| White Boss | |
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Autor | Mensagem |
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BelMa
Mensagens : 331 Pontos : 7112 Idade : 40 Localização : Lousada - Porto Humor : Bem-disposto. lol Data de inscrição : 05/02/2015
| Assunto: Re: White Boss Qui Nov 05, 2015 12:40 am | |
| Ah! A tal Super Boss que falava também era preta, daí teria que pagar para alterar a cor no documento único ou teria que ficar com mais uma preta. Assim consegui juntar uma Black e outra White. | |
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BelMa
Mensagens : 331 Pontos : 7112 Idade : 40 Localização : Lousada - Porto Humor : Bem-disposto. lol Data de inscrição : 05/02/2015
| Assunto: Re: White Boss Qui Nov 05, 2015 12:53 am | |
| - karluz79 escreveu:
- Bom projecto.
Também pretendia criar uma BOSS personalizada mas tenho algumas dúvidas sobre o que se pode fazer ou não de maneira a que os senhores da boina não impliquem...
Boas Karluz! Boss's personalizadas foi o que eu cresci a ver! Ainda hoje estive a debater isso com uns amigos meus! As Yamaha's DT, sempre as vi equipadas com o respectivo motor, as RZ's, idem aspas, Macal, de igual modo, Sachs, etc, etc, Famel Zundapp, outras que tal, inclusive as motorizadas Casal mais fortes, com motor de 4 / 5 / 6 se incluem nesse grupo de "inalteráveis". Já as Casal Boss não! Posso dizer que já vi Boss's com motor Casal de 4, de 5, de 6 velocidades, com motor de Macal, de Zundapp, e até de DT! E é isso que torna estas motas únicas, para além da própria estrutura de montagem em relação a quaisquer outras. É a diversidade de alterações que se pode fazer com elas! Desde miúdo que acalento o desejo de personalizar uma Boss e esta vai ser finalmente a minha oportunidade! ... Em relação ao implicar, pelo que tenho conhecimento e me andei a informar, o motor das motorizadas é considerado, actualmente, como uma "peça" da mota, que pode ser substituído sem problema. O que não se pode alterar é a cilindrada! De resto, acho que se pode alterar o motor à vontade sem problema. Aliás, se reparares, o número de motor agora não vem mencionado nos documentos únicos, como acontecia antigamente nos livretes... Em relação aos restantes componentes, não sei o que estás a planear fazer, mas eu no meu caso é uma mera alteração de imagem, o resto dos componentes tenciono mantê-los fiéis à imagem da mota. Quando meteres mãos à obra no teu projecto, não te esqueças de mostrar o serviço aqui à malta!! Abraço! | |
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paulo Marques
Mensagens : 212 Pontos : 7479 Idade : 52 Localização : ourem Humor : o melhor possivel Data de inscrição : 23/06/2014
| Assunto: Re: White Boss Qui Nov 05, 2015 1:54 am | |
| A mota que esta na imagem é minha e foi oferecida por um colega à uns anos e na altura resolvi modificala para andar um pouco mais ,optei pelo casal 6 porque e um motor de que gosto . Restaureia dei uns toques no motor e depois e como é obvio só depois de a ter terminado e começado a usar é que me apercebi que tinha pouca estabilidade e travava mal,como vês não é contrasenso nenhum. Devido a isso acabei por comprar uma super boss e faz toda a diferença especialmente se for da fundador por ter jantes maiores ,um braço oscilante melhor e travão a disco o que a torna mais segura. O proprio motor m109 podes colocar a caixa de velocidades do de 6 ou siplesmente colocar um motor inteiro. Neste momento boss tenho 5 uma delas é uma rara boss de radiador com 6 velocidades e cilindro huvo. Mas continuo a andar na que esta na foto o motor de 6 e muito agradavel de utilizar, não se tem que andar sempre a fundo. Os problemas de estabilidade e travagem tambem se pode atenuar se levar uma boa suspensão e se adaptar um disco de travão . Nesta nunca fiz isso porque acho que que esteticamente fica melhor assim ,o próprio motor acho que fica com melhor aparencia com o m109 ,até tenho já um para lhe colocar com caixa de 6 . O casal 6 de radiador na minha opinião só tem vantagem se for um motor muito alterado e seja essencial que tenha uma boa refrigeração,ou por uma razão estética e gostem de o ver na mota. Qualquer duvida dispõe se eu souber tenho todo gosto em ajudar. | |
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BelMa
Mensagens : 331 Pontos : 7112 Idade : 40 Localização : Lousada - Porto Humor : Bem-disposto. lol Data de inscrição : 05/02/2015
| Assunto: Re: White Boss Qui Nov 05, 2015 10:54 am | |
| - paulo Marques escreveu:
- A mota que esta na imagem é minha e foi oferecida por um colega à uns anos e na altura resolvi modificala para andar um pouco mais ,optei pelo casal 6 porque e um motor de que gosto .
