CLUBCASALEIRO
Bem vindo Casaleiro.
CLUBCASALEIRO
Bem vindo Casaleiro.
CLUBCASALEIRO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CLUBCASALEIRO


 
InícioGaleriaÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Casal Boss K168 S 1981

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
mb@dat-schaub.pt




Mensagens : 10
Pontos : 3366
Idade : 55
Localização : Maia - Porto
Humor : ???
Data de inscrição : 29/09/2019

Casal Boss K168 S 1981 Empty
MensagemAssunto: Casal Boss K168 S 1981   Casal Boss K168 S 1981 Icon_minitimeTer Fev 25, 2020 8:01 pm

Olá, bom dia a todos

Vou começar a restaurar a minha Casal Boss K168 S de 1981 e vou precisar de alguma ajuda.

Aqui esta ela:

Casal Boss K168 S 1981 20200210


A minha primeira duvida é mesmo o modelo da motorizada - tanto quanto consegui apurar (comparando com algumas fotografia que vi na net) trata-se de uma K168 S. A chapa de identificação ainda existe mas a referencia não é clara:

Casal Boss K168 S 1981 20200211


O motor é um M147:

Casal Boss K168 S 1981 20200212

Não tenho qualquer tipo de documentação sobre esta motorizada - Quem me puder ajudar e enviar manuais técnicos sobre a motorizada e/ou o motor agradeço. Qualquer documento que me ajude a fazer um restauro bem feito e sem erros é bem vindo.

Agradeço desde já,

MB


Última edição por mb@dat-schaub.pt em Ter Fev 25, 2020 10:37 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
F Nunes

F Nunes


Mensagens : 11579
Pontos : 24032
Idade : 53
Localização : cartaxo
Humor : Sempre Casal
Data de inscrição : 15/03/2012

Casal Boss K168 S 1981 Empty
MensagemAssunto: Re: Casal Boss K168 S 1981   Casal Boss K168 S 1981 Icon_minitimeTer Fev 25, 2020 8:26 pm

Bem vindo ao forum mb@dat-schaub.pt nao te esqueças de passar na secção fala de ti a fazer a apresentação

quanto a maquina esta muito completa o que facilita o restauro

Casal Boss K168 S 1981 3126c410

neste caso e segundo a chapa de identificação será uma K 168 ( o S ou SS era atribuído consoante o nível de equipamento, Jantes, Cromados etc...)

Motor M 147 2v de pé

posso fornecer te manuais basta que me envies um endereço de email e aceites o convite para fazer registo na nuvem Mega depois de aceitares faço a partilha só tens de procurar o que te
interessa, e aqui no forum poderás encontrar muita ajuda desde que exponhas as duvidas

Ricardo_Jorge gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
mb@dat-schaub.pt




Mensagens : 10
Pontos : 3366
Idade : 55
Localização : Maia - Porto
Humor : ???
Data de inscrição : 29/09/2019

Casal Boss K168 S 1981 Empty
MensagemAssunto: Re: Casal Boss K168 S 1981   Casal Boss K168 S 1981 Icon_minitimeSex Mar 06, 2020 10:59 pm

WORK IN PROGRESS

Casal Boss K168 S 1981 20200310

Casal Boss K168 S 1981 20200311
Ir para o topo Ir para baixo
mb@dat-schaub.pt




Mensagens : 10
Pontos : 3366
Idade : 55
Localização : Maia - Porto
Humor : ???
Data de inscrição : 29/09/2019

Casal Boss K168 S 1981 Empty
MensagemAssunto: Re: Casal Boss K168 S 1981   Casal Boss K168 S 1981 Icon_minitimeSex Mar 06, 2020 11:10 pm

Preciso de ajuda:

O descanso desta mota é de " 1 Pé". (assinalado a vermelho na foto)
A maior parte da fotos que vejo é de "2 Pés" ( ver motorizada azul na foto abaixo)
Será que este descanso é mesmo original desta motorizada ou é uma adaptação?
É que se for uma adaptação, também a patilha onde o descaso está preso é uma adaptação, o que me parece estranho.

