CLUBCASALEIRO
Bem vindo Casaleiro.
CLUBCASALEIRO
Bem vindo Casaleiro.
CLUBCASALEIRO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CLUBCASALEIRO


 
InícioGaleriaÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Restaurar Casal RZ50

Ir para baixo 
2 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Celestino Dias




Mensagens : 56
Pontos : 1290
Idade : 46
Localização : Montalegre
Humor : Russo
Data de inscrição : 28/08/2022

Restaurar Casal RZ50 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Restaurar Casal RZ50   Restaurar Casal RZ50 - Página 2 Icon_minitimeSáb Dez 31, 2022 5:38 pm

Obrigado senhor F Nunes. Fiz como disse e pós o motor na mota, a alavanca anda para cima e para baixo mas não muito, eu desconfio que o tambor ou os garfos devem de estar presos, eu desconfio que os garfos não estão a deslizar na alavanca como deviam. Agora fica assim até segunda e depois volto a tirá-lo.
Quero agradecer por tuda a sua ajuda e desejar-lhe um Feliz e Próspero Ano Novo.

Mário Vaz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
F Nunes

F Nunes


Mensagens : 11585
Pontos : 24038
Idade : 53
Localização : cartaxo
Humor : Sempre Casal
Data de inscrição : 15/03/2012

Restaurar Casal RZ50 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Restaurar Casal RZ50   Restaurar Casal RZ50 - Página 2 Icon_minitimeSáb Dez 31, 2022 6:36 pm

Boas

o curso do pedal é curto, mas na montagem da caixa tens de garantir que nao existem prisões caso contrario ira funcionar mal

Feliz e Próspero Ano Novo é também o meu desejo

Mário Vaz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Celestino Dias




Mensagens : 56
Pontos : 1290
Idade : 46
Localização : Montalegre
Humor : Russo
Data de inscrição : 28/08/2022

Restaurar Casal RZ50 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Restaurar Casal RZ50   Restaurar Casal RZ50 - Página 2 Icon_minitimeDom Fev 19, 2023 11:19 am

Bom dia á tudos. Tenho duas dúvidas, eu tenho o sistema eléctrico da Ducati V12, no retificadore quadrado dois polos tem um fio que os liga direto um ou outro, a minha pergunta é se isso está certo, eu acho estranho. Quando está a trabalhar e ligo os picas para à esquerda o farol também pisca 😂.
Também gustava de saber a afirmação do carburador bing21, quantas voltas leva o parafuso do ar e o que tem a molinha que pucha a borboleta.
Obrigado

Mário Vaz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Celestino Dias




Mensagens : 56
Pontos : 1290
Idade : 46
Localização : Montalegre
Humor : Russo
Data de inscrição : 28/08/2022

Restaurar Casal RZ50 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Restaurar Casal RZ50   Restaurar Casal RZ50 - Página 2 Icon_minitimeDom Fev 19, 2023 11:20 am

Restaurar Casal RZ50 - Página 2 C314e210
Restaurar Casal RZ50 - Página 2 341e3310

Mário Vaz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
F Nunes

F Nunes


Mensagens : 11585
Pontos : 24038
Idade : 53
Localização : cartaxo
Humor : Sempre Casal
Data de inscrição : 15/03/2012

Restaurar Casal RZ50 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Restaurar Casal RZ50   Restaurar Casal RZ50 - Página 2 Icon_minitimeSeg Fev 20, 2023 1:09 pm

bom dia

começando pelo carburador esse afinador é o de relantim logo terá de ser apertado o suficiente para o relantim ficar estável em frio ligeiramente mais alto pois ao aquecer baixa

agora o problema elétrico, só pisca o farol para a esquerda ou também para a direita ?

e uma questão de ligações ( em principio pois poderá ser problema no interruptor )

o retificador tem 3 polos , 1 massa ,1 entrada de corrente vinda do motor e 1 saída alimentação de consumíveis

nas fotos cada polo do retificador tem dois fios ligados, o que me parece no mínimo estranho o preto com terminal de parafuso correto ligação a massa

o outro preto, vai ligar ao motor ?

os amarelos entrada vem do motor correto

na saída entra no rele de piscas e sai para alimentar o restante sistema ok ( eu nao fazia assim mas serve )

vermelho alimenta piscas ok

esse chanto entre entrada e saída esta me a fazer confusão mas tenho de tentar perceber o porque de ter sido feito

esta instalação será a original ?