Restaureia dei uns toques no motor e depois e como é obvio só depois de a ter terminado e começado a usar é que me apercebi que tinha pouca estabilidade e travava mal,como vês não é contrasenso nenhum. Devido a isso acabei por comprar uma super boss e faz toda a diferença especialmente se for da fundador por ter jantes maiores ,um braço oscilante melhor e travão a disco o que a torna mais segura. O proprio motor m109 podes colocar a caixa de velocidades do de 6 ou siplesmente colocar um motor inteiro. Neste momento boss tenho 5 uma delas é uma rara boss de radiador com 6 velocidades e cilindro huvo. Mas continuo a andar na que esta na foto o motor de 6 e muito agradavel de utilizar, não se tem que andar sempre a fundo. Os problemas de estabilidade e travagem tambem se pode atenuar se levar uma boa suspensão e se adaptar um disco de travão . Nesta nunca fiz isso porque acho que que esteticamente fica melhor assim ,o próprio motor acho que fica com melhor aparencia com o m109 ,até tenho já um para lhe colocar com caixa de 6 . O casal 6 de radiador na minha opinião só tem vantagem se for um motor muito alterado e seja essencial que tenha uma boa refrigeração,ou por uma razão estética e gostem de o ver na mota. Qualquer duvida dispõe se eu souber tenho todo gosto em ajudar. Bom dia Paulo! Obrigado uma vez mais pelas tuas palavras e sugestões. Grande amigo tu tens. A mim ninguém me oferece motas! Se o fizessem talvez fizesse a vontade ao FNunes. ... Já agora muitos parabéns pela tua mota, está realmente muito bonita. ... Em relação aos motores: Estou como tu, inicialmente também gostava muito do motor de 6 a ar. Era o meu preferido. E continuo a gostar!!! Acho que é por causa do motor ser tão "possante", pois o tamanho dele à beira de qualquer um dos outros impõe algum respeito. Actualmente gosto de todos eles. Incluindo o de 2! E só não o meto porque, como já disse, queria melhorar as prestações da mota. Agora, comparativamente a todos os outros... Sinceramente não sei o que hei-de fazer... Acho o de 5 também muito bonito, e se calhar o mais equilibrado para a mota, mas o de 6 parece-me mais "original" para ali. Digo isto por causa dos carteres do motor de 6 serem mais parecidos com o de 2, em vez de serem redondos, como o de 5. E depois há a história de levar o cilindro a ar. À primeira vista fica a parecer uma Boss original, mas com um motor mais "vitaminado". Quem não perceber muito da coisa nem nota a diferença... ... Vocês falam dos modelos de motores (m109) como se nada fosse, mas eu ainda não estou bem situado nas referencias, por isso cada vez que falam em modelos, lá tenho eu de ir saltar ao Google para perceber do que estão a falar. ... Coloco agora aqui duas dúvidas: O motor que arranjei de 6 a ar, dá-me a sensação de ser diferente desse teu... Como distingo o motor de 4 da Super Boss para este m109? É que à primeira vista parecem-me idênticos... E outra dúvida que já tenho há mesmo muito tempo: É possivel pegar no motor de 6 refrigerado a água (m105?), remover-lhe o cilindro pequeno e aplicar-lhe o cilindro grande do m109? Já há algum