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Assunto: Restauro Casal Boss Seg Jun 09, 2014 10:09 pm
Boa noite pessoal,
Como referi na minha apresentação, iniciei à pouco tempo o restauro de uma Casal Boss, e já estou com algumas duvidas: 1º sabem-me dizer qual é o modelo dela? 2º como é que sai a peça cromada que fica no quadro quando se retira o canhão de trancar a direcção?
Fica aqui uma foto: [img][/img]
Cumpts, Carlos Ferreira
F Nunes
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Assunto: Re: Restauro Casal Boss Seg Jun 09, 2014 10:25 pm
k 168
para retirar a capa do canhão da tranca de Direcção é necessário uma ferramenta que terás de fazer depois ponho como, para retirar a fechadura retiras o freio que tem na aba interior e depois com o auxilio de um buscapolos ou faca vais puxando ( atenção aos linguete que saltam )
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Carlos Ferreira
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Assunto: Re: Restauro Casal Boss Seg Jun 09, 2014 11:19 pm
Obrigado, então quando puderes diz como é a tal chave e como se retira a capa, a fechadura já está cá fora. Pretendo retirá-lo para ir ao jacto de areia, se não fica sem brilho e todo picado.
F Nunes
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Assunto: Re: Restauro Casal Boss Ter Jun 10, 2014 6:20 pm
cá vai o desenho esta muito tosco mas deve dar para perceber a ideia, os créditos desta pertencem ao Carlos Martins/Old Moped que me explicou como fazer
1 - quadro da mota 2 -tubo com cerca de 15 cm ( que entre ligeiramente folgado ) 3 - canhão cromado a extrair 4- varão roscado de 8 mm 5- porcas M8 6 - anilha grossa ou pedaço de barra furado a 8mm
com auxilio de uma chave de boca luneta ( ou similar ) enroscas a porca que fica dentro do tubo/testa do quadro, depois inseres o tubo 2 a anilha porca e apertas vai espreitando se esta a sair poderá ser necessário centrar a porca de dentro com o canhão
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Carlos Ferreira
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Assunto: Re: Restauro Casal Boss Ter Jun 10, 2014 6:23 pm
AH já percebi é um saco, do tipo saca rolamentos Obrigadão
Carlos Ferreira
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Assunto: Re: Restauro Casal Boss Dom Jun 15, 2014 11:18 pm
Boa noite,
Já saquei o canhão, está pronta a ir ao jacto de areia, espero no próximo fim de semana lhe aplicar o primário. Os apoios do motor também já estão reparados, antes: [img][/img] Depois: [img][/img] Alguém tem um esquema eléctrico deste modelo?, é que ela não trazia instalação eléctrica, como é o conta quilómetros?, tem chave de "ignição" tem algum comutador no guiador para as luzes e buzina? Acho que a parte eléctrica é que me vai dar mais dores de cabeça
F Nunes
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Assunto: Re: Restauro Casal Boss Seg Jun 16, 2014 9:49 pm
sim arranja se esquema eléctrico aqui no forum estão alguns
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Assunto: Re: Restauro Casal Boss Seg Jun 16, 2014 10:19 pm
Obrigado F. Nunes,
Vou começar a armazenar material e quando tiver tudo dedico-me á instalação, pelo que vejo ainda vai dar muito que fazer. Estive a ver todas as instalações e só há duas que correspondem, pelo menos quanto ao numero de fios que saem do motor, que são dois. que é esta: [img][/img] e esta: [img][/img] Estou errado? A que diz: "sem ignição", quer dizer: sem chave para cortar a corrente? ou é outra coisa? Mas na realidade não encaixo nenhuma delas no material que vinha na Boss, depois tiro umas fotos. Obrigado, Cumprimentos, Carlos Ferreira
F Nunes
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Assunto: Re: Restauro Casal Boss Seg Jun 16, 2014 10:47 pm
sim a que diz: "sem ignição", quer dizer: sem chave para cortar a corrente
ultimamente tenho tido muito pouco tempo para me poder dedicar ao forum mas tenho o manual da boss onde entre outras coisas tem a instalação logo que possível vou meter no forum e a instalação neste tópico
envia me por pm um endereço de mail e eu envio te o manual pois já esta digitalizado
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Assunto: Re: Restauro Casal Boss Ter Jun 24, 2014 11:11 pm
Boas,
Arranjaram-me estas peças, será que as posso/devo usar? Serão compatíveis com este modelo? [img][/img] [img][/img] Aqui ficam as fotos do material eléctrico que vinha na Boss (é Ducati): [img][/img] [img][/img]
Qual o esquema eléctrico que devo usar para colocar tudo isto em funcionamento? Cumpts, Carlos Ferreira
F Nunes
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Assunto: Re: Restauro Casal Boss Qua Jun 25, 2014 1:40 pm
a caixa de conta km é de um modelo mais recente mas podes montar pois funciona igual o comutador sim é esse rectificador sim é esse bobine sim é essa
o esquema dessa instalação ainda nao tenho mas da para adaptar por exemplo o da k 184 ou outro com ignição as diferenças são as ligações dos fios do motor o verde liga directo na bobine e o stop da bobine vai a ignição ( faz corte )
e no rectificador o pólo do meio é massa num dos outros ligas o castanho e no outro o fio que segue com alimentação de corrente
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Assunto: Re: Restauro Casal Boss Qua Jun 25, 2014 11:30 pm
Olá amigo Nunes, Tomei nota das informações, obrigado, primeiro vou-me dedicar ao restauro depois trato da instalação. E como prometido aqui ficam umas fotos do regresso do jacto de areia e do primário anti corrosão, o primário de enchimento irá ser dado no próximo fim de semana. Depois do jacto de areia: [img][/img] Depois do primário: [img][/img] [img][/img] [img][/img] Cumpts, Carlos Ferreira
F Nunes
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Assunto: Re: Restauro Casal Boss Qui Jun 26, 2014 1:37 pm
Bom trabalho continua
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Assunto: Re: Restauro Casal Boss Ter Jul 08, 2014 10:26 pm
Boas, Aqui ficam mais umas fotos do avanço do restauro, neste momento encontra-se pintada e pronta para começar a montagem, mas surgiu mais uma duvida: li algures penso que aqui no forum que nos amortecedores da frente deve ser metida uma certa quantidade de óleo, isso é verdade? qual é a função visto? que o óleo fica no fundo do amortecedor e nem sequer chega ás bainhas não será antes massa consistente? ou estou enganado? Se realmente tem de levar óleo, qual a quantidade de óleo que se deve meter e qual o óleo?
[img][/img]
[img][/img] umpts, Carlos Ferreira
F Nunes
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Assunto: Re: Restauro Casal Boss Qui Jul 10, 2014 8:51 pm
bom trabalho continua, sim na suspensão da frente leva óleo, eu uso VALVULINA do motor cerca de 100ML em cada copo se ficar muito rija retiras um pouco igual em ambos os copos basta retirar a roda e o parafuso ALLEN no fundo do copo
esse óleo serve para lubrificar as bainhas casquilhos
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Assunto: Re: Restauro Casal Boss Qui Jul 10, 2014 11:27 pm
F Nunes escreveu:
bom trabalho continua, sim na suspensão da frente leva óleo, eu uso VALVULINA do motor cerca de 100ML em cada copo se ficar muito rija retiras um pouco igual em ambos os copos basta retirar a roda e o parafuso ALLEN no fundo do copo
esse óleo serve para lubrificar as bainhas casquilhos
Boas F Nunes, "Valvulina do motor!?" Estes motores usam valvulina? é uma valvulina qualquer ou tem de responder a alguma especificidade? Agora em relação aos amortecedores, por onde é que se introduz o lubrificante? já tenho os amortecedores montados, por cima não dá, no interior do amortecedor na parte superior tem um retentor, não estou mesmo a ver é por baixo? pelo tal parafuso allen que fixa as molas, mas então tenho de virar a mota ao contrário Obrigado pela paciência amigo F Nunes Aqui fica uma foto da suspensão e roda da frente montada. [img][/img]
F Nunes
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Assunto: Re: Restauro Casal Boss Sex Jul 11, 2014 8:52 pm
sim o motor leva valvulina 80/90 ou 70/80 usada nas caixas de velocidades e diferenciais dos carros, a forma correcta será tirares a roda tirares o parafuso de cada uma das bainhas na platina retirares o copo meter a valvulina entre o retentor e a mola voltar a montar caso fique muito rija basta retirar o parafuso Allen e tirar óleo de ambas por igual pouca quantidade de cada vez
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Carlos Ferreira
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Assunto: Re: Restauro Casal Boss Dom Jul 13, 2014 10:53 pm
Obrigado F. Nunes fiquei esclarecidissimo. Aqui fica mais uma foto do restauro, a temida instalação eléctrica aproximasse Vou ter de abrir o motor para substituir o cárter esquerdo que está partido, este tipo de motores têm uma mecânica fácil ou vou-me meter numa alhada? [img][/img]
F Nunes
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Assunto: Re: Restauro Casal Boss Seg Jul 14, 2014 9:31 pm
a mecânica destes motores é fácil QB para quem tenha conhecimento de mecânica, mas requer ferramentas especificas e de preferência alguns conhecimentos
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Carlos Ferreira
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Assunto: Re: Restauro Casal Boss Seg Jul 14, 2014 11:53 pm
Boas, O motor não assusta, mas vou ter de o desmontar integralmente para trocar o cárter partido, vou ter de remover o prato das bobines e remontá-lo no outro cárter e afinar o atraso que não sei de quantos graus é? essa é a parte que considero mais complicada, neste momento estou a realizar em paralelo um restauro para mim, trata-se de uma Vespa 50s de 1973, podem ver a evolução aqui: "http://vcguimaraes.forumeiros.com/t907-restauro-50s-em-andamento" parece-me que o motor é bem mais simples. Se tiver duvidas na montagem do motor da Boss cá estarei para as expor, se poderem ajudar ficarei imensamente grato. Já agora, consegui fazer a chave para o canhão de trancar a direcção, ficou-me por 0,75€ (preço da chave nova) agora com esta posso mandar fazer mais, foi relativamente fácil de realizar, pediram-me 25€ por um canhão novo com chave Aqui ficam umas fotos da chave do canhão: [img][/img] [img][/img] E do cárter partido: [img][/img] Obrigado
F Nunes
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Assunto: Re: Restauro Casal Boss Ter Jul 15, 2014 1:37 pm
este motor é idêntico ao da vespa diria mais simples ate, o atraso do magneto 1.5mm antes do PMS alguma duvida estamos cá para ajudar essa chave foi um excelente negocio
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CASAL SEMPRE
Ultra
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Assunto: Re: Restauro Casal Boss Ter Jul 15, 2014 3:36 pm
Excelente trabalho! Parabéns!
Carlos Ferreira
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Assunto: Re: Restauro Casal Boss Ter Jul 15, 2014 11:36 pm
Olá pessoal, Estava com medo da instalação eléctrica mas parece-me que o restauro do motor não vai ser pêra doce Comecei hoje a desmontagem dos dois motores, um não está completo só tem os dois cárteres e as engrenagens no interior, mas as bobines, cilindro, etc, já não trazia; este foi bastante fácil de abrir, é deste que quero retirar o cárter para substituir o que está partido. Mas o motor da Boss já me está a deixar desanimado, o volante não quer sair, claro que não tenho o respectivo saca, daí a dificuldade, amanhã vou tentar arranjar algo que enrosque no interior do volante talvez um parafuso, para tentar fabricar algo para o puxar para fora, mas acho que vou ter dificuldades em encontrar algo porque a rosca é bastante fina e o diâmetro do parafuso ainda é considerável. Amigo Nunes o atraso do motor de uma vespa é em graus usa-se um circulo graduado para calcular o atraso, por exemplo numa vespa 50s são 19 graus antes do PMS, agora 1.5mm não entendo é a distância a que o pistão se deve encontrar antes de atingir o PMS? ou é outra coisa? Outra duvida como disse anteriormente ainda não consegui remover o volante magnético mas já deu para espreitar para o interior e não vi nenhum platinado, estes motores não gastam? como é calculado o atraso? como e quando é formada a faísca? Deixo aqui uma imagem do circulo usado para afinar um motor de uma vespa com platinado: [img][/img]
F Nunes
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Assunto: Re: Restauro Casal Boss Qua Jul 16, 2014 8:06 pm
o saca volantes bosch duplo é barato http://www.gasolinasuper.com/index.php?option=com_virtuemart&view=productdetails&virtuemart_product_id=312&virtuemart_category_id=109&Itemid=555
neste caso nos sistemas com platinados, afina se a folga do platinado a 0.40mm e atrasa se o pistão 1.5mm do PMS o platinado deve ficar a abrir nesse ponto
tratando se de electrónico Ducati sem platinados tenho afinado por tentativas pois ainda nao descobri as cotas de orientação nos electrónicos MOTOPLAT tem um furo no volante que coincide com outro no estator
_________________ F.Nunes
CASAL SEMPRE
Carlos Ferreira
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Assunto: Re: Restauro Casal Boss Qua Jul 16, 2014 11:28 pm
Youpi consegui tirar o volante usei um anilho largo em aço inox, fiz-lhe 3 furos a coincidir com os orifícios roscados do volante, nos quais inseri 3 parafusos, no furo central do anilho meti um parafuso forte a fazer força contra o eixo da cambota, depois foi só rodar o parafuso, cheguei a um ponto que pensei não o conseguir remover, mas sempre saiu, youpi... aqui ficam duas fotos de como ficou o anilho de 4 mm de grosso depois de o remover: [img][/img] [img][/img] Em relação ao prato das bobines é um Ducati sem platinado, estou feito