Obrigado senhor F Nunes. Fiz como disse e pós o motor na mota, a alavanca anda para cima e para baixo mas não muito, eu desconfio que o tambor ou os garfos devem de estar presos, eu desconfio que os garfos não estão a deslizar na alavanca como deviam. Agora fica assim até segunda e depois volto a tirá-lo. Quero agradecer por tuda a sua ajuda e desejar-lhe um Feliz e Próspero Ano Novo.
Mário Vaz gosta desta mensagem
F Nunes
Mensagens : 11585 Pontos : 24038 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
o curso do pedal é curto, mas na montagem da caixa tens de garantir que nao existem prisões caso contrario ira funcionar mal
Feliz e Próspero Ano Novo é também o meu desejo
Mário Vaz gosta desta mensagem
Celestino Dias
Mensagens : 56 Pontos : 1290 Idade : 46 Localização : Montalegre Humor : Russo Data de inscrição : 28/08/2022
Assunto: Re: Restaurar Casal RZ50 Dom Fev 19, 2023 11:19 am
Bom dia á tudos. Tenho duas dúvidas, eu tenho o sistema eléctrico da Ducati V12, no retificadore quadrado dois polos tem um fio que os liga direto um ou outro, a minha pergunta é se isso está certo, eu acho estranho. Quando está a trabalhar e ligo os picas para à esquerda o farol também pisca . Também gustava de saber a afirmação do carburador bing21, quantas voltas leva o parafuso do ar e o que tem a molinha que pucha a borboleta. Obrigado
Mário Vaz gosta desta mensagem
Celestino Dias
Mensagens : 56 Pontos : 1290 Idade : 46 Localização : Montalegre Humor : Russo Data de inscrição : 28/08/2022
Assunto: Re: Restaurar Casal RZ50 Dom Fev 19, 2023 11:20 am
Mário Vaz gosta desta mensagem
F Nunes
Mensagens : 11585 Pontos : 24038 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
começando pelo carburador esse afinador é o de relantim logo terá de ser apertado o suficiente para o relantim ficar estável em frio ligeiramente mais alto pois ao aquecer baixa
agora o problema elétrico, só pisca o farol para a esquerda ou também para a direita ?
e uma questão de ligações ( em principio pois poderá ser problema no interruptor )
o retificador tem 3 polos , 1 massa ,1 entrada de corrente vinda do motor e 1 saída alimentação de consumíveis
nas fotos cada polo do retificador tem dois fios ligados, o que me parece no mínimo estranho o preto com terminal de parafuso correto ligação a massa
o outro preto, vai ligar ao motor ?
os amarelos entrada vem do motor correto
na saída entra no rele de piscas e sai para alimentar o restante sistema ok ( eu nao fazia assim mas serve )
vermelho alimenta piscas ok
esse chanto entre entrada e saída esta me a fazer confusão mas tenho de tentar perceber o porque de ter sido feito
esta instalação será a original ?
se puder por mais fotos incluindo os fios que saem do motor e da instalação em geral auxiliava para tentar perceber como foi feita a instalação
uma instalação elétrica pode ser feita de muitas maneiras diferentes e todas funcionais ,corretas ou menos corretas, simples ou complicadas, etc... tudo depende do que se pretende e o limite é a imaginação no caso de se ter conhecimentos profundos do funcionamento
Mário Vaz gosta desta mensagem
Celestino Dias
Mensagens : 56 Pontos : 1290 Idade : 46 Localização : Montalegre Humor : Russo Data de inscrição : 28/08/2022
Shr Nunes muito obrigado pela sua preciosas informações. Eu não sei se é instalação original (não me parece). O farol só pisca quando o pisca esquerdo é ligado, eu acho que já estou a perceber como vai com oque você disse, faz sentido. O amarelo que sai do motor está ligado directamente ao amarelo/vermelho, ao que eu entendo do que você disse não pode estar, vou por outro fio e espermentar. Em relação ao carburador eu saí que o parafuso que tem a mola é para regular o relentim, só queria saber quantas voltas tem o do ar. Mais uma vez obrigado pela sua ajuda.
Celestino Dias
Mensagens : 56 Pontos : 1290 Idade : 46 Localização : Montalegre Humor : Russo Data de inscrição : 28/08/2022
Ok, estive um buscado na garagem e não sei porque, tudo trabalha não como eu quero mas serve. E continua com o mesmo problema, o farol da frente e de traz piscam quando ligo o pisca da esquerda.
Mário Vaz gosta desta mensagem
F Nunes
Mensagens : 11585 Pontos : 24038 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
o numero de voltas é relativo só mesmo com o motor a trabalhar se consegue afinar ( eu prefiro afinar o relantim em frio e depois acertar em quente se for caso disso )
no parafuso da mistura é que se bem me lembro o pessoal falava em 1 volta e 1/2 ou 1/4 ( afino de ouvido/resposta do motor a aceleração e cor da vela depois de fazer uns km )
essa instalação no mínimo já sofreu alterações
esse chanto assim a partida estará a eliminar o retificador mas posso estar errado ( tenho de investigar/estudar )
esse piscar para a esquerda devera ser uma mistura de corrente numa ligação posterior ao comutador de luzes provavelmente dentro do farol
desligue o pisca da frente lado esquerdo ( dentro do farol ) e experimente se o de trás funciona sem interferir com ( poderá acender e nao piscar ou mesmo nao acender mas ficamos a perceber se a mistura esta na cablagem ou no próprio comutador )
se for no comutador pode ser ligações ou avaria mecânica no mesmo
tem de ser por tentativa exclusão de partes
estou a presumir que quando liga o pisca da esquerda os piscas funcionam e interferem com o restante , ou ao fazer pisca da esquerda os piscas nao ligam e liga farol e farolim ?
Mário Vaz gosta desta mensagem
Celestino Dias
Mensagens : 56 Pontos : 1290 Idade : 46 Localização : Montalegre Humor : Russo Data de inscrição : 28/08/2022
o numero de voltas é relativo só mesmo com o motor a trabalhar se consegue afinar ( eu prefiro afinar o relantim em frio e depois acertar em quente se for caso disso )
no parafuso da mistura é que se bem me lembro o pessoal falava em 1 volta e 1/2 ou 1/4 ( afino de ouvido/resposta do motor a aceleração e cor da vela depois de fazer uns km )
essa instalação no mínimo já sofreu alterações
esse chanto assim a partida estará a eliminar o retificador mas posso estar errado ( tenho de investigar/estudar )
esse piscar para a esquerda devera ser uma mistura de corrente numa ligação posterior ao comutador de luzes provavelmente dentro do farol
desligue o pisca da frente lado esquerdo ( dentro do farol ) e experimente se o de trás funciona sem interferir com ( poderá acender e nao piscar ou mesmo nao acender mas ficamos a perceber se a mistura esta na cablagem ou no próprio comutador )
se for no comutador pode ser ligações ou avaria mecânica no mesmo
tem de ser por tentativa exclusão de partes
estou a presumir que quando liga o pisca da esquerda os piscas funcionam e interferem com o restante , ou ao fazer pisca da esquerda os piscas nao ligam e liga farol e farolim ?
Isso mesmo, quando ligo o pisca da esquerda funcionam e o farol e farolim também começam a piscar. Eu comprei fios novos e básicamente copiei a instalação velha sem os fios tocarem ou interferir entre si, o único fio que se tocam são os da massa. Eu tenho mais fios se precisar de fazer outra instalação . Uma coisa que eu também não percebo é como os piscas e o a pito só trabalham quando a chave está na posição 2 das luzes, eu gostava que estivessem a trabalhar normal (na posição 1). Será que tenho que fazer outra instalação (se escalhar é melhor), se esse for o caso será que vou precisar de outro retificador só para os piscas e a pito.
Mário Vaz gosta desta mensagem
Celestino Dias
Mensagens : 56 Pontos : 1290 Idade : 46 Localização : Montalegre Humor : Russo Data de inscrição : 28/08/2022
Senhor Nunes também já descobri como funciona o canhão da chave Polo 1/2 deve de ser piscas e a pito Polo 3/4 corrente e massa on/off Polo 56 é das luzes
Mário Vaz gosta desta mensagem
Celestino Dias
Mensagens : 56 Pontos : 1290 Idade : 46 Localização : Montalegre Humor : Russo Data de inscrição : 28/08/2022
Voltando ao assunto da instalação, será que não à aí alguém que tenha o esquema de uma rz50 com piscas completo e possa partilhar? Eu encontrei o de uma casal K276 (125) aqui no fórum, punho me a olhar e acho que consigui descodifica-lo e logo no momento me perco e não o percebo. Se não consiguir quando a levar para Portugal no mês de agosto levo-a a um mecânico.
Mário Vaz gosta desta mensagem
F Nunes
Mensagens : 11585 Pontos : 24038 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
a buzina recebe corrente direto nao passa pela ignição ( e neste momento esta a passar pelo circuito de luzes )
piscas ligam na posição 1 e 2 da chave
luzes na posição 2
sendo a posição 0 of corte de corrente
o esquema da K276 e igual ao da RZ, vou ver se tenho algum
o retificador e só esse, a instalação e que poderá ter de ser alterada em alguns pontos, ou ligações
esta instalação a partir do farol deriva em circuitos diferentes, piscas , luzes, buzina ( podendo esta derivação ser feita de maneira diferente noutro local, mas sempre antes de entrar na ignição )
na ignição entram 3 circuitos, corte de corrente com a chave na posição 0, piscas na posição 1 e luzes na posição 2, a buzina trabalha direto mesmo com a chave na posição 0 se carregar no botão e der ao kick ela funciona
Mário Vaz gosta desta mensagem
F Nunes
Mensagens : 11585 Pontos : 24038 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
os que tenho com piscas sao para gerador Bosch /platinados
o da K276 usa o Motoplat idêntico ao Ducati
mas para melhor poder ajudar ponha uma foto com as saídas do motor , depois tento fazer um esquema
tem bateria ?
Senhor Nunes não imagina o quanto agradeceu a sua ajuda. Amanhã tiro umas fotos ao sistema tudo. Não tem bateria e saím 4 fios do motor ( branco, vermelho, verde e amarelo) estes três primeiros estão ligados a bovine é o amarelo esta ligado diretamente ao regulador de corrente. E da bovine sai um directo ao canhão da chave é um (parece verde, acho que deveria ser preto ou castanho) que deve de ser a masa. Obrigado
Mário Vaz gosta desta mensagem
F Nunes
Mensagens : 11585 Pontos : 24038 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
na foto da ignição já detectei um "erro", os 2 polos livres sao para os piscas ( normalmente trabalham com bateria logo faz o corte ) neste caso nao usando bateria podem ser alimentados direto do motor
já confirmei a suspeita que tinha em relação ao retificador, o chanto esta a eliminar o retificador, poderá ser por o mesmo estar avariado ou por razão desconhecida
elimine o chanto se continuar a funcionar tudo o retificador esta bom, caso deixe de ter luzes terá de comprar outro
Não importa as cores do fios que você posser, eu tenho fios suficientes para fazer uma instalação nova, simplesmente só quero persever o esquema. Obrigado
Celestino Dias
Mensagens : 56 Pontos : 1290 Idade : 46 Localização : Montalegre Humor : Russo Data de inscrição : 28/08/2022