tempo que ando a matutar nisto... ... Mais: Para adaptar este motor igual ao teu, precisas obrigatoriamente de meter aquele "berço" idêntico ao que equipa a RZ? No 105 presumo que sim, pelo menos para suportar o radiador, mas aqui é efectivamente necessário ou aplicaste por uma questão de estética? ... Em relação ao travar mal: Inicialmente ponderei colocar travões de disco à frente e atrás e possivelmente um amortecedor traseiro aplicado à escora, mas depois repensei o assunto e cheguei à conclusão que ia dar muito trabalho e optei por manter o esquema original. Para já, as trocas vão ser: motor e possivelmente a colocação dos amortecedores. Cá está a ideia inicial: E depois a decisão final (com algumas alterações): Esta laranjinha está mesmo qualquer coisa... Qual a diferença do braço oscilante da "Super-Boss" Fundador? Sempre pensei que fossem todos iguais... ... Resumindo: Motores de 6... Gosto dos dois. Acho que ainda vou ter que me decidir... A aplicação de um ou outro será idêntica, correcto? | |
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BelMa
Mensagens : 331 Pontos : 7112 Idade : 40 Localização : Lousada - Porto Humor : Bem-disposto. lol Data de inscrição : 05/02/2015
| Assunto: Re: White Boss Qui Nov 05, 2015 10:58 am | |
| - paulo Marques escreveu:
- O proprio motor m109 podes colocar a caixa de velocidades do de 6 ou siplesmente colocar um motor inteiro.
Nesta nunca fiz isso porque acho que que esteticamente fica melhor assim ,o próprio motor acho que fica com melhor aparencia com o m109 ,até tenho já um para lhe colocar com caixa de 6 . Podes traduzir-me isto por miúdos? | |
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BelMa
Mensagens : 331 Pontos : 7112 Idade : 40 Localização : Lousada - Porto Humor : Bem-disposto. lol Data de inscrição : 05/02/2015
| Assunto: Re: White Boss Qui Nov 05, 2015 11:01 am | |
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BelMa
Mensagens : 331 Pontos : 7112 Idade : 40 Localização : Lousada - Porto Humor : Bem-disposto. lol Data de inscrição : 05/02/2015
| Assunto: Re: White Boss Qui Nov 05, 2015 11:05 am | |
| AH!!! Só mais uma coisa! Para os entendidos, alguém me sabe informar quais são melhores, os carburadores Bing ou Dellorto? Sempre pensei que os carburadores Dellorto fossem para máquinas "superiores", tipo competição ou assim, até porque sempre vi as motorizadas nacionais equipadas com Bing's, mas agora encontro alguns Dellorto de polegadas inferiores... Tipo, qual será "melhor", se é que pode ser comparado, um Bing 21 ou um Dellorto 19? Qual dos dois obteria melhores resultados num motor de Casal 6? Obrigado desde já pela vossa ajuda! | |
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BelMa
Mensagens : 331 Pontos : 7112 Idade : 40 Localização : Lousada - Porto Humor : Bem-disposto. lol Data de inscrição : 05/02/2015
| Assunto: Re: White Boss Qui Nov 05, 2015 11:08 am | |
| - paulo Marques escreveu:
- Restaureia dei uns toques no motor e depois e como é obvio só depois de a ter terminado e começado a usar é que me apercebi que tinha pouca estabilidade e travava mal...
