CLUBCASALEIRO
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| | Restauro ou lavagem de cara? K 607.2 | |
| | Autor | Mensagem |
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jnpires94
Mensagens : 7 Pontos : 2999 Idade : 29 Localização : Coimbra Humor : Muito Data de inscrição : 30/03/2020
| Assunto: Restauro ou lavagem de cara? K 607.2 Qua Abr 01, 2020 11:33 pm | |
| Casaleiros, A minha história nesta marca começa quando em 1989 o meu bisavô comprou uma K168 preta (vejam a minha apresentação) nova num stand em pombal. Anos mais tarde essa mesma mota carregada de momentos passa para as mãos do meu avô que, como tem dois netos adquire outra Casal, uma para cada. Na altura o fator de seleção para além do stock da pequena oficina da vila era a cor, a mota tinha que ser vermelha. É então que aparece a K 607.2. As motas foram durante muitos anos guardadas em casa dele, sendo que há uns anos atrás percebi que se nada fizesse iam morrer ali. Pego nas duas (fins de 2017), carrego numa carrinha e mecânico com elas para rever tudo o que eram internos do motor, travões e derivados... Elas la foram entregues em minha casa e desde então que a K 607.2 não tem tido nenhuma atenção. Com esta obrigatoriedade de estar em casa encontrei este forum que me deu um novo alento para a trazer de volta à vida. O estado atual dela é como se encontra nas fotografias e seguindo o conselho do Casaleiro Mestre Nunes, talvez vá colocar o restauro completo de lado. No entanto há pequenas coisas que me fazem confusão estar tão descuidadas pelo que peço a V. ajuda. Na K168 fiz algumas coisas que pretendia fazer nesta também... Restaurar o volante, proteção do motor, guarda corrente e outros pequenos componentes do género que dá logo um aspeto diferente à mota. Como tenho feito é: - Com um dremel com uma lixa granulada retiro toda a ferrugem e tinta - Vou baixando o grão da lixa até chegar à lixa de água 1000 para o metal ficar o mais liso possível - Passo uma ou duas demãos de primário e, depois de umas horas a secar duas demãos de tinta em spray, pois não tenho maneira de pintar à pistola. Estou a utilizar primário e tinta para metais, não específico para motas/carros. Há algum truque que possa utilizar para melhorar este processo? Há alguma maneira fácil de embelezar os cromados da menina? Desculpem o testamento. | |
| | | F Nunes
Mensagens : 11579 Pontos : 24032 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
| Assunto: Re: Restauro ou lavagem de cara? K 607.2 Qui Abr 02, 2020 5:15 pm | |
| Boas João
é disto que a gente gosta
bom trabalho, nao fica perfeito mas resulta, a tinta de spray é muito frágil aplicar verniz de metais na mota toda poderá ser uma ajuda para preservar eu pessoalmente deixava como esta excepto os pormenores que podes melhorar
os cromados estando picados de ferrugem só mesmo cromando, ve se na net muitas dicas mas nao resultam ( folha de alumínio e coca cola etc...)
