Mensagens : 17 Pontos : 6367 Idade : 37 Localização : Lisboa Humor : Seco Data de inscrição : 30/08/2015
Assunto: Restauro Casal Boss K166 1º Modelo Qua Set 02, 2015 11:36 am
Bom dia, já me apresentei no forum, sou da zona de Lisboa e gostava de tentar recuperar a mota que era do meu pai. Casal BOSS K166 2velocidades pelo que tive a ler na net é o primeiro modelo.
A mota está a funcionar/anda e tenho os documentos e anda e pega sempre, mesmo passado uns 5 anos. Os meus conhecimentos de mecânica são reduzidos e de restauro muito menos pelo que precisava de algumas dicas de como começar.
Neste momento tenho algumas tarefas que sei que vou ter que arranjar: - Banco individual - Tampa deposito da gasolina - Vidro da frente esta partido seria necessário substituir - Velocímetro está partido, não conta bem. - É necessário retirar o deposito da gasolina e voltar ao orginal (tenho receio que o bucal tenha sido cortado) para encaixarem este deposito extra.
Agora na zona de Lisboa, onde posso falar com pessoas entendidas para a decapagem, zincagem, peças ou alguém que perceba e que me possa acompanhar neste processo.
Referências que tenho da web de motas
Obrigado pela ajuda Diogo
F Nunes
Mensagens : 11579 Pontos : 24020 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
Assunto: Re: Restauro Casal Boss K166 1º Modelo Qua Set 02, 2015 7:34 pm
na minha opinião deves primeiro tirar o deposito e selim para podermos perceber o nível de alterações feitas
se vieres a Santarém a Classic Expo dias 12 ou 13 terás a oportunidade de falar com o Carlos Martins/Old Moped que tem o maior stock de material original Casal e arranja muito outro, alem de ser o maior/melhor especialista nesta área e encontras muitos outros vendedores que também poderão ter ou arranjar material
eu estarei la a trabalhar, se me deres um toque para o 916677680 poderemos encontrar nos e conversar um pouco no que puder ajudo tanto aqui no forum como fora
Mensagens : 973 Pontos : 9733 Idade : 47 Localização : Odivelas Humor : Não sei que escrever Data de inscrição : 17/06/2012
Assunto: Re: Restauro Casal Boss K166 1º Modelo Qua Set 02, 2015 7:44 pm
Muito bem vindo ao fórum
Abraços e bom restauro
Bruno Carnaz
Mensagens : 973 Pontos : 9733 Idade : 47 Localização : Odivelas Humor : Não sei que escrever Data de inscrição : 17/06/2012
Assunto: Re: Restauro Casal Boss K166 1º Modelo Qua Set 02, 2015 7:48 pm
diogopms escreveu:
Agora na zona de Lisboa, onde posso falar com pessoas entendidas para a decapagem, zincagem, peças ou alguém que perceba e que me possa acompanhar neste processo.
Eu as minhas mandei decapar e Lacar na SLM em Sacavém Os preços são um bocado puxados mas a nível de qualidade ainda não vi melhor.
Existe um user do fórum que penso que faz um trabalho impecável o problema é que é em Santarem, mas também já li que se arranja transportadoras para levar e buscar o material por 10€
Mensagens : 11579 Pontos : 24020 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
Assunto: Re: Restauro Casal Boss K166 1º Modelo Qua Set 02, 2015 8:30 pm
sim esqueci me de mencionar que decapagem e lacagem o Nuno da NGFLacagens esta a praticar bons preços com boa qualidade também vai estar na feira
_________________ F.Nunes
CASAL SEMPRE
ngf lacagem
Mensagens : 12 Pontos : 6486 Idade : 50 Localização : Santarém Humor : muito Data de inscrição : 17/06/2015
Assunto: Re: Restauro Casal Boss K166 1º Modelo Sex Set 04, 2015 11:17 am
ja tinha falado com este amigo pelo facebook
diogopms
Mensagens : 17 Pontos : 6367 Idade : 37 Localização : Lisboa Humor : Seco Data de inscrição : 30/08/2015
Assunto: Mais fotos Sáb Set 05, 2015 11:52 pm
Olá
Antes de mais queria agradecer por todas as informações que já me deram. O pouco tempo que tenho é mais ao fim-de-semana, mas hoje já tirei o banco e tirei o deposito para vocês me aconselharem o que fazer.
Também descobri a cor original da mota.
Resumindo após estas duas fotos vou precisar:
- Adaptar o quadro e saber detalhes sobre o bucal porque vai precisar de ser soldado no quadro. - Tampa do deposito se possível original deste modelo. - Ligação entre o deposito da gasolina no quadro e entrada para o motor. - A cor original é este bordô como estão nas fotos mas seria preciso saber mais detalhes para que a cor fique igual. Como se processa esta fase, já alguém passou pelo mesmo problema. - Banco original 1 pessoa casal K166 - O guarda lamas vai ter que ser corrigido porque foi mal soldado. - O escape e o guiador comprei um novo, mas já comprei o ano passado já estão a ficar com ferrugem outra vez. - Vidro farolim casal frente está partido. - Manetas travões estão tortas e desgastadas as manetas das mudanças/punhos. - Cabos travões/embraiagem novos. - Luz traseiras para guarda lamas.
- (não sei se devia meter no categoria do forum certa), mas sinceramente não sei o que vale a pena ser novo ou restaurar.
Com isto já temos a mota de volta ao original e já com algum bom aspecto e já posso começar a desmontar e pensar na pintura e cromagem das peças.
Vou tentar encontrar-me com vocês no dia 13 de Setembro em Santarém na feira.
Abraço Diogo
Fotos:
Album completo com fotos da mota e as respectivas referencias das motas restauradas.
https://www.dropbox.com/sh/y04jlv1f7wsrkct/AABOr7F-hRf_TO-IstRF99ela?dl=0 (acho que é melhor estar aquilo que dá para ver em album tudo)
F Nunes
Mensagens : 11579 Pontos : 24020 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
Assunto: Re: Restauro Casal Boss K166 1º Modelo Seg Set 07, 2015 7:26 pm
vamos la tentar começar a ajudar
- Tampa do deposito se possível original deste modelo.- Novo ou recuperado - Banco original 1 pessoa casal K166 - Novo ou recuperado - O guarda lamas vai ter que ser corrigido porque foi mal soldado. - Novo - O escape e o guiador comprei um novo, mas já comprei o ano passado já estão a ficar com ferrugem outra vez. - Vidro farolim casal frente está partido. -Novo - Manetas travões estão tortas e desgastadas as manetas das mudanças/punhos. -Novo - Luz traseiras para guarda lamas. -Novo
- Ligação entre o deposito da gasolina no quadro e entrada para o motor. - A cor original é este bordô como estão nas fotos mas seria preciso saber mais detalhes para que a cor fique igual. Como se processa esta fase, já alguém passou pelo mesmo problema.
este é um problema que enfrentamos muitas vezes pois código de cor nao existe, antes de decapar leva uma peça que tenha a tinta em melhor estado a uma casa de tintas e pede o código mais aproximado
- Adaptar o quadro e saber detalhes sobre o bucal porque vai precisar de ser soldado no quadro.
_________________ F.Nunes
CASAL SEMPRE
diogopms
Mensagens : 17 Pontos : 6367 Idade : 37 Localização : Lisboa Humor : Seco Data de inscrição : 30/08/2015
Assunto: Informações Bucal Dom Abr 03, 2016 3:23 pm
Olá, alguém consegue-me dar informações sobre o bucal da gasolina, com fotografias em detalhe para conseguir mandar fazer e que fique com as medidas certas. - Fotografia do bucal. - Localização exacta no quadro da mota - Altura e diametro do bucal.
Se alguém tiver um quadro desde por restaurar e quiser vender, também aceito.
Obrigado Diogo Serrano
diogopms
Mensagens : 17 Pontos : 6367 Idade : 37 Localização : Lisboa Humor : Seco Data de inscrição : 30/08/2015
Assunto: Re: Restauro Casal Boss K166 1º Modelo Seg Abr 11, 2016 12:31 pm
Alguém me pode enviar um fotografia original do tampão da gasolina, e o diametro? É algum deste tipo, porque vou ter que reconstruir o bucal e preciso de saber primeiro qual a medida do tampão.
diogopms
Mensagens : 17 Pontos : 6367 Idade : 37 Localização : Lisboa Humor : Seco Data de inscrição : 30/08/2015
Assunto: Re: Restauro Casal Boss K166 1º Modelo Dom Abr 17, 2016 10:19 pm
Junto envio mais algumas fotos das medidas que preciso. Obrigado
Aguardo ajuda da comunidade
F Nunes
Mensagens : 11579 Pontos : 24020 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
Assunto: Re: Restauro Casal Boss K166 1º Modelo Seg Abr 18, 2016 8:01 pm
infelizmente nao consigo ajudar, por enquanto mas esperemos que apareça alguém que o possa fazer
_________________ F.Nunes
CASAL SEMPRE
diogopms
Mensagens : 17 Pontos : 6367 Idade : 37 Localização : Lisboa Humor : Seco Data de inscrição : 30/08/2015
Assunto: Re: Restauro Casal Boss K166 1º Modelo Ter Abr 19, 2016 3:17 pm
F Nunes escreveu:
infelizmente nao consigo ajudar, por enquanto mas esperemos que apareça alguém que o possa fazer
Em relação ao preço da pintura estão a pedir 550€ para fazer este trabalho
- Jacto de areia do quadro, suspensão e guarda lamas - Pintar bordô quadro, suspensão e guarda lamas - Pequena arranjo a soldar e lixar no guarda-lamas.
Sou da zona de Lisboa.
Aguardo o vosso feedback.
BelMa
Mensagens : 331 Pontos : 7078 Idade : 40 Localização : Lousada - Porto Humor : Bem-disposto. lol Data de inscrição : 05/02/2015
Assunto: Re: Restauro Casal Boss K166 1º Modelo Ter Abr 19, 2016 4:29 pm
Boas Diogo!
Restaurar uma mota antiga é sempre uma aventura, principalmente quando o fazemos pela primeira vez.
Na minha opinião, o que te posso aconselhar, é ires obtendo orçamentos para o material todo que vais gastar (juntar mais umas coroas para as derrapagens orçamentais e peças que precisam de ser substituídas à última hora), e depois do restante trabalho, como fizeste para a pintura.
És tu que vais fazer a desmontagem / montagem? Prepara-te porque dá que coçar a cabeça!
Quando tiveres o valor final do restauro ponderas: "Quero mesmo fazer isto?" Que é para não acontecer o mesmo que acontece a muito boa gente, que é começar o trabalho e depois por falta de tempo / verbas / interesse abandonar o projecto e deixar a mota meia montada, meia desmontada e sem servir para nada, acabando muitas vezes por vender às peças muito abaixo do valor.
Se tiveres paciência e muita vontade de levar o projecto avante, podes sempre ir fazendo lentamente. É o que eu faço! Estipulo tipo 50€ por mês para gastar em peças e depois vou comprando conforme acho que irão fazer falta. (Põe uns trocos de lado também para os negócios que não podes deixar mesmo passar e tem de ser na hora.)
A parte da pintura é sem dúvida das mais dispendiosas e sabe mal a gente gastar o dinheiro... Mas depois do serviço pronto, a meu ver, também é o mais gratificante, pois olhas para a parte mais importante da mota e já a vês com nova cara. Dá logo outro ânimo.
Não te sei dizer se o orçamento dos 550€ que recebeste está caro ou no valor justo pois para isso só mesmo vendo a mota. Eu costumo fazer esses serviços com o meu pai, que é pintor auto e por isso me meto nestas brincadeiras. Tendo em conta que esse tipo de mão-de-obra em Lisboa terá um custo se calhar superior até não estará fora de preço...
Já ponderaste entregar o restauro completo a uma oficina? Por vezes compensa mais do que andares a carregar as peças de um lado para o outro a pedires orçamentos...
E acho que já me estiquei na conversa, como vem sendo habitual.
Vai dando notícias, gostava de ver esse teu projecto a andar para a frente!
F Nunes
Mensagens : 11579 Pontos : 24020 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
Assunto: Re: Restauro Casal Boss K166 1º Modelo Ter Abr 19, 2016 8:07 pm
550€ acho caro mas pintura nao conheço ninguém de confiança
já lacagem tens o Nuno da NGF Lacagem ( facebook ) ou aqui no forum
_________________ F.Nunes
CASAL SEMPRE
diogopms
Mensagens : 17 Pontos : 6367 Idade : 37 Localização : Lisboa Humor : Seco Data de inscrição : 30/08/2015
Assunto: Primeiras ensaio do restauro do quadro Ter maio 03, 2016 12:02 pm
Olá estamos a fazer os primeiros testes do quadro e espero que consigam dar alguma ajuda.
Ainda não percebi bem qual e o bucal de origem.
Anexo algumas fotos espero que fique parecida com a original
diogopms
Mensagens : 17 Pontos : 6367 Idade : 37 Localização : Lisboa Humor : Seco Data de inscrição : 30/08/2015
Assunto: Re: Restauro Casal Boss K166 1º Modelo Ter Out 25, 2016 12:53 am
Olá Malta, venho aqui meter algumas fotos do resultado do meu restauro da Casal K166 1º modelo Está avançar devagar, mas já estou a acabar a pintura.
Na montagem da mota ainda me falta rever - Suspensões traseiras (tentar comprar novas) - Estava a ver aqui http://www.sibanel.pt/sib/produto/par-de-amortecedores-motorizada-tabor-passeio/ Que acham? - Banco para 1 pessoas riscas horizontais - Sem-fim conta km igual ao da foto, não funciona
MMRebelo
Mensagens : 48 Pontos : 5605 Idade : 37 Localização : Paços de ferreira Humor : :) Data de inscrição : 23/09/2016
Assunto: Re: Restauro Casal Boss K166 1º Modelo Ter Out 25, 2016 9:27 am
Muito bom amigo!
Estive a ver o teu projeto, quero te dar os parabens, e por vezes nao pode haver pressas, eu queria ver se acabava a minha para o Verao com tempo, e paciencia muito paciencia
Última edição por MMRebelo em Qua Out 26, 2016 12:15 am, editado 1 vez(es)
F Nunes
Mensagens : 11579 Pontos : 24020 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
Assunto: Re: Restauro Casal Boss K166 1º Modelo Ter Out 25, 2016 6:19 pm
esses amortecedores são idênticos aos originais
selim e sem fim manda pm ao Carlos Martins /Old Moped e ao marpei
_________________ F.Nunes
CASAL SEMPRE
diogopms
Mensagens : 17 Pontos : 6367 Idade : 37 Localização : Lisboa Humor : Seco Data de inscrição : 30/08/2015
Assunto: Reconstrução do bucal Ter Abr 04, 2017 5:42 pm
Boa tarde amigos envio algumas fotografias da construção do bucal.
image direct link
diogopms
Mensagens : 17 Pontos : 6367 Idade : 37 Localização : Lisboa Humor : Seco Data de inscrição : 30/08/2015
Assunto: Re: Restauro Casal Boss K166 1º Modelo Ter Abr 04, 2017 5:44 pm
Agora já em fase de montagem:
pic upload edit
diogopms
Mensagens : 17 Pontos : 6367 Idade : 37 Localização : Lisboa Humor : Seco Data de inscrição : 30/08/2015
Assunto: Re: Restauro Casal Boss K166 1º Modelo Ter Abr 04, 2017 5:45 pm
Video de apresentação da mota:
diogopms
Mensagens : 17 Pontos : 6367 Idade : 37 Localização : Lisboa Humor : Seco Data de inscrição : 30/08/2015
Assunto: Re: Restauro Casal Boss K166 1º Modelo Ter Abr 04, 2017 5:47 pm
Melhorias para o futuro: - Cromar pedal do kick e trocar borracha - Borracha por baixo do banco (não sei onde arranjar) - Bolsa alfores preta vou tentar falar com o Carlos Rodrigues - A cor não ficou igual a de origem precisava de afinar a cor antes de pintar.... https://goo.gl/photos/vkmdSijoafwd72JKA
- Bomba de ar branca (não percebo bem a localização da mesma) Ver info aqui ..
O que acham em geral?
Cumprimentos
Tiago.rocha
Mensagens : 330 Pontos : 6046 Idade : 31 Localização : lisboa Humor : muito Data de inscrição : 14/07/2016
Assunto: Re: Restauro Casal Boss K166 1º Modelo Qua Abr 05, 2017 2:55 pm
diogopms escreveu:
Melhorias para o futuro: - Cromar pedal do kick e trocar borracha - Borracha por baixo do banco (não sei onde arranjar) - Bolsa alfores preta vou tentar falar com o Carlos Rodrigues - A cor não ficou igual a de origem precisava de afinar a cor antes de pintar.... https://goo.gl/photos/vkmdSijoafwd72JKA
- Bomba de ar branca (não percebo bem a localização da mesma) Ver info aqui ..
O que acham em geral?
Cumprimentos
impecavel amigo. Foste tu que fizes-te a junta para a tampa do deposito? Fiz uma mas está muito grossa, e preciso muita força para a encaixar
O pedal do kick, a borracha sabes como se troca? isso até é barato
diogopms
Mensagens : 17 Pontos : 6367 Idade : 37 Localização : Lisboa Humor : Seco Data de inscrição : 30/08/2015
Assunto: Re: Restauro Casal Boss K166 1º Modelo Qua Abr 05, 2017 7:22 pm
Tiago.rocha escreveu:
diogopms escreveu:
Melhorias para o futuro: - Cromar pedal do kick e trocar borracha - Borracha por baixo do banco (não sei onde arranjar) - Bolsa alfores preta vou tentar falar com o Carlos Rodrigues - A cor não ficou igual a de origem precisava de afinar a cor antes de pintar.... https://goo.gl/photos/vkmdSijoafwd72JKA
- Bomba de ar branca (não percebo bem a localização da mesma) Ver info aqui ..
O que acham em geral?
Cumprimentos
impecável amigo. Foste tu que fizes-te a junta para a tampa do deposito? Fiz uma mas está muito grossa, e preciso muita força para a encaixar
O pedal do kick, a borracha sabes como se troca? isso até é barato
O que eu fiz, foi cortar o bucal de um depósito velho que o encaixa funcione bem. Depois for só soldar o tubo. Não ficou perfeito mas funciona bem.