CLUBCASALEIRO
Bem vindo Casaleiro.
CLUBCASALEIRO
Bem vindo Casaleiro.
CLUBCASALEIRO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CLUBCASALEIRO


 
InícioGaleriaÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Restauro Macal 70 Sport

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Tiago Miguel




Mensagens : 13
Pontos : 5421
Idade : 37
Localização : Albufeira
Humor : Contente
Data de inscrição : 24/12/2016

Restauro Macal 70 Sport Empty
MensagemAssunto: Restauro Macal 70 Sport   Restauro Macal 70 Sport Icon_minitimeQua Dez 20, 2017 8:27 pm

Boa noite

Venho dar a conhecer um pouco da minha nova paixão que foi passada de pai para filho...
Uma Macal de 1973 que estava perdida no palheiro do meu avô no Alentejo e que depois de eu lhe ter jugado os olhos em cima á uns 8 anos atrás, nunca mais a larguei.
Foi só tirar do palheiro, toda cheia de ferrugem e alguma peças já estragadas, mas com algum amor e depois de mudar o oleo e colocar gasosa no deposito, foi só duas bombadas no KIck e começou a trabalhar affraid
Só de ver o brilho dos olhos do meu pai a ver a motorizada dele quando era puto, isso não tem preço.

A partir desse dia prometi a mim mesmo pegar na Sport e a restaurar a melhor que consigo e mostrar  o quanto bela era na altura em que saiu.

Quero-vos apresentar a minha menina, antes e depois de lhe ter jogado as mãos
Restauro Macal 70 Sport Img_2010[/url]
Restauro Macal 70 Sport Unname10
Ir para o topo Ir para baixo
Tiago Miguel




Mensagens : 13
Pontos : 5421
Idade : 37
Localização : Albufeira
Humor : Contente
Data de inscrição : 24/12/2016

Restauro Macal 70 Sport Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Macal 70 Sport   Restauro Macal 70 Sport Icon_minitimeQua Dez 20, 2017 8:52 pm

Deparei me com um problema.
Já tenho os copos ou jarras da suspensão cromadas e preciso de colocar uns vedantes novos mas estou a ter dificuldade em encontrar os ditos cujos.
Já mandei vir uns da GASOLINASUPER mas nem por sombras aquilo cabe.

No restauro que o Sr. Nunes fez á Macal Turismo os copos são muito similares.
Pode me informar de onde conseguiu os vedantes?
Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
F Nunes

F Nunes


Mensagens : 11599
Pontos : 24082
Idade : 53
Localização : cartaxo
Humor : Sempre Casal
Data de inscrição : 15/03/2012

Restauro Macal 70 Sport Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Macal 70 Sport   Restauro Macal 70 Sport Icon_minitimeQui Dez 21, 2017 6:26 pm

Boas Tiago

esses vedantes da suspensao Macal sao uma verdadeira dor de cabeça, os que montei na M70 do Edgar Marinho tinha em stock ( guardados para montar na minha )
mesmo nas feiras nao tenho encontrado material desse
mas como a tropa manda desenrascar quando lavei a cara a minha M 70 meti uns vedantes improvisados e já la vao uns 6 ou 7 anos e continuam a funcionar
os vedantes que montei sao das varas de tubo pvc 40mm ou 32mm sei que na altura fiz diversas experiências e já nao tenho a certeza da medida

Restauro Macal 70 Sport Tubo-p10

Restauro Macal 70 Sport Hydrau10

encontras em qualquer casa de materiais de construção, ou AKI etc...

podes também procurar em casas de ferramentas que vendam retentores ( tem é de ser vedante flexível, se for retentor rígido nao da ) as medidas serao 30x40x7 ou aproximação desde que a diferença seja mínima

uma questão porque a passagem de preto a vermelho no quadro scratch

_________________
F.Nunes

CASAL SEMPRE
Ir para o topo Ir para baixo
Tiago Miguel




Mensagens : 13
Pontos : 5421
Idade : 37
Localização : Albufeira
Humor : Contente
Data de inscrição : 24/12/2016

Restauro Macal 70 Sport Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Macal 70 Sport   Restauro Macal 70 Sport Icon_minitimeQui Dez 21, 2017 8:30 pm

Obrigado Sr. Nunes, vou ver o que consigo improvisar.