Casal Boss K168 S 1981 20200312

Obrigado,

MB
Ir para o topo Ir para baixo
mb@dat-schaub.pt




Mensagens : 10
Pontos : 3366
Idade : 55
Localização : Maia - Porto
Humor : ???
Data de inscrição : 29/09/2019

Casal Boss K168 S 1981 Empty
MensagemAssunto: Re: Casal Boss K168 S 1981   Casal Boss K168 S 1981 Icon_minitimeSex Mar 06, 2020 11:28 pm

A segunda questão é sobre o acabamento do escape.
Já vi todo em preto, todo cromado, cromado com a ponteira em preto e preto com a ponteira cromada (motorizada azul na foto acima).
A ponteira da minha é de certeza preta, só não sei se é de origem.
O resto do escape não dá para ter a certeza.

Alguém me consegue ajudar.

Obrigado,

MB
Ir para o topo Ir para baixo
F Nunes

F Nunes


Mensagens : 11579
Pontos : 24032
Idade : 53
Localização : cartaxo
Humor : Sempre Casal
Data de inscrição : 15/03/2012

Casal Boss K168 S 1981 Empty
MensagemAssunto: Re: Casal Boss K168 S 1981   Casal Boss K168 S 1981 Icon_minitimeSáb Mar 07, 2020 2:41 pm

Muitas motorizadas saiam com os 2

esse lateral ( 1 pe )

e o central ( 2 pes )

nas Boss raramente se ve 1 com o central mas o correcto seria montar ambos

essa panela de escape era preta, neste modelo eu optava por panela preta com ponteira cromada como na foto de fabrica
Ir para o topo Ir para baixo
mb@dat-schaub.pt




Mensagens : 10
Pontos : 3366
Idade : 55
Localização : Maia - Porto
Humor : ???
Data de inscrição : 29/09/2019

Casal Boss K168 S 1981 Empty
MensagemAssunto: Re: Casal Boss K168 S 1981   Casal Boss K168 S 1981 Icon_minitimeSeg Mar 09, 2020 1:14 pm

F Nunes escreveu:
Muitas motorizadas saiam com os 2

esse lateral ( 1 pe )

e o central ( 2 pes )

nas Boss raramente se ve 1 com o central mas o correcto seria montar ambos

essa panela de escape era preta, neste modelo eu optava por panela preta com ponteira cromada como na foto de fabrica


Olá F. Nunes,

Quando diz "..montar ambos" quer dizer que é indiferente montar um ou outro, certo?

Obrigado pela sua colaboração

Manuel Barbosa
Ir para o topo Ir para baixo
F Nunes

F Nunes


Mensagens : 11579
Pontos : 24032
Idade : 53
Localização : cartaxo
Humor : Sempre Casal
Data de inscrição : 15/03/2012

Casal Boss K168 S 1981 Empty
MensagemAssunto: Re: Casal Boss K168 S 1981   Casal Boss K168 S 1981 Icon_minitimeSeg Mar 09, 2020 7:11 pm

Boas mb@dat-schaub.pt

nim ( nem nao nem sim )

o correcto era montar o central e também o lateral ( ficar com os 2 descansos montados ) e usar o que for mais conveniente

mas se optares por montar apenas 1 é uma questão de opção tua
muito raramente se ve uma boss 100% original e mesmo assim chamam lhes restauro é uma questão de opinião e gosto pessoal

para mim restauro é deixar 100% original ou o mais próximo possível, tudo o restante é personalização ou tuning

excepto nos casos que sao acrescentados acessórios de época, varoes de guarda pernas, perneiras, para brisas, luvas de punho etc...
Ir para o topo Ir para baixo
mb@dat-schaub.pt




Mensagens : 10
Pontos : 3366
Idade : 55
Localização : Maia - Porto
Humor : ???
Data de inscrição : 29/09/2019

