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Assunto: Casal Boss K168 S 1981 Ter Fev 25, 2020 8:01 pm
Olá, bom dia a todos
Vou começar a restaurar a minha Casal Boss K168 S de 1981 e vou precisar de alguma ajuda.
Aqui esta ela:
A minha primeira duvida é mesmo o modelo da motorizada - tanto quanto consegui apurar (comparando com algumas fotografia que vi na net) trata-se de uma K168 S. A chapa de identificação ainda existe mas a referencia não é clara:
O motor é um M147:
Não tenho qualquer tipo de documentação sobre esta motorizada - Quem me puder ajudar e enviar manuais técnicos sobre a motorizada e/ou o motor agradeço. Qualquer documento que me ajude a fazer um restauro bem feito e sem erros é bem vindo.
Agradeço desde já,
MB
Última edição por mb@dat-schaub.pt em Ter Fev 25, 2020 10:37 pm, editado 1 vez(es)
F Nunes
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Assunto: Re: Casal Boss K168 S 1981 Ter Fev 25, 2020 8:26 pm
Bem vindo ao forum mb@dat-schaub.pt nao te esqueças de passar na secção fala de ti a fazer a apresentação
quanto a maquina esta muito completa o que facilita o restauro
neste caso e segundo a chapa de identificação será uma K 168 ( o S ou SS era atribuído consoante o nível de equipamento, Jantes, Cromados etc...)
Motor M 147 2v de pé
posso fornecer te manuais basta que me envies um endereço de email e aceites o convite para fazer registo na nuvem Mega depois de aceitares faço a partilha só tens de procurar o que te interessa, e aqui no forum poderás encontrar muita ajuda desde que exponhas as duvidas
Ricardo_Jorge gosta desta mensagem
mb@dat-schaub.pt
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Assunto: Re: Casal Boss K168 S 1981 Sex Mar 06, 2020 10:59 pm
WORK IN PROGRESS
mb@dat-schaub.pt
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Assunto: Re: Casal Boss K168 S 1981 Sex Mar 06, 2020 11:10 pm
Preciso de ajuda:
O descanso desta mota é de " 1 Pé". (assinalado a vermelho na foto) A maior parte da fotos que vejo é de "2 Pés" ( ver motorizada azul na foto abaixo) Será que este descanso é mesmo original desta motorizada ou é uma adaptação? É que se for uma adaptação, também a patilha onde o descaso está preso é uma adaptação, o que me parece estranho.
Obrigado,
MB
mb@dat-schaub.pt
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Assunto: Re: Casal Boss K168 S 1981 Sex Mar 06, 2020 11:28 pm
A segunda questão é sobre o acabamento do escape. Já vi todo em preto, todo cromado, cromado com a ponteira em preto e preto com a ponteira cromada (motorizada azul na foto acima). A ponteira da minha é de certeza preta, só não sei se é de origem. O resto do escape não dá para ter a certeza.
Alguém me consegue ajudar.
Obrigado,
MB
F Nunes
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Assunto: Re: Casal Boss K168 S 1981 Sáb Mar 07, 2020 2:41 pm
Muitas motorizadas saiam com os 2
esse lateral ( 1 pe )
e o central ( 2 pes )
nas Boss raramente se ve 1 com o central mas o correcto seria montar ambos
essa panela de escape era preta, neste modelo eu optava por panela preta com ponteira cromada como na foto de fabrica
mb@dat-schaub.pt
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Assunto: Re: Casal Boss K168 S 1981 Seg Mar 09, 2020 1:14 pm
F Nunes escreveu:
Muitas motorizadas saiam com os 2
esse lateral ( 1 pe )
e o central ( 2 pes )
nas Boss raramente se ve 1 com o central mas o correcto seria montar ambos
essa panela de escape era preta, neste modelo eu optava por panela preta com ponteira cromada como na foto de fabrica
Olá F. Nunes,
Quando diz "..montar ambos" quer dizer que é indiferente montar um ou outro, certo?
Obrigado pela sua colaboração
Manuel Barbosa
F Nunes
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Assunto: Re: Casal Boss K168 S 1981 Seg Mar 09, 2020 7:11 pm
Boas mb@dat-schaub.pt
nim ( nem nao nem sim )
o correcto era montar o central e também o lateral ( ficar com os 2 descansos montados ) e usar o que for mais conveniente
mas se optares por montar apenas 1 é uma questão de opção tua muito raramente se ve uma boss 100% original e mesmo assim chamam lhes restauro é uma questão de opinião e gosto pessoal
para mim restauro é deixar 100% original ou o mais próximo possível, tudo o restante é personalização ou tuning
excepto nos casos que sao acrescentados acessórios de época, varoes de guarda pernas, perneiras, para brisas, luvas de punho etc...
mb@dat-schaub.pt
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Assunto: Re: Casal Boss K168 S 1981 Qua Mar 11, 2020 12:09 pm
Ok, de acordo. A ideia é que fique o mais original possível. Não estou minimamente interessado em personalização ou tuning Vou ter de arranjar um descanso central para instalar os dois.(central e lateral)
Já agora mais uma questão:
De acordo com a vossa experiência compensa desmontar e mandar cromar ou é melhor comprar novo? Eu preferia manter os de origem mas nem sei se é possível desmontar estes amortecedores.
MB
F Nunes
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Assunto: Re: Casal Boss K168 S 1981 Qua Mar 11, 2020 7:37 pm
nesse caso tens de ter muita atenção a todos os pormenores
esses amortecedores dao para reparar ( desmontar e reparar ), na minha opinião compensa
mas só depois de os desmontares é que da para perceber o real estado
estes já nao sao os originais, sao de reposição, os originais tinham gravada a legenda Casal estes quase de certeza nao tem ( confirma se fizeres favor ) os originais eram cromados tanto no copo superior como no inferior, estes sao cromados no superior e zincados no inferior
normalmente a reparação de amortecedores consiste em meter vedantes novos ( se forem amortecedores hidráulicos, mais de 90% sao ) e se o veio estiver gasto ou corroído mandar fazer novo, mola partida substituir, cromar/pintar, substituir as borrachas sinoblocos ( 8 no total )
vedantes e sinoblocos cerca de 10€
veios novos cerca de 20 €
cromagem 60€
estes valores podem variar muito logo pus apenas como referencia, com este valor ou menos compras novos mas como referi antes eu pessoalmente prefiro reparar os antigos pois tem melhor qualidade de fabrico, e nos casos que tem a marca gravada entao e que nem hesito, mas se optares por novos nao fica menos bem restaurada desde que sejam deste tipo ( blindados/mola escondida )
mb@dat-schaub.pt
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Assunto: Re: Casal Boss K168 S 1981 Qui maio 07, 2020 8:44 am
Finalmente consegui ir buscar as peças à pintura. Estava difícil. Agora é só começar o caminho de volta..... (a tampa de motor que se vê na imagem é de outro projecto)
mb@dat-schaub.pt
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Assunto: Re: Casal Boss K168 S 1981 Seg maio 25, 2020 12:10 pm
Bom dia,
Precisava de uma pequena ajuda. Estou na fase de refazer as ligações eléctricas e estive a ler alguns posts e esquemas que outros usuários postaram aqui no blog. No entanto tenho duas duvida.
A minha maquina tem 4 fios a sair do motor. Pelo que consegui compreender lendo outros tópicos aqui no blog são todos de "tensão" só variando a potencia. Podem ser utilizados para os faróis, buzina, etc, sendo que o azul é da bobine.
Mas, tanto quando consigo perceber pelo esquema que o F. Nunes colocou num outro post e que reproduzo abaixo, a luz traseira esta permanentemente acesa. Não há nada que a corte. É assim? (Ver lâmpada 1 no esquema anexo).
A minha outra duvida tem a ver com o botão que faz desligar a motorizada. Este botão deve estar ligado a quê?
Obrigado pela ajuda,
Manuel Barbosa
F Nunes
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Assunto: Re: Casal Boss K168 S 1981 Seg maio 25, 2020 6:12 pm
Boa tarde mb@dat-schaub.pt
vai aqui alguma confusao, que é preciso esclarecer confirma se estou correcto tens gerador Bosch de platinados saem 4 fios, 1 azul, 1 amarelo e mais 2 cores que poderá ser branco ou cinza e o outro provavelmente verde
quanto ao esquema tens razao esta incorrecto
vou procurar outro ou fazer um, logo que possível a alimentação da luz de mínimos traz vem do comutador de luzes nao vais usar ignição, o corte é feito no fio azul que vem da bobine ao comutador ( este corte é feito por curto circuito a massa )
mb@dat-schaub.pt
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Assunto: Re: Casal Boss K168 S 1981 Seg maio 25, 2020 9:29 pm
mb@dat-schaub.pt
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Assunto: Re: Casal Boss K168 S 1981 Seg maio 25, 2020 9:34 pm
Olá Boa Noite,
Quanto a fios tenho um verde, um amarelo, um preto e dois (que estão juntos) e são roxos/ lilazes. Sera o azul? É que eu mandei restaurar o motor e ele já veio pronto. Para saber a marca do gerador tenho de abrir o motor, e isso no no sabado
Obrigado
F Nunes
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Assunto: Re: Casal Boss K168 S 1981 Ter maio 26, 2020 5:57 pm
ora pelas cores parece me que seja electrónico Ducati, poe foto da bobine exterior
tenho de procurar esquema desse ( na bobine tens as cores é só ligar )
se bem me lembro o amarelo vai ao rectificador ( luzes )