Mensagens : 73 Pontos : 6518 Idade : 44 Localização : Águeda Humor : Sempre de roda no ar. Data de inscrição : 11/07/2015
Assunto: BOSS - K168 (1990) Sáb Set 05, 2015 4:33 pm
Finalmente chegou á minha posse a BOSS que tinha planeado restaurar já há bastantes anos.
A BOSS era de um familiar que como muitas pessoas em Portugal deixou de andar na dita para passar a andar de carro.
Após alguns anos a namorar a dita BOSS e alguns avanços e recuos para a trazer para casa, eis que finalmente me chegou ás mãos.
É o meu primeiro restauro, e logo uma BOSS com algum valor sentimental por isso o restauro será o mais original possível mas não prometo que seja rápido, será para se ir faz€ndo d€ntro das possibilidad€s.
Assim que puder coloco a pornografia.
karluz79
Mensagens : 73 Pontos : 6518 Idade : 44 Localização : Águeda Humor : Sempre de roda no ar. Data de inscrição : 11/07/2015
Assunto: Re: BOSS - K168 (1990) Sáb Set 05, 2015 4:42 pm
Em princípio a menina está completamente original mas pode me estar a escapar alguma coisa, agradeço todo e qualquer reparo pois a minha ideia, como já disse, será colocar completamente original.
Todos os reparos são bem vindos e todas as críticas constructivas bem aceites.
Última edição por karluz79 em Sáb Set 19, 2015 3:29 pm, editado 2 vez(es)
André Ramos gosta desta mensagem
F Nunes
Mensagens : 11579 Pontos : 24032 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
Assunto: Re: BOSS - K168 (1990) Seg Set 07, 2015 7:34 pm
para já nem reparos nem criticas, tambem me parece 99% original logo o restauro será copy paste a excepção será o conta km ( mas nao tenho a certeza ) creio que deveria ser o que tem o símbolo da Casal
esses punhos e manetes, comutador de luzes e borracha do pedal de kick deves tentar recuperar selim novo
karluz79
Mensagens : 73 Pontos : 6518 Idade : 44 Localização : Águeda Humor : Sempre de roda no ar. Data de inscrição : 11/07/2015
Assunto: Re: BOSS - K168 (1990) Seg Set 07, 2015 10:23 pm
Também já vi uma BOSS com o comutador de luzes diferente. E ser azul é um bocado estranho mas está a funcionar portanto é para recuperar. Talvez pintar não?
Já comecei a desmontar aos poucos e a tentar documentar ao máximo porque sou nabiço nestas andanças e não queria ficar apeado.
Algum "ponto" que eu deva ter em conta? Algum erro que seja comum mas que eu possa evitar?
Última edição por karluz79 em Sáb Set 19, 2015 3:30 pm, editado 1 vez(es)
F Nunes
Mensagens : 11579 Pontos : 24032 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
Assunto: Re: BOSS - K168 (1990) Ter Set 08, 2015 7:07 pm
o Ultra costuma dizer que nao existem 2 Boss iguais e concordo com ele, muitas começavam a ser personalizadas antes de começarem a circular
essa parece estar praticamente original por isso manter seria o ideal
ser Azul realmente nao é vulgar normalmente são pretos, eu mantinha assim, pintar nao me parece boa solução acaba por descascar nos plásticos e borrachas excepto pneus costumo barrar com vaselina solida e por ao sol sempre que possível, regenera um pouco o material deixar ficar o máximo de tempo possível
fazer o máximo de fotos na desmontagem ajuda na montagem, separar e fazer lista do material a comprar novo, lista de parafusos por diâmetro e comprimento, porcas e anilhas
nao enviar as jantes para decapagem em jacto de areia ( pode danificar se for em alta pressão ) decapante e catrabucha de arame ( dos chineses as amarelas arame mais macio)
cromar o porta couves e aro do farol nao compensa já o tampão do deposito sim compensa e zincar os eixos das rodas e escora
escape e curva, bainhas da suspençao da frente freios e raspadores novos tal como os retentores se optares por mandar Lacar desmontar os casquilhos de PVC dos copos da suspençao da frente amortecedores se nao forem blindados dão para reparar ( caso nao estejam a verter óleo/babados pintar )
motor fazer revisão ( o ideal seria meter rolamentos e retentores ) e analisar o restante pintar carters e tampas (lacar) cilindro e cabeça decapar micro esferas de vidro ( ou jacto de areia/baixa pressão)
karluz79
Mensagens : 73 Pontos : 6518 Idade : 44 Localização : Águeda Humor : Sempre de roda no ar. Data de inscrição : 11/07/2015
Assunto: Re: BOSS - K168 (1990) Qua Set 09, 2015 1:18 am
Muito obrigado pela grande ajuda F Nunes. Vou ter atenção ás dicas.