se puder por mais fotos incluindo os fios que saem do motor e da instalação em geral auxiliava para tentar perceber como foi feita a instalação

uma instalação elétrica pode ser feita de muitas maneiras diferentes e todas funcionais ,corretas ou menos corretas, simples ou complicadas, etc... tudo depende do que se pretende e o limite é a imaginação no caso de se ter conhecimentos profundos do funcionamento

Mário Vaz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Celestino Dias




Mensagens : 56
Pontos : 1290
Idade : 46
Localização : Montalegre
Humor : Russo
Data de inscrição : 28/08/2022

Restaurar Casal RZ50 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Restaurar Casal RZ50   Restaurar Casal RZ50 - Página 2 Icon_minitimeSeg Fev 20, 2023 3:04 pm

Shr Nunes muito obrigado pela sua preciosas informações. Eu não sei se é instalação original (não me parece). O farol só pisca quando o pisca esquerdo é ligado, eu acho que já estou a perceber como vai com oque você disse, faz sentido. O amarelo que sai do motor está ligado directamente ao amarelo/vermelho, ao que eu entendo do que você disse não pode estar, vou por outro fio e espermentar.
Em relação ao carburador eu saí que o parafuso que tem a mola é para regular o relentim, só queria saber quantas voltas tem o do ar.
Mais uma vez obrigado pela sua ajuda. Restaurar Casal RZ50 - Página 2 7d2aa910
Restaurar Casal RZ50 - Página 2 9ad85c10
Ir para o topo Ir para baixo
Celestino Dias




Mensagens : 56
Pontos : 1290
Idade : 46
Localização : Montalegre
Humor : Russo
Data de inscrição : 28/08/2022

Restaurar Casal RZ50 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Restaurar Casal RZ50   Restaurar Casal RZ50 - Página 2 Icon_minitimeSeg Fev 20, 2023 3:06 pm

Restaurar Casal RZ50 - Página 2 C2279510[/[url=https://servimg.com/view/20447493/32]Restaurar Casal RZ50 - Página 2 C2279510
Restaurar Casal RZ50 - Página 2 4b768010

Mário Vaz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Celestino Dias




Mensagens : 56
Pontos : 1290
Idade : 46
Localização : Montalegre
Humor : Russo
Data de inscrição : 28/08/2022

Restaurar Casal RZ50 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Restaurar Casal RZ50   Restaurar Casal RZ50 - Página 2 Icon_minitimeSeg Fev 20, 2023 4:18 pm

Ok, estive um buscado na garagem e não sei porque, tudo trabalha não como eu quero mas serve. E continua com o mesmo problema, o farol da frente e de traz piscam quando ligo o pisca da esquerda.

Mário Vaz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
F Nunes

F Nunes


Mensagens : 11585
Pontos : 24038
Idade : 53
Localização : cartaxo
Humor : Sempre Casal
Data de inscrição : 15/03/2012

Restaurar Casal RZ50 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Restaurar Casal RZ50   Restaurar Casal RZ50 - Página 2 Icon_minitimeSeg Fev 20, 2023 8:18 pm

Boa tarde

o numero de voltas é relativo só mesmo com o motor a trabalhar se consegue afinar ( eu prefiro afinar o relantim em frio e depois acertar em quente se for caso disso )

no parafuso da mistura é que se bem me lembro o pessoal falava em 1 volta e 1/2 ou 1/4 ( afino de ouvido/resposta do motor a aceleração e cor da vela depois de fazer uns km )

essa instalação no mínimo já sofreu alterações

esse chanto assim a partida estará a eliminar o retificador mas posso estar errado ( tenho de investigar/estudar )

esse piscar para a esquerda devera ser uma mistura de corrente numa ligação posterior ao comutador de luzes provavelmente dentro do farol

desligue o pisca da frente lado esquerdo ( dentro do farol ) e experimente se o de trás funciona sem interferir com ( poderá acender e nao piscar ou mesmo nao acender mas ficamos a perceber se a mistura esta na cablagem ou no próprio comutador )

se for no comutador pode ser ligações ou avaria mecânica no mesmo

tem de ser por tentativa exclusão de partes

estou a presumir que quando liga o pisca da esquerda os piscas funcionam e interferem com o restante , ou ao fazer pisca da esquerda os piscas nao ligam e liga farol e farolim ?