quando assim o entenderes fazes um restauro como deve de ser, eu começava pela K 607.2 embora seja o mais dispendioso devido aos cromados mas é uma maquina algo rara | |
| | | jnpires94
Mensagens : 7 Pontos : 2999 Idade : 29 Localização : Coimbra Humor : Muito Data de inscrição : 30/03/2020
| Assunto: Re: Restauro ou lavagem de cara? K 607.2 Sáb Abr 04, 2020 10:04 pm | |
| Chegou o dia de iniciar a lavagem de cara da verdadeira K 607.2 O dia começou com a desmontagem de todos os componentes que iriam ser intervencionados, nomeadamente tudo o que é pintado de preto, tirando a escora. Com a ajuda de muito WD40, umas feridas nas mãos la foram saindo. Com um Dremel dá-se uma primeira passada nas peças para retirar os pontos de ferrugem e irregularidades. Depois passamos a lixa de água 280, para a 600 e por fim 1000. Quando termina o processo da lixa é tudo bem seco no compressor, passa-se break cleaner para desengordurar e limpar o que falta e está na altura do primário. Enquanto o primário vai secando é hora de agarrar num pano, em shampo e brake cleaner e dar uma lavadela na menina. Afinal de contas já está ha muitos anos parada. Entretanto o primário já secou, passa-se novamente lixa de água 1000 nos locais necessários, repete-se a limpeza e está na hora da primeira passagem de tinta. Cuidado para não pintarem os portões Enquanto as tintas estavam em processo de secagem foi hora de desmontar o conta KM e dar uma limpeza em condições (fotos amanhã). No final do dia ainda se deu um toque com o verniz para ver como fica. Precisava da vossa ajuda com duas ou três coisas: - Há algum kit de parafusos ja feito ou alguém tem uma lista dos parafusos que a mota leva? os meus estão todos uma vergonha. - No sitio onde a mota estava tinha óleo no chão, limpei bem o fundo do carter para ver se descobria de onde vinha, mas lembrei-me que pudesse ser a torneira da gasolina aberta (o depósito tinha gasolina e agora estava vazio). Como posso verificar se têm óleo e qual o tipo de óleo? - O cabo que liga do sem-fim ao conta KM não existia, sabem de algum local que venda só o cabo? | |
| | | Mário Vaz
Mensagens : 207 Pontos : 5559 Idade : 55 Localização : Vila Real - Portugal Humor : A 1ª é para baixo e as restantes sempre para cima Data de inscrição : 23/02/2017
| Assunto: Re: Restauro ou lavagem de cara? K 607.2 Sáb Abr 04, 2020 11:00 pm | |
| Boas jnpires 94. Antes de mais, sejas bemvindo ao fórum. Parabéns pelos 2 excelentes exemplares que tens. Em relação ao material de que precisas, todo ele se arranja, é só perder um tempito nas pesquisas na net. No entanto e pelo que apercebi, é de Coimbra, certo ? Há ai uma vendedor, a quem já comprei vário material, e que é 5 estrelas, pessoa honesta, simples, simpático, mas muito profissional. É o Pedro Malo. É pena que, devido ao COVID-19, a próxima feira em Aveiro, que era no próximo mês, não se vá realizar senão,............ lá encontrava tudo e de tudo, e a preços convidativos, para as suas máquinas. Um grande abraço Transmontano e Saudações Casaleiras. | |
| | | F Nunes
Mensagens : 11579 Pontos : 24032 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
| Assunto: Re: Restauro ou lavagem de cara? K 607.2 Dom Abr 05, 2020 11:31 am | |
| Boas João
Bom trabalho
Confirmo o que disse o Mário Vaz e acrescento o contacto do Pedro https://www.facebook.com/profile.php?id=1804821538
e também do Carlos Martins /Old Moped https://www.facebook.com/carlosmartinsoldmoped/
quanto a lista de parafusos vou procurar depois ponho aqui, tenho feita para as Boss, podes sempre optar por meter parafusos inox que alem de nao enferrujar permitem polimento o que lhes confere um aspecto idêntico ao cromado ( original sao zincados )
quanto a fuga, provavelmente foi mesmo gasolina, mas poderia ser também no bujao de drenagem/ por baixo do motor chave 17mm, ou na tampa da embraiagem / junta para veres o nível de óleo tens um parafuso de fenda na tampa de embraiagem/mota nivelada retiras o parafuso deve começar a escorrer para trocar retiras o bujao 17mm deixas escorrer recolocas o bujao com anilha de cobre 10mm nova, retiras o parafuso de nivel e o bujao vermelho ( por cima do lado do kick ) leva cerca de 250 ML de Valvulina 90 ( esta quantidade pode variar )
quanto a bicha de conta km encontras com facilidade em qualquer oficina de motas
a bicha de conta km tem diversas configurações alem do comprimento, pode ser de porca grande ou porca pequena e ponta grossa ou ponta fina
neste caso cubo Casal antigo porca pequena / ponta fina conta km Europa porca pequena / ponta grossa comprimento 850 mm
ou seja uma bicha de conta km de ponta fina ponta grossa porcas pequenas/normais com 850 mm de comprimento
muitas vezes o sem fim na roda tem o quadrado largo/moído geralmente da para resolver desmontando a ponta de metal tiras o sem fim, e numa superfície de metal bates as 4 faces com a ponta da bicha inserida no sem fim, requer algum cuidado para nao danificar | |
| | | F Nunes
Mensagens : 11579 Pontos : 24032 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
| Assunto: Re: Restauro ou lavagem de cara? K 607.2 Dom Abr 05, 2020 11:49 am | |
| cá esta a lista
Lista de parafusos Casal/Fundador Boss
Guarda lamas de trás 4xM6 15 anilha de mola c/porca Guarda corrente 2xM6 10 Amortecedores 4x M10 30 Farolim de trás 2x M615 anilha de mola c/porca Matrícula 2x M6 15 anilha de mola c/porca Selim cavilha ou 1 x M8 40 anilha de mola c/porca Bobine 2x M5 20 anilha de mola c/porca Deposito 1x M8 60 anilha de mola c/porca Motor 3x M8 60 anilha de mola c/porca Farol 2x M 8 30 anilha de mola Guarda lamas frente 4x M6 15 anilha de mola Poisa pés de trás 2x M10 15 anilha de mola Platina 2x M 10 25 T suspensao 2x M 8 60 anilha de mola c/porca Buzina 1x M6 15 anilha de mola Abraçadeira guiador 4xM6 60 anilha de mola c/porca ( 2 porcas cada ) Apoio de escape 1x M6 20 anilha de mola Abraçadeira panela de escape 1x M8 25 anilha de mola c/porca Varão de cima do motor 2x M8 20 anilha de mola
A anilha fica sempre do lado da porca
se optares por meter inox, embora nao corresponda ao original pode se considerar uma melhoria
estes comprimentos poderão ter de ser ajustados cortando o excesso
encontras estes parafusos em qualquer casa de parafusos/ferramentas e ai em Coimbra tens a Pecol | |
| | | jnpires94
Mensagens : 7 Pontos : 2999 Idade : 29 Localização : Coimbra Humor : Muito Data de inscrição : 30/03/2020
| Assunto: Re: Restauro ou lavagem de cara? K 607.2 Dom Abr 05, 2020 2:22 pm | |
| Muito obrigado pelas vossas respostas rápidas e com muita informação interessante amigos Mário e Nunes. Hoje de manha deu para voltar a meter tudo no local apropriado e que diferença... Da noite para o dia, vejam vocês mesmos Sempre ajuda a passar o tempo e tenho aproveitado para incentivar o meu a voltar a estas andanças, uma vez que tudo isto foi iniciado por ele. O resultado final foi bastante melhor do que esperávamos e a adição do verniz foi brutal. Está só a faltar o farol, que se encontra na fase final do tratamento. Entretanto consegui localizar o parafuso de nível do óleo e com com muito cuidado abri até conseguir verificar que efetivamente tem óleo e com uma cor muito límpida (foi mudado em 2017 e nunca andou), e a parte de baixo do cárter continua seca como estava ontem depois de ter limpo. Penso que é mesmo provável que tenha sido a gasolina. Em relação aos parafusos, vou mesmo adquirir em inox e vou aproveitar e alterar as duas motas, acho que é um pequeno pormenor que faz a diferença. Fiquei agora bastante desiludido com a cor da escora e tampas do motor, acham que devo tratar disso? Se sim que cuidados especiais devo ter? Em relação ao escape, verifiquei que estava la inscrito Zundap, o que significa que provavelmente não é o de origem. Está muito longe do original? | |
| | | F Nunes
Mensagens : 11579 Pontos : 24032 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
| Assunto: Re: Restauro ou lavagem de cara? K 607.2 Dom Abr 05, 2020 5:58 pm | |
| Boas João Excelente trabalho quanto a escora e tampas sim deves fazer o mesmo, quanto a cuidados só mesmo a desmontagem e montagem no caso da escora, as tampas como sao de alumínio a limpeza requer algum cuidado para as nao danificar, jacto de areia ou decapante ou ainda catrabucha de arame no berbequim ou rebarbadora desmontagem da escora, começas por retirar a roda de trás, amortecedores, e depois a própria escora, retiras a porca do lado da corrente depois a porca do lado do travao tens de arranjar maneira de segurar a porca gémea que se encontra por dentro da escora ( desbastar uma chave de bocas ) e depois desenroscas o veio nos rebaixos que tem com chave francesa grande ou chave de bocas se nao estiver calcinado este eixo enrosca na escora no lado da corrente e na porca de dentro do lado do travao a tampa de kick retiras o pedal de mudanças e os 2 parafusos e sai, para desmontar o pedal de kick basta retirar o freio ( tem dentro a mola de chapa ) que poderá dar um bocado de trabalho na montagem drenar o óleo antes de tirar a tampa da embraiagem a tampa da embraiagem desligas o cabo retiras os 2 parafusos da porca do selector na traseira do motor e depois a porca, de seguida retiras os parafusos da tampa e sai a alavanca de embraiagem nao é pintada da para desmontar retirando o freio por centro ( na montagem ter em atenção a mola de recuperação a argola tem de entrar no ponto ) a porca de janela de afinação da embraiagem também nao é pintada retirar na montagem confirmar se o pino da embraiagem esta no sitio e confirmar se o garfo esta correcto no selector e respectivo veio encaixado no cárter procurar a posição dele na tampa meter junta nova o parafuso de nivel a cabeça é pintada de vermelho a nível de acabamemento das tampas os relevos sao " raspados" limpos ficam alumínio quanto a panela de escape a diferença é o comprimento a Zundapp é mais comprida o que altera ligeiramente o comportamento do motor nao prejudica nem melhora deves descarbonizar tanto a panela como a curva visto neste caso já estares a fazer desmontagem tratar das rodas e ate mesmo do vermelho talvez fosse a melhor ideia | |
| | | jnpires94
Mensagens : 7 Pontos : 2999 Idade : 29 Localização : Coimbra Humor : Muito Data de inscrição : 30/03/2020
| Assunto: Re: Restauro ou lavagem de cara? K 607.2 Seg Abr 06, 2020 10:50 pm | |
| Em primeiro lugar obrigado amigo Nunes por mais um pedaço de informação espetacular!!! Quero ver trato disso este fim de semana. Entretanto o stock de tintas e primário que tinha foram-se. Conhecem algum site online onde possa adquirir tintas específicas ou mando vir do Leroy Merlin para metais iguais às que tinha? Entretanto nos tempos mortos temos novidades: Farol finalmente montado no lugar. Ficou meio rugoso, mas o meu pai diz que era o formato deles de origem. Aproveitei para dar um pequeno toque temporário nos pousa pés. Queria experimentar aquele efeito cromado e assim se não resultasse era uma asneira que saía barata Penso ter boas noticias, ao fim de 2 dias o fundo do motor continua sem vestígios de óleo, pelo que estou cada vez mais confiante com a história da gasolina e da torneira aberta. Hoje comprei 5 litros de gasolina e comecei a pensar na mistura. Qual a vossa opinião sobre misturar um pouco mais de óleo devido aos motores não trabalharem há muito tempo? Qual a percentagem ou a quantidade que vou ter que misturar nos 5 litros? | |
| | | F Nunes
Mensagens : 11579 Pontos : 24032 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
| Assunto: Re: Restauro ou lavagem de cara? K 607.2 Ter Abr 07, 2020 6:20 pm | |
| No farol ficou casca de Laranja, o teu pai tem alguma razao existiam faróis em craquele mas o M 73 júnior era liso, nada de grave com o barulho das luzes ninguém ve
Leroy Merlin é uma boa possibilidade os spray de tinta sao todos idênticos
pois só é pena que realmente nao dura ( pelo menos nas experiências que fiz nao durou )
sim seria estranho se fosse óleo visto nao teres mexido em nada
para a mistura aconselho óleo 100% sintético ou no mínimo semi sintético a 2%
para 5 L metes 100ML de óleo é escusado meter mais pois apenas estas a estragar óleo e terá tendência a isolar a vela
de preferência fazer apenas o suficiente para o que vais gastar excepto se vais andar amiúde
e no caso de ficar parada uns dias fechar a torneira e deixar trabalhar ate esgotar o carburador é o ideal antes de a voltar a por a trabalhar abanar diversas vezes também é conveniente excepto se andar todos os dias
para medir o óleo eu uso uma seringa de 100ML que comprei na farmácia tirei o embolo com o dedo tapo em baixo e despejo na gasolina depois é só misturar o Martini e dar gás, visto o motor ter estado parado evitar acelerar a fundo nos primeiros km
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| | | jnpires94
Mensagens : 7 Pontos : 2999 Idade : 29 Localização : Coimbra Humor : Muito Data de inscrição : 30/03/2020
| Assunto: Re: Restauro ou lavagem de cara? K 607.2 Qui Abr 09, 2020 10:49 pm | |
| Ora cá estamos nós para mais uns avanços (ou recuos) na máquina. Hoje foi dia de aventurar a tirar a escora para pintar... E que aventura! Primeira coisa a sair os amortecedores, que estavam num estado lastimável. Terei provavelmente que adquirir uns novos, pois estes simplesmente não cumprem com a sua função. Aqui surge a primeira dúvida, pelo que vi há uns TABOR e há os outros. Quais as principais diferenças para além do preço? Entretanto aproveitei para dar mais uma lavagem de cara aos que tenho, ficaram assim! Não estão perfeitos, mas certamente melhores do que estavam anteriormente e vão ter que servir até virem os novos. Amortecedores fora e está na hora de sair a roda de trás... Que mecanismo diferente da K168. Nesta sai o veio e ainda temos um segundo parafuso/veio para tirar. Ao fim de 2 porradas e um lanho no dedo la saiu e roda para fora. Foi dada uma limpeza e encontrou-se a roda no estado das fotos abaixo. Duas dúvidas, onde posso encontrar aquelas borrachinhas? uma delas está em péssimo estado. Mais vale mandar cromar a roda ou comprar um aro e raios novos? Chegou a hora de tirar a escora, e acreditem que bem tentámos (eu e o meu parceiro de restauro, o meu pai). Mas por falta de jeito, ferramentas adequadas e por não querer estragar nada nesta altura em que as peças demoram a vir, optámos por aldrabar A escora vai sair quando a mota tiver um restauro completo, para já e como é uma lavagem de cara ficou no sitio, mas foi tratada em condições! Foi tudo bem lixado, bem isolado, levou duas demãos de primário, 3 de tinta e duas de verniz. Amanha já vamos ver o resultado final, mas para ja pareceu muito bem, apesar da preguiça! No fim ainda houve tempo para fazer a mistura e meter 2,5L na K168 e 2,5L nesta. Estão a pedir estrada e eu também!! | |
| | | F Nunes
Mensagens : 11579 Pontos : 24032 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
| Assunto: Re: Restauro ou lavagem de cara? K 607.2 Sex Abr 10, 2020 4:12 pm | |
| Boas esses amortecedores dao para desmontar e reparar, mandar cromar o exterior no fim talvez acabe por ficar mais caro que comprar novos se comprares novos deves procurar blindados iguais a esses a diferença dos Tabor para outras marcas em termos de qualidade nao é significativa a outra diferença é só mesmo a marca/preço no caso das rodas, nao compensa cromar estes aros, nem zincar os raios, estes aros nao sao originais deveria ter os de alumínio da Casal como se ve nesta foto de fabrica | |
| | | jnpires94
Mensagens : 7 Pontos : 2999 Idade : 29 Localização : Coimbra Humor : Muito Data de inscrição : 30/03/2020
| Assunto: Re: Restauro ou lavagem de cara? K 607.2 Ter Abr 28, 2020 2:21 pm | |
| Estamos de volta à carga. Passado uns dias afastados e visto que a situação no país se mantém, resolvemos passar mais umas horas de volta da pequena. Começou tudo com a montagem da roda de trás no sitio. Com um escovilhão foram tiradas as principais ferrugens dos aros, mas eles estão bastante picados, pelo que a procura de dois aros originais e respetivos raios se vai iniciar. Atendendo a que não tirámos a escora do sitio (o que fez com que o trabalho de pintura demorasse o dobro) julgo que o resultado final foi muito bom. Posteriormente reparámos que na suspensão frontal, havia uma linha pintada de vermelho numa das bainhas e na outra isso já não existia. Verificava-se o aparecimento de alguma corrosão. Como não temos maneira de acertar exatamente com o vermelho da mota, resolvemos para já, pintar de preto, protegendo aquela parte de qualquer corrosão que possa via a aparecer no imediato. Uma vez que na zona da pala o guarda-lamas estava mais mal tratado foi feito um tratamento ao metal e colocámos essa faixa branca, pelo mesmo motivo de não termos o vermelho certo. Foi então que desmontámos as tampas do motor e foi aplicada a pintura. Aqui o cuidado foi de aplicar uma tinta de alta temperatura, pois não sabia muito bem se a normal aguentava. Isto foi feito nas duas motas ao mesmo tempo. Foi então hora de nos agarrarmos ao guarda-lamas de trás. A missão era semelhante, restaurar o branco e deixar o vermelho para quando fosse feito um restauro completo da pequena. Algumas curiosidades que encontrámos foram: - A lampada do stop era de 6v, mas a de presença era de 24v - O guarda-lamas na zona do farol deve ter deixado entrar água e quando começamos a leva-lo ao metal parecia um queijo suíço. Mais uma coisa para procurar para o restauro completo. De qualquer forma prosseguimos e o resultado final foi este. Entretanto foi feito o seguro e tratada a papelada e já se encontra apta a circular. Também já adquirimos as lâmpadas de 6v corretas para meter no farol traseiro. Fica a faltar a bicha do conta KM e um espelho cromado com melhor pinta. Finalmente foi hora de a tirar das preguiças e meter no descanso, onde voltou a ter um reverso. Passado dois dias de estar no descanso encontrámos óleo no chão. Como não tinha acontecido antes e tinha sido limpo o fundo do motor deu para ver de onde vinha esse tal óleo, que ja tinha sido confundido com gasolina. Foi então que nos deparámos com isto. No veio das mudanças deve haver um retentor que ja teve melhores dias e era onde sempre saiu o óleo durante estes anos. Há maneira fácil de resolver este problema ou implica abrir o motor todo para trocar esse retentor? | |
| | | F Nunes
Mensagens : 11579 Pontos : 24032 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
| Assunto: Re: Restauro ou lavagem de cara? K 607.2 Ter Abr 28, 2020 5:59 pm | |
| Boas
para uma lavagem de cara esta a ficar bom
as lampadas no farolim de trás se forem da mesma voltagem do gerador e do farol "roubam" intensidade ao farol fica com luz muito fraca
normalmente uso lampadas de 12v ou mesmo 24v no farolim
essa fuga no veio do selector de mudanças, implica abrir o motor e fazer um chanfro no veio para meter um orringue
no veio de kick tem um retentor no carter, já o veio do selector nao usa nada e com o desgaste começa a deixar passar o óleo, embora no pedal de kick também tenha um retentor que normalmente desaparece e "ninguém" repõe, mas divido ao desgaste/folga raramente funciona
por isso eu opto pelo orringue dentro do veio de kick | |
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| Assunto: Re: Restauro ou lavagem de cara? K 607.2 | |
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| | | | Restauro ou lavagem de cara? K 607.2 | |
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