Hoje lá consegui ir mais um bocadito de volta dela. Aponto todos os parafusos anilhas porcas medidas roscas tipos etc no livrinho da ordem(ou desordem ) E hoje olhei para o montes dos parafusos e achei que não estava bem pelo que:
Tudo na ordem conforme manda o livrinho.
Neste momento falta só desmontar a suspensão da frente e trás e descanso. Já reparei que o descanso está com bastante folga mas ainda não vi onde. Noto quando se coloca no descanso a mota torce um bocado para um dos lados.
Fotos tenho tirado algumas mas não as ponho aqui porque vocês já devem estar fartos de ver BOSS desmontadas.
Mas tirei esta e lembrei-me do projecto do ULTRA com o pneu 120x70x14 (estou fã incondicional daquela mota e se pudesse fazia semelhante numa outra).
Olha aí a BOSS em cima dum 205x55x16:
Última edição por karluz79 em Sáb Set 19, 2015 3:30 pm, editado 1 vez(es)
F Nunes
Mensagens : 11579 Pontos : 24032 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
Assunto: Re: BOSS - K168 (1990) Qua Set 09, 2015 9:13 pm
Bom trabalho continua, fotos nunca são demais, e colocadas aqui poderão servir para detectar alguma coisa que te nao tenhas apercebido
as folgas e outras reparações devem ser feitas nesta fase da desmontagem, evita uma posterior montagem antes da pintura ou danos depois de pintada
karluz79
Mensagens : 73 Pontos : 6518 Idade : 44 Localização : Águeda Humor : Sempre de roda no ar. Data de inscrição : 11/07/2015
Assunto: Re: BOSS - K168 (1990) Qua Set 09, 2015 10:58 pm
Mais um dia e lá tirei mais um bocadito para desmontar mais umas peças. A mulher já começa a olhar de lá... hehehe!
Já vi as folgas é tanto no quadro como no descanso mas mais no descanso. Não sei se dá para perceber mas os furos no descanso estão completamente danificados com o uso. Ponto a reparar...
Já me tinham dito que a suspensão estava avariada e vê-se bem.
Ferrugem a reparar...
Do quadro falta tirar a escora, mas ainda estou a estudar como se tira.
Quando tiver tudo tirado vou limpar as peças e catalogar tudo. Ver o que é preciso novo, o que dá para reparar, etc... ma$ $€m faz€r conta$ para não a$$u$tar...
Tenho andado a tentar descobrir qual o autocolante original desta menina porque numas vejo apenas BOSS e noutras vejo CASAL boss. Estou inclinado para o segundo por ser dourado a condizer com as jantes mas acho o primeiro muito simples (e simples é sempre bom )
[EDIT] - fui ver as fotos e nota-se que o autocolante é o primeiro.
Última edição por karluz79 em Sáb Set 19, 2015 3:30 pm, editado 1 vez(es)
F Nunes
Mensagens : 11579 Pontos : 24032 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
Assunto: Re: BOSS - K168 (1990) Qui Set 10, 2015 3:50 pm
bom trabalho continua, para retirar o veio vê a foto, a suspensão alem das bainhas provavelmente precisa de molas e vedantes de certeza
karluz79
Mensagens : 73 Pontos : 6518 Idade : 44 Localização : Águeda Humor : Sempre de roda no ar. Data de inscrição : 11/07/2015
Assunto: Re: BOSS - K168 (1990) Qui Set 10, 2015 10:30 pm
Muito obrigado pela ajuda. Hoje estava tentado a ir tirar o veio visto que é o que falta para separar o quadro mas deparei-me com falta de chaves para segurar na porca e desapertar o veio pelo que hoje passa o dia em branco...
No fim de semana vou ter de compensar...
Assim que tiver mais novidades publico.
Última edição por karluz79 em Sáb Set 12, 2015 12:35 pm, editado 1 vez(es)
karluz79
Mensagens : 73 Pontos : 6518 Idade : 44 Localização : Águeda Humor : Sempre de roda no ar. Data de inscrição : 11/07/2015
Assunto: Re: BOSS - K168 (1990) Sex Set 11, 2015 9:09 pm
Já me debati com o veio hoje... E depois de algum suor eis que vem o primeiro sangue . Já só faltam as lágrimas.