Quanto á questão da pintura, quando a tirei do palheiro do meu avô ela estava muito mal tratado em termos de ferrugem e muitas peças podres.
Eu improvisei desmontando o que consegui e pintei para a por a trabalhar e andar pelas serras do Alentejo.
Mas com o tempo e com a loucura que tem surgido com as restauraçoes das motorizadas, consegui legalizar a motorizada e decidi traze la para o Algarve para a restaurar exatamente como era em tempo.
Ter fotos do meu pai em puto montado nela é uma ajuda preciosa e esta é a cor original dela.

Esta foto que encontrei na net é bem elucidativa de como era antes:
Restauro Macal 70 Sport Macal_10
Ir para o topo Ir para baixo
F Nunes

F Nunes


Mensagens : 11599
Pontos : 24082
Idade : 53
Localização : cartaxo
Humor : Sempre Casal
Data de inscrição : 15/03/2012

Restauro Macal 70 Sport Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Macal 70 Sport   Restauro Macal 70 Sport Icon_minitimeSex Dez 22, 2017 6:09 pm

esta é realmente a versao Sport que mais gosto da M70 e raramente se encontra uma, força nesse restauro

_________________
F.Nunes

CASAL SEMPRE
Ir para o topo Ir para baixo
Tiago Miguel




Mensagens : 13
Pontos : 5421
Idade : 37
Localização : Albufeira
Humor : Contente
Data de inscrição : 24/12/2016

Restauro Macal 70 Sport Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Macal 70 Sport   Restauro Macal 70 Sport Icon_minitimeSex Dez 22, 2017 8:39 pm

Obrigado pela dica Sr. Nunes
Cobe que nem uma luva o vedante de tubo de PVC 32.
Parece que foi feito para lá.
Grande dor de cabeça que foi encontrar vedantes para isto, e eles aqui tão perto de mim já que trabalho numa loja de Bricolage Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
F Nunes

F Nunes


Mensagens : 11599
Pontos : 24082
Idade : 53
Localização : cartaxo
Humor : Sempre Casal
Data de inscrição : 15/03/2012

Restauro Macal 70 Sport Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Macal 70 Sport   Restauro Macal 70 Sport Icon_minitimeSex Dez 22, 2017 9:11 pm

por vezes improvisar resulta definitivo Twisted Evil lol! Restauro Macal 70 Sport 1056859706

_________________
F.Nunes

CASAL SEMPRE
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar Marinho

Edgar Marinho


Mensagens : 131
Pontos : 5700
Idade : 39
Localização : Pombal
Humor : Bestial
Data de inscrição : 08/10/2016

Restauro Macal 70 Sport Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Macal 70 Sport   Restauro Macal 70 Sport Icon_minitimeSáb Dez 23, 2017 8:48 am

Adoro essa motorizada é lindíssima Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Tiago Miguel




Mensagens : 13
Pontos : 5421
Idade : 37
Localização : Albufeira
Humor : Contente
Data de inscrição : 24/12/2016

Restauro Macal 70 Sport Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Macal 70 Sport   Restauro Macal 70 Sport Icon_minitimeQua Dez 12, 2018 9:24 pm

Peço desde já desculpa por nunca mais ter postado cá novidades mas tenho tido pouco tempo para me dedicar á minha menina, mas sempre que arranjo umas horas lá me lhe dou um pouco de amor que ela bem precisa????

Aqui já está mais pouco da evolução do restauro, espero que gostem????


Restauro Macal 70 Sport Img_2010
Ir para o topo Ir para baixo
Tiago Miguel




Mensagens : 13
Pontos : 5421
Idade : 37
Localização : Albufeira
Humor : Contente
Data de inscrição : 24/12/2016

Restauro Macal 70 Sport Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Macal 70 Sport   Restauro Macal 70 Sport Icon_minitimeQua Dez 12, 2018 9:31 pm

Só uma dúvida pessoal, como se aplica o stop no pedal de travão?????
A embalagem trás uma mola mas não estou a ver como se aplica

É um igual a este:Restauro Macal 70 Sport 20170710

E já agora que lâmpadas se stop e farol da frente são as mais adequadas nesta menina?
Ficarei grato com a vossa ajuda
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Vaz

Mário Vaz


Mensagens : 207
Pontos : 5589
Idade : 55
Localização : Vila Real - Portugal
Humor : A 1ª é para baixo e as restantes sempre para cima
Data de inscrição : 23/02/2017

Restauro Macal 70 Sport Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Macal 70 Sport   Restauro Macal 70 Sport Icon_minitimeQui Dez 13, 2018 11:22 pm

Muito boa noite Tiago.
Antes de mais, bem-vindo ao "clube".
Espero que encontres aqui as dicas e conselhos que precisas para o restauro, principalmente do "nosso Guru", o grande Mestre F.Nunes, que está sempre pronto a dar os melhores conselhos e dicas.
Espero que te sintas bem entre o pessoal e em casa.
Já agora, a pintura e o restauro está a ser feito tudo por ti? é que tens um trabalho e serviço já feito que mais parece de profissional.