Paulo, se não for segredo, sabes dizer-me mais ou menos quanto gastaste a meter esses "pózinhos"? Aliás, alguém sabe informar-me qual o valor que estão a levar actualmente para desmontar um motor de cima a baixo e rectificá-lo como deve ser? É que os motores que arranjei estão calcinados e precisam mesmo de ser submetidos a intervenção "cirúrgica". Como não percebi patavina desses trabalhos, infelizmente, vou ter que mandar fazer esse serviço a quem perceba do assunto, mas ando completamente fora de preços... | |
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BelMa
Mensagens : 331 Pontos : 7112 Idade : 40 Localização : Lousada - Porto Humor : Bem-disposto. lol Data de inscrição : 05/02/2015
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BelMa
Mensagens : 331 Pontos : 7112 Idade : 40 Localização : Lousada - Porto Humor : Bem-disposto. lol Data de inscrição : 05/02/2015
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BelMa
Mensagens : 331 Pontos : 7112 Idade : 40 Localização : Lousada - Porto Humor : Bem-disposto. lol Data de inscrição : 05/02/2015
| Assunto: Re: White Boss Qui Nov 05, 2015 11:44 am | |
| Agora uma ideia parva, só por curiosidade: Estes pneus são tubeless. Seria porventura viável aplicar os pneus sem câmaras de ar? Com a válvula certa, óbviamente! Já lhe meti as câmaras, mas fiquei a matutar nisso... | |
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F Nunes
Mensagens : 11598 Pontos : 24073 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
| Assunto: Re: White Boss Qui Nov 05, 2015 9:24 pm | |
| - BelMa escreveu:
- Agora uma ideia parva, só por curiosidade:
Estes pneus são tubeless. Seria porventura viável aplicar os pneus sem câmaras de ar? Com a válvula certa, óbviamente! Já lhe meti as câmaras, mas fiquei a matutar nisso... nao será fácil encontrares válvulas para essas jantes, vinham equipadas com câmara "Se eu meter os apoios de uma Casal RZ na Boss, é o suficiente para aplicar o motor pretendido? Seja ele 5 ou 6?" para os de 6v sim para o de 5v terias de optar por uns de outro modelo carburador Bing 21 eu gosto, Dellorto, 19 de guilhotina montei na minha M70 mais pela economia que performances ( embora esteja muito aceitável ) valores para reparar um motor variam consoante o material que tiver de levar e preço de mão de obra praticado provavelmente esqueci me de responder alguma questão _________________ F.Nunes
CASAL SEMPRE
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BelMa
Mensagens : 331 Pontos : 7112 Idade : 40 Localização : Lousada - Porto Humor : Bem-disposto. lol Data de inscrição : 05/02/2015
| Assunto: Re: White Boss Qui Nov 05, 2015 10:09 pm | |
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F Nunes
Mensagens : 11598 Pontos : 24073 Idade : 53 Localização : cartaxo Humor : Sempre Casal Data de inscrição : 15/03/2012
| Assunto: Re: White Boss Qui Nov 05, 2015 10:14 pm | |
| - BelMa escreveu:
- Esqueceste sim Nunes!
quais _________________ F.Nunes
CASAL SEMPRE
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BelMa
Mensagens : 331 Pontos : 7112 Idade : 40 Localização : Lousada - Porto Humor : Bem-disposto. lol Data de inscrição : 05/02/2015
| Assunto: Re: White Boss Qui Nov 05, 2015 10:30 pm | |
| Isto de responder pelo telemóvel definitivamente está fora de questão... | |
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BelMa
Mensagens : 331 Pontos : 7112 Idade : 40 Localização : Lousada - Porto Humor : Bem-disposto. lol Data de inscrição : 05/02/2015
| Assunto: Re: White Boss Qui Nov 05, 2015 10:34 pm | |
| Ora bem, do que te esqueceste: Como distingo o motor de 4 da Super Boss do motor de 6 refrigerado a ar? Acho mesmo que são muito identicos... ... É possível pegar no motor refrigerado a água, remover-lhe o cilindro e respectivo radiador e colocar um cilindro refrigerado a ar? | |
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BelMa
Mensagens : 331 Pontos : 7112 Idade : 40 Localização : Lousada - Porto Humor : Bem-disposto. lol Data de inscrição : 05/02/2015
| Assunto: Re: White Boss Qui Nov 05, 2015 10:35 pm | |
| Ora bem, do que te esqueceste: Como distingo o motor de 4 da Super Boss do motor de 6 refrigerado a ar? Acho mesmo que são muito identicos... ... É possível pegar no motor refrigerado a água, remover-lhe o cilindro e respectivo radiador e colocar um cilindro refrigerado a ar? | |
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BelMa
Mensagens : 331 Pontos : 7112 Idade : 40 Localização : Lousada - Porto Humor : Bem-disposto. lol Data de inscrição : 05/02/2015
| Assunto: Re: White Boss Qui Nov 05, 2015 10:45 pm | |
| - F Nunes escreveu:
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WOW!!! Estes apoios estão qualquer coisa!!! Isto é fabrico artesanal ou compra-se? São para o motor de 6, certo? | |
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BelMa
Mensagens : 331 Pontos : 7112 Idade : 40 Localização : Lousada - Porto Humor : Bem-disposto. lol Data de inscrição : 05/02/2015
| Assunto: Re: White Boss Qui Nov 05, 2015 11:23 pm | |
| Já agora aproveito para colocar outra dúvida, esta mais voltada para o FNunes. Nunes, tu dás-te bem com os homens do "Gasolina Super"? Ou conhece-los? É que ando há mais de um ano a tentar encomendar-lhes uns porta-chaves e os "artistas" não me passam bola. Houve uma vez que me responderam, mas como os portes eram mais caros que o artigo em si nunca mais me disseram nada. Mais recentemente enviei-lhes até mensagens para o Facebook e continuo sem resposta... Só queria uma par de porta-chaves destes... http://gasolinasuper.com/index.php?option=com_virtuemart&view=productdetails&virtuemart_product_id=74&virtuemart_category_id=48&Itemid=555 Consegues dar um "toque" lá à rapaziada ou desenrascar-me os porta-chaves? | |
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paulo Marques
Mensagens : 212 Pontos : 7479 Idade : 52 Localização : ourem Humor : o melhor possivel Data de inscrição : 23/06/2014
| Assunto: Re: White Boss Sex Nov 06, 2015 3:11 am | |
| qual é o motor casal 6 ? os motores são relativamente fáceis de identificar,começando pelo motor m109 que era o motor que equipava as superboss e alguns modelos utilitários da casal e da fundador ,basicamente são uns carters casal 6 com um cilindro casal 5 e caixa de 4 velocidades,são os mais comuns mas existem mais 2 diferentes ,coloco algumas fotos que encontrei na net . este é o mais comum este é igual mas tem um cilindro de lamelas , são difíceis de encontrar este é o cilindro estes foram os últimos a serem fabricados os carteres são idênticos ao casal 6 admissão carter tambem com 4 velocidades este é o aspecto da caixa de 4 velocidades quem quiser alterar para 6,não dá para acrescentar carretos porque os carretos são maquinados no veio ,tem que levar uma caixa inteira da casal 6 de preferência do motor m105 não do m112 porque a embraiagem do m112 e idêntica á casal 5 e o m105 e uma embraiagem de alumínio como a usada no m109 o motor m112 foi o primeiro casal 6, primeiro saiu com o símbolo casal antigo a minha boss tem um destes e são mais ou menos raros especialmente com as duas tampas intactas . o motor m112 com tampas normais é bastante comum (é o mesmo motor mas é só para exemplo) este é um motor m105 parece ser igual mas não é ,a forma mais fácil dos identificar é ver na chapa porque esta gravado se for por exemplo num anuncio não dá para ver, a forma que eu uso é olhar para o sitio onde os carteres são fixos ao quadro o do m105 é arredondado e tem mais espessura o motor m105 foi provavelmente o motor da casal com mais versões ,conheço pelo menos uma dúzia ,com cilindro a ar com e sem falange de escape ,com radiador ,sem radiador com e sem bomba de agua ,kick do lado esquerdo e direito ,com lamelas sem lamelas ,lamelas pequenas,lamelas grandes , admissão cárter admissão cilindro com autolube,com motor de arranque e uma mão cheia de cilindros diferentes coloco alguns ,mas há mais radiado sem bomba agua sem lamelas,kick lado esquerdo com lamelas grandes ,kick lado direito ,bomba agua com lamelas pequenas, kick lado direito, bomba agua admissão carter com autolube com autolube e motor de arranque com cilindros huvo estes foi só porque me apeteceu em relação ao braço oscilante das boss da fundador é feito de tubo de secção rectangular e reforçado por dentro nesta foto da para ver alguns peças que se procurares nas feiras ou nos classificados servem para fazer a adaptação algumas adaptações que encontrei esta estava a venda no custo justo esta tem um motor m109 este também é um m109 mais um com um casal 6 mais um casal 6 radiador esta é uma fundador super boss com motor casal 6 assim como esta há para todos os gostos ,só não sei se ajuda ou complica mais esta é a foto da minha super boss , radiador 6 velocidades cilindro huvo | |
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karluz79
Mensagens : 73 Pontos : 6540 Idade : 44 Localização : Águeda Humor : Sempre de roda no ar. Data de inscrição : 11/07/2015
| Assunto: Re: White Boss Sex Nov 06, 2015 7:17 pm | |
| - paulo Marques escreveu:
Apaixonei-me... e também não gosto muito da Super. Porquê os Huvo são tão bons? | |
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BelMa
Mensagens : 331 Pontos : 7112 Idade : 40 Localização : Lousada - Porto Humor : Bem-disposto. lol Data de inscrição : 05/02/2015
| Assunto: Re: White Boss Sex Nov 06, 2015 7:55 pm | |
| Meus Deus Paulo!!! Até fiquei a bater mal agora. E respondendo à tua pergunta, piora, piora bastante. Amanhã vou passar lá pelos motores e tirar umas fotos a ver se consigo identificar o que lá está! Mas há partida serão dois/três m105 numa das suas mais diversas variações, pois todos os motores saíram da Casal RZ. Dois são a ar e um de radiador... | |
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BelMa
Mensagens : 331 Pontos : 7112 Idade : 40 Localização : Lousada - Porto Humor : Bem-disposto. lol Data de inscrição : 05/02/2015
| Assunto: Re: White Boss Sex Nov 06, 2015 9:57 pm | |
| Mas voltando ao busílis da questão... Então, teoricamente, pode-se arranjar uns carteres de 6 e depois disso basicamente é dar largas à imaginação e meter lá a caixa de velocidades que se quiser e idem aspas em relação ao cilindro, correcto? | |
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BelMa
Mensagens : 331 Pontos : 7112 Idade : 40 Localização : Lousada - Porto Humor : Bem-disposto. lol Data de inscrição : 05/02/2015
| Assunto: Re: White Boss Sex Nov 06, 2015 9:59 pm | |
| Desconhecia por completo a situação da escora da Fundador Super Boss. Confesso que já tinha visto algumas assim, mas sempre imaginei que fossem alteração efectuadas pelos proprietários! Estamos sempre a aprender... | |
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BelMa
Mensagens : 331 Pontos : 7112 Idade : 40 Localização : Lousada - Porto Humor : Bem-disposto. lol Data de inscrição : 05/02/2015
| Assunto: Re: White Boss Sex Nov 06, 2015 10:12 pm | |
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| Assunto: Re: White Boss | |
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| White Boss | |
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