Casal Boss K168 S 1981 Empty
MensagemAssunto: Re: Casal Boss K168 S 1981   Casal Boss K168 S 1981 Icon_minitimeQua Mar 11, 2020 12:09 pm

Ok, de acordo.
A ideia é que fique o mais original possível. Não estou minimamente interessado em personalização ou tuning
Vou ter de arranjar um descanso central para instalar os dois.(central e lateral)

Já agora mais uma questão:

Casal Boss K168 S 1981 20200313


De acordo com a vossa experiência compensa desmontar e mandar cromar ou é melhor comprar novo?
Eu preferia manter os de origem mas nem sei se é possível desmontar estes amortecedores.

MB
Ir para o topo Ir para baixo
F Nunes

F Nunes


Mensagens : 11579
Pontos : 24032
Idade : 53
Localização : cartaxo
Humor : Sempre Casal
Data de inscrição : 15/03/2012

Casal Boss K168 S 1981 Empty
MensagemAssunto: Re: Casal Boss K168 S 1981   Casal Boss K168 S 1981 Icon_minitimeQua Mar 11, 2020 7:37 pm

nesse caso tens de ter muita atenção a todos os pormenores

esses amortecedores dao para reparar ( desmontar e reparar ), na minha opinião compensa

mas só depois de os desmontares é que da para perceber o real estado

estes já nao sao os originais, sao de reposição, os originais tinham gravada a legenda Casal estes quase de certeza nao tem ( confirma se fizeres favor )
os originais eram cromados tanto no copo superior como no inferior, estes sao cromados no superior e zincados no inferior

normalmente a reparação de amortecedores consiste em meter vedantes novos ( se forem amortecedores hidráulicos, mais de 90% sao ) e se o veio estiver gasto ou corroído
mandar fazer novo, mola partida substituir, cromar/pintar, substituir as borrachas sinoblocos ( 8 no total )

vedantes e sinoblocos cerca de 10€

veios novos cerca de 20 €

cromagem 60€

estes valores podem variar muito logo pus apenas como referencia, com este valor ou menos compras novos mas como referi antes eu pessoalmente prefiro reparar os antigos pois tem melhor qualidade de fabrico, e nos casos que tem a marca gravada entao e que nem hesito, mas se optares por novos nao fica menos bem restaurada desde que sejam deste tipo
( blindados/mola escondida )

Ir para o topo Ir para baixo
mb@dat-schaub.pt




Mensagens : 10
Pontos : 3366
Idade : 55
Localização : Maia - Porto
Humor : ???
Data de inscrição : 29/09/2019

Casal Boss K168 S 1981 Empty
MensagemAssunto: Re: Casal Boss K168 S 1981   Casal Boss K168 S 1981 Icon_minitimeQui maio 07, 2020 8:44 am

Finalmente consegui ir buscar as peças à pintura. Estava difícil. Agora é só começar o caminho de volta.....
(a tampa de motor que se vê na imagem é de outro projecto)

Casal Boss K168 S 1981 20200510
Casal Boss K168 S 1981 20200511
Ir para o topo Ir para baixo
mb@dat-schaub.pt




Mensagens : 10
Pontos : 3366
Idade : 55
Localização : Maia - Porto
Humor : ???
Data de inscrição : 29/09/2019

Casal Boss K168 S 1981 Empty
MensagemAssunto: Re: Casal Boss K168 S 1981   Casal Boss K168 S 1981 Icon_minitimeSeg maio 25, 2020 12:10 pm

Bom dia,

Precisava de uma pequena ajuda.
Estou na fase de refazer as ligações eléctricas e estive a ler alguns posts e esquemas que outros usuários postaram aqui no blog.
No entanto tenho duas duvida.

A minha maquina tem 4 fios a sair do motor. Pelo que consegui compreender lendo outros tópicos aqui no blog são todos de "tensão" só variando a potencia. Podem ser utilizados para os faróis, buzina, etc, sendo que o azul é da bobine.