Um grande abraço Transmontano e saudações Casaleiras
Ir para o topo Ir para baixo
Tiago Miguel




Mensagens : 13
Pontos : 5421
Idade : 37
Localização : Albufeira
Humor : Contente
Data de inscrição : 24/12/2016

Restauro Macal 70 Sport Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Macal 70 Sport   Restauro Macal 70 Sport Icon_minitimeSex Dez 14, 2018 7:33 pm

Boa noite Sr Mário
Grato pelas saudações
Este trabalho é quase todo feito por mim
Desmontei a menina toda e só a mandei pintar por outro senhor. De resto tenho sido eu que tenho arranjado as peças, algumas a ser uma dor de cabeça já para encontrar mas julgo já ter tudo o que necessito para acabar o restauro. As peças aproveitei as que estavam boas ou arranjei em melhor estado, e mandei cromar

Mas pode ter a certeza que não existe melhor sensação do que no final de tudo feito, saber que cada peça que ali está colocada foi colocada por ti, juntamente com o orgulho do meu pai ao ver a sua máquina de adolescência a voltar ao nossos asfaltos
Ir para o topo Ir para baixo
F Nunes

F Nunes


Mensagens : 11599
Pontos : 24082
Idade : 53
Localização : cartaxo
Humor : Sempre Casal
Data de inscrição : 15/03/2012

Restauro Macal 70 Sport Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Macal 70 Sport   Restauro Macal 70 Sport Icon_minitimeSáb Dez 15, 2018 2:44 pm

Boas, desculpa o atraso na resposta mas só agora me foi possível

esta a ficar 5 Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven

quanto a questão da mola, presumo que a mola fornecida seja a vulgar com os olhais em " U/C " invertido, um encaixas no perno do contacto de stop o outro recebe um arame que tens de fabricar que ira encaixar no pedal de travao no rasgo que marquei na foto

Restauro Macal 70 Sport 20170710

Restauro Macal 70 Sport 20170711

_________________
F.Nunes

CASAL SEMPRE
Ir para o topo Ir para baixo
Tiago Miguel




Mensagens : 13
Pontos : 5421
Idade : 37
Localização : Albufeira
Humor : Contente
Data de inscrição : 24/12/2016

Restauro Macal 70 Sport Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Macal 70 Sport   Restauro Macal 70 Sport Icon_minitimeSáb Dez 15, 2018 8:31 pm

Obrigado Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Tiago Miguel




Mensagens : 13
Pontos : 5421
Idade : 37
Localização : Albufeira
Humor : Contente
Data de inscrição : 24/12/2016

Restauro Macal 70 Sport Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Macal 70 Sport   Restauro Macal 70 Sport Icon_minitimeQui Ago 29, 2019 11:12 am

Boas pessoal.
Tenho andado com o meu restauro parado por falta de tempo, mas estou a precisar de uma ajuda vossa.

Qual o comprimento da bicha do conta km de uma Macal 70?

75 cm 80 cm????

Se me poderem ajudar ficaria muito grato
Ir para o topo Ir para baixo
F Nunes

F Nunes


Mensagens : 11599
Pontos : 24082
Idade : 53
Localização : cartaxo
Humor : Sempre Casal
Data de inscrição : 15/03/2012

Restauro Macal 70 Sport Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Macal 70 Sport   Restauro Macal 70 Sport Icon_minitimeQui Ago 29, 2019 12:58 pm

Mais vale tarde do que nunca

essa questão da bicha poderá ser mais complicada do que saber o comprimento, tens de ter em conta também as porcas e pontas da bicha pois existem diversas variantes

o comprimento se me não falha a memoria é 800m ( 80cm) a ponta que fica no motor tem ponta fina e porca pequena, no conta km tens de confirmar se é igual

_________________
F.Nunes

CASAL SEMPRE
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Restauro Macal 70 Sport Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Macal 70 Sport   Restauro Macal 70 Sport Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Restauro Macal 70 Sport
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Restauro Macal Sport Especial (Motor casal 5V)
» Macal M70 com motor Casal 4v
» Restauro Macal M70
» Restauro ou quase restauro da minha Casal K-168R Super Boss
» Restauro de Casal Boss de 89-Restauro semi-terminado

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CLUBCASALEIRO :: CASAL :: Restauros-
Ir para: