Mensagens : 8 Pontos : 666 Idade : 47 Localização : Loures Humor : Divertido Data de inscrição : 24/06/2023
Assunto: Recuperação Casal K180-4 Ter Jun 27, 2023 11:30 am
Olá a todos,
como referi na minha apresentação "caiu-me no colo" uma casal k180-4 que talvez não precise de muito para voltar a rolar.
Numa primeira fase quero rever o essencial para poder circular, rever motor, travões, amortecedores e colocar pneus novos.
Pelo que tenho visto ainda se arranja material para estas motorizadas, sem bem que material original novo não será tão facil de conseguir.
Deixo fotos que tirei quando a fui buscar, sendo que ainda não fiz nada nela. Entretanto vou tratar de pedir a matrícula nova.
Tenho algumas duvidas a respeito dos pneus, a medida da jante da frente é diferente da montada atrás. Quando for preencher o modelo 9 do imt pode-se fazer referência às 2 medidas?
Deixo algumas fotos para verem o estado. Todos os comentários e observações serão bem recebidas.
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F Nunes
Mensagens : 11599 Pontos : 24080 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
desculpa o atraso na resposta mas nao foi possível antes
a medida dos pneus põe 2.75-17 a media 21x2.75 e antiga já nao existe
essa ferrugem no deposito é superficial ignora, e possível limpar mas se nao tratares com resina regressa o tratamento e dispendioso e para mim nao se justifica justifica se em casos em que esta realmente corroído ao ponto de furar
peças arranja se quase tudo novo normalmente reprodução atual
novas old stock ou restauradas so mesmo o Carlos Martins/ Old Moped
https://www.facebook.com/carlosmartinsoldmoped/
para as peças de reprodução atual tens imensas opções tal como
https://www.sibanel.pt/loja/
https://www.gasolinasuper.com/
existem muitas mais estas eu costumo trabalhar com eles e nunca me falharam
_________________ F.Nunes
CASAL SEMPRE
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José Charata
Mensagens : 8 Pontos : 666 Idade : 47 Localização : Loures Humor : Divertido Data de inscrição : 24/06/2023
F Nunes: muito obrigado pelos esclarecimentos. Nunca pensei que houvesse tanto pormenor e tanta peça específica.
Em relação aos pneus, percebo que a medida "moderna" por assim dizer é a 2.75x17, o que explica que na frente tenho uma medida e atrás outra. São ambas equivalentes, montadas em épocas diferentes.
Ainda sobre os pneus, há pneus apropriados para a frente e outros para trás?
Em relação a peças, talvez consiga arranjar uma montagem igual sem motor. Talvez me facilite um pouco a vida.
Cumprimentos, José Charata
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F Nunes
Mensagens : 11599 Pontos : 24080 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
a qualidade da borracha nao e grande coisa mas a relação qualidade preço e boa
se quiseres boa qualidade Michelin mas custam o dobro
uma dadora poderá ser boa opção sim depende do estado / custo podes sempre rentabilizar vendendo o que sobrar
_________________ F.Nunes
CASAL SEMPRE
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José Charata
Mensagens : 8 Pontos : 666 Idade : 47 Localização : Loures Humor : Divertido Data de inscrição : 24/06/2023
Assunto: Re: Recuperação Casal K180-4 Seg Ago 14, 2023 10:36 pm
Olá a todos,
ultimamente não tenho tido disponibilidade para avançar na casal mas este último fim de semana consegui arranjar um tempinho para desmontar a roda da frente. Não tenho a motorizada na minha morada habitual, e assim o tempo para fazer alguma coisa nela é muito limitado. Então, aproveitei para trazer a roda da frente para fazer alguns trabalhos.
Dei uma limpeza rápida e fiz um teste com uma massa de polir para metais (AUTOSOL).
O aro é de alumínio, tem algumas marcas de toques (nada de especial e que obrigue a sua substituição) e o metal tem manchas. O polish dá uma certa vida ao aro mas as manchas não desaparecem.
Em relação aos rolamentos, aparentam estar aceitáveis, tinham alguma sujidade - mais no lado do tambor, mas são de boa marca (FAG). Se conseguir arranjar iguais e não sejam excessivamente caros, vou trocar.
A superfície do tambor está riscada, mas não sei se estará fora do que será expectável. As maxilas têm bastante espessura e devem ter sido substituídas nos últimos tempos que a motorizada circulou.
Que conselhos me sugerem em relação a rolamentos e ao sistema de travagem?
Já tenho os pneus e respectivas câmaras de ar para substituir os velhos.
Deixo fotos para darem uma espreitadela.
Tenho uma última dúvida. Como se retiram os reflectores das rodas?
Cumps José Charata
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F Nunes
Mensagens : 11599 Pontos : 24080 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
Assunto: Re: Recuperação Casal K180-4 Ter Ago 15, 2023 8:29 am
Bom dia
eu nao trocava nada exceto pneus e câmaras, o riscado do cubo e normal aceitável, os raios também poderiam ser trocados por novos para melhorar o visual
as manchas no aro oxidação do alumínio consegue se eliminar com lixa dagua 400 depois 600 e por fim 800 depois pollr da muito trabalho mas fica novo as mossas pequenas também dão para disfarçar com lixa e muita paciência
limpeza e pintura no cubo, zincar as alavancas e excêntricos, afinador novo e siga para bingo
os refletores só mesmo partindo esses parafusos nao dão para desenroscar ( a menos que com muita paciência consigas com uma chave de fendas fazendo força contra a cabeça do parafuso desenroscar nao e fácil mas também nao e impossível, esses foram feitos para usar e deitar fora a cabeça só tem face no sentido de aperto )
excelente trabalho continua
_________________ F.Nunes
CASAL SEMPRE
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José Charata
Mensagens : 8 Pontos : 666 Idade : 47 Localização : Loures Humor : Divertido Data de inscrição : 24/06/2023
Assunto: Re: Recuperação Casal K180-4 Seg Dez 04, 2023 11:07 am
Olá a todos,
o processo de recuperação tem estado algo parado. Tenho-me focado em adquirir as peças que preciso de substituir mas não se tem revelado nada fácil. Alguma escassez de peças, como a exorbitância dos valores que pedem, não permitem que o processo seja célere. Já estive para ir buscar uma dadora, mas à última hora o vendedor já não sabia o que é que tinha vendido da mesma e não parecia interessado em confirmar...
Neste momento, faltam-me o o contaquilómetros, o comutador e o guarda corrente. Eventualmente terei que substituir ou, se for aproveitável, refazer a parte eléctrica pois tenho uma série de fios cortados, mas ficará para depois.
Para já a minha questão para o forum é se o guarda corrente da K180 é por ventura igual ao da K181 pois deste modelo ainda se vai vendo algumas peças.
Cumprimentos a todos, José Charata
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F Nunes
Mensagens : 11599 Pontos : 24080 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
O painel de instrumento valeria este: https://www.sibanel.pt/produto/tablie-de-conta-km/ ?
No meu falta o manómetro, mas tenho a caixa e canhão com a chave. Valeria a pena a "chatice" de encontrar o manómetro original?
Não sou pessoa de discutir preços, se acho correcto pago o que me pedem, mas com a procura de peças para a casal passei a conhecer um lado totalmente irracional do que podem pedir por peças que algumas delas estavam melhor no lixo. Isto para dizer que a originalidade a 100% pode não valer a pena para quem quer só dar umas voltas de vez enquando.
Cumprimentos José Charata
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F Nunes
Mensagens : 11599 Pontos : 24080 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
este nao e igual ao original, o original salvo erro era da Mil se a caixa esta boa comprar apenas o conta km CASAL seria o ideal, mas podes sempre optar por um sem ser original
a escassez de peças inflacionou os valores, mas nao justifica que valham ouro
peças old stock ou restauradas compreendo que os valores sejam um pouco mais altos
peças usadas ou aldrabadas e especulação
restaurar uma peça que fica melhor que o original e caro e poucos o fazem
os preços das peças novas aumentaram um bocado e o fabrico atual nao tem a qualidade do old stock