CLUBCASALEIRO
Bem vindo Casaleiro.
CLUBCASALEIRO
Bem vindo Casaleiro.
CLUBCASALEIRO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CLUBCASALEIRO


 
InícioGaleriaÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Restauro Aliforte 504 SS

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Alvexx




Mensagens : 15
Pontos : 1377
Idade : 32
Localização : Viana do Castelo
Humor : Do melhor
Data de inscrição : 23/06/2022

Restauro Aliforte 504 SS Empty
MensagemAssunto: Restauro Aliforte 504 SS   Restauro Aliforte 504 SS Icon_minitimeQui Jun 23, 2022 11:53 am

Boa dia

Sou o André Abreu, de Viana do Castelo

Estou a  acabar meu restauro da moto Casal Aliforte 504 SS .

Queria agora uma ajuda no sistema elétrico,será que alguém me consegue ajudar?

Irei postar fotos do antes e depois .

E parabéns pelo fórum,não conhecia  e é muito rico no seu conteúdo.

Abraço

Mário Vaz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alvexx




Mensagens : 15
Pontos : 1377
Idade : 32
Localização : Viana do Castelo
Humor : Do melhor
Data de inscrição : 23/06/2022

Restauro Aliforte 504 SS Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Aliforte 504 SS   Restauro Aliforte 504 SS Icon_minitimeQui Jun 23, 2022 12:08 pm

Restauro Aliforte 504 SS Img_2019
Restauro Aliforte 504 SS Img_2020

Mário Vaz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
F Nunes

F Nunes


Mensagens : 11585
Pontos : 24038
Idade : 53
Localização : cartaxo
Humor : Sempre Casal
Data de inscrição : 15/03/2012

Restauro Aliforte 504 SS Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Aliforte 504 SS   Restauro Aliforte 504 SS Icon_minitimeQui Jun 23, 2022 5:30 pm

Boa tarde André

falta informação para melhor poder ajudar, do motor saem quantos fios, presumo que sejam 2 Azul e Amarelo confirma

Mário Vaz e Alvexx gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alvexx




Mensagens : 15
Pontos : 1377
Idade : 32
Localização : Viana do Castelo
Humor : Do melhor
Data de inscrição : 23/06/2022

Restauro Aliforte 504 SS Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Aliforte 504 SS   Restauro Aliforte 504 SS Icon_minitimeQui Jun 23, 2022 6:15 pm

Sim saem esses 2 fios e chave(ignição) são 4 fios.

Obrigado

F Nunes escreveu:
Boa tarde André

falta informação para melhor poder ajudar, do motor saem quantos fios, presumo que sejam 2 Azul e Amarelo  confirma  
Ir para o topo Ir para baixo
F Nunes

F Nunes


Mensagens : 11585
Pontos : 24038
Idade : 53
Localização : cartaxo
Humor : Sempre Casal
Data de inscrição : 15/03/2012

Restauro Aliforte 504 SS Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Aliforte 504 SS   Restauro Aliforte 504 SS Icon_minitimeQui Jun 23, 2022 6:39 pm

ok com 4 fios o esquema é este

Restauro Aliforte 504 SS 0000001_zpsfa7bb4b7

Mário Vaz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alvexx




Mensagens : 15
Pontos : 1377
Idade : 32
Localização : Viana do Castelo
Humor : Do melhor
Data de inscrição : 23/06/2022

Restauro Aliforte 504 SS Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Aliforte 504 SS   Restauro Aliforte 504 SS Icon_minitimeQui Jun 23, 2022 6:42 pm

Peço desculpa, 2 fios a sair do motor.
Na chave é que tem 4.
F Nunes escreveu:
ok com 4 fios o esquema é este

Restauro Aliforte 504 SS 0000001_zpsfa7bb4b7
Ir para o topo Ir para baixo
F Nunes

F Nunes


Mensagens : 11585
Pontos : 24038
Idade : 53
Localização : cartaxo
Humor : Sempre Casal
Data de inscrição : 15/03/2012

Restauro Aliforte 504 SS Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Aliforte 504 SS   Restauro Aliforte 504 SS Icon_minitimeQui Jun 23, 2022 8:16 pm

ok amanha ponho o correcto

Mário Vaz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alvexx




Mensagens : 15
Pontos : 1377
Idade : 32
Localização : Viana do Castelo
Humor : Do melhor
Data de inscrição : 23/06/2022

Restauro Aliforte 504 SS Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Aliforte 504 SS   Restauro Aliforte 504 SS Icon_minitimeQui Jun 23, 2022 11:22 pm

Ok , obrigado pela ajuda.

Abraço

F Nunes escreveu:
ok amanha ponho o correcto
Ir para o topo Ir para baixo
Alvexx




Mensagens : 15
Pontos : 1377
Idade : 32
Localização : Viana do Castelo
Humor : Do melhor
Data de inscrição : 23/06/2022

Restauro Aliforte 504 SS Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Aliforte 504 SS   Restauro Aliforte 504 SS Icon_minitimeQui Jun 23, 2022 11:24 pm

Já agora alguém sabe onde posso encontrar este comutador??
Restauro Aliforte 504 SS Dscf1710

Mário Vaz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alvexx




Mensagens : 15
Pontos : 1377
Idade : 32
Localização : Viana do Castelo
Humor : Do melhor
Data de inscrição : 23/06/2022

Restauro Aliforte 504 SS Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Aliforte 504 SS   Restauro Aliforte 504 SS Icon_minitimeSex Jun 24, 2022 10:54 pm

Quando poder ponha o correto ,amanhã vou tentar concluir esta parte.

Obrigado

F Nunes escreveu:
ok amanha ponho o correcto
Ir para o topo Ir para baixo
F Nunes

F Nunes


Mensagens : 11585
Pontos : 24038
Idade : 53
Localização : cartaxo
Humor : Sempre Casal
Data de inscrição : 15/03/2012

Restauro Aliforte 504 SS Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Aliforte 504 SS   Restauro Aliforte 504 SS Icon_minitimeSáb Jun 25, 2022 8:32 pm

esquema correto para essa maquina

Restauro Aliforte 504 SS 008_zpsb42f3d64

esse comutador nao existem reproduções/replicas novas que eu conheça, por isso só mesmo old stock por vezes aparece na net
o Carlos Martins / Old Moped talvez tenha ou arranje https://www.facebook.com/carlosmartinsoldmoped/

Mário Vaz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alvexx




Mensagens : 15
Pontos : 1377
Idade : 32
Localização : Viana do Castelo
Humor : Do melhor
Data de inscrição : 23/06/2022

Restauro Aliforte 504 SS Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Aliforte 504 SS   Restauro Aliforte 504 SS Icon_minitimeSáb Jun 25, 2022 11:30 pm

A ignição antiga estava deste modo ligado,não sei se estava a funcionar corretamente. Mas devo ligar da forma como envio correto?
Obrigado pela ajuda
Restauro Aliforte 504 SS Img_2029
Restauro Aliforte 504 SS Img_2028

Mário Vaz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
F Nunes

F Nunes


Mensagens : 11585
Pontos : 24038
Idade : 53
Localização : cartaxo
Humor : Sempre Casal
Data de inscrição : 15/03/2012

Restauro Aliforte 504 SS Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Aliforte 504 SS   Restauro Aliforte 504 SS Icon_minitimeDom Jun 26, 2022 9:41 am

Bom dia

as ligações da ignição variam consoante a marca / modelo

neste caso tens uma ignição antiga com 4 conjuntos de polos as novas só tem 3
normalmente funcionam seguidos 1.2,3.4,5.6
sendo 1 entrada do fio azul da bobine
2 saída do fio azul, ou ligação a massa depende do tipo de corte que se fizer

3 e 4 nao sao usados ( sao para os piscas )

5 entrada do fio amarelo ( luzes )
6 saída do fio amarelo para o comutador

uma breve explicação
na eletricidade normalmente usa se um esquema de cores para facilitar a identificação dos circuitos
nestas instalações esse esquema basicamente nao existe devido as alterações feitas ao longo dos anos
e num restauro cada um faz como entende, eu criei um esquema de cores que uso sempre
Azul para o circuito de ignição, sai do motor vai a bobine segue para a ignição
Amarelo alimentação de luzes, sai do motor vai a uma barra de ligadores/derivação debaixo do selim ou dentro das malas de ferramentas deriva para o contacto/interruptor de STOP e segue para o farol

deriva para a buzina direto e também para a ignição ( entrada de luzes )

a saída volta ao farol deriva para o farolim de trás (mínimos/luz de presença ) e sobe para o comutador de onde sai Máximos e Médios

o fio no comutador que fecha o circuito da buzina segue direto a buzina

do contacto/interruptor de STOP sobe para o farolim de trás

o fio preto só uso para pontos de massa

e uso outras cores para os diferentes subcircuitos, cinzento do farol a buzina e preto do comutador a buzina

castanho para máximos
verde para médios
branco para mínimos
vermelho para o stop

podes usar outras cores o essencial é posteriormente quem mexer conseguir identificar facilmente o circuito

a ignição convém pré identificar os polos a usar

a chave tem 3 posições de trabalho 1 ou of a chave sai do canhao esta a fazer corte ( se medires com o multimetro em OHMS/continuidade ) tem continuidade o corte é feito a massa
passas a chave a posição 2 este conjunto deixa de ter continuidade

ainda no OF na posição 1 nao tem continuidade e passa a ter na posição 2 o fio azul entra na ignição polo1 e sai no 2 para a bobine ( neste caso o corte é feito por interrupção

inoras os polos 3 e 4

nos polos 5 e 6 só tens continuidade quando a chave esta na posição 3

ou seja chave na posição of ou 1 o motor nao trabalha, passas a posição 2 o motor trabalha, passas a posição 3 as luzes ligam

a buzina e o stop nao passam pela ignição sao alimentados direto pois a partir do momento que o motor trabalhe sao alimentáveis

a buzina recebe o positivo direto e ao pressionares o botão fecha o circuito a massa

o stop entra positivo direto no contacto/interruptor de STOP e sai ao farolim ao pressionares o pedal de travão fecha o contacto e acende a lâmpada

no esquema aparece uma ignição antiga com as ligações seguidas ignora esse ponto, as novas normalmente usam 1.2,5.6

o esquema é apenas ilustrativo dos circuitos, na pratica vais passar os fios juntos
e fazer uma derivação dentro do farol com barra de ligadores, que no esquema nao aparece

é outra particularidade da eletricidade da para fazer um circuito de diversas maneiras todas diferentes mas corretas/funcionais, a regra é simplificar ao máximo

a fonte de alimentação ( neste caso sao 2 ) o azul só alimenta a bobine e faz corte na ignição

o amarelo alimenta o restante, buzina stop e luzes ( 3 sub circuitos ) sempre alimentados em paralelo

pontos de massa sao muito importantes pois sao a principal fonte de problemas , limpar bem o ponto onde vai fixar para garantir bom contacto/continuidade

tens ponto de massa no farolim de trás normalmente comum as 2 lâmpadas

e ponto de massa no farol ao suporte de lâmpada ( normalmente polo do meio que esta dobrado no interior do suporte onde faz contato com a lateral da lâmpada )

e deste sobe um a ignição polo 2 para fazer o corte of ( sistema usado na maioria das ignições )

a falta de multímetro podes usar lâmpada de experiência ( auto alimentada )

desculpa se esta explicação parecer confusa mas tentei expor o mais simples possível todos os passos a dar
aconselho fazeres os circuitos em papel num esquema teu onde possas perceber a quantidade de fios e cores a meter na capa e comprimentos dos mesmos

deixar sempre pontas compridas fora da capa para poderes trabalhar as ligações



Mário Vaz e Alvexx gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alvexx




Mensagens : 15
Pontos : 1377
Idade : 32
Localização : Viana do Castelo
Humor : Do melhor
Data de inscrição : 23/06/2022

Restauro Aliforte 504 SS Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Aliforte 504 SS   Restauro Aliforte 504 SS Icon_minitimeDom Jun 26, 2022 3:42 pm

Ótima explicação,durante a semana irei começar pelo esquema em papel e depois irei por em prática.

Muito obrigado pela ajuda

Um bom domingo Casaleiro




F Nunes escreveu:
Bom dia

as ligações da  ignição variam consoante a marca / modelo

neste caso tens uma ignição antiga com 4 conjuntos de polos as novas só tem 3
normalmente funcionam seguidos 1.2,3.4,5.6
sendo 1 entrada do fio azul da bobine
2 saída do fio azul, ou ligação a massa depende do tipo de corte que se fizer

3 e 4 nao sao usados ( sao para os piscas )

5 entrada do fio amarelo ( luzes )
6 saída do fio amarelo para o comutador

uma breve explicação
na eletricidade normalmente usa se um esquema de cores para facilitar a identificação dos circuitos
nestas instalações esse esquema basicamente nao existe devido as alterações feitas ao longo dos anos
e num restauro cada um faz como entende, eu criei um esquema de cores que uso sempre
Azul para o circuito de ignição, sai do motor vai a bobine segue para a ignição
Amarelo alimentação de luzes, sai do motor vai a uma barra de ligadores/derivação debaixo do selim ou dentro das malas de ferramentas deriva para o contacto/interruptor de STOP e segue para o farol

deriva para a buzina direto e também para a ignição ( entrada de luzes )

a saída volta ao farol deriva para o farolim de trás (mínimos/luz de presença ) e sobe para o comutador de onde sai Máximos e Médios  

o fio no comutador que fecha o circuito da buzina segue direto a buzina

do contacto/interruptor de STOP sobe para o farolim de trás  

o fio preto só uso para pontos de massa

e uso outras cores para os diferentes subcircuitos, cinzento do farol a buzina e preto do comutador a buzina

castanho para máximos
verde para médios
branco para mínimos  
vermelho para o stop

podes usar outras cores o essencial é posteriormente quem mexer conseguir identificar facilmente o circuito

a ignição convém pré identificar  os polos a usar

a chave tem 3 posições de trabalho 1 ou of a chave sai do canhao esta a fazer corte ( se medires com o multimetro em OHMS/continuidade ) tem continuidade o corte é feito a massa
passas a chave a posição 2 este conjunto deixa de ter continuidade

ainda no OF na posição 1 nao tem continuidade e passa a ter na posição 2 o fio azul entra na ignição polo1 e sai no 2 para a bobine ( neste caso o corte é feito por interrupção  

inoras os polos 3 e 4

nos polos 5 e 6 só tens continuidade quando a chave esta na posição 3

ou seja chave na posição of ou 1 o motor nao trabalha, passas a posição 2 o motor trabalha, passas a posição 3 as luzes ligam

a buzina e o stop nao passam pela ignição sao alimentados direto pois a partir do momento que o motor trabalhe sao alimentáveis  

a buzina recebe o positivo direto e ao pressionares o botão fecha o circuito a massa

o stop entra positivo direto  no contacto/interruptor de STOP e sai ao farolim ao pressionares o pedal de travão fecha o contacto e acende a lâmpada

no esquema aparece uma ignição antiga com as ligações seguidas ignora esse ponto, as novas normalmente usam 1.2,5.6

o esquema é apenas ilustrativo dos circuitos, na pratica vais passar os fios juntos
e fazer uma derivação dentro do farol com barra de ligadores, que no esquema nao aparece

é outra particularidade da eletricidade da para fazer um circuito de diversas maneiras todas diferentes mas corretas/funcionais, a regra é simplificar ao máximo

a fonte de alimentação ( neste caso sao 2 ) o azul só alimenta a bobine e faz corte na ignição

o amarelo alimenta o restante, buzina stop e luzes ( 3 sub circuitos ) sempre alimentados em paralelo    

pontos de massa sao muito importantes pois sao a principal fonte de problemas , limpar bem o ponto onde vai fixar para garantir bom contacto/continuidade

tens ponto de massa no farolim de trás normalmente comum as 2 lâmpadas

e ponto de massa no farol ao suporte de lâmpada ( normalmente polo do meio que esta dobrado no interior do suporte onde faz contato com a lateral da lâmpada )

e deste sobe um a ignição polo 2 para fazer o corte of ( sistema usado na maioria das ignições  )

a falta de multímetro podes usar lâmpada de experiência ( auto alimentada )

desculpa se esta explicação parecer confusa mas tentei expor o mais simples possível todos os passos a dar
aconselho fazeres os circuitos em papel num esquema teu onde possas perceber a quantidade de fios e cores a meter na capa e comprimentos dos mesmos

deixar sempre pontas compridas fora da capa para poderes trabalhar as ligações


 
 

F Nunes e Mário Vaz gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Restauro Aliforte 504 SS Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Aliforte 504 SS   Restauro Aliforte 504 SS Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Restauro Aliforte 504 SS
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Restauro aliforte
» Restauro ou quase restauro da minha Casal K-168R Super Boss
» Restauro de Casal Boss de 89-Restauro semi-terminado
» restauro k 168
» Restauro casal fundador (boss)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CLUBCASALEIRO :: CASAL :: Restauros-
Ir para: