já têm outra maneira de trabalhar... Mas isto é a minha opinião, claro! De qualquer das formas, força aí no projecto! | |
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AntonioGoncalves
Mensagens : 58 Pontos : 7602 Idade : 56 Localização : portugal Humor : Sempre que possivel Data de inscrição : 05/01/2014
| Assunto: Re: Inicio de restauro casal 125 K270 Sex Out 30, 2015 10:49 pm | |
| Obrigado BelMa pelos comentarios !
Em relação ao pistão acho que nao vai haver muito problema em conseguir um novo, Agora o cilindro a conversa è outra , hoje mesmo esteve num torneiro para ele me dar um orcamento para reparar o cilindro e ele me disse que fazia mas que ia levar tempo em fazer esse trabalho e como nunca fez nunhum trabalho desse era dificil estar a dar um orcamnto certo ,mas nunca me ficaria menos de 200€ , nao esquecer que aqui os torneiros trabalham a 30€ a Hora !
Portanto quanto ao cilindro por enquanto vai ficar em aberto o que vou fazer!
Pessoal hoje tambem tentei encontrar um volante igual ao meu com pelo menos um Imam em bom estado para reparar o meu e nao encontrei nenhum, Caso o pessoal saiba de algum volante magnetico que me avise! Comps | |
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AntonioGoncalves
Mensagens : 58 Pontos : 7602 Idade : 56 Localização : portugal Humor : Sempre que possivel Data de inscrição : 05/01/2014
| Assunto: Re: Inicio de restauro casal 125 K270 Sex Out 30, 2015 11:24 pm | |
| Pessoal deixo aqui mais alguns pontos negativos da parte electrica na primeira Foto eta bobine tambem ja deu o que tinha adar ,como se pode ver na Foto tem os fios rebentados e rompidos penso que seria do Imam do valante magnetico quando partiu fez este dano na bobine , acho que só mesmo Nova! Na segunda Foto è só para voces verem os artistas que eram a soldar estanho por aqui era garantido que o piloto da maquina não ficava mal Na terceira Foto a proteção dos fios partidos com a idade ficam recequidos ,penso que por aqui podia gerar encendio ou ficar parado em qualquer Lugar devido a algum curto-circuito ! Comps | |
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BelMa
Mensagens : 331 Pontos : 7090 Idade : 40 Localização : Lousada - Porto Humor : Bem-disposto. lol Data de inscrição : 05/02/2015
| Assunto: Re: Inicio de restauro casal 125 K270 Sáb Out 31, 2015 12:14 am | |
| Antigamente eram só habilidosos! Mas segundo me lembro também trabalhavam BEM mais barato! 200€ para rectificar um cilindro!?! A minha primeira mota foi uma Yamaha RZ e na altura em que a tinha levavam-me 25 contos para rectificar cilindro e meter pistão e segmentos! Como os tempos mudam... Se souber de alguma coisa do material que procuras dou uma "apitadela". | |
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AntonioGoncalves
Mensagens : 58 Pontos : 7602 Idade : 56 Localização : portugal Humor : Sempre que possivel Data de inscrição : 05/01/2014
| Assunto: Re: Inicio de restauro casal 125 K270 Sáb Out 31, 2015 10:43 pm | |
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AntonioGoncalves
Mensagens : 58 Pontos : 7602 Idade : 56 Localização : portugal Humor : Sempre que possivel Data de inscrição : 05/01/2014
| Assunto: Re: Inicio de restauro casal 125 K270 Sáb Out 31, 2015 11:00 pm | |
| Boa noite Pessoal ! Hoje foi dia de passar pela embraiagem a primeira Vista deste lado parecia tudo estar bem como se pode ver na primeira Foto, como não tenho alguma ferramenta propria para estes trabalhos vou me ajudande do que tenho e para precionar as molas foi com garampo multi-Usos e funcionou perfeitamente! Desapertando as porcas e tirando o ultimo Disco grosso teve uma supresa nas molas ,não sao todas iguais como eu pensava que eram, como podem ver na terceira Foto 3 sao diferentes , eu pergunto è normal ser assim ? ou aqui teve mao de algum mecanico esperto demais ? Dizem que a embraiagem da casal que è muito problematica ,ou seja que por vezes quando metemos a primeira a moto começa a andar mesmo com a embraiagem apertada , sera por causa disto que poseram as molas diferentes? porque penso que Estas molas diferentes das outras tem menos força que as outras | |
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AntonioGoncalves
Mensagens : 58 Pontos : 7602 Idade : 56 Localização : portugal Humor : Sempre que possivel Data de inscrição : 05/01/2014
| Assunto: Re: Inicio de restauro casal 125 K270 Sáb Out 31, 2015 11:14 pm | |
| Pessoal tenho uma duvida em ralação a primeira Foto o selector das mudanças esta bastante sujo e com alguns pontos de ferrugem embora que seja só á superficie, como devo ou o melhor metodo para dar uma limpeza neste selector? Hoje tambem me deu tempo de eu começar a abrir a caixa das mudanças, mas não foi capaz de fazer eu proprio pois os parafusos não queriam se desapertar nem com forte resa, entao decidi levar ao mecanico aqui da minha zona è o unico e fraco que tem a alcunha de (Tapa furos ) mas ele sempre me conseguiu abrir o Motor Pessoal todos as voças opnioes são inportantes para mim! Comps | |
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F Nunes
Mensagens : 11585 Pontos : 24038 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
| Assunto: Re: Inicio de restauro casal 125 K270 Dom Nov 01, 2015 8:39 pm | |
| cablagem eléctrica fazer 100% nova evita desgostos, essas soldas feitas por "artistas" é normal encontrar se, os valores €/escudos nao variaram assim tanto embora haja quem se aproveite também é verdade, as molas deveriam ser todas iguais, a embraiagem da Casal é boa se estiver correctamente afinada por vezes cola mas se tivermos o cuidado de dar ao kick com a embraiagem pressionada e ignição desligada descola, noutros motores ( marcas ) cola com mais facilidade, antigamente nao existia discos com alumínio por isso eram "frágeis" tanto na Casal como na Zundapp dai a fama, para os parafusos teimosos a chave de pancada é a melhor solução as outras ferramentas necessárias pesquisa na secção https://clubcasaleiro.forumeiros.com/f123-ferramentas-para-restauro muitas delas caseiras e outras como o saca volantes barato http://www.gasolinasuper.com/index.php?option=com_virtuemart&view=productdetails&virtuemart_product_id=312&virtuemart_category_id=109&Itemid=555 a ideia do grampo esta correcta fácil e funcional o selector nao desmontes mais do que esta, para limpar a ferrugem catrabucha de arame é o ideal | |
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AntonioGoncalves
Mensagens : 58 Pontos : 7602 Idade : 56 Localização : portugal Humor : Sempre que possivel Data de inscrição : 05/01/2014
| Assunto: Re: Inicio de restauro casal 125 K270 Dom Nov 01, 2015 9:14 pm | |
| Obrigado FNunes melos comentarios e ajuda! Essa chave de empacto eu tenho ouvido falar o pessoal nela mas não tenho nenhuma , mesmo o mecanico não usou mais nada senão umas pancadas nos parafusos Hoje depois de ter dado uma boa limpesa no suporte das bobines tentei tirar o condensador do respectivo suporte , vai levar um novo mas não consegui deve ter entrado a pressão , para o tirar Sem danificar o condensador qual sera o melhor metodo? Aquela esponja que esta ao lado do condensador esta em mau estado gostaria de a trocar mas não sei de que material è feito aquilo algem me pode dar umas dicas do que devo fazer? | |
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F Nunes
Mensagens : 11585 Pontos : 24038 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
| Assunto: Re: Inicio de restauro casal 125 K270 Dom Nov 01, 2015 9:39 pm | |
| a chave de pancada, (diferente da de impacto que é pneumática ) é relativamente barata cerca de 15 € na Norauto, porrada directa no parafuso também resulta mas é desaconselhado para retirar o condensador ( entra a pressão ) eu uso uma chave de caixa com diâmetro ligeiramente inferior ao do condensador na frente e tubo de diâmetro superior na traseira aperto no torno e caso esmague inverte se sem o danificar desconheço a "esponja" serve para lubrificar a parte móvel do platinado lavar essa e manter parece me a melhor solução ( nao esquecer de por massa consistente na montagem ) final | |
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AntonioGoncalves
Mensagens : 58 Pontos : 7602 Idade : 56 Localização : portugal Humor : Sempre que possivel Data de inscrição : 05/01/2014
| Assunto: Re: Inicio de restauro casal 125 K270 Dom Nov 01, 2015 10:11 pm | |
| - F Nunes escreveu:
- a chave de pancada, (diferente da de impacto que é pneumática ) é relativamente barata cerca de 15 € na Norauto, porrada directa no parafuso também resulta mas é desaconselhado
para retirar o condensador ( entra a pressão ) eu uso uma chave de caixa com diâmetro ligeiramente inferior ao do condensador na frente e tubo de diâmetro superior na traseira aperto no torno e caso esmague inverte se sem o danificar desconheço
a "esponja" serve para lubrificar a parte móvel do platinado lavar essa e manter parece me a melhor solução ( nao esquecer de por massa consistente na montagem ) final Obrigado FNunes todos estes conselhos serao de grande utilidade! Comps | |
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Bruno Ambrosio
Mensagens : 1 Pontos : 6209 Idade : 43 Localização : Guarda Humor : razoavel Data de inscrição : 02/11/2015
| Assunto: informaçao k270 Seg Nov 02, 2015 5:17 pm | |
| - AntonioGoncalves escreveu:
- F Nunes escreveu:
- a chave de pancada, (diferente da de impacto que é pneumática ) é relativamente barata cerca de 15 € na Norauto, porrada directa no parafuso também resulta mas é desaconselhado
para retirar o condensador ( entra a pressão ) eu uso uma chave de caixa com diâmetro ligeiramente inferior ao do condensador na frente e tubo de diâmetro superior na traseira aperto no torno e caso esmague inverte se sem o danificar desconheço
a "esponja" serve para lubrificar a parte móvel do platinado lavar essa e manter parece me a melhor solução ( nao esquecer de por massa consistente na montagem ) final Obrigado FNunes todos estes conselhos serao de grande utilidade!
Comps Boa Tarde colegas, parabéns pelo restauro, estou em vias de aquirir uma casal igual a essa. isto é motorizada para que valores por restaurar diga se que a que tenho em vista esta em melhor estado! peças é fácil de encontrar? desde o meu bem haja | |
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F Nunes
Mensagens : 11585 Pontos : 24038 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
| Assunto: Re: Inicio de restauro casal 125 K270 Seg Nov 02, 2015 8:06 pm | |
| Bem vindo ao forum Bruno nao te esqueças de passar na secção fala de ti a fazer a apresentação neste caso já é motociclo, quanto a valores varia muito tenho andado a namorar uma por 400€ completa e em relativamente bom estado peças nao são muito fáceis de encontrar mas vão aparecendo e pm ao Carlos Martins/Old Moped costuma resolver a escasses de material um restauro fácil nao tem piada nem da grande gozo | |
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AntonioGoncalves
Mensagens : 58 Pontos : 7602 Idade : 56 Localização : portugal Humor : Sempre que possivel Data de inscrição : 05/01/2014
| Assunto: Re: Inicio de restauro casal 125 K270 Seg Nov 02, 2015 9:52 pm | |
| Bem de tudo que o FNunes disse e a minha fraca experiencia nestes Ramos porque è o primeiro restauro,devo dizer que mesmo na procura de material se deve ter muita paciencia e pesquisa !
Eu ainda estou no começo e a lista è bem grande !
Comps | |
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| Assunto: Re: Inicio de restauro casal 125 K270 | |
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| Inicio de restauro casal 125 K270 | |
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