Mário Vaz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Celestino Dias




Mensagens : 56
Pontos : 1290
Idade : 46
Localização : Montalegre
Humor : Russo
Data de inscrição : 28/08/2022

Restaurar Casal RZ50 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Restaurar Casal RZ50   Restaurar Casal RZ50 - Página 2 Icon_minitimeTer Fev 21, 2023 2:00 pm

F Nunes escreveu:
Boa tarde

o numero de voltas é relativo só mesmo com o motor a trabalhar se consegue afinar ( eu prefiro afinar o relantim em frio e depois acertar em quente se for caso disso )

no parafuso da mistura é que se bem me lembro o pessoal falava em 1 volta e 1/2 ou 1/4  ( afino  de ouvido/resposta do motor a aceleração e cor da vela depois de fazer uns km )

essa instalação no mínimo já sofreu alterações

esse chanto assim a partida estará a eliminar o retificador   mas posso estar errado ( tenho de investigar/estudar )

esse piscar para a esquerda devera ser uma mistura de corrente numa ligação posterior ao  comutador de luzes provavelmente dentro do farol

desligue o pisca da frente lado esquerdo ( dentro do farol ) e experimente se o de trás funciona sem  interferir com ( poderá acender e nao piscar ou mesmo nao acender mas ficamos a perceber se a mistura esta na cablagem ou no próprio comutador )

se for no comutador pode ser ligações ou avaria mecânica no mesmo

tem de ser por tentativa  exclusão de partes

estou a presumir que quando liga o pisca da esquerda os piscas funcionam e interferem com o restante , ou ao fazer pisca da esquerda os piscas nao ligam e liga farol e farolim ?

Isso mesmo, quando ligo o pisca da esquerda funcionam e o farol e farolim também começam a piscar. Eu comprei fios novos e básicamente copiei a instalação velha sem os fios tocarem ou interferir entre si, o único fio que se tocam são os da massa. Eu tenho mais fios se precisar de fazer outra instalação 😂.
Uma coisa que eu também não percebo é como os piscas e o a pito só trabalham quando a chave está na posição 2 das luzes, eu gostava que estivessem a trabalhar normal (na posição 1). Será que tenho que fazer outra instalação (se escalhar é melhor), se esse for o caso será que vou precisar de outro retificador só para os piscas e a pito.

Mário Vaz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Celestino Dias




Mensagens : 56
Pontos : 1290
Idade : 46
Localização : Montalegre
Humor : Russo
Data de inscrição : 28/08/2022

Restaurar Casal RZ50 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Restaurar Casal RZ50   Restaurar Casal RZ50 - Página 2 Icon_minitimeTer Fev 21, 2023 2:02 pm

Senhor Nunes também já descobri como funciona o canhão da chave
Polo 1/2 deve de ser piscas e a pito
Polo 3/4 corrente e massa on/off
Polo 56 é das luzes

Mário Vaz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Celestino Dias




Mensagens : 56
Pontos : 1290
Idade : 46
Localização : Montalegre
Humor : Russo
Data de inscrição : 28/08/2022

Restaurar Casal RZ50 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Restaurar Casal RZ50   Restaurar Casal RZ50 - Página 2 Icon_minitimeTer Fev 21, 2023 2:10 pm

Voltando ao assunto da instalação, será que não à aí alguém que tenha o esquema de uma rz50 com piscas completo e possa partilhar?
Eu encontrei o de uma casal K276 (125) aqui no fórum, punho me a olhar e acho que consigui descodifica-lo e logo no momento me perco e não o percebo.
Se não consiguir quando a levar para Portugal no mês de agosto levo-a a um mecânico.

Mário Vaz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
F Nunes

F Nunes


Mensagens : 11585
Pontos : 24038
Idade : 53
Localização : cartaxo
Humor : Sempre Casal
Data de inscrição : 15/03/2012

Restaurar Casal RZ50 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Restaurar Casal RZ50   Restaurar Casal RZ50 - Página 2 Icon_minitimeTer Fev 21, 2023 6:24 pm

Boa tarde

existem ligações trocadas /incorretas

a buzina recebe corrente direto nao passa pela ignição ( e neste momento esta a passar pelo circuito de luzes )

piscas ligam na posição 1 e 2 da chave

luzes na posição 2

sendo a posição 0 of corte de corrente

o esquema da K276 e igual ao da RZ, vou ver se tenho algum

o retificador e só esse, a instalação e que poderá ter de ser alterada em alguns pontos, ou ligações

esta instalação a partir do farol deriva em circuitos diferentes, piscas , luzes, buzina ( podendo esta derivação ser feita de maneira diferente noutro local, mas sempre antes de entrar na ignição )

na ignição entram 3 circuitos, corte de corrente com a chave na posição 0, piscas na posição 1 e luzes na posição 2, a buzina trabalha direto mesmo com a chave na posição 0 se carregar no botão e der ao kick ela funciona

Mário Vaz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
F Nunes

F Nunes


Mensagens : 11585
Pontos : 24038
Idade : 53
Localização : cartaxo
Humor : Sempre Casal
Data de inscrição : 15/03/2012

Restaurar Casal RZ50 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Restaurar Casal RZ50   Restaurar Casal RZ50 - Página 2 Icon_minitimeTer Fev 21, 2023 6:45 pm

esquema elétrico Casal da RZ nao tenho

os que tenho com piscas sao para gerador Bosch /platinados

o da K276 usa o Motoplat idêntico ao Ducati

mas para melhor poder ajudar ponha uma foto com as saídas do motor , depois tento fazer um esquema

tem bateria ?






Mário Vaz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Celestino Dias




Mensagens : 56
Pontos : 1290
Idade : 46
Localização : Montalegre
Humor : Russo
Data de inscrição : 28/08/2022

Restaurar Casal RZ50 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Restaurar Casal RZ50   Restaurar Casal RZ50 - Página 2 Icon_minitimeTer Fev 21, 2023 7:15 pm

F Nunes escreveu:
esquema elétrico Casal  da RZ nao tenho

os que tenho com piscas sao para gerador Bosch /platinados

o da K276 usa o Motoplat idêntico ao Ducati

mas para melhor poder ajudar ponha uma foto com as saídas do motor , depois tento fazer um esquema

tem bateria ?

Senhor Nunes não imagina o quanto agradeceu a sua ajuda.
Amanhã tiro umas fotos ao sistema tudo.
Não tem bateria e saím 4 fios do motor ( branco, vermelho, verde e amarelo) estes três primeiros estão ligados a bovine é o amarelo esta ligado diretamente ao regulador de corrente.
E da bovine sai um directo ao canhão da chave é um (parece verde, acho que deveria ser preto ou castanho) que deve de ser a masa.
Obrigado






Mário Vaz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
F Nunes

F Nunes


Mensagens : 11585
Pontos : 24038
Idade : 53
Localização : cartaxo
Humor : Sempre Casal
Data de inscrição : 15/03/2012

Restaurar Casal RZ50 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Restaurar Casal RZ50   Restaurar Casal RZ50 - Página 2 Icon_minitimeTer Fev 21, 2023 8:19 pm

ok esse da bobine serve para o corte de corrente o amarelo alimentação de luzes como a corrente é retificada dispensa a bateria ok

logo que possível vou fazer um esquema provavelmente só no fim de semana

Mário Vaz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Celestino Dias




Mensagens : 56
Pontos : 1290
Idade : 46
Localização : Montalegre
Humor : Russo
Data de inscrição : 28/08/2022

Restaurar Casal RZ50 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Restaurar Casal RZ50   Restaurar Casal RZ50 - Página 2 Icon_minitimeQua Fev 22, 2023 2:33 pm

Obrigado pela sua ajuda Sr Nunes.
Eu fiz um esquema como está na mota, se falta alguma coisa isso não sei,
Restaurar Casal RZ50 - Página 2 1ad3ce10

Mário Vaz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Celestino Dias




Mensagens : 56
Pontos : 1290
Idade : 46
Localização : Montalegre
Humor : Russo
Data de inscrição : 28/08/2022

Restaurar Casal RZ50 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Restaurar Casal RZ50   Restaurar Casal RZ50 - Página 2 Icon_minitimeQua Fev 22, 2023 2:36 pm

Restaurar Casal RZ50 - Página 2 3d40c310
Restaurar Casal RZ50 - Página 2 69201410
Restaurar Casal RZ50 - Página 2 40bf1210

Mário Vaz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Celestino Dias




Mensagens : 56
Pontos : 1290
Idade : 46
Localização : Montalegre
Humor : Russo
Data de inscrição : 28/08/2022

Restaurar Casal RZ50 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Restaurar Casal RZ50   Restaurar Casal RZ50 - Página 2 Icon_minitimeQua Fev 22, 2023 2:37 pm

Restaurar Casal RZ50 - Página 2 E40cb810
Restaurar Casal RZ50 - Página 2 D6853110

Mário Vaz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
F Nunes

F Nunes


Mensagens : 11585
Pontos : 24038
Idade : 53
Localização : cartaxo
Humor : Sempre Casal
Data de inscrição : 15/03/2012

Restaurar Casal RZ50 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Restaurar Casal RZ50   Restaurar Casal RZ50 - Página 2 Icon_minitimeQua Fev 22, 2023 7:12 pm

Boa tarde

vou estudar o esquema que fez

na foto da ignição já detectei um "erro", os 2 polos livres sao para os piscas ( normalmente trabalham com bateria logo faz o corte )
neste caso nao usando bateria podem ser alimentados direto do motor

já confirmei a suspeita que tinha em relação ao retificador, o chanto esta a eliminar o retificador, poderá ser por o mesmo estar avariado ou por razão desconhecida

elimine o chanto se continuar a funcionar tudo o retificador esta bom, caso deixe de ter luzes terá de comprar outro

12v
https://hmotopecas.com/regulador-rectificador-corrente-ducati-12v-minarelli-macal-sachs-casal-aprilia-zundapp-famel-dze

6v

https://www.mediaparts.pt/motorizadas-eletrica-bobines-cdi-regulador-corrente-6v-tipo-ducati-motoplat

Mário Vaz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Celestino Dias




Mensagens : 56
Pontos : 1290
Idade : 46
Localização : Montalegre
Humor : Russo
Data de inscrição : 28/08/2022

Restaurar Casal RZ50 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Restaurar Casal RZ50   Restaurar Casal RZ50 - Página 2 Icon_minitimeQua Fev 22, 2023 7:23 pm

Muito muito obrigado sr Nunes.
Eu estou no turno da noite e hoje fiz um esquema melhor, no anterior não tinha posto o canhão da chave. Restaurar Casal RZ50 - Página 2 3bd6e010

Mário Vaz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
F Nunes

F Nunes


Mensagens : 11585
Pontos : 24038
Idade : 53
Localização : cartaxo
Humor : Sempre Casal
Data de inscrição : 15/03/2012

Restaurar Casal RZ50 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Restaurar Casal RZ50   Restaurar Casal RZ50 - Página 2 Icon_minitimeQua Fev 22, 2023 7:51 pm

bom trabalho mas falta o principal, os fios e derivações, no entanto ajuda pois ao fazer ponho com as cores que descreve neste

para facilitar a leitura do esquema vou por apenas a parte de iluminação / piscas /buzina

com uma derivação debaixo do selim e outra dentro do farol

o interruptor/comutador se tiver desmontado dava jeito uma foto das ligações

Mário Vaz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Celestino Dias




Mensagens : 56
Pontos : 1290
Idade : 46
Localização : Montalegre
Humor : Russo
Data de inscrição : 28/08/2022

Restaurar Casal RZ50 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Restaurar Casal RZ50   Restaurar Casal RZ50 - Página 2 Icon_minitimeQua Fev 22, 2023 7:58 pm

Ok, amanhã eu ponho umas fotografias

F Nunes e Mário Vaz gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Celestino Dias




Mensagens : 56
Pontos : 1290
Idade : 46
Localização : Montalegre
Humor : Russo
Data de inscrição : 28/08/2022

Restaurar Casal RZ50 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Restaurar Casal RZ50   Restaurar Casal RZ50 - Página 2 Icon_minitimeQua Fev 22, 2023 11:48 pm

Não importa as cores do fios que você posser, eu tenho fios suficientes para fazer uma instalação nova, simplesmente só quero persever o esquema.
Obrigado Restaurar Casal RZ50 - Página 2 5c426910
Restaurar Casal RZ50 - Página 2 7581c210
Restaurar Casal RZ50 - Página 2 136aba10
Ir para o topo Ir para baixo
Celestino Dias




Mensagens : 56
Pontos : 1290
Idade : 46
Localização : Montalegre
Humor : Russo
Data de inscrição : 28/08/2022

Restaurar Casal RZ50 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Restaurar Casal RZ50   Restaurar Casal RZ50 - Página 2 Icon_minitimeQua Fev 22, 2023 11:49 pm

Restaurar Casal RZ50 - Página 2 Cebe8010
Restaurar Casal RZ50 - Página 2 30d34610
Restaurar Casal RZ50 - Página 2 89714f10
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Restaurar Casal RZ50 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Restaurar Casal RZ50   Restaurar Casal RZ50 - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Restaurar Casal RZ50
Ir para o topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Restaurar casal boss!
» Como restaurar uma casal boss????
» CASAL RZ50
» Material para Casal RZ50
» Restauro original Casal RZ50

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CLUBCASALEIRO :: CASAL :: Restauros-
Ir para: