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Assunto: Restauro Aliforte 504 SS Qui Jun 23, 2022 11:53 am
Boa dia
Sou o André Abreu, de Viana do Castelo
Estou a acabar meu restauro da moto Casal Aliforte 504 SS .
Queria agora uma ajuda no sistema elétrico,será que alguém me consegue ajudar?
Irei postar fotos do antes e depois .
E parabéns pelo fórum,não conhecia e é muito rico no seu conteúdo.
Abraço
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Alvexx
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Assunto: Re: Restauro Aliforte 504 SS Qui Jun 23, 2022 12:08 pm
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F Nunes
Mensagens : 11585 Pontos : 24038 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
Assunto: Re: Restauro Aliforte 504 SS Qui Jun 23, 2022 5:30 pm
Boa tarde André
falta informação para melhor poder ajudar, do motor saem quantos fios, presumo que sejam 2 Azul e Amarelo confirma
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Alvexx
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Assunto: Re: Restauro Aliforte 504 SS Qui Jun 23, 2022 6:15 pm
Sim saem esses 2 fios e chave(ignição) são 4 fios.
Obrigado
F Nunes escreveu:
Boa tarde André
falta informação para melhor poder ajudar, do motor saem quantos fios, presumo que sejam 2 Azul e Amarelo confirma
F Nunes
Mensagens : 11585 Pontos : 24038 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
Assunto: Re: Restauro Aliforte 504 SS Qui Jun 23, 2022 6:39 pm
ok com 4 fios o esquema é este
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Alvexx
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Assunto: Re: Restauro Aliforte 504 SS Qui Jun 23, 2022 6:42 pm
Peço desculpa, 2 fios a sair do motor. Na chave é que tem 4.
F Nunes escreveu:
ok com 4 fios o esquema é este
F Nunes
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Assunto: Re: Restauro Aliforte 504 SS Qui Jun 23, 2022 8:16 pm
ok amanha ponho o correcto
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Alvexx
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Assunto: Re: Restauro Aliforte 504 SS Qui Jun 23, 2022 11:22 pm
Ok , obrigado pela ajuda.
Abraço
F Nunes escreveu:
ok amanha ponho o correcto
Alvexx
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Assunto: Re: Restauro Aliforte 504 SS Qui Jun 23, 2022 11:24 pm
Já agora alguém sabe onde posso encontrar este comutador??
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Alvexx
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Assunto: Re: Restauro Aliforte 504 SS Sex Jun 24, 2022 10:54 pm
Quando poder ponha o correto ,amanhã vou tentar concluir esta parte.
Obrigado
F Nunes escreveu:
ok amanha ponho o correcto
F Nunes
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Assunto: Re: Restauro Aliforte 504 SS Sáb Jun 25, 2022 8:32 pm
esquema correto para essa maquina
esse comutador nao existem reproduções/replicas novas que eu conheça, por isso só mesmo old stock por vezes aparece na net o Carlos Martins / Old Moped talvez tenha ou arranje https://www.facebook.com/carlosmartinsoldmoped/
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Alvexx
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Assunto: Re: Restauro Aliforte 504 SS Sáb Jun 25, 2022 11:30 pm
A ignição antiga estava deste modo ligado,não sei se estava a funcionar corretamente. Mas devo ligar da forma como envio correto? Obrigado pela ajuda
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F Nunes
Mensagens : 11585 Pontos : 24038 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
Assunto: Re: Restauro Aliforte 504 SS Dom Jun 26, 2022 9:41 am
Bom dia
as ligações da ignição variam consoante a marca / modelo
neste caso tens uma ignição antiga com 4 conjuntos de polos as novas só tem 3 normalmente funcionam seguidos 1.2,3.4,5.6 sendo 1 entrada do fio azul da bobine 2 saída do fio azul, ou ligação a massa depende do tipo de corte que se fizer
3 e 4 nao sao usados ( sao para os piscas )
5 entrada do fio amarelo ( luzes ) 6 saída do fio amarelo para o comutador
uma breve explicação na eletricidade normalmente usa se um esquema de cores para facilitar a identificação dos circuitos nestas instalações esse esquema basicamente nao existe devido as alterações feitas ao longo dos anos e num restauro cada um faz como entende, eu criei um esquema de cores que uso sempre Azul para o circuito de ignição, sai do motor vai a bobine segue para a ignição Amarelo alimentação de luzes, sai do motor vai a uma barra de ligadores/derivação debaixo do selim ou dentro das malas de ferramentas deriva para o contacto/interruptor de STOP e segue para o farol
deriva para a buzina direto e também para a ignição ( entrada de luzes )
a saída volta ao farol deriva para o farolim de trás (mínimos/luz de presença ) e sobe para o comutador de onde sai Máximos e Médios
o fio no comutador que fecha o circuito da buzina segue direto a buzina
do contacto/interruptor de STOP sobe para o farolim de trás
o fio preto só uso para pontos de massa
e uso outras cores para os diferentes subcircuitos, cinzento do farol a buzina e preto do comutador a buzina
castanho para máximos verde para médios branco para mínimos vermelho para o stop
podes usar outras cores o essencial é posteriormente quem mexer conseguir identificar facilmente o circuito
a ignição convém pré identificar os polos a usar
a chave tem 3 posições de trabalho 1 ou of a chave sai do canhao esta a fazer corte ( se medires com o multimetro em OHMS/continuidade ) tem continuidade o corte é feito a massa passas a chave a posição 2 este conjunto deixa de ter continuidade
ainda no OF na posição 1 nao tem continuidade e passa a ter na posição 2 o fio azul entra na ignição polo1 e sai no 2 para a bobine ( neste caso o corte é feito por interrupção
inoras os polos 3 e 4
nos polos 5 e 6 só tens continuidade quando a chave esta na posição 3
ou seja chave na posição of ou 1 o motor nao trabalha, passas a posição 2 o motor trabalha, passas a posição 3 as luzes ligam
a buzina e o stop nao passam pela ignição sao alimentados direto pois a partir do momento que o motor trabalhe sao alimentáveis
a buzina recebe o positivo direto e ao pressionares o botão fecha o circuito a massa
o stop entra positivo direto no contacto/interruptor de STOP e sai ao farolim ao pressionares o pedal de travão fecha o contacto e acende a lâmpada
no esquema aparece uma ignição antiga com as ligações seguidas ignora esse ponto, as novas normalmente usam 1.2,5.6
o esquema é apenas ilustrativo dos circuitos, na pratica vais passar os fios juntos e fazer uma derivação dentro do farol com barra de ligadores, que no esquema nao aparece
é outra particularidade da eletricidade da para fazer um circuito de diversas maneiras todas diferentes mas corretas/funcionais, a regra é simplificar ao máximo
a fonte de alimentação ( neste caso sao 2 ) o azul só alimenta a bobine e faz corte na ignição
o amarelo alimenta o restante, buzina stop e luzes ( 3 sub circuitos ) sempre alimentados em paralelo
pontos de massa sao muito importantes pois sao a principal fonte de problemas , limpar bem o ponto onde vai fixar para garantir bom contacto/continuidade
tens ponto de massa no farolim de trás normalmente comum as 2 lâmpadas
e ponto de massa no farol ao suporte de lâmpada ( normalmente polo do meio que esta dobrado no interior do suporte onde faz contato com a lateral da lâmpada )
e deste sobe um a ignição polo 2 para fazer o corte of ( sistema usado na maioria das ignições )
a falta de multímetro podes usar lâmpada de experiência ( auto alimentada )
desculpa se esta explicação parecer confusa mas tentei expor o mais simples possível todos os passos a dar aconselho fazeres os circuitos em papel num esquema teu onde possas perceber a quantidade de fios e cores a meter na capa e comprimentos dos mesmos
deixar sempre pontas compridas fora da capa para poderes trabalhar as ligações
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Alvexx
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Assunto: Re: Restauro Aliforte 504 SS Dom Jun 26, 2022 3:42 pm
Ótima explicação,durante a semana irei começar pelo esquema em papel e depois irei por em prática.
Muito obrigado pela ajuda
Um bom domingo Casaleiro
F Nunes escreveu:
Bom dia
as ligações da ignição variam consoante a marca / modelo
neste caso tens uma ignição antiga com 4 conjuntos de polos as novas só tem 3 normalmente funcionam seguidos 1.2,3.4,5.6 sendo 1 entrada do fio azul da bobine 2 saída do fio azul, ou ligação a massa depende do tipo de corte que se fizer
3 e 4 nao sao usados ( sao para os piscas )
5 entrada do fio amarelo ( luzes ) 6 saída do fio amarelo para o comutador
uma breve explicação na eletricidade normalmente usa se um esquema de cores para facilitar a identificação dos circuitos nestas instalações esse esquema basicamente nao existe devido as alterações feitas ao longo dos anos e num restauro cada um faz como entende, eu criei um esquema de cores que uso sempre Azul para o circuito de ignição, sai do motor vai a bobine segue para a ignição Amarelo alimentação de luzes, sai do motor vai a uma barra de ligadores/derivação debaixo do selim ou dentro das malas de ferramentas deriva para o contacto/interruptor de STOP e segue para o farol
deriva para a buzina direto e também para a ignição ( entrada de luzes )
a saída volta ao farol deriva para o farolim de trás (mínimos/luz de presença ) e sobe para o comutador de onde sai Máximos e Médios
o fio no comutador que fecha o circuito da buzina segue direto a buzina
do contacto/interruptor de STOP sobe para o farolim de trás
o fio preto só uso para pontos de massa
e uso outras cores para os diferentes subcircuitos, cinzento do farol a buzina e preto do comutador a buzina
castanho para máximos verde para médios branco para mínimos vermelho para o stop
podes usar outras cores o essencial é posteriormente quem mexer conseguir identificar facilmente o circuito
a ignição convém pré identificar os polos a usar
a chave tem 3 posições de trabalho 1 ou of a chave sai do canhao esta a fazer corte ( se medires com o multimetro em OHMS/continuidade ) tem continuidade o corte é feito a massa passas a chave a posição 2 este conjunto deixa de ter continuidade
ainda no OF na posição 1 nao tem continuidade e passa a ter na posição 2 o fio azul entra na ignição polo1 e sai no 2 para a bobine ( neste caso o corte é feito por interrupção
inoras os polos 3 e 4
nos polos 5 e 6 só tens continuidade quando a chave esta na posição 3
ou seja chave na posição of ou 1 o motor nao trabalha, passas a posição 2 o motor trabalha, passas a posição 3 as luzes ligam
a buzina e o stop nao passam pela ignição sao alimentados direto pois a partir do momento que o motor trabalhe sao alimentáveis
a buzina recebe o positivo direto e ao pressionares o botão fecha o circuito a massa
o stop entra positivo direto no contacto/interruptor de STOP e sai ao farolim ao pressionares o pedal de travão fecha o contacto e acende a lâmpada
no esquema aparece uma ignição antiga com as ligações seguidas ignora esse ponto, as novas normalmente usam 1.2,5.6
o esquema é apenas ilustrativo dos circuitos, na pratica vais passar os fios juntos e fazer uma derivação dentro do farol com barra de ligadores, que no esquema nao aparece
é outra particularidade da eletricidade da para fazer um circuito de diversas maneiras todas diferentes mas corretas/funcionais, a regra é simplificar ao máximo
a fonte de alimentação ( neste caso sao 2 ) o azul só alimenta a bobine e faz corte na ignição
o amarelo alimenta o restante, buzina stop e luzes ( 3 sub circuitos ) sempre alimentados em paralelo
pontos de massa sao muito importantes pois sao a principal fonte de problemas , limpar bem o ponto onde vai fixar para garantir bom contacto/continuidade
tens ponto de massa no farolim de trás normalmente comum as 2 lâmpadas
e ponto de massa no farol ao suporte de lâmpada ( normalmente polo do meio que esta dobrado no interior do suporte onde faz contato com a lateral da lâmpada )
e deste sobe um a ignição polo 2 para fazer o corte of ( sistema usado na maioria das ignições )
a falta de multímetro podes usar lâmpada de experiência ( auto alimentada )
desculpa se esta explicação parecer confusa mas tentei expor o mais simples possível todos os passos a dar aconselho fazeres os circuitos em papel num esquema teu onde possas perceber a quantidade de fios e cores a meter na capa e comprimentos dos mesmos
deixar sempre pontas compridas fora da capa para poderes trabalhar as ligações