Mas o dito não quer dar parte fraca e não mexe. Já usei chaves, WD40 e martelo. Só fala mesmo dar-lhe calor para ver se o bicho deslarga.
Queria ver se não passava deste fim de semana para na próxima semana começar com os reparos.
karluz79
Mensagens : 73 Pontos : 6518 Idade : 44 Localização : Águeda Humor : Sempre de roda no ar. Data de inscrição : 11/07/2015
Assunto: Re: BOSS - K168 (1990) Sáb Set 12, 2015 11:17 am
E pronto já quase que vêm as lágrimas... O veio não mexe. Nem calor nem pancada nem nada.
Já vi que de um veio novo não me devo escapar mas ao menos queria tirar este fora.
Já danifiquei um bocado o veio com a chave e o bicho está de pé fincado.
Alguma sugestão?
[EDIT] - Já rodou mas ainda não saiu completamente. Mas a zona de engate da chave está um bocado maltratada.
Lá vou ter que comprar um novo.
Última edição por karluz79 em Sáb Set 19, 2015 3:31 pm, editado 1 vez(es)
F Nunes
Mensagens : 11579 Pontos : 24032 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
Assunto: Re: BOSS - K168 (1990) Seg Set 14, 2015 3:01 pm
retiraste a porca da outra ponta, seguras a de dentro da escora e com uma chave francesa de 12" desenroscas o veio ( devido a ter passo de rosca muito fino e mesmo depois de sair da rosca ira continuar preso ) demora e custa um pouco mas sai
veio novo Carlos Martins/Old Moped
karluz79
Mensagens : 73 Pontos : 6518 Idade : 44 Localização : Águeda Humor : Sempre de roda no ar. Data de inscrição : 11/07/2015
Assunto: Re: BOSS - K168 (1990) Ter Set 15, 2015 12:59 pm
Sim retirei as porcas tocas com excepção da que se encontra entre a escora e o quadro que neste momento está "no ar" pois o veio está literalmente seguro por 2 ou 3 voltas de rosca do lado contrário ao que se desaperta.
Mas ele não nasceu lá por isso há-de sair.
F Nunes
Mensagens : 11579 Pontos : 24032 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
Assunto: Re: BOSS - K168 (1990) Ter Set 15, 2015 7:15 pm
sendo assim mete WD40 de ambos os lados enrosca 1 ou 2 voltas e volta a desenroscar ate sair se usares uma chave de maior alcance facilita
karluz79
Mensagens : 73 Pontos : 6518 Idade : 44 Localização : Águeda Humor : Sempre de roda no ar. Data de inscrição : 11/07/2015
Assunto: Re: BOSS - K168 (1990) Ter Set 15, 2015 10:43 pm
Veio cá fora
O que eu pensa que eram 2 ou 3 voltas afinal era um bocadinho mais. Estava a 2 ou 3 voltas de sair da escora do outro lado... ainda faltava desenroscar do quadro todo mas aí já foi fácil...
Tive de usar uma chave de canos pois o veio já estava bastante desgasto e a chave escapava logo.
Até parece que cresci.
Agora desmontar as "miudezas", rever encaixes, acertar o que for preciso e preparar o material para mandar para decapar e pintar.
F Nunes
Mensagens : 11579 Pontos : 24032 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
Assunto: Re: BOSS - K168 (1990) Qua Set 16, 2015 7:19 pm
força nisso
karluz79
Mensagens : 73 Pontos : 6518 Idade : 44 Localização : Águeda Humor : Sempre de roda no ar. Data de inscrição : 11/07/2015
Assunto: Re: BOSS - K168 (1990) Qua Set 16, 2015 11:28 pm
Poucas novidades a acrescentar, tenho tido pouco tempo e a chuva em vez de ajudar ainda desmotiva mais...
Mas parar é que não:
Pousa Pés mais direitinho do que o que estava.
Esta mossa está a estragar-me os planos... Como o escape está bom e sem mossas estava a pensar em pintar... mas a curva assim...
Acham que dá para aproveitar?
Entretanto passei as cábulas do caderninho a limpo e desenhei o esquema eléctrico. (penso que não me enganei)
(as cores estão conforme as cores dos cabos para mais facilmente me orientar)
Última edição por karluz79 em Sáb Set 19, 2015 3:31 pm, editado 1 vez(es)
F Nunes
Mensagens : 11579 Pontos : 24032 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
Assunto: Re: BOSS - K168 (1990) Qui Set 17, 2015 6:13 pm
a curva mete nova pois alem de amassada parece estar furada, é barata nao compensa montar essa
quando puder tento perceber se existe algum erro no esquema
karluz79
Mensagens : 73 Pontos : 6518 Idade : 44 Localização : Águeda Humor : Sempre de roda no ar. Data de inscrição : 11/07/2015
Assunto: Re: BOSS - K168 (1990) Sáb Set 19, 2015 1:17 am
UPDATE:
Antes de mais o estado do meu amigo:
E hoje mais um bocadito de labuta, ataquei as miudezas e mais uns problemas:
Esta peça é suposto ser assim? Não me parece...
Veio empenado... provavelmente originou o estrago de cima...
Uma destas meninas(a que está comida pela ferrugem, é assim que as distingo) não mexe e não consigo perceber o porquê. Depois de as desmontar experimentei colocar a bainha ferrugenta na outra ponteira e ela trabalha. Deduzi que o problema seja naquele "copo" plástico que está logo a seguir ás anilhas pois assim que a bainha encosta começa logo a prender. Apenas consegui tirar o plástico da que funcionava. O outro embora não tenha saído aparentemente não apresentava defeito. (agora já tem um pequeno risco da tentativa de o tirar)
Travões: Os da frente são os de trás são SOK. É melhor trocar ou ainda andam mais uns km's?
Última edição por karluz79 em Sáb Set 19, 2015 3:32 pm, editado 1 vez(es)
F Nunes
Mensagens : 11579 Pontos : 24032 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
Assunto: Re: BOSS - K168 (1990) Sáb Set 19, 2015 1:10 pm
veio da escora mete novo, eixo empenado novo, o tubo roído como se trata de um espaçador/guia nao tem problema mas ve se provocou danos no cubo bainhas e casquilhos novos seria o ideal, as maxilas de travão ainda aguentam muitos km
karluz79
Mensagens : 73 Pontos : 6518 Idade : 44 Localização : Águeda Humor : Sempre de roda no ar. Data de inscrição : 11/07/2015
Assunto: Re: BOSS - K168 (1990) Dom Set 20, 2015 9:52 pm
Hoje aproveitei um bocadito para organizar a coisa... +/-.
Falta aí uma peça que estava a fazer tratamento de pele com vaselina. (farolim)
Organizar para mandar pintar, zincar e ver o que é preciso de novo.
Mas ainda preciso de:
perceber o problema do amortecedor da frente
tirar a caixa da direcção que está na parte de baixo daquela peça onde entram as bainhas
rever as folgas do descanso novo no quadro
fazer a caixa de ferramentas que já vi aqui algures no fórum
Só depois de mandar o material para fora é que vou pegar no motor. Quero fazer a coisa com calma e com o material todo aqui destraio-me.
Cumprimentos,
F Nunes
Mensagens : 11579 Pontos : 24032 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
Assunto: Re: BOSS - K168 (1990) Seg Set 21, 2015 7:00 pm
nem sempre compensa reaproveitar algum material, depende do estado claro farolim cerca de 6€ novo escape e curva valera o esforço raramente 40€ pneus e câmaras segurança porta couves novo cerca de 35€ cromar cerca de 100€
convém analisar bem e pesquisar valores
o meu principal fornecedor http://www.gasolinasuper.com/ e Carlos Martins / Old Moped material original, autocolantes, e peças raras/difíceis de encontrar
karluz79
Mensagens : 73 Pontos : 6518 Idade : 44 Localização : Águeda Humor : Sempre de roda no ar. Data de inscrição : 11/07/2015
Assunto: Re: BOSS - K168 (1990) Seg Set 21, 2015 8:00 pm
Sim. Ainda não fiz uma selecção do que vou aproveitar e do que não vou aproveitar. Mas como os €uros não abundam essa selecção será feita.
Á partida tudo será aproveitado a não ser que esteja mesmo inutilizável. Se não for para esta mota será para outra(não queria ficar por aqui). Depois verei se a peça está boa para aplicar na mota ou se precisa de arranjo. E caso preciso de arranjo vejo o que compensa, arranjar ou novo.
O farolim está bom, apenas um risco ou outro e uma ou outra ponta de sujidade. Pu-lo a fazer o tratamento de pele para experimentar/ver o resultado.
HélderPereira
Mensagens : 17 Pontos : 7748 Idade : 33 Localização : Coimbra Humor : Divertido Data de inscrição : 06/10/2013
Assunto: Re: BOSS - K168 (1990) Qui Set 24, 2015 2:51 pm
Bom trabalho, mostra o antes e depois do farolim...