Mas, tanto quando consigo perceber pelo esquema que o F. Nunes colocou num outro post e que reproduzo abaixo, a luz traseira esta permanentemente acesa. Não há nada que a corte. É assim? (Ver lâmpada 1 no esquema anexo).

A minha outra duvida tem a ver com o botão que faz desligar a motorizada. Este botão deve estar ligado a quê?

Obrigado pela ajuda,

Manuel BarbosaCasal Boss K168 S 1981 00000011
Ir para o topo Ir para baixo
F Nunes

F Nunes


Mensagens : 11579
Pontos : 24032
Idade : 53
Localização : cartaxo
Humor : Sempre Casal
Data de inscrição : 15/03/2012

Casal Boss K168 S 1981 Empty
MensagemAssunto: Re: Casal Boss K168 S 1981   Casal Boss K168 S 1981 Icon_minitimeSeg maio 25, 2020 6:12 pm

Boa tarde mb@dat-schaub.pt

vai aqui alguma confusao, que é preciso esclarecer confirma se estou correcto tens gerador Bosch de platinados
saem 4 fios, 1 azul, 1 amarelo e mais 2 cores que poderá ser branco ou cinza e o outro provavelmente verde

quanto ao esquema tens razao esta incorrecto

vou procurar outro ou fazer um, logo que possível
a alimentação da luz de mínimos traz vem do comutador de luzes
nao vais usar ignição, o corte é feito no fio azul que vem da bobine ao comutador ( este corte é feito por curto circuito a massa )
Ir para o topo Ir para baixo
mb@dat-schaub.pt




Mensagens : 10
Pontos : 3366
Idade : 55
Localização : Maia - Porto
Humor : ???
Data de inscrição : 29/09/2019

Casal Boss K168 S 1981 Empty
MensagemAssunto: Re: Casal Boss K168 S 1981   Casal Boss K168 S 1981 Icon_minitimeSeg maio 25, 2020 9:29 pm

Casal Boss K168 S 1981 20200512
Ir para o topo Ir para baixo
mb@dat-schaub.pt




Mensagens : 10
Pontos : 3366
Idade : 55
Localização : Maia - Porto
Humor : ???
Data de inscrição : 29/09/2019

Casal Boss K168 S 1981 Empty
MensagemAssunto: Re: Casal Boss K168 S 1981   Casal Boss K168 S 1981 Icon_minitimeSeg maio 25, 2020 9:34 pm

Olá Boa Noite,

Quanto a fios tenho um verde, um amarelo, um preto e dois (que estão juntos) e são roxos/ lilazes. Sera o azul?
É que eu mandei restaurar o motor e ele já veio pronto. Para saber a marca do gerador tenho de abrir o motor, e isso no no sabado

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
F Nunes

F Nunes


Mensagens : 11579
Pontos : 24032
Idade : 53
Localização : cartaxo
Humor : Sempre Casal
Data de inscrição : 15/03/2012

Casal Boss K168 S 1981 Empty
MensagemAssunto: Re: Casal Boss K168 S 1981   Casal Boss K168 S 1981 Icon_minitimeTer maio 26, 2020 5:57 pm

ora pelas cores parece me que seja electrónico Ducati, poe foto da bobine exterior

tenho de procurar esquema desse ( na bobine tens as cores é só ligar )

se bem me lembro o amarelo vai ao rectificador ( luzes )
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Casal Boss K168 S 1981 Empty
MensagemAssunto: Re: Casal Boss K168 S 1981   Casal Boss K168 S 1981 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Casal Boss K168 S 1981
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» CASAL BOSS K168 1981
» Restauro Casal Boss K168 S de 1981
» Casal Boss k168 de 97
» Casal Boss k168
» Casal boss k168

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CLUBCASALEIRO :: CASAL :: Restauros-